5 Dicas de Inbound Marketing para alavancar suas vendas

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Na era da internet os processos de divulgação de produtos e serviços se modificaram. Se em outros tempos as pessoas iam até as marcas, hoje as marcas vão até as pessoas por meio do Inbound Marketing.

Em português, essa estratégia é conhecida como marketing de atração. Seu principal intuito é atrair clientes em potencial por meio da produção e divulgação de conteúdos relevantes.

A relevância do conteúdo está atrelada à capacidade dele de sanar um problema que aflige o visitante.

As empresas devem aproveitar diversos meios de comunicação para atingir mais pessoas, tais como:

  • Redes sociais;
  • Site;
  • Blog;
  • Email.

Portanto, continue lendo para saber mais sobre a importância do Inbound Marketing e dicas para alavancar suas vendas através do marketing digital.

Por que o Inbound Marketing é importante?

O uso da internet já é indissociável da vida real ao redor do mundo. Os sites e as redes sociais são parte fundamental do dia a dia dos seres humanos tanto quanto se alimentar e dormir.

O inbound marketing vem para que as marcas aproveitem ao máximo as oportunidades que a web oferece.

Com técnicas bem aplicadas, é possível mensurar todas as ações de marketing da empresa, como número de visitas, número de conversões e nível de fidelização de clientes.

Apostar em um marketing de conteúdo relevante significa educar consumidores em potencial sobre seu produto ou serviço.

Dessa forma, você prepara as pessoas para passar pelo funil de vendas cada vez mais rápido. Consequentemente, as vendas aumentam e o atendimento ao cliente é cada vez mais otimizado.

As etapas do Inbound Marketing

A metodologia do inbound marketing se baseia em cinco etapas interdependentes: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

O primeiro passo de toda ação de marketing é atrair pessoas. Nas estratégias de Inbound, isso significa produzir conteúdos que chamam a atenção de um grupo de consumidores em potencial (ou leads).

Após a atração, é hora de garantir a conversão, isto é, encorajar o visitante a dar informações dele para a empresa e continuar navegando no site.

A etapa voltada para relacionar consiste em identificar em quais estágios se encontra cada lead para empregar as ações mais adequadas para que a jornada de compra se complete.

Para concretizar vendas, é preciso acompanhar de perto as interações dos leads e nutri-lo com informações para guiar a decisão dele.

Por fim, a análise das métricas dá meios para a empresa identificar se os processos de venda estão funcionando corretamente e estabelecer metas.

5 Dicas de Inbound Marketing para sua empresa

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Agora que você está ciente das origens e da importância do Inbound Marketing, chegou a hora de conhecer as principais ações dessa área.

O ponto-chave é aproveitar as ferramentas que a internet oferece para empresas e clientes para consolidar o posicionamento da marca no mercado e atingir o público desejado.

1. Invista em Marketing de Conteúdo

Esse é um dos aspectos mais essenciais do Inbound Marketing. O marketing de conteúdo agrega valor à marca sem precisar apelar para métodos invasivos de divulgação.

Considere manter um blog ou um perfil na rede social de sua escolha. Dessa forma, você vai conseguir engajamento orgânico e pouco a pouco construir uma base de clientes sólida.

2. Crie ofertas

Imagine que os leads não estejam avançando no seu funil de vendas. Crie ofertas atrativas para que eles sigam se movendo.

As ofertas podem ser promoções tradicionais ou conteúdos ricos, como planilhas, ebooks e webinars que dão mais informações sobre a empresa.

3. Anuncie na web

Anunciar na internet é mais acessível do que anunciar em lugares físicos. Existem plataformas que possibilitam um alto grau de direcionamento a preços baixos, como o Twitter Ads.

Se não souber como aplicar, os mecanismos de busca podem auxiliar você e sua empresa a utilizar essas plataformas. 

As redes sociais hoje contam com esse mecanismo para plataformas comerciais, que auxiliam no encontro do consumidor com a loja. Com um valor acessível você pode anunciar no Facebook Ads, Twitter Ads, Instagram Ads, entre outros.

O ponto mais importante é definir com precisão seu público-alvo e promover anúncios nas redes que eles frequentam.

Não se esqueça de captar informações como nome e localização para que a segmentação dos anúncios seja mais efetiva.

4. Aposte no Email Marketing

Em conjunto com os anúncios segmentados, invista em campanhas de email marketing.

Produzir conteúdo direcionado exclusivamente para as caixas de entrada da sua base de clientes é um passo importante para a fidelização.

Você pode enviar ofertas periodicamente ou produzir newsletters que mantenham o público atualizado quanto às estratégias da empresa.

5. Use o Lead Scoring

A pontuação de leads é uma ferramenta destinada a classificar eles, baseada em dois eixos: perfil e interesse.

O eixo de perfil identifica qual é o potencial de conversão do lead a partir de informações previamente coletadas.

O eixo de interesse analisa o comportamento do lead dentro do site.

Essa ferramenta é importante para que a equipe de vendas saiba como agir de acordo com as necessidades de cada um.

Com essas dicas você tem tudo o que precisa para começar a investir em Inbound Marketing. Basta reunir uma equipe capacitada e discutir quais são as melhores formas de concretizar vendas para a empresa.

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