Como escrever artigos para Blog?! Dicas passo a passo

Entender como escrever artigos para blog é uma amálgama sutil entre arte e técnica!

É preciso usar e abusar da arte e da criatividade para fazer assuntos renderem e, ao mesmo tempo, propagar informações relevantes para o seu negócio.

A ideia então proposta, é alcançar mais pessoas através da união de conteúdos de relevância e táticas para torná-lo visível e memorável. Por isso que o marketing de conteúdo – em todas as suas ramificações – é tão importante.

Mas afinal, escrever artigos para blog envolve saber como contar uma história? Óbvio que sim!

O blog é o principal veículo para conquistar clientes através de informações acerca dos produtos ou serviços que desejam consumir.

Compreender como escrever artigos para blog é o caminho para crescer nos negócios, sendo este, uma forma de gerar tráfego orgânico para o site de uma empresa, solidificar autoridade sobre o nicho escolhido, construir relacionamento com leitores e clientes e aumentar a sua base de potenciais clientes!

De fato, os benefícios de ter um blog popular são muitos e razoavelmente conhecidos.

Mas a questão é como escrever artigos para blog de uma forma que todas essas vantagens sejam merecidas e colhidas. Isso já não é tão simples quanto somente “escrever”. 

Veja também dicas práticas sobre como definir a estrutura do artigo e torná-lo otimizado através de técnicas de SEO para blog.

Neste artigo, você verá:

    Estrutura de um artigo para blog

    como-escrever-artigos-para-blog

    A estrutura é o núcleo de como escrever artigos para blog.

    Isso começa da redação em si, da forma como foi ensinado na escola, apenas com uma roupagem do mundo virtual. É preciso que o seu artigo tenha introdução, desenvolvimento e conteúdo.

    A introdução é um dos passos mais importantes sobre como escrever artigos para blog. É o trecho do artigo que deve receber toda a atenção.

    É ela que irá determinar se o usuário fica, ou não, para continuar a leitura. Uma boa introdução deve trazer o tema do artigo e colocá-lo no centro da pauta, além de delimitar tudo o que será visto ao longo do desenvolvimento.

    Se uma introdução não informa ou for muito vaga sobre o que vem adiante, a chance do leitor perder o interesse é certa. Ninguém perde tempo em uma leitura que não tem direção.

    Ainda mais quando é artigo, onde o texto já é naturalmente mais focado!

    O desenvolvimento deve prezar por conteúdo. É aqui que a pesquisa prévia à construção textual do artigo deve brilhar.

    O desenvolvimento do artigo é o momento do texto no qual o redator “flexiona seus músculos” tanto de pesquisador quanto de escritor. É hora de mostrar ao leitor, na prática, a autoridade e confiabilidade do blog.

    Por fim, a conclusão deve ser muito simples, com uma breve retomada da tese inicial, levantada na introdução, e reforço dos argumentos do desenvolvimento.

    Também é o momento de chamar a atenção do leitor para uma pergunta, reflexão ou ação.  Esses últimos caracterizam elementos de escrita persuasiva, que deve estar presente em todo o artigo, distribuída no corpo do texto.  

    Elabore um plano estratégico de conteúdo

    Somente as palavras “plano” e “estratégia” já deixam no ar a noção de coisas a se fazer dentro de um cronograma. Entender como escrever artigos para blog envolve uma dedicação extrema na fase da pré-produção de conteúdo.

    Nada de abrir um arquivo em branco e escrever tudo o que vem na mente. Nem mesmo escritores de romance trabalham assim.

    Mesmo que a ideia surja de uma inspiração é necessário torná-la um artigo, ou muitos, que deve se encaixar no seu nicho e que, por sua vez, deve conversar com um público específico.

    Da mesma forma que as empresas investem tempo e recursos na fase do planejamento de marketing, você deve se preocupar com essa etapa. 

    O plano deve ser pautado em uma pesquisa profunda sobre o que os leitores do blog gostam de consumir e quais assuntos estão em alta para criar artigos em cima dos mesmos.

    Dessa forma, é possível desenhar antecipadamente quais os conteúdos e em quais datas serão publicados. 

    É possível descobrir informações adjacentes acerca dos assuntos tratados e programar os artigos do blog de acordo com datas comemorativas, datas relacionadas aos temas abordados, etc.

    A pesquisa acerca do universo abordado é essencial em como escrever artigos para blog de qualidade.

    Já o cronograma é vital para que o blog seja constante, de nada adianta conquistar um leitor com o artigo perfeito e não ter outros a oferecer quando ele voltar. 

    Pesquisar palavras-chaves e termos de busca

    Essa dica é importantíssima, pois significa entrar na mente do leitor para produzir um artigo que soará como a resposta de seus problemas, de suas buscas, de seus anseios.

    Basta lembrar que sempre quando alguém usa o buscador, o Google principalmente, essa pessoa digita palavras para chegar aos sites desejados.

    Pesquise as palavras-chave já usadas pelas pessoas. É só usar o próprio Google como se você fosse a pessoa em busca de um artigo. Em seguida, aplique essas palavras-chave em seus textos, de forma razoável, por todo o artigo.

    Quando o artigo faz uso correto das palavras-chave isso influencia não apenas em sua qualidade, mas o adéqua aos critérios de ranqueamento do Google, e o site passa a subir de posições e torna-se mais visível para o público do seu nicho.

    Análise de concorrência

    Invista tempo na pesquisa de outros blogs. Faça isso com o uso de palavras-chave no buscador e siga em frente. Clique nas páginas concorrentes que abordam o mesmo assunto que você.

    Ao ver o que outros escrevem, isso te dará um norte sobre como escrever artigos para blog. 

    Também é uma janela de oportunidade para parcerias futuras, que podem ser feitas com link building e guest posts. Mas algo que não se fala muito é o fato de que existem lacunas temáticas a serem preenchidas em todos os nichos de mercado.

    Quanto mais você se habitua a consumir os conteúdos existentes, mais você treina os seus olhos para detectar os pontos críticos.

    O seu blog pode e deve preencher as lacunas, por meio de assuntos novos, atualidades ou simplesmente pontos de vista diversos que ainda não foram apreciados.

    A análise de concorrência permite que você traga um frescor às suas publicações, o qual certamente ecoará na mente dos leitores.

    Definir a estrutura do artigo

    A estrutura do artigo, em seu elemento puramente dissertativo, é saber posicionar e evoluir a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Mas existem ferramentas textuais que devem ser aplicadas para reforçar essa ideia.

    Primeiramente, as palavras e sua contagem, cada frase de um artigo deve seguir um padrão de volume de palavras. Em geral, são usadas até vinte palavras por período, o que dá até três linhas em um parágrafo.

    O parágrafo, por sua vez, deve ter no máximo cinco linhas. Caso o assunto continue, quebre o parágrafo e dê prosseguimento ao artigo.

    Ainda sobre como escrever artigos para blog é preciso considerar a estrutura de Hs. Esses são headlines, ou seja, tópicos referentes ao tema principal, desdobrados ao longo do texto.

    Existem até 6H, colocados em ordem de importância. Quanto mais um tópico é desdobrado mais H são necessários.

    Os tipos de artigo também têm a ver com a estrutura. Artigos que exibem listas, resenhas, que buscam responder perguntas diretas são espécies de textos muito procurados pelos leitores que desejam se informar.

    Cuidado com o Link Juice

    O Link Juice é o ato de distribuir autoridade de um artigo, por exemplo, para os links que o compõe.

    A principal função do Link Juice é ser uma rede de distribuição de autoridade e importância que os links em questão possuem.

    Confira a ilustração abaixo:

    o-que-é-link-juice

    Exemplo: Suponhamos que este copo de suco é o seu artigo e os indivíduos abaixo representem um link externo. A distribuição de “força” desta página será distribuída entre os links que compõe o artigo, cada um com um peso maior de autoridade do que o outro.

    Portanto, os links no topo dos artigos, consequentemente possuem maior força em questão de autoridade, do que os demais.

    Otimize seu artigo com técnicas de SEO para blog

    Por fim, as técnicas de SEO para produção de texto são recomendadas em qualquer ensinamento sobre como escrever artigos para blog.

    O princípio do método é tornar um artigo “amigável” ao algoritmo usado pelo Google!

    Além do conteúdo de qualidade, da espécie e estrutura do artigo, é preciso otimizar o texto para colocar seu site no topo do Google, por exemplo!

    Se um texto não é otimizado, as chances de ser visto no resultado de buscas é bem pequena, quase nula. Isso porque a concorrência de blogs aumentou, e também porque o Google sofisticou o seu sistema de ranqueamento na página de resultados, conhecida como SERP.

    Não apenas os critérios de ranqueamento tornaram-se mais complexos, como também são constantemente atualizados.

    Logo, as estratégias de SEO devem ser aplicadas e estudadas a todo tempo, pois é preciso conhecer as atualizações para aplicá-las a tempo nos artigos. 

    Além do SEO é de extrema importância que atente-se às Diretrizes do Google, a fim de que nenhuma penalidade seja cometida!

    Conclusão

    Por todas as complexidades que gravitam em torno de um texto aparentemente simples, como escrever artigos para blog é uma mistura de ciência e arte. É preciso atuar nas duas frentes. 

    A arte inclui o mergulho no assunto e nos temas, em buscar novas formas de apresentar o artigo e o texto em si. É brincar com palavras e transformá-las em armas de atração de leitores.

    Já a ciência está relacionada à capacidade de sistematizar conhecimento e colocá-lo em prática, na forma das técnicas previstas pelo marketing de conteúdo e SEO.

    Se você der atenção a essas dicas de como escrever artigos para blog, certamente a sua página se tornará popular e um sinônimo de referência.

    Abraço e até a próxima!

    guest-posts-newsletter

    Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

      Deixe um comentário

      © Copyright GuestPosts 2019 - 2022. Todos direitos reservados.

      Desenvolvido por E-Inov, Layout by Agência WN