Como escrever artigos para blog: Guia de Especialistas Guest Posts – Modo Avançado

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Entender como escrever artigos para blog é a etapa do Marketing Digital, que muitos empreendedores, principalmente de pequenas empresas, querem superar para buscarem espaço na internet e assim aumentar autoridade e alcance de público organicamente.

São muitas as dúvidas que nossos leitores possuem, especialmente sobre como escrever artigos para blog, blog corporativo ou blogging de negócios, e como aprimorar suas técnicas de SEO para colocar seu site no topo do Google.

Por isso, juntamos algumas das mais valiosas dicas de especialistas Guest Posts, neste artigo, para você aplicar ainda hoje em seu blog.

Por que criar um blog corporativo?

Criar um blog corporativo com técnicas de SEO para produção de texto – é essencial – para todos os nichos de mercado!

Você sabia que o Google não classifica os produtos – a venda de produtos ou serviços online – para o ranqueamento de websites?

É isso mesmo!

Para colocar seu site no topo do Google, o seu site precisa ter um blog corporativo para alcançar um excelente ranqueamento. Pois o Google não classifica página de produtos!

Você – necessariamente – precisa criar artigos para blog da sua empresa, para que seu público compreenda melhor sobre a venda do seu produto/serviço, mantenha um relacionamento pré e pós venda e consiga colocar seu site no topo do Google.

O que muitos por aí até entendem, é que o blog corporativo, é uma possibilidade de aumentar a visibilidade online do seu negócio, que se traduz como autoridade no respectivo nicho.

Porém, muitos empreendedores não conhecem com clareza a forma de colocar em prática as melhores estratégias de marketing de conteúdo para criar excelentes artigos para blog.

É de extrema importância entender como escrever artigos para blog, seja qual for o nicho que a sua empresa atua.

Entender como funciona esse investimento, a curto, médio e longo prazo, para dar “aquele” impulso na hora de fazer o Marketing e Vendas, e ainda ser reconhecido em sua nicho de mercado, como autoridade. 

Seja através de Guest Posts, linking page, existe sempre a preocupação em falar diretamente com um público-alvo ao utilizar textos mais elaborados que entreguem algo de valor.

8 benefícios de escrever artigos para blog

Escrever artigos para blog ou fazer blogging para negócios traz muitos benefícios como por exemplo, favorecer a visibilidade online de uma empresa e atrair a atenção de mais pessoas interessadas no produto e/ou serviço. 

São ao menos oito benefícios que os especialistas em Guest Posts concordam que se alcança ao saber como escrever artigos para blog de negócios:

  1. Aumento de tráfego orgânico do seu site;
  2. Ter autoridade no assunto/nicho;
  3. Ajuda na estratégia de gerar leads;
  4. Constrói relacionamento com seus clientes;
  5. Aumento do reconhecimento da sua marca;
  6. Lista de contatos mais ampla;
  7. Popularidade de página;
  8. Novas oportunidades no mercado e mais competição.

Você pode criar um blog corporativo que vai ter a cara do seu público-alvo, bem como da persona. Isso porque os artigos para blog são conteúdos de qualidade e possuem a característica de trazerem informações que resolvem as dores dos consumidores que se identificam com a marca.

Como escrever artigos para blog?

Ficar de frente para a tela em branco, no aguardo de escrever artigos para blog de forma interessante, já é um problema a ser enfrentado, não é mesmo?

E, como se não bastasse, o empreendedor ainda precisa lidar com as técnicas de SEO para produção de texto, e outros detalhes do Marketing Digital para potencializar o ranqueamento no Google. 

A ideia de textos atrativos e que possam gerar maiores lucros à empresa não é uma tarefa tão simples.

Em vista disso, nós da Plataforma Guest Post selecionamos algumas das dicas mais preciosas de como escrever artigos para blog para colocar seu site no topo do Google sem pagar por campanhas.

O título deve deixar claro o que esperar do seu artigo

Montar o título pode ser o fator de sucesso ou de fracasso. Isso porque a primeira impressão dos leitores é através do título. É chamativo? Tem gatilhos e call to actions de marketing? Traz uma ideia de autoridade?

Por isso, atente-se em primeiro lugar, em deixar claro o que o leitor deve esperar de seus artigos para blog. Um título com boas expectativas é aquele que:

  • Não é longo demais, mas que seja simples e direto;
  • Traz uma solução ou senso de utilidade (por exemplo: “Passo a passo de montar um Link Building para seu site”);
  • Aguça a curiosidade.

Pelo título você sabe o nível do texto escrito e a relevância que aquela empresa ou pessoa vai gerar em poucos minutos de leitura.

Utilize gatilhos mentais para chamar atenção para o clique

Gatilhos mentais são estímulos para o seu leitor clicar rapidamente no seu título. Por esta razão, faça uso de expressões, palavras-chave que chamam a atenção em seus artigos para blog.

Bons gatilhos mentais para seu título são:

  • Perguntas que serão respondidas no texto, por exemplo “Como vender na internet?” ou “Como cuidar do cabelo ondulado”;
  • Listas com números que apresentam alguns itens para o leitor seguir, por exemplo “5 coisas que você precisa saber antes de investir em ações”;

A quantidade destes itens no início não é tão relevante, mas à medida que o blog ganha autoridade, listas com mais itens podem aumentar a competitividade com listas de outros blogs já ranqueadas.

Porém, quanto mais específico e completo, o Google compreenderá que maior é a sua autoridade e o seu leitor terá disposição em conferir o conteúdo.

Estruture suas H2, H3 para contar uma história

Uma das coisas para saber como escrever artigos para blog é estruturar os tópicos do seu texto, também chamados de H2 e H3.

Os H2 são os tópicos principais e os H3 são subtópicos que dinamizam e tornam a leitura mais fluida e facilmente compreendida. E se o caso for de utilizar um H4, mais estruturada e agradável será a leitura. 

Além disso, artigos para blog – relevantes – precisam contar uma história. De início há uma introdução e, conseguinte, há o discorrer de informações mais relevantes sobre o tema. 

Os tópicos são úteis para leitores que têm pressa e aos olhos do Google, esta é uma excelente prática e ganha até uns pontinhos!

Confira abaixo como ficou, por exemplo, a estrutura de H2, H3 deste artigo:

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Note que para construir um sumário estratégico, é necessário que suas palavras chaves – primária e secundárias – contem uma história para seu público.

Construa parágrafos curtos

Cada tópico da sua história tem que ter parágrafos curtos. Caso contrário, o efeito dos H2 e H3 são perdidos.

Hoje em dia, a leitura na internet tem uma sensação de facilidade que, caso não seja seguida, dá uma tendência de maior evasão antes do final do texto.

Encurtar suas informações, portanto, é outra dica valiosa e vai manter seu leitor na página. 

Adicione links internos e externos

Adicionar links em artigos para blog vai proporcionar três coisas bem legais: bom ranqueamento no Google; tráfego para o site e geração de conteúdo de qualidade para o leitor.

Os links internos e externos são importantes agentes que dão vida ao blog. Eles conectam conteúdos de qualidade e ajudam ao empresário a ganhar uma quantidade maior em tráfego orgânico.

Construir uma Estratégia de Link Building irá potencializar sua estratégia e é uma excelente alternativa para colocar o seu site no topo do Google.

Afinal, quando links são inseridos em sites de convidados, automaticamente o Google entende que você – como empresa – é autoridade naquele assunto ou nicho.

 💡 Dica de leitura: Link Building o que é? Entenda como criar uma estratégia de links.

Adicione gráficos e imagens em seu artigo

Como parte de cada tópico, é ideal que também haja tipos diferentes de conteúdo como imagens, vídeos, gráficos, tabelas e outras mídias.

Textos sem organização visual são menos comunicativos. Já os que são complementados com mídias não deixam a leitura fatigante.

Otimize sua ALT-tag

Lembre-se sempre de incluir a palavra-chave na descrição, que em termos de SEO, é chamada de atributo ALT-tag (ou alt text). Além de ser um ponto a mais no SEO, a ALT-tag ajuda na leitura automática para leitores com deficiência visual.

Comprima o tamanho das imagens

Otimizar as imagens também está relacionado com o tamanho de cada arquivo.

Geralmente, as imagens necessitam de compressão, de forma a deixá-las mais leves para uma navegação mais rápida no site. Claro que sem perder a qualidade da imagem.

Você faz isso ao usar plataformas específicas para comprimir arquivos nos formatos JPG, JPEG, GIF e PNG. Conheça alguns deles:

Ferramentas úteis para conferir a otimização do seu artigo

Existem algumas ferramentas online gratuitas que fazem uma varredura no texto e apontam os erros de SEO. Veja quatro sites de ferramentas SEO para você otimizar seu artigo:

  1. SEO Analyzer;
  2. Lighthouse (excelente Plugin para WordPress);
  3. Majestic SEO;
  4. WooRank.

O Plugin Lighthouse pode ser facilmente instalado em seu navegador e você pode ativá-lo – ao clicar com o botão direito e em seguida “inspecionar” – sempre que necessário.

O Lighthouse conta com otimização para mobile e desktop. Confira:

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Outra opção, mas que é paga, é a ferramenta SEMrush. Ela está muito em alta atualmente, pois atende um nível profissional com o foco na competitividade desse mercado.

💡 Dicas de leitura: 11 erros de SEO mais comuns: Como evitar?

Diga ao seu público qual página visitar após ler seu artigo

É para isso que existe a Call to Action (CTA). Call to Action significa “chamada para ação”.

Você vai convidar seu leitor (a persona) a visitar outra página do blog; baixar um exemplar do portfólio ou e-book; preencher um formulário e comprar produtos e/ou serviços.

Escreva uma frase curta, no imperativo, para que a pessoa sinta a necessidade de clicar. E você insere o link por meio de:

  • Botões de CTA (a Dropbox é grande referência nisso);
  • Sidebar (um tipo de banner fixo);
  • Links em texto;
  • Imagens com CTA (uma imagem atrativa com um link).

No fim da leitura, você deve continuar a guiar o leitor e levá-lo a conhecer mais sobre o assunto. Nós entendemos que, além de saber como escrever artigos para blog, você também tem que saber finalizá-lo.

Através destes formatos de CTA, você escolhe o que melhor for para o objetivo da sua empresa. Verifique cada um por meio do teste A/B, que mostra se o tráfego das páginas vai ser interessante.

Dicas de SEO para blog

Agora, aqui vão algumas dicas de como escrever artigos para blog de olho nas técnicas de SEO, e de como manter seu blog sempre ativo:

  • Pesquise por palavra-chave compatível ao que seu público vai procurar no Google;
  • Publique frequentemente;
  • Estruture seu layout para uma boa leitura em smartphones e tablets (mobile first);

Além disso, compartilhe nas redes sociais para mais engajamento e estude o que a concorrência faz no blog para que o seu saia na frente.

Uma dica: o Majestic SEO oferece opções pagas e gratuitas para esta finalidade.

Agora, se você quer colocar seu site no topo do Google, confira na íntegra um checklist completo de Estratégias SEO, com as melhores práticas e as melhores ferramentas para SEO On Page e Off Page.

Onde posicionar a palavra-chave

Em artigos para blog, procure posicionar a palavra-chave – seja ela única ou relacionada – nestes seguintes lugares:

  • No título (H1);
  • No começo do título de SEO;
  • No primeiro parágrafo (de preferência no início da frase);
  • Na meta-descrição do SEO;
  • Na URL da página do artigo;
  • No decorrer do texto, e, conforme o tanto de palavras, nos subtítulos também (H2 e H3).

Naturalmente, ao passo que você escreve, você preenche uma quantidade boa de palavras. A quantidade de palavras é um dos fatores determinantes nas buscas e auxiliar a colocar seu site no topo do Google.

Conclusão

Sua preocupação em como escrever artigos para blog foi resolvida. O que significa que a experiência do leitor do seu blog vai ser convertida em funil de vendas e informar-se quanto às necessidades do cliente.

Nós quisemos reunir neste texto as mais valiosas dicas voltadas para o seu crescimento profissional na internet.

O Guest Posts é uma Plataforma que pensa no que o seu blog precisa ter para converter visitantes em leads e alcançar mais destaque na web.

Então, não se esqueça de colocar em prática o que aprendeu e voltar sempre que tiver dúvidas.

Um grande abraço e boas parcerias!

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