Checklist de SEO: 6 itens para verificar no meu site

Ter um checklist de SEO é uma das melhores estratégias para se organizar e construir um SEO de qualidade! Afinal, o principal objetivo de se ter uma marca presente na internet é conseguir destaque para aumentar o tráfego orgânico, não é mesmo? E, para isso, é necessário adotar as principais estratégias de marketing digital.

Mas, você já se perguntou quais são suas atitudes para melhorar o ranqueamento e o posicionamento do seu site dentro dos mecanismos de busca? Já se questionou o que pode fazer para melhorar seus números?

Pois bem, é necessário sempre investir em estratégias e métodos que sejam efetivos e que tragam os resultados esperados para o seu site. Utilizar a ferramenta de SEO para potencializar sua presença online, melhorar o seu ranqueamento e sua autoridade nos mecanismos de busca é a maneira mais rápida, prática e ágil para se destacar no cenário.

Afinal, com um bom posicionamento nas páginas de resultados, é possível conseguir um bom tráfego orgânico e ver sua página crescer, com maior autoridade, no cenário digital. Entretanto, para isso, é preciso otimizar bem o seu SEO e ter organização para aprimorar ao máximo essa estratégia.

Para garantir uma boa organização e montar uma estratégia de qualidade, nada melhor do que ter um checklist de SEO e observar item por item, com o objetivo de aprimorar cada vez mais a sua estrutura. Assim, o algoritmo dos mecanismos de busca consegue indexar seu site nas primeiras páginas de resultados.

Então, que tal organizar uma boa estratégia e sair na frente da concorrência no ano de 2023? Interessado? Saiba mais sobre como um checklist de SEO pode ajudar no seu dia a dia, com 6 itens indispensáveis em sua composição!

Quais as áreas do Checklist de SEO para se verificar?

Elaborar uma estratégia de SEO para a sua página na internet pode parecer uma missão difícil, complexa e até mesmo impossível. Entretanto, não é nada disso quando se tem um bom conhecimento sobre a ferramenta, além de um checklist de SEO a sua disposição, para verificar cada item que deve estar presente na composição.

Por mais que, na administração de uma página, haja inúmeras atividades que devem ser feitas e desenvolvidas ao longo do dia, diferentes ações podem ajudar a construir um SEO sólido e eficaz. Tudo isso fará diferença e trará resultados positivos ao seu negócio, seja imediatamente ou não.

Quais as áreas do Checklist de SEO para se verificar
Fonte/Reprodução: original

Há diferentes itens que devem ser avaliados na construção da estratégia — esses, inclusive, presentes no checklist de SEO abaixo. Entretanto, antes de abordar cada um deles, precisamos ter em mente a base de se construir um bom SEO.

O principal pilar da construção de um SEO está na palavra-chave selecionada para a sua página. Ou seja, quando o usuário decide procurar algo nos mecanismos de busca, ele digita uma palavra-chave específica com o objetivo de solucionar o seu problema, e é nossa missão facilitar essa busca ao deixar esse termo em evidência.

Por conta disso, saber construir uma boa palavra-chave e entregar ao usuário o que ele busca, é fundamental na consolidação de qualquer SEO. Além de facilitar sua busca, investir em um marketing de conteúdo que seja, de fato, nutritivo ao usuário, fará com que ele se sinta seguro e confie na sua marca.

Tudo isso representa apenas a ponta do iceberg, para atrair a atenção da sua persona e fazer com que a geração de leads qualificados seja mais rápida e prática. Claro que, com isso, resultados positivos surgem como consequência. Dentre os itens mais importantes que devem ser verificados no checklist de SEO do seu site, podemos citar:

SEO básico

O primeiro item do checklist de SEO é o básico. E sabemos que ele sempre será a base para estruturar qualquer ferramenta ou estratégia de marketing digital, não é mesmo? Assim, caso você não saiba nem fundamentar um SEO básico, claramente terá problemas no futuro para promover a sua página.

O SEO básico nada mais é do que o conjunto de estratégias para fazer com que a ferramenta estimule sua página nos mecanismos. Ou seja, é literalmente a base de todo o SEO.

Há inúmeras ferramentas disponíveis na internet, inclusive pelo próprio Google, para que você consiga montar e elaborar um SEO sólido e capaz de cativar o usuário e o algoritmo dos mecanismos.

Plataformas como o Google Search Console, Google Analytics 4 e o Bing Webmaster Tools são excelentes para se ter dados e métricas a respeito do seu site, que incluem a taxa de tráfego orgânico. Todas essas informações podem ser analisadas e utilizadas para melhorar o desempenho da sua página, assim como sua visibilidade nos mecanismos.

O Analytics, no entanto, foca em medir o engajamento da sua página na internet e a métrica de tráfego orgânico que o acessou até então. Ela é a base para que sua estratégia de SEO seja bem sucedida.

E, caso você seja um usuário do WordPress, é uma boa opção também instalar o plugin de SEO para construir um que seja eficaz e condizente com a estruturação do seu conteúdo. Enfim, construir o básico do SEO é o fundamental para que o algoritmo do Google seja capaz de te indexar nas principais páginas do buscador.

Pesquisa de palavras-chave

Como foi dito, sem uma boa base e pesquisa de palavras-chave para o seu SEO e para o conteúdo abordado, de nada adiantarão as estratégias para divulgar o seu site. Afinal, sem isso, você não conseguirá garantir um bom posicionamento nos mecanismos e seus resultados não serão os desejados — por isso, esse é o segundo item do checklist de SEO.

É importante realizar uma pesquisa aprofundada das palavras-chave que serão utilizadas. Uma das formas mais rápidas e fáceis de encontrar a ideal é através da concorrência, ou seja, observando quais são os termos que garantem o ranqueamento do seu concorrente.

Outro método é estudando qual seria a sua palavra-chave comercial para o conteúdo a ser postado. Mas, como assim? Uma palavra-chave comercial, é assim chamada, pois são os termos específicos responsáveis por gerar leads qualificados, garantir a conversão dessas pessoas em clientes e fechar uma boa taxa de vendas.

São essas as palavras que apresentam um grande volume e uma concorrência, que representam o serviço que você oferta ao cliente. É preciso, também, elaborar algumas variações das palavras-chave, como se fossem uma segunda opção para indexar ao seu conteúdo, de forma que haja mais de uma para os usuários encontrarem.

SEO técnico

Por definição, de forma simples e prática, o SEO técnico nada mais é do que um coletivo de todas as ações e atividades realizadas para melhorar os resultados dentro dos mecanismos de busca. Ou seja, todas que tragam autoridade, posicionamento para sua página, assim deixando ela no topo das pesquisas.

Há um checklist de SEO técnico, ideal para ver se sua página apresenta cada um dos itens necessários. Dessa forma, é possível que o algoritmo anexe o site no topo das páginas de busca e garanta o posicionamento que você deseja.

Conforme o checklist de SEO técnico, verifique se o seu site está mesmo com o HTTPS atualizado ou um cadeado na barra de URL. Garanta, também, que não há nenhuma duplicata do seu site sendo anexada pelo mecanismo de busca. É essencial que o algoritmo apenas posicione o seu site, e não cópias dele.

Há outros detalhes técnicos que devem ser vistos e que merecem sua atenção nessa etapa, como:

  • Diagnosticar e corrigir quaisquer erros em seu rastreamento;
  • Otimizar a velocidade de carregamento do site;
  • Verificar todos os links internos e externos;
  • Verificar se a página está compatível com aparelhos móveis, como tablets e celulares;
  • Recorrer às URLs que sejam amigáveis e bem convidativas ao usuário;
  • Procure sempre usar dados que sejam bem estruturados;
  • Garanta que suas páginas não tenham profundidade que seja maior do que 3 cliques do usuário;
  • Verifique todos os redirecionamentos que a página realiza.

Há um grande número de itens que devem ser checados constantemente dentro do checklist de SEO técnico, sendo mais aprofundado do que o básico. Entretanto, cada detalhe importa, e vale deixar tudo nos conformes para obter os melhores resultados possíveis dentro dos mecanismos.

SEO On-Page

No marketing de conteúdo, é fundamental checar sempre se o SEO On-Page está em dia. Caso o contrário, seu endereço eletrônico encontrará problemas para ser ranqueado, devidamente indexado nas páginas de busca e conquistar o tão querido tráfego orgânico.

Para isso, é necessário sempre verificar pontos que afetam diretamente o conteúdo publicado no site. Os principais pontos que devem ser avaliados dentro do checklist de SEO On-page são:

  • Conserte quaisquer erros que as title pages apresentem, por exemplo, duplicações;
  • Procure sempre manter as meta descrições corretas, evitando erros ou sua ausência;
  • Deixe todos os H1’s do seu conteúdo mais limpos possível, com a palavra-chave em evidência;
  • Sempre otimize a meta tag, os títulos e o conteúdo presente na página;
  • Faça com que todas as imagens apresentem as alt tags;
  • Otimize todos os links externos;
  • Realize revisões periódicas sobre o rendimento dos conteúdos publicados.

Cada item soma um vasto leque de benefícios e conta para o algoritmo visualizar sua página e o torná-la indexada nas páginas de resultados. Todo o SEO On-Page será responsável por agregar valor ao seu conteúdo, por isso deve ser revisado sempre.

Conteúdo

E, já que estamos falando sobre o próprio marketing de conteúdo, que tal falar da estrutura que compõe o checklist de SEO? O próprio conteúdo da página é a alma dela, responsável por atrair os leads e o tráfego orgânico. Então é importante que o conteúdo seja completo e atrativo, o que pode ser otimizado com a adição de:

  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Listas;
  • Tabelas;
  • Gráficos.

O conteúdo deverá ser sempre revisado e é necessário se certificar de que ele está atualizado. Tudo em prol de gerar uma experiência positiva ao usuário e entregar o que ele procura. Afinal, ninguém quer realizar uma pesquisa e encontrar conteúdos velhos e obsoletos, não é mesmo?

SEO Off-Page

Agora, para impulsionar bem os resultados, o último item do checklist de SEO é a sua versão em Off-Page. Ela vai além da construção da página, e aborda toda a construção de links internos e externos.

Nesta etapa, sempre é importante verificar a composição dos links e se eles se encaixam ou não com o conteúdo abordado na sua página. Para isso, há diferentes ferramentas que agregam valor e otimizam a construção do SEO.

Qual a importância de verificar o Checklist de SEO?

Organização é a chave para o sucesso. Para construir uma estratégia consolidada de SEO, há vários itens e pontos que devem ser observados constantemente, analisados, consertados e muito mais. Pela quantidade, é comum se perder, deixar algo passar ou esquecer de determinado detalhe.

Qual a importância de verificar o Checklist de SEO
Fonte/Reprodução: original

Por isso, montar um checklist de SEO com cada item que compõe essa ferramenta é fundamental para garantir bons resultados. Mantendo uma análise constante e verificando item por item, é possível se manter bem posicionado nas pesquisas do Google e não encontrar problemas com o algoritmo.

Vale a pena montar uma estratégia de SEO para 2023?

Uma página dentro da internet não é nada sem uma estratégia de SEO. O SEO, nada mais é, do que uma forma que o algoritmo do Google ou de qualquer outro mecanismo de busca tem para verificar todo o conteúdo e medir a sua atual relevância.

Ou seja, é o SEO que irá fazer com que você tenha ranqueamento e autoridade dentro dos sites de busca. Sem ele, não há destaque e seu site não estará dentre os principais resultados. Sendo assim, é fundamental montar uma estratégia de SEO em 2023.

Ter um checklist de SEO é fundamental para não se perder na hora de construir e elaborar a estratégia. Por isso, necessário se atentar aos itens presentes e sempre procurar otimizar cada um deles, para se obter excelentes resultados dentro dos mecanismos de busca.

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