Como criar um blog corporativo: Guia tutorial

Aqueles que querem entender como criar um Blog Corporativo estão no lugar certo!

No artigo de hoje apresentaremos várias informações e itens essenciais para fácil entendimento de como criar um Blog Corporativo, de confiança, com um conteúdo de qualidade para a geração de leads. 

Entender como criar um Blog Corporativo é uma peça fundamental para o crescimento de uma empresa na internet, então é possível afirmar que você precisa de um para ajudar na hora de ingressar também no ramo digital.

Afinal, os benefícios de entender como criar um Blog Corporativo são inúmeros!

Como um blog corporativo pode trazer resultados positivos?

Podemos atribuir o conceito de Blog Corporativo, como uma técnica utilizada para escrever e captar clientes em potencial.

Entender como criar um Blog Corporativo, poder ser um diferencial extremamente “poderoso” para maximizar o alcance da sua marca e, tráfego orgânico!

Caso seja pertinente à sua pesquisa, confira como gerar tráfego orgânico para o seu site e, quais técnicas e estratégias trarão mais resultados para o seu negócio.

Essa é uma das Estratégias de SEO consideradas importantes para colocar seu site no topo do Google, sem a necessidade de investir em campanhas publicitárias – pagas.

O texto que será publicado e como criar um Blog Corporativo, deve seguir alguns passos – essenciais – para que o ranqueamento seja o melhor possível.

Afinal, o que se pretende é chegar ao topo nas pesquisas. Veja, a seguir, o que fazer ao escrever um texto:

  • Definir a palavra-chave do artigo;
  • Utilizar palavra-chave de cauda longa – o nome mesmo já diz, são palavras-chave grandes como as frases com mais de três palavras, por exemplo;
  • Colocar a palavra-chave no início do texto – pelo menos antes de completar 100 palavras;
  • Fazer Guest Post;
  • Criar uma URL adequada para o seu artigo.

Esses são os pontos principais de como criar um Blog Corporativo pode trazer resultados positivos para sua marca e empresa.

? Caso seja necessário, confira na íntegra sobre: O que é Guest Post? E confira todos os benefícios que esta técnica trará para sua empresa!

O importante é evoluir a cada postagem e oferecer o melhor aos leitores. Somente dessa forma o entendimento de como criar um Blog Corporativo será completo!

Engajamento do público ideal

O público ideal é aquele que compra os serviços ou produtos da empresa.

Para que o blog tenha sucesso, esses clientes precisam entrar, pesquisar e ler o Blog Corporativo.

Nesse momento, é importante realizar o guest post com parceiros. Assim, o público dele, que deve ser parecido com o do seu, entrará no blog da sua empresa. 

Uma excelente estratégia para garantir engajamento do seu cliente em potencial é atribuindo estratégias de Marketing de Conteúdo para o seu Blog Corporativo.

Busque conciliar as “dores” do seu cliente em potencial, para dentro do seu blog!

Dessa forma, além de encontrar os produtos ou serviços que necessitam, ainda contam com artigos explicativos, contextualizando sobre o problema que ele lead está enfrentando e, consequentemente, captá-lo com mais facilidade.

Já deu para perceber que a compreensão de como criar um Blog Corporativo é de extrema importância para conquistar novos clientes?

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Aumento em seu tráfego orgânico

Entender como criar um Blog Corporativo, além de garantir engajamento do seu cliente em potencial, maximizará o tráfego orgânico do seu site!

Afinal, o aumento do Tráfego Orgânico acontece a partir do momento que o conteúdo postado e, apresenta uma ótima qualidade.

Perceba: o Marketing de Conteúdo é fundamental para o seu negócio!

Além disso, os produtos ou serviços também devem ser mais do que satisfatórios e resolver os problemas dos clientes. 

Aprenda: marketing e vendas solucionam dores dos consumidores. Só assim os visitantes do Blog Corporativo compartilharão com outras pessoas, os quais poderão se tornar leads.

Ao contar a outros indivíduos, o seu público-alvo fará um tráfego orgânico, o qual não é preciso investimentos. Isso é um indicador de que sua empresa e o blog são de qualidade. 

Uma das melhores ferramentas para medir o tráfego orgânico de websites e blogs é através do Google Analytics. Confira abaixo um exemplo:

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Origem de Tráfego Orgânico no Google Analytics

Melhorar posicionamento do seu site nos mecanismos de busca

Esse ponto pode ser conquistado com os itens citados na lista, no início deste tópico de como criar um Blog Corporativo.

Afinal, para melhorar o ranqueamento, os Guest Posts, as palavras-chave e o conteúdo do blog devem ser de excelente qualidade.

Atenção: ao fazer o Guest Post, é preciso escolher muito bem seus parceiros para que se mantenha alinhado às ideias e qualidades. 

É de extrema importância que entenda como criar um Blog Corporativo e como criar excelentes textos, a fim de garantir excelentes resultados.

Entender como fazer Link Building e como escrever artigos para blog é essencial para garantir excelentes resultados e, acredite! São inúmeros fatores que potencializam seu site!

Além de maximizar sua autoridade e reconhecimento, o Blog Corporativo traz maximização em sua marca! Ou seja, os benefícios são muitos!

Credibilidade e autoridade

A credibilidade e a autoridade são conquistadas com um conteúdo de qualidade.

As postagens e as parcerias devem ser sérias, no sentido de comprometimento com o público-alvo e oferecer o que há de melhor.

Além disso, os textos postados devem conter verdades. Apesar de ser algo óbvio, há muito conteúdo na internet com informações infundadas.

Um texto com informações erradas prejudica a autoridade do blog e faz com que ele possa sofrer punição do Google.

Como criar um blog corporativo em 5 passos

Apesar de ser uma grande mão na massa, a criação de um Blog Corporativo ainda necessita de cuidados especiais e de um passo a passo que ajude, da melhor forma possível, o empresário a criar essa fonte essencial de disseminação de marcas/empresas.

Os 5 passos, a seguir, são essenciais para entender como criar um Blog Corporativo.

Cada um deles aborda uma temática importante para que o resultado da criação seja excelente e o blog da sua empresa fique entre os mais queridos do Google. 

Estudo de concorrência

O estudo da concorrência é um ponto importante para saber como criar um blog corporativo. Essa relevância vem do fato de que, se deu certo com a concorrência, também dará certo com sua empresa.

Dessa forma, é preciso “copiar” o que obteve êxito. Não há mal algum em fazer isso, pois as técnicas podem ser utilizadas por todos. 

Porém, da mesma forma que pode dar certo lá, pode dar errado aqui.

O estudo de concorrência servirá para que você entenda e coloque na balança as estratégias que, de fato, irão beneficiar sua empresa a fim de evitar os mesmos erros de uma concorrentes, mas também se beneficiar com seus acertos.

Uma das melhores ferramentas para monitoramento de concorrência é o Ahrefs.

Dessa forma, você poderá conferir as palavras-chaves que sua concorrência está se posicionando, as parcerias de guest blogging, além de insights relevantes que poderão te auxiliar!

Confira abaixo um exemplo da Plataforma Ahrefs:

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Planejamento estratégico

O conteúdo é essencial para o planejamento estratégico. Ter em mente que um bom conteúdo garante um grande retorno é importante.

A forma de como criar um Blog Corporativo ficará fácil após entender esse ponto essencial: conteúdo de qualidade. 

Gerar leads com o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para a captação de clientes. Aqui, também entra a autoridade que o Blog Corporativo deve ter.

Todos esses pontos irão cooperar para que o blog tenha um bom ranqueamento no Google. 

Definição do nome do blog e link de direcionamento

Como criar um Blog Corporativo é algo que deve ser pensado com atenção e cuidado. Afinal, nesse local é onde ficarão seus textos e conteúdos.

Dessa forma, para que o blog seja lembrado de maneira fácil, o nome deve remeter ao assunto principal das postagens, além de conter um nome de fácil associação – quando alguém pensar em tal assunto, o nome do seu blog virá espontaneamente. 

O link de direcionamento é importante para encaminhar o leitor para o destino desejado. É possível colocar links nas imagens, no texto ou nos menus.

Esses links deixarão seu blog mais interativo. Portanto, é preciso definir os links de direcionamento e utilizá-los com sabedoria. 

Plataformas para criar um blog corporativo

É fundamental saber qual é a plataforma para hospedar o Blog Corporativo, pois é o local em que o administrador fará todas as ações de postagens.

Uma das plataformas mais populares é a WordPress, mas há muitas outras como a WIX, Blogger e SquareSpace.

Escolher a estrutura certa é essencial para o bom funcionamento do Blog Corporativo. Por isso, entender como criar um Blog Corporativo requer muita atenção!

Fornecedores de hospedagem

De forma resumida, a hospedagem é o que permite que o blog corporativo apareça para as pessoas.

Os fornecedores de hospedagem fazem com que o blog fique disponível, além de serem responsáveis por salvar o conteúdo postado.

Na hora de escolher um fornecedor, é preciso tomar os seguintes cuidados:

  • Saber o preço da hospedagem;
  • Confirmar o suporte que oferecem;
  • Verificar se a empresa é confiável através de pesquisas online;
  • Comparar com outros serviços e veja qual é o melhor;
  • Confirmar se o painel de controle é de qualidade. 

Com todos esses cuidados, como criar um Blog Corporativo será fácil e não dará dores de cabeça desnecessárias. 

Aqui na Plataforma Guest Posts você com com o Módulo de Domínios Livres, dessa forma, poderá adquirir sites com excelentes métricas!

Confira abaixo o Módulo de Domínios Livres:

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Módulo de Domínios Livres com Glossário de Métricas – Plataforma Guest Posts

Dicas de Plugins e Ferramentas de apoio para seu Blog

Na hora de saber como criar um Blog Corporativo, é preciso entender sobre os Plugins e as Ferramentas de apoio, a fim de realizar uma excelente otimização de sites!

Os plugins podem ser adquiridos por meio da plataforma WordPress.

Com essa ferramenta, as empresas podem obter melhores resultados como, por exemplo, uma maior captação de leads e a melhoria no ranqueamento do Google.

Além de entender como criar um Blog Corporativo, confira abaixo uma lista de Plugins e Ferramentas que podem potencializar a estrutura do seu site/blog:

Easy Table of Contents – Plugin para estruturar o seu site. Considerado um dos mais importantes para o Google, devido a “categorização” e organização do seu blog por tópicos. Ou seja, torna a leitura para usuários e robôs, mais fáceis de serem lidas e compreendidas;

Rank Math SEO – Plugin para otimizar o SEO do seu artigo. Um dos mais importantes em minha opinião, pois ajustam o SEO de produções textuais, de forma automática e de fácil utilização;

Web Stories – Apesar de não ser um plugin para manutenção do Blog Corporativo é um excelente aliado para aumentar o tráfego orgânico do seu site;

Contact Form – Plugin para criação de formulários. Excelente para engajar leads para seu CRM;

W3 Total Cache – Excelente plugin para otimizar o tempo de carregamento de suas páginas;

NexyGEN Gallery – Este puglin é destinado para Blog Corporativo que necessitam apresenta um grande escopo de imagens;

Advanced Custom Fields – Um dos melhores plugins para criação de campos personalizados dentro do seu blog;

Disqus – Plugin para otimizar o sistema de comentários em seu blog;

Simple Social Icons – Excelente plugin para inserir ícones de suas redes sociais e canais digitais;

Social Metrics – Este plugin é indicado para quem possui redes sociais e desejam monitorar seu engajamento. É uma excelente ferramenta para conferir o quão “popular” é o seu blog;

TweetDis – Se o seu foco é o Twitter, este Plugin é essencial para seu blog;

Google Analyticator – Este plugin gera informações úteis para seu Google Analytics, a fim de otimizar o seu site e blog – Super recomendado para monitoramento de campanhas, estratégias…

Estes são alguns dos Plugins para Blog Corporativo, mais importantes para entendimento inicial de como criar um Blog Corporativo.

Algumas Técnicas de SEO para produção de texto são essenciais para garantir maximização de sua marca. Dessa forma, além de utilizar Plugins é necessário estar atento para as exigências que o SEO recomenda!

Acredite! Com excelentes conteúdos aliados a Marketing de Conteúdo, agregando Estratégias de Link Building com as Estratégias de SEO, seguindo as recomendações de otimização para os usuários…

Seu site com toda certeza, ficará rankeado na 1ª página do Google!

Agora que ficou claro sobre o que é Blog Corporativo e os melhores Plugins foram apresentados, não deixe de conferir sobre o Link Building, um dos principais fatores de rankeamento no Google!

Conclusão

Para concluir, a informação mais valiosa é sempre estudar, pesquisar e buscar a melhoria do conteúdo do blog corporativo e tudo que envolve esse ambiente online da empresa.

Quanto mais os clientes visitarem, realizarem tráfego orgânico e clicarem nos links, maiores serão os resultados.

Além disso, você pode contar com a Guest Posts com insights relevantes – toda semana – para garantir o sucesso do seu blog e, colocar o seu site no topo dos mecanismos de pesquisa!

Dessa forma, além de garantir 100% de aproveitamento em suas estratégias de ranqueamento no Google, você também pode cadastrar-se gratuitamente na Plataforma Guest Posts e conciliar excelentes estratégias de parcerias!

Na hora de procurar sites que aceitam Guest Posts, lembre-se! Já somos mais de 4,8k inscritos e, você pode começar as técnicas de branding awareness aqui memso!

Não perca tempo! Vamos juntos construir excelente conteúdos para potencializar engajamento e garantir resultados escaláveis e positivos. Que tal?

Ainda tem dúvida sobre como criar um Blog Corporativo? Comente aqui em baixo!

Grande abraço e até a próxima!

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