O impacto do ChatGPT no Google

chatgpt

Ferramenta de IA atingiu 100 milhões de usuários ativos globais em 2 meses 

O ChatGPT em pouquíssimo tempo de mercado já se tornou destaque no mundo da internet. A ferramenta de inteligência artificial pode auxiliar usuários em diversos momentos, seja para criar cronogramas, conteúdos, artigos, cálculos, buscar conhecimento e muito mais.  Além disso, a ferramenta impacta outras soluções de mercado como as oferecidas pelo Google. Pelo ritmo que as coisas andam, tudo indica que a ferramenta cause uma mudança em como analisamos os resultados de SEO e as pesquisas na internet, seja no desktop ou por meio dos melhores smartphones

O buscador mais popular do mundo se prepara para reagir ao ChatGPT e deve lançar sua própria ferramenta de inteligência artificial. Para se ter ideia do impacto da ferramenta, a IA atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos globais em apenas 2 meses de funcionamento. 

Se relacionarmos a outras grandes redes sociais, a popularização do ChatGPT foi muito mais rápida do que a de outras plataformas como o TikTok, que demorou 9 meses para atingir a marca e o Instagram, que demorou 2 anos e meio para bater 100 milhões de usuários globais. 

O que é o ChatGPT? 

O ChatGPT é um produto de Inteligência Artificial (IA) com forma de linguagem baseada em deep learning (aprendizagem profunda). Dessa forma, a ferramenta utiliza um algoritmo que busca estabelecer uma conversa com o usuário com base no processamento em um enorme volume de dados. 

Esse formato da plataforma permite não só que a plataforma traga respostas rápidas para qualquer interação dos usuários, como também possa se adaptar as demandas das pessoas em cada parte do mundo, para trazer respostas cada vez mais precisas. 

Diferente de um chatbot convencional que precisa ser programado para responder dúvidas predefinidas dos usuários, o ChatGPT consegue compreender a linguagem e a intenção das frases, conseguindo realizar ações e interações muito mais complexas sobre qualquer assunto. 

chatgpt
Fonte/Reprodução: original

ChatGPT preocupa o Google? 

Após o lançamento do ChatGPT, o Google acendeu um “alerta vermelho”. É o que repórteres do New York Times indicam após contato com funcionários do Google. Com popularização acelerada e pautada por um novo modelo de negócio, o ChatGPT se mostra capaz de angariar a atenção de usuários que usam o Google para fazer pesquisas na internet. 

O impacto do ChatGPT afeta diretamente o modelo de negócios do Google. A ferramenta de IA proporciona respostas rápidas e precisas para usuários, o que faz com que seja possível economizar tempo ao fazer uma pesquisa. E, de quebra, o usuário não precisa ver anúncios. 

O tradicional modelo do Google se baseia em apresentar diversos resultados para qualquer termo de pesquisa, incluindo links pagos, que representam a maioria da receita da empresa. Os anúncios também são mostrados em banners de sites. 

Os links orgânicos do Google são categorizados com base no algoritmo e respeitando as regras de SEO. No ChatGPT, o sistema não faz uma busca de resultados, ele apresenta uma resposta, cortando a necessidade de fazer uma busca, clicar em links e consumir conteúdo para ter a resposta que você precisa. 

Google prepara lançamento de sua própria ferramenta de IA 

Em seu último evento de lançamentos, o Google apresentou o CALM, sua própria ferramenta de Chatbot. A promessa da empresa é que a ferramenta permita que os usuários encontrem respostas precisas com muita rapidez. 

Ainda em fase experimental, a construção do CALM segue acelerada, o serviço deve ser lançado ainda em 2023. A expectativa é de que o Google apresente mais detalhes do CALM em maio, quando acontece o evento Google I/O. Segundo fontes do New York Times, um primeiro protótipo da ferramenta deve ser lançado para testes com limite para 500 mil usuários. 

O CALM deve chegar para trazer mais uma opção de ferramentas de IA no mercado. A tendência é que o modo como realizamos uma pesquisa na internet seja completamente mudada em relação a forma como fazemos hoje. Fica a expectativa de como as plataformas de IA atuarão no mercado para favorecer a vida dos usuários e empreendedores. 

Como o ChatGPT e a Plataforma GuestPosts otimizam sua estratégia SEO?

A utilização conjunta do Chat GPT e da plataforma Guestposts é uma excelente combinação para alcançar sucesso na estratégia de SEO. Ao utilizar o Chat GPT, um modelo de linguagem de alto desempenho, os profissionais de marketing e os especialistas em SEO têm acesso a um assistente virtual que pode fornecer insights valiosos e orientação personalizada sobre otimização de mecanismos de busca. 

Combinado com a plataforma Guestposts, que facilita a troca de backlinks, convites para publicações e postagens de convidados, essa colaboração torna-se ainda mais vantajosa. 

O Chat GPT pode auxiliar na pesquisa de palavras-chave, na criação de conteúdo otimizado, na geração de ideias para artigos e na análise de concorrentes, enquanto a plataforma Guestposts permite a obtenção de backlinks de qualidade por meio de colaborações estratégicas com outros sites. 

Essa combinação inteligente de recursos ajuda a aumentar a visibilidade online, melhorar a classificação nos mecanismos de busca e impulsionar o tráfego orgânico, resultando em uma estratégia de SEO eficiente e bem-sucedida.

GuestPosts

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas