Entenda como ficar no topo do Google: Marketing de Conteúdo ou Link Building?!

Entre os inúmeros temas abordados dentro do Marketing Digital, estar presente no meio já não é mais o suficiente para alcançar excelentes patamares.

Entender como ficar no topo do Google é o desejo de muito e de extrema importância, não somente para alcançar vendas escaláveis, mas também para aumentar a autoridade da marca da sua empresa!

Compilar um excelente Marketing de Conteúdo com as Estratégias de SEO e Link Building, são excelentes exemplos de como ficar no topo do Google de forma estratégica.

Recentemente, relatos apresentados pela Search Engine Journal, expõe afirmações do próprio John Muller – Webmaster Google – sobre como ficar no topo do Google.

Confira o artigo na íntegra e entenda como ficar no topo do Google a partir de insights confiáveis direto da fonte!

Neste artigo, você verá:

    Entenda porque é importante seu site ficar no topo da SERP

    Antes de contextualizarmos sobre como ficar no topo do Google é preciso entender que a SERP, nada mais é do que do os resultados dos mecanismos de pesquisa.

    Ou seja, são é aquela página de resultados que expõe o que o usuário está procurando. Confira abaixo um exemplo:

    o-que-e-serp

    Basicamente a SERP é composta por duas ramificações distintas, sendo elas:

    • os websites com anúncios pagos;
    • e os melhores resultados em websites, de acordo com o termo de busca (caracterizado como classificação orgânica).

    Entender como ficar no topo do Google e permanecer nele é um desafio que muitos profissionais vêm enfrentando!

    Afinal, é uma compilação imensa de algoritmos que influenciam sobre o ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google – no final deste artigo comentamos sobre estes algoritmos.

    Após pesquisa realizada pela Advanced Web Ranking podemos observar que a posição das páginas no Google vai “perdendo tráfego” conforme o seu posicionamento na SERP.

    Mas o que isso quer dizer?!

    Isso significa que, quando menor for sua posição na SERP, menor será seu índice de visualização.

    Confira abaixo o relatório completo das 10 primeiras posições na SERP:

    POSIÇÃO NO GOOGLETAXA DE CLIQUES DA POSIÇÃO
    1º lugar29,81%
    2º lugar16,05%
    3º lugar9,97%
    4º lugar6,74%
    5º lugar4,85%
    6º lugar3,57%
    7º lugar2,7%
    8º lugar2,1%
    9º lugar1,68%
    10º lugar1,33%

    ( Relatório de Cliques pela Advanced Web Ranking )

    Deu pra entender que é de extrema importância que você entenda como ficar no topo do Google?

    Conforme o posicionamento do seu site na SERP, menor seja o seu engajamento, views, vendas, etc…

    Entenda como funciona a Confiabilidade por parte do Google

    A confiabilidade é o principal requisito ao ser analisado como primeira instância!

    E é por isso que as Diretrizes Avaliadoras de Qualidade do Google promovem as seguintes ideologias: Expertise, Autoridade e Confiabilidade.

    Você já ouviu falar em YMYL – Your Money or Your Life?!

    Basicamente a confiabilidade, bem como ficar no topo do Google, surgiram especificamente para evitar este tipo de situação.

    Algumas páginas na internet podem impactar a felicidade, saúdo, estabilidade financeira ou até mesmo a segurança dos usuários.

    Dessa forma, estas páginas são classificadas como “Your Money or Your Life”, o que em sua tradução significa “Seu dinheiro ou sua vida”.

    Esta ideologia nos remete a ideia de obrigatoriedade sobre o conteúdo daquela página, o que pode levar a um alto “sofrimento” por parte dos usuários.

    Exatamente por isso, dentre outros fatores, o Google e suas Diretrizes vem atuando cada vez mais arduamente para que estes tipos de situações indesejadas, não ocorra!

    Afinal, bem como ficar no topo do Google, só permanecem no topo aqueles que atribuem a experiência do usuário como fator primordial para suas páginas.

    Como ficar no topo do Google: John Mulller responde

    Ter conhecimento sobre como ficar no topo do Google é um fator de extrema importância, principalmente para quem trabalha com Marketing Digital, não é mesmo?!

    Afinal, ter conteúdos presente no topo do Google é satisfatório como excelentes resultados de um trabalho estratégico e de grandes desafios!

    Confira abaixo alguns relatos importantes sobre como ficar no topo do Google:

    john-muller-google

    “O fator de confiança do Google é uma combinação de muitos fatores que eles usam para avaliar o grau de confiança de um site. Quanto mais confiável um site for visto, maior será a probabilidade de seus artigos obterem uma classificação superior em pesquisas específicas do Google.

    O Google TrustRank ajuda o Google e outros mecanismos de pesquisa a combater o spam na web. Especificamente, o TrustRank mede os chamados “sinais de confiança”.

    John Muller – Google.

    Neste trecho acima, fica claro que bem como ficar no topo do Google, os sinais de confiança – apesar de não terem um algoritmo específico – é de extrema importância para obter uma excelente classificação na SERP.

    Ou seja, é compilado inúmeros fatores que demonstram e apresentam a confiabilidade de um site ou página para os mecanismos de busca.

    Confira abaixo outro relato sobre como ficar no topo do Google à partir do Marketing de Conteúdo:

    “Não acho que tenhamos um fator de confiança para o qual possamos olhar e dizer, oh, a confiança está em (eu não sei) nove entre doze ou qualquer número que você tenha lá.

    Então isso é meio (eu não sei) … é quase como uma questão filosófica nesse ponto.

    É como melhorar a qualidade do seu conteúdo em geral torna um site mais confiável em relação ao Google?

    E assim … não sei. Não há métricas específicas para isso”.

    John Muller – Google.

    Ok! Entendi perfeitamente do que se trata. Mas afinal, quais são os fatores de que influenciam meu site como ficar no topo do Google?!

    Esta é uma pergunta mistério que “o Google” não responde com palavras exatas!

    Confiram o que John Muller respondeu sobre como ficar no topo do Google a partir dos fatores de conteúdo e “linkagem”:

    “Acho que melhorar a qualidade do seu conteúdo é sempre uma boa ideia.

    Mas é uh … muitas coisas estão envolvidas nisso.

    E quando se trata de confiança, definitivamente não é apenas uma questão de links que apontam para um site.”

    John Muller – Google.

    Além dos fatores de Marketing de Conteúdo, as Estratégias de Link Building – quando compiladas – são excelentes exemplos de como ficar no topo do Google.

    Bem como as Estratégias de SEO que, ao serem as 3 estrategicamente estruturadas auxiliam e potencializam a colocar seu site no topo do Google!

    Caso queira conferir a entrevista do John Muller – Google – na íntegra é só clicar aqui!

    As 3 poderosas combinações para ficar no topo dos buscadores

    como-ficar-no-topo-do-google
    Confira as 3 Estratégias mais poderosas para alcançar o topo dos mecanismos de busca.

    Marketing de Conteúdo

    Antes de comentarmos como ficar no topo do Google com as três estratégias, vamos abordá-las separadamente em seu resumo.

    O Marketing de Conteúdo é com certeza um dos principais fatores que você precisa estar atento!

    Produzir conteúdos de alta qualidade é um dos princípios básicos que você precisa investir. Confira abaixo alguns exemplos de Marketing de Conteúdo:

    • Técnica de Guest Blogging;
    • Vídeos;
    • E-books;
    • Posts em Redes Sociais.

    A principal estratégia em Marketing de Conteúdo pelo qual eu recomendo é a Técnica de Guest Blogging!

    Também conhecido com Guest Posts, o Guest Blogging é uma excelente estratégia de como ficar no topo do Google, de forma autoritária e poderosa.

    Além de aumentar a autoridade do seu site na internet, o Guest Blogging possibilita uma maximização em seu tráfego orgânico, bem como o reconhecimento da sua marca na internet.

    Estratégias de SEO

    Falar sobre como ficar no topo do Google e não mencionar as Estratégias de SEO é impossível!

    Afinal, o SEO, é uma otimização específica e estruturada diretamente para os mecanismos de busca, ou seja, todo o conteúdo é otimizado para apresentar uma excelente estruturação e portanto classificação.

    As Estratégias de SEO são basicamente divididas em On Page, com a qual ocorre em suas páginas na internet. Já o SEO Off Page são referente à práticas fora do seu site, como os Guest Posts.

    Hoje em dia as Estratégias de SEO são vistas como especificações diretas para colocar sites no topo do Google. Mas este não é seu único princípio!

    Além de otimizar toda estrutura para os mecanismos de busca, o SEO permite que você otimize a experiência do usuário, outro fator de extrema importância para ficar no topo!

    Estar atento ao Core Web Vitals – métricas essências – para otimizar o ranqueamento no Google está dentro das especificações SEO de otimização.

    É de extrema importância que entenda sobre essas métricas essenciais, pois elas influenciam diret5amente em como ficar no topo do Google!

    Estratégias de Link Building

    Não menos importante, estão as Estratégias de Link Building que, ao realizar uma “linkagem” com outros sites, podem influenciar diretamente em sua autoridade e reconhecimento na intenet.

    Em seu resumo, podemos atribuir o Link Building como uma compilação de estratégias – baseadas em SEO – para colocar seu site no topo dos buscadores!

    Entre uma das Estratégias de Link Building mais conhecidas, está a troca de Guest Posts!

    Já comentamos mais acima sobre esta técnica, então, vou apenas complementar que existem algumas técnicas de SEO para produção de textos que, podem dar um grande pulo para o topo.

    ? E fica a dica: Aqui na Guest Posts aceitamos artigos de todos os nichos de mercado! Faça parte desta comunidade e encontre grandes sites para troca de guest posts!

    CONCLUSÃO

    Nenhum indicador ou métrica existe para que se possa medir a confiabilidade de um site ou de suas páginas.

    Podemos afirmar, a partir da entrevista concedida que, não existe um algoritmo do Google que classifica perante a confiabilidade.

    Existem outros inúmeros fatores de ranqueamento, no qual conhecemos que influenciem diretamente sobre como ficar no topo do Google.

    Compilamos todos os algoritmos do Google – conhecidos e apresentados pelas Diretrizes Webmaster – e caso você queira conferir na íntegra é só clicar no link!

    Dessa forma, fica claro que a confiabilidade de um site é de extrema importância para o Google, mas este não é um fator determinante que influencia páginas de websites à ficarem no topo.

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