Como conseguir backlinks de qualidade?

como-conseguir-backlinks-de-qualidade
Entenda como conseguir backlinks de qualidade!

Para quem deseja estar na primeira página do Google sabe a importância de conhecer como conseguir backlinks de qualidade para render os melhores resultados na hora de ranquear de um site nos mecanismos de busca.

Essa prática é um dos fatores que tornam o site relevante para os motores de buscas do Google, mas é necessário aprender a criar uma estratégia para o uso correto de backlinks.

No post de hoje veremos a importância de adotar essa estratégia e responderemos a pergunta de como conseguir backlinks de qualidade para impulsionar um projeto na internet.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    Backlink o que é e como conseguir backlinks de qualidade?

    Backlink é quando um site faz link para outro, apontando uma página ou postagem em específica, ou até mesmo a página principal do site.

    Vamos imaginar que eu tenha o site www.meuexemplo.com.br, para posicioná-lo melhor no Google, preciso que outros sites de relevância o indiquem, citando sua marca. Se o site www.eu.com.br fizer uma postagem e linkar para o www.meuexemplo.com.br, eu consigo desenvolver maior relevância junto aos motores de busca.

    O que são backlinks de qualidade?

    Os backlinks de qualidade são links inseridos em um artigo de site/blog. Esse link direciona para outro site, no caso, o site de origem à informação concebida.

    É um conceito simples, mas a sua aplicação tem certos pontos delicados que fazem sua aplicação gerar algumas dúvidas. Aliás, a pergunta principal desse artigo “como conseguir backlinks de qualidade?” é uma pergunta que atormenta grande parte do dia a dia do profissional de SEO.

    Por isso, apesar de parecer simples, respondê-la, na prática, não é tão fácil quanto parece!

    De forma aplicável, é todo o link contido em um texto ou página que direciona para um outro site, seja este qual for, seja para aumentar as vendas ou aumentar o número de acessos do site linkado (termo criado para explicar a colocação de link ou de unir dois ou mais pontos).

    De forma simplificada, é aquela palavra ou frase sublinhada/destacada em um artigo do site, que ao passar a seta, mostrará um link de outro site.

    Além disso, os backlinks de qualidade buscam de certa forma um ranqueamento melhor para o site.

    Vamos usar como exemplo a relevância que seu site tem nas pesquisas do Google, quando alguém busca pelo seu seguimento.

    Em outras palavras, tudo é feito para tornar o site que está sendo divulgado, mais relevante e com isso maximizar os lucros.

    Dentro desse contexto, ter um público grande e fiel, te colocará dentro de um seleto grupo, elevando cada vez mais a consolidação do seu site, criando sua identidade e sendo cada vez mais relevante.

    Os backlinks de qualidade são pontes, entre você e o público, são excelentes para trazer gente nova e aumentar o seu site, podendo trazer excelentes frutos.

    backlinks-de-qualidade-ou-quantidade

    Backlinks de qualidade ou quantidade?

    Quando falamos em backlinks de qualidade, uma das perguntas mais frequentes é sobre o que é melhor para o ranqueamento de sites: A qualidade ou a quantidade de backlinks?

    O ponto chave, a hora da verdade!

    De maneira geral, a resposta pronta não existe, quando se entra no campo da qualidade versus a quantidade dos backlinks. Tudo depende de muitos fatores e para cada caso é um caso. 

    Se você buscar pela qualidade apenas utilizando de Backlinks positivos e em grandes sites, o nome da sua empresa será colocado entre grandes sites, porém se o fator financeiro pesar, é provável que consiga divulgar em poucos sites, se o seu site não for grande o suficiente. 

    Dessa forma, apostar só na qualidade pode demorar um pouco mais para trazer resultados. Mas, de qualquer forma, sempre vale prezar pela qualidade do link que você consegue na internet.

    Em geral, busque um meio termo, aposte em quantidade e em qualidade, busque em lugares confiáveis os seus divulgadores, de grandes a pequenos sites que agregarão visitas ao seu, melhorando o ranqueamento do seu site. 

    Filtre o máximo possível para utilizar sites que sejam bons parceiros, entendendo o alcance e relevância de cada um. 

    Sites menores, se bem filtrados, poderão trazer resultados de médios a bons, mas sempre que puder ter divulgação de um site grande e consolidado, dê preferência para ele. 

    Leve em conta algumas características na hora de escolher, busque sempre pela qualidade máxima, dentro do possível, um site bom pode não ter a visibilidade de um excelente, mas ainda assim poderá trazer bons resultados e, se o site tiver grande potencial, no futuro ele poderá gerar grande autoridade se você ainda tiver um link apontado para o seu site. 

    Fuja ao máximo de sites ruins, que tenha propostas “tentadoras” ou que em alguns casos, peça em troca divulgação do site dele no seu. 

    Como é um campo abstrato, é preciso ter o máximo de conhecimento e ter ferramentas úteis que ajudem seu site a crescer, aposte em um site que transmita o que você espera, que tenha um conteúdo relevante, que faça o leitor ter seu site entre os favoritos. 

    Isso vai garantir um público fiel, que só irá crescer cada vez mais com o tempo.

    backlinks

    Entender essa estratégia é de extrema importância, devido ao alto reconhecimento pelos algoritmos do Google e à troca de autoridade dos parceiros envolvidos.

    A internet é uma realidade indiscutível, tendo isso em mente, fica claro que sites são lugares onde existe uma vida quase tão grande quanto a da Terra. Isso é uma afirmativa que todo mundo sabe, mas vale a pena ressaltar.

    Sites de diferentes tipos existem, cada um com a sua proposta, muitos vendem, outros ensinam, outros fazem de tudo um pouco.

    Com isso em mente muitos sites responde à pergunta de como conseguir backlinks de qualidade para aumentarem seu tráfego orgânico, reconhecimento de marca, popularidade de página e autoridade de nicho simplesmente ao realizar um bom trabalho na internet.

    Uma das melhores estratégia de como conseguir backlinks de qualidade é por meio da técnica de Guest Blogging. Com ela, você pode estabelecer uma relação com uma grande página e contribuir para o seu trabalho na internet.

    Para fazer isso, você pode encontrar parceiros de alta qualidade com excelentes referências de domínio na Plataforma Guest Posts e construa autoridade para sua marca, com aumento tráfego orgânico para um público mais engajado.

    Por que priorizar qualidade e não quantidade?

    Quando pensamos em qualidade, o foco está em “quanto mais pessoas me indicarem, melhor”, porém, não é assim que funciona com backlinks.

    Por que priorizar qualidade e não quantidade
    Fonte/Reprodução: original

    Leia também: 5 maneiras de editar o Snippet para melhorar o SEO do site

    É muito melhor duas páginas com muita autoridade fazerem backlinks para o seu site, ao invés de 20 que não possuem relevância e conteúdo ruim, pois aqueles que possuem um público fiel e conteúdo bom, passam a relevância deles para o seu site. Aliás, você não vai querer seu material vinculado a outros com má reputação.

    Dessa forma, mais vale você quebrar a cabeça pensando em como conseguir backlinks de qualidade de grandes sites do que espalhando vários links em páginas quaisquer.

    Mas lembre-se: as pequenas páginas de hoje podem ser as grandes marcas de amanhã, por isso às vezes vale a pena fazer uma parceria com um site que ainda tem pouca autoridade mas que faz um bom trabalho na internet.

    A importância de um Backlink de qualidade: Como conseguir backlinks de qualidade?

    Esse processo de linkagem é importante para que os buscadores entendam que o seu conteúdo é relevante. Tão relevante que outros sites estão indicando o seu conteúdo para sua audiência.
    É como se um site terceiro desse um voto de confiança ao seu site, dizendo aos seus visitantes: “olhem este site aqui, ele tem um conteúdo relevante”.

    Quanto mais sites estiverem ‘linkando’ para o seu, o Google entenderá que, de fato, o seu conteúdo merece estar entre as primeiras posições nas buscas, melhorando assim o seu ranqueamento.

    O Backlink é uma parte essencial da estratégia SEO Off Page, mas não esqueça do SEO On Page. Uma boa otimização de SEO On-Page e a produção de ótimos conteúdos podem ser as respostas que o seu projeto precisa para responder a pergunta de como conseguir backlinks de qualidade.

    Como conseguir backlinks de qualidade?

    Para conseguir bons resultados com backlinks e saber como conseguir backlinks de qualidade é preciso criar uma estratégia para ganhar e oferecer backlinks para sites confiáveis.

    Criar esta rede de troca de links é preciso fazer um planejamento, sempre dando preferência para sites confiáveis e de alta autoridade. A estratégia de como conseguir backlinks de qualidade deve envolver uma rede de sites que sejam relevantes para o seu conteúdo, para que assim os buscadores possam entender que aqueles sites estão te indicando por ser um material rico e que agrega valor a quem utiliza os mecanismos de busca.

    Fazer spam é proibido, assim como usar de sites não confiáveis para distribuir seus links. Além de ter o resultado de SEO prejudicado, quem descumpre as regras pode ser penalizado e perder o ranqueamento.

    Assim como saber escolher os sites que distribuem seu link, é importante que você tenha critérios na hora de apontar links para outros sites em suas páginas.

    Um meio de conseguir links, é fazer Guest Post. Entenda melhor “O que é Link Building?” e como aplicar na prática.

    Tipos de Backlinks

    Entender os tipos de backlinks ajuda responder a pergunta de como conseguir backlinks de qualidade e se vale mais a pena focar na qualidade dos backlinks ou na quantidade dos backlinks.

    Embora todos os backlinks de qualidade façam o mesmo, levar de um site para outro através de um clique, é preciso entender as formas que podemos classificar os backlinks.

    Dofollow e Nofollow Links:

    São dois tipos de links, o dofollow é quando o link direciona também para você, dessa forma aumentando o número de ranqueamento nas buscas.

    Já o nofollow é quando não direciona novamente para você. Dessa maneira, o melhor a se seguir é o dofollow, por impulsionar e direcionar as buscas para a sua empresa.

    De nada adiantará se uma grande empresa inserir um link direcionando para a sua página se o link estiver como “nofollow”. Claro, o usuário ainda poderá acessá-la, mas para os mecanismos de busca o link não terá relevância nenhuma, já que ele não irá seguir o link com o atributo “nofollow”.

    Assim, na hora de responder à pergunta de como conseguir backlinks de qualidade, lembre-se de de exigir e cobrar que o link seja caracterizado como “dofollow”.

    Root Domain Link:

    Refere-se a backlinks vindo de um único domínio. Será considerado apenas um na contagem final, mesmo que tenha inúmeros links.

    Low Quality Links:

    São os links que têm baixa qualidade, isto é, oriundos de sites e/ou blogs não confiáveis. Associados a sites suspeitos que poderão manchar o seu site.

    Seu uso poderá prejudicar o seu ranqueamento, por virem de fontes de pouca ou nenhuma qualidade e/ou relevância.

    Links Internos e Externos:

    Links internos são os links que vêm de dentro do próprio site, direcionado para dentro de si. Já os links externos são links que são redirecionados para um site/blog de terceiro, ou seja, um backlink.

    Link Building:

    O Link Building é entendido como a estratégia que elabora uma forma de divulgação onde um site direciona através de um link para outro, é o mesmo conceito do backlink.

    Se você quiser saber como conseguir backlinks de qualidade, estudar sobre estratégias de Link Building poderá ser uma ótima forma de garantir o progresso do seu projeto na internet.

    Visite o site Guest Posts, e fique por dentro do Link Building, onde você terá inúmeras informações que irão ajudar a encontrar o melhor caminho.

    Texto Âncora:

    O texto âncora é uma propriedade do link, é comumente vista como uma frase ou palavras sublinhadas em azul (geralmente azul, mas pode variar), temos dois desses links a cima, por exemplo. 

    O texto âncora quando clicado direciona para outra página. Deve-se sublinhar principalmente as palavras-chaves da frase.

    Funciona muito bem para os mecanismos de busca, indicando um conteúdo relevante sobre o assunto.

    Entenda a diferença entre Backlink e Link Building

    Link Building é uma estratégia de SEO Off Page, que visa basicamente a construção de redes de links relevantes e aumento de popularidade para a sua página de website. Essa técnica está ligada à utilização de links internos, dentro do próprio site, ou por meio de links externos, como é o caso do Backlink.

    Já os backlinks são links externos, relacionados à publicação de terceiros em sua página ou vice-versa. Geralmente está sob forma de pequenos trechos que ligam o usuário para outros sites ou blog. De modo à construir crédito para a página interligada.

    Em síntese, enquanto o Link Building promove aumento de popularidade para o site, o Backlink constrói créditos para a página interligada.

    Complete seus conhecimentos com o nosso artigo sobre “O que é Link Building?”.

    Estratégia de SEO com backlinks de qualidade 

    Os backlinks de qualidade, vindo de fontes confiáveis, são uma estratégia muito bem-vinda na hora de como conseguir backlinks de qualidade.

    É possível agregar as Estratégias de SEO (Search Engine Optimization, traduzindo: Otimização dos Mecanismos de Busca) eficiente para saber como conseguir backlinks de qualidade.

    Os Backlinks farão sua relevância subir para os mecanismos de busca, tornando seu nome mais relevante. Estar entre os primeiros na pesquisa do Google trará muito mais acessos.

    Pesquisas apontam que estar entre os mais buscados influenciará em mais de 30% nos seus acessos. Trazendo inúmeros novos possíveis clientes. 

    Procure sempre trabalhar muito bem na hora de ter como conseguir backlinks de qualidade. Então, vamos para algumas dicas:

    • Tenha um conteúdo de qualidade e relevância, dessa maneira você conquistará pela qualidade e os acessos virão de pessoas que já lhe acompanham;
    • Não copie conteúdo, dessa forma você terá seu próprio público, trabalhe sempre para trazer um diferencial no seu conteúdo, você poderá falar da mesma coisa que outro site, mas passe a mensagem com a sua linguagem, dessa maneira poderá conquistar um público fiel;
    • Saiba passar a mensagem, ter uma linguagem limpa e direta (porém completa) irá ajudar seu site a ter uma retenção maior de visitas e muitas reincidências;
    • Utilize links externos, eles farão seu ranqueamento aumentar e trarão resultados nesse sentido;
    • Utilize links internos, além de fazerem seu ranqueamento aumentar, eles manterão a pessoa no seu site, direcionando ela para outros assuntos (ou se aprofundar ainda mais no assunto que ela está lendo), que também serão relevantes para ela.

    Pensando como um site empresa

    Os backlinks de qualidade buscam formas de tornar o site mais relevante e consequentemente mais rentável para a empresa por entregar um melhor custo/benefício nas estratégias de marketing. 

    O ponto buscado é trazer mais lucro para o seu site. Falando em lucro, esse é o ponto chave que a empresa vai buscar na hora de saber como conseguir backlinks de qualidade. 

    É preciso entender o que a sua empresa busca, primeiro de tudo, entender o que é e qual a finalidade do seu site.

    É necessário estar atento a muitos fatores, que levarão a caminhos distintos, de acordo com as necessidades e expectativas do seu site. Saber o que sua empresa busca é o ponto de partida para entender onde investir, quando se fala sobre como conseguir backlinks de qualidade.

    backlinks-de-qualidade

    Plataforma Guest Posts

    Uma das estratégias de prospecção, aumento em autoridade e popularidade é por meio de Guest Posts, ou também conhecidos, como Guest Blogging.

    Em sua tradução, a palavra Guest Posts significa “post convidado”, ou seja, uma publicação de outro autor ou empresa em blogs de terceiros. Geralmente produzidas por um pessoa experiente sobre o assunto, nicho.

    A plataforma de prospecção em leads, Guest Posts, foi desenvolvida para gerar mais reconhecimento, autoridade e popularidade para o seu negócio na hora de saber como conseguir backlinks de qualidade. Ela permite que você, divulgue guest posts para milhares de donos de sites do nicho que você escolheu.

    Estes donos de sites são notificados e caso se interessem pelo tema, se candidatam para publicar o seu guest post, da mesma maneira que você pode encontrar um artigo para o seu blog!

    O interessante dessa plataforma é sua automatização, ou seja, você não precisa procurar possíveis interessados em seu artigo, um por um. Conte com Guest Posts para fazer isso por você!

    Entre em contato e saiba mais sobre como conseguir backlinks de qualidade para fazer a prospecção de novas parcerias. Acesse o nosso site oficial GuestPosts e saiba!

    Pesquisa de backlink competitiva

    Se você está buscando melhorar seu posicionamento no Google através de link building, é importante saber fazer uma pesquisa para saber se é uma pesquisa de backlink competitiva.

    Através da ferramenta chamada o Link Explorer ou Site Explorer do Ahrefs é possível descobrir o perfil de backlink e autoridade de domínio de qualquer site.

    Para consultar, você insere o URL do site ou da página para a qual deseja obter dados do link e obtém uma análise abrangente para saber se vale a pena ou não ter um link sendo apontado daquele site para o seu. A consulta no Link Explorer é gratuita, com algumas limitações, mas é preciso se cadastrar para ter acesso aos resultados da ferramenta.

    Com esta ferramenta, fica mais fácil firmar parcerias de link building e ter resultados satisfatórios na melhora do ranqueamento do seu site.

    Complemente seus conhecimentos e conheça “5 Dicas para ranquear site no Google”.

    Conclusão

    Nesse artigo, entendemos o conceito de backlinks, sua forma e classificação. Além disso, focamos no “duelo” de quantidade contra qualidade, que no final se mostraram complementares e que podem funcionar de acordo com o objetivo de cada site.

    Trouxemos também o conceito de Link Building e formas de pôr em prática, além de uma sugestão de uma excelente ferramenta para poder trabalhar com isso. 

    Podemos concluir que os backlinks de qualidade funcionam e são uma excelente estratégia agregadora para um site que busca crescimento. 

    Construa backlinks de qualidade para sua estratégia de otimização e ranqueamento nos mecanismos de busca com a Plataforma Guest Posts com grandes sites e parceiros de autoridade.

    Agora é com você!

    Produza conteúdos relevantes para que sua estratégia de marketing alcance o sucesso, junto aos seus negócios. Analise sua concorrência e compare pontos positivos e negativos. Construa um Plano de Marketing e faça parcerias inteligentes para o seu negócio.

    Quer mais insights? Confira nossos artigo e entenda tudo sobre como prospectar clientes e aumentar os prospects para sua empresa.

    Um abraço e até o próximo artigo!

    guest-posts-google-web-stories
    guest-posts-newsletter

    Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

      Os comentários estão encerrado.

      © Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

      Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas