Como construir autoridade na internet somente com tráfego orgânico? [3 estratégias para implementar no seu site]

Para construir autoridade na internet com tráfego orgânico, você precisa criar um site que seja relevante para seus visitantes e forneça conteúdo valioso. Além disso, você precisa promover o seu site para assegurar que os motores de busca o indexem e o classifiquem bem.

O tráfego orgânico é aquele que você recebe acessos de sites de pesquisa, como o Google, sem pagar por anúncios, por isso, a importância de criar bons conteúdos, que estejam alinhados a sua proposta e ao público alvo.

É fácil perceber isso, pois as pessoas usam as ferramentas de busca, especialmente o Google, para pesquisar tudo sobre o produto ou serviço de seu interesse. Isso quando não usam para fazer compras em lojas virtuais. Por essa razão, as empresas devem ocupar espaços no mundo digital, e uma das melhores formas de conquistar isso é através da autoridade na internet com tráfego orgânico.

Para alcançar tal meta, as empresas lançam mão de estratégias avançadas como o SEO, o e-mail marketing e o marketing de conteúdo. Ademais, para botar os planos em prática, é necessário diferenciar os diferentes tipos de tráfego, entre pago e orgânico, e como ambos podem ser utilizados em conjunto para aumentar as visualizações e a autoridade.

Conheça agora quais são as melhores táticas para conquistar autoridade na internet com tráfego orgânico, quais são os tipos de tráfego e como podem ser utilizados em conjunto.

Veja também todas as vantagens do tráfego orgânico e como explorá-las ao máximo para obter o crescimento de sua empresa no mundo digital!

Quais estratégias para autoridade na internet com tráfego orgânico?

Quando falamos em conquistar autoridade na internet com tráfego orgânico, é preciso pensar em diferentes táticas, para trabalhá-las em conjunto. Jamais aplique um método de forma isolada, pois não dará certo.

Quais estratégias para autoridade na internet com tráfego orgânico
Fonte/Reprodução: original

Leia também: 3 formas para conquistar tráfego qualificado!

Confira agora o que é possível fazer para conquistar autoridade na internet com tráfego orgânico:

  • Crie um blog e publique conteúdo de qualidade regularmente;
  • Participe de fóruns e comunidades online relevantes para o seu nicho;
  • Crie e mantenha um perfil ativo nas redes sociais;
  • Optimize o seu site para os motores de busca;
  • Promova o seu conteúdo online através de campanhas de marketing de conteúdo;
  • Coloque-se como um especialista em determinado assunto através de palestras, webinars e outras formas de conteúdo;
  • Crie uma base de seguidores leal através da oferta de conteúdo valioso e de qualidade.

A força do planejamento é justamente a reunião perfeita de técnicas em marketing de conteúdo, SEO e e-mail marketing, para que sua página ganhe relevância através de cliques e visitantes fiéis.

1. Marketing de conteúdo

Atualmente, o público consumidor se acostumou a buscar por valor além do produto. De fato, as empresas oferecem o conteúdo primeiro, o que demonstra que elas são uma fonte confiável de informação, e através disso, conquistam os clientes.

Dentro do mundo da internet, essa estratégia é dita como Marketing de conteúdo.

Visto que as pessoas estão cada vez mais presentes nas redes e nos sites, as empresas também devem estar, e a melhor forma de marcar presença online é oferecer conteúdo relevante.

2. SEO

Se o marketing de conteúdo é a forma de mostrar aos clientes o que uma empresa pode oferecer, o SEO é o veículo que entrega essa mensagem.

É simples de compreender, pois antes de conhecer um site, um usuário usa o Google e digita as palavras que batem com o assunto de seu interesse, e na página de resultados, aparecem inúmeros sites. Assim, as estratégias de SEO visam ranquear uma página no Google utilizando apenas tráfego orgânico.

Dentre essas, os sites que aparecem primeiro não estão naquela posição por acaso, mas devido a um intenso trabalho de SEO. Em suma, essa prática adéqua uma página para ela ser bem ranqueada no Google, logo, para que ela fique visível ao usuário.

3. E-mail Marketing

Além de ter bom conteúdo e de usar as ferramentas do SEO para que este chegue ao público, as empresas devem investir em relacionamento. Para isso, o e-mail marketing é a melhor ferramenta, dado que torna possível um contato pessoal entre a empresa e o lead.

Através de simples e-mails, é possível apresentar um conteúdo, oferecer uma oportunidade, marcar um atendimento, entre muitas outras ações que podem ser tomadas para fortalecer o relacionamento com os clientes. Com essa estratégia, você pode automatizar textos prontos para conciliar criatividade e inovação em suas abordagens.

Estar presente em todos os momentos do funil de vendas é algo essencial para ter uma boa relação com o cliente, afinal, essa atenção demostra o cuidado que você tem com a dor do consumidor.

Quais são os tipos de tráfego

Visto que o tráfego se trata da quantidade de visitantes e usuários de um site, é preciso determinar por qual meio eles chegaram até a página. É isso o que define se o tráfego é orgânico, pago, social ou direto. Conheça os detalhes de cada um abaixo:

Direto

O tráfego direto deve ser visto como orgânico: ele é dado em todas às vezes que um usuário digita o site direto no navegador. Nesse caso, ele entrou no site porque já o conhecia, ou pelo menos tinha um conhecimento prévio da marca.

Social

Como o nome já explica, o tráfego social tem origem em todos os links ou publicações compartilhados nas redes que estão vinculados com o site da empresa. Nesse caso, o usuário pode não ter conhecimento prévio do site, mas encontrou na rede.

Pago

O tráfego pago são as visitas no site motivadas por algum anúncio. Por isso que falamos que o tráfego é pago, pois você dispõe de um valor para que sua página aparece em um outro endereço.

Orgânico

Por sua vez, o tráfego orgânico é o exato oposto do pago, uma vez que não é preciso dispor de nenhum valor em anúncios para que um usuário entre no site.

Os tráfegos direto e social podem ser categorizados como tipos de tráfego orgânico.

Como o tráfego orgânico e pago podem ser utilizados em conjunto?

Conquistar autoridade na internet com tráfego orgânico é importantíssimo, pois o objetivo disso são os resultados a longo prazo, a escalabilidade e o bom relacionamento com os clientes.

Porém, esse método é bem lento. Na realidade de uma empresa, fazer somente tráfego orgânico e esperar por resultados, sem aumentar as vendas, é inviável, e é nessa demanda inicial que entra o tráfego pago.

Como o tráfego orgânico e pago podem ser utilizados em conjunto
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Aprenda a usar Tráfego pago e tráfego orgânico no seu site

Ao investir no anúncio, é possível conquistar os primeiros contatos e clientes, de forma que a autoridade do site é impulsionada. O bom dos anúncios da internet é que eles são mais baratos e extremamente direcionados ao público-alvo, logo, trazem resultados mais rápido.

Em suma, é preciso ter autoridade na internet com tráfego orgânico e utilizar os anúncios pagos de forma complementar, conforme as necessidades da empresa, para impusionar os cliques, principalmente no início.

Quais vantagens do tráfego orgânico?

Obter autoridade na internet com tráfego orgânico é o mesmo que entrar num mundo de vantagens. O ganho é a longo prazo, certamente, mas é muito compensador, confira o que esse cuidado pode garantir ao seu site:

1. Custo-benefício

Qual é a maior diferença entre conquistar autoridade na internet com tráfego orgânico para o tráfego pago? A resposta é o investimento financeiro.

Para alimentar o tráfego pago, é preciso reservar uma quantia do orçamento da empresa para anúncios, constantemente. Mas, o tráfego orgânico não requer gastos nesse sentido, pois não é feito a partir de anúncios.

Embora seja custoso, em termos de tempo, energia e conhecimento, conquistar autoridade na internet com tráfego orgânico compensa, financeiramente, a longo prazo. Afinal, esse método é menos custoso para se obter clientes e aumentar a autoridade da marca.

2. Escalabilidade

O investimento na conquista da autoridade na internet com tráfego orgânico é um movimento de causa e efeito, pois quanto mais visitantes o site recebe, mais chances o site tem de ranquear bem no Google.

Um ranking bom garante visibilidade do site para que novos visitantes o conheçam, por isso o cuidado com o conteúdo e as técnicas de SEO para atingir esse patamar.

3. Relevância

A relevância é uma consequência da escalabilidade, pois com o uso correto das táticas de marketing de conteúdo e SEO, a empresa conquista relevância em seu mercado.

Com essas aplicações, a marca ganha credibilidade, o que consegue promover mais vendas e captar novos clientes.
Durabilidade

Um dos principais benefícios da autoridade na internet com tráfego orgânico é a durabilidade. Como milhões de empresas investem em anúncios diariamente, é comum que umas se sobressaiam mais do que outras, mas isso não significa que essas marcas de fato entraram na memória do cliente.

Mas, no tráfego orgânico, na conquista de autoridade e ao tornar o site em uma fonte de informações confiáveis, é possível conquistar um público que realmente se adere à marca, por muito mais tempo. De fato, a durabilidade pode ser considerada um desdobramento do custo-benefício.

4. Construção de relacionamento

Por fim, conquistar a autoridade na internet com tráfego orgânico, através do marketing de conteúdo, SEO e e-mail marketing, dá à empresa uma oportunidade de chegar mais perto do cliente e ter uma relação mais próxima dele ao entregar conteúdo que converse com seus interesses e procuras. Com isso, as compras se tornam mais recorrentes e os clientes retornam para futuras ações de marketing de referência.

Como vimos, ter autoridade na internet com tráfego orgânico vai muito além de obter um número alto de visitantes no site. De fato, essa conquista é uma semente plantada para conquistar o prêmio real: reconhecimento de marca, relacionamento com os clientes, autoridade no mercado e, claro, aumento de conversões e vendas recorrentes.

Conclusão

Invista hoje mesmo em tráfego orgânico, use-o de forma complementar com o tráfego pago e veja o crescimento de seu site e de sua empresa. Dessa forma, você tem a oportunidade de ser visto em diferentes pesquisas de busca para o seu público, além de economizar orçamento do setor de marketing.

Aplique as técnicas de SEO e de marketing de conteúdo para garantir visitantes e clientes fiéis, pois serão eles a base para o seu crescimento online, como negócio!

guest-posts-newsletter

Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

    Deixe um comentário

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2022. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov, Layout by Agência WN