Como fazer Link Juice para aumentar a autoridade digital? [7 dicas para aumentar a visibilidade do seu site]

O Link Juice é um termo recente, que está associado aos links dentro de um conteúdo. Ele é um grande aliado para aumentar o ranqueamento no Google, levar mais visibilidade para uma marca e construir autoridade digital dentro de um nicho de mercado.

Saiba agora do que se trata essa estratégia e veja como você pode obter mais visibilidade para o seu site com ela!

O que é o Link Juice?

A inclusão de links de artigos relacionados em uma determinada página, é uma prática muito comum utilizada para melhorar a experiência do usuário e enriquecer a leitura. Mas esses não são os únicos benefícios em fazer esse direcionamento a quem acessa a página.

O Link Juice está relacionado ao aproveitamento de um backlink, referente ao SEO. Como exemplo, podemos imaginar um site que tem seus visitantes vindos de dois endereços na web, onde o primeiro se trata de um site genérico, e o segundo, de um com maior autoridade no tema.

Podemos chegar a conclusão que o segundo site possui um maior link juice, que auxilia no aumento da autoridade do site de destino. Isso gera uma maior visibilidade nos mecanismos de busca, além de aumentar o tráfego.

Porque otimizar o Link juice?

A otimização do link juice melhora o ranqueamento orgânico de um site, perante o número de Page Rank. O link juice tende a aumentar conforme a quantidade de direcionamentos feitos por outros sites de autoridade à sua página. Essa é uma medida de base que o crawler do Google utiliza para comparar a qualificação dos link’s que você consegue no seu site contra a qualificação do seu concorrente.

Quanto mais backlink’s você conseguir com alto nível de Link Juice, ou seja, quanto maior a autoridade da referência que você conseguir, maior a autoridade perante os mecanismos de busca você terá e maior será a visibilidade do seu site por conta do tráfego gerado.

Outro benefício é que sites com alto link juice podem ajudar a promover outros sites através de backlinks e obter recursos financeiros ao fornecer o espaço para a publicação, uma ótima estratégia para a formação de alianças e colaborações.

A distribuição de Link Juice

Cada link incluído em um post transfere uma parcela de autoridade de um link para o outro, de forma que isso impacta diretamente o posicionamento do site de destino na página do Google. Assim, ao construir um backlink com alto valor de Link Juice, você ganha visibilidade em duas vias: dos visitantes que lerem a página do seu parceiro e dos mecanismos do Google que irão ranquear melhor os link’s de destino que você inseriu.

Quanto mais links em um post, menor será o link juice transferido para cada um deles. Por isso, para que haja um bom ranqueamento no site de destino, o ideal é que a página tenha poucos links de direcionamento.

A distribuição de Link Juice
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Como conseguir backlinks de qualidade?

Um site com muita autoridade pode transferir um bom link juice, mas quando dividido em muitos links, a parcela para cada um deles pode se tornar pequena. Por isso, pense bem na concentração de link’s que você irá criar em um artigo. Às vezes, pode valer a pena criar apenas um link para transferir muita autoridade para um único artigo que você quer ranquear; em outras situações, pode valer a pena criar mais link’s para aproveitar o espaço para divulgar muitos trabalhos.

Tudo vai depender do que o seu negócio precisa para alcançar os objetivos traçados e qual é a estratégia que você vai adotar em uma campanha de SEO para fazer isso. Normalmente, as campanhas de SEO sofrem alterações ao longo do seu trabalho, de forma que você tem que fazer um estudo constante para elaborar outros projetos.

O mais importante no momento é entender como funciona o Link Juice para saber como manusear esse conceito corretamente.

Para limitar os sites de recebem o link juice quando citados em um link, basta incluir o atributo “nofollow” associado aos links criados em que você não deseja aumentar o ranqueamento da página de destino. Mas, quando você deve utilizar essa limitação?

Impacto da distribuição de Link Juice na sua autoridade digital

Limitar a distribuição pode ser muito útil em diversos casos, afinal, nem todos os sites linkados precisam ou devem receber link juice.

Como exemplo, temos artigos em que são citadas as fontes para corroborar com o assunto tratado, mas pode não ser do interesse do autor do artigo transferir link juice para elas.

Outro caso são páginas de contato, login e termos de uso, em que não há a necessidade de fornecer link juice. Por isso essa limitação pode ser realizada, o que também ajuda a direcionar um maior link somente ao site desejado.

Link Juice e as palavras-chave

O uso de palavras-chave é uma técnica de SEO importante, que também pode ser aproveitada quando se trata de link juice. Afinal, quanto melhor empregadas no artigo, maior será a visibilidade nos mecanismos de busca.

A dica é fazer a linkagem para o site sobre a palavra-chave, de forma natural dentro do artigo. Dessa forma, o link juice é muito mais aproveitado do que apenas escrever “clique aqui” e direcionar para o destino. As palavras-chave, quando linkadas, auxiliam ainda mais no ranqueamento do site.

O que fazer para obter mais Link Juice?

Depois de entender o que é e quais são os seus benefícios para o ranqueamento de um site, está na hora de aprender técnicas para obter mais link e aumentar a autoridade. Confira abaixo 7 dicas para utilizar Link Juice para aumentar a visibilidade do seu site e construir sua autoridade digital no nicho de mercado que você quiser! Veja:

1. Conteúdos de qualidade

O conteúdo é a base de qualquer site, outras estratégias utilizadas não geram resultados se o conteúdo da página for ruim.

Para isso, na hora de produzir conteúdo, é essencial se atentar a alguns pontos:

  • Originalidade;
  • Utilidade e relevância;
  • Entrega do que é proposto no título;
  • Boa formatação;
  • Temática segundo o nicho do site.

Esses são os pontos essenciais para ter um conteúdo de qualidade, que garantem um maior ranqueamento no Google e um aumento no link.

2. Estratégias de Marketing Digital

O marketing digital possui grande importância para a visibilidade de um site na web. O tráfego pago é uma ótima alternativa para alcançar mais pessoas, afinal, quanto maior a visibilidade, maior a autoridade perante o Google. Como uma página de autoridade possui uma boa quantidade de link, é importante focar em estratégias de marketing digital, assim como o uso das redes sociais.

3. Segmentação do seu público

A segmentação, quando alinhada a um conteúdo de qualidade, gera ainda mais resultados, e uma boa segmentação garante que o material chegue ao seu público-alvo. Essa comunicação gera mais autoridade, que o Google entende como algo positivo e trabalha na melhora do ranqueamento do site.

4. Guest Post

Guests posts são uma ótima forma de realizar a troca de links, que aumenta a autoridade de sites do mesmo nicho.

O guest post é um texto escrito por um autor em outro site, que linka para o seu próprio. Dessa forma, o impacto gerado é trazer mais audiência ao site, influenciando no link.

5. Utilizar intralinks

Os intralinks, chamados também de links internos, direcionam para outra página no mesmo site. Eles também auxiliam no fortalecimento da autoridade, e é uma das melhores formas de começar a obter mais link.

6. Utilizar links externos

Os links externos são os que direcionam para outro site. Quanto mais autoridade possui, mais ele tem a oferecer ao site linkado em seu artigo.

7. Como ter percepção do funcionamento de Link Juice nos conteúdos?

Algumas métricas ajudam a ter uma percepção de como está o link juice em um site, assim como ferramentas e algoritmos. Algumas dessas ferramentas são: Ahrefs, Monitor Backlinks, cognitive SEO e Majestic SEO.

Como o Google calcula o Link Juice de um link?

Para calcular o Link Juice, o Google considera alguns fatores. São eles:

  • Total de links na página: quanto menor o número de links, maior;
  • Localização do link: quando mais perto do título, maior o link juice;
  • Relevância: semelhança entre o assunto tratado na página de origem e na página de destino;
  • Texto âncora: naturalidade em que o link é inserido no artigo.

Sites com bom link juice podem oferecer um maior ranqueamento a outros sites através de backlinks.

O link juice está diretamente relacionado ao nível de autoridade que um site possui, e o Google leva diversos fatores em consideração na hora de fazer o cálculo.

Depois de entender o que é o link juice e como obter mais para o seu site, basta colocar nossas dicas em prática para ter resultados!

Agora que você já conhece sobre essa estratégia, não deixe de conferir outros artigos importantes para o seu conhecimento de SEO:

Como colocar meu site no topo do Google sem pagar por campanhas?

Sites que aceitam Guest Post: + de 4 mil sites e blogs esperando você!

Guia Definitivo para Iniciantes: O que é Guest Blogging?

Como conseguir backlinks de qualidade?

Até mais 🙂

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas