Como ranquear meu site no Google? 5 Dicas para ficar no topo nas pesquisas

Estar presente na primeira página do Google é algo desejado por todo site, isso nos garante melhor visibilidade de página e uma quantidade de cliques, maior. Mas aí vem a questão… Como ranquear meu site no Google?

Confira nosso artigo e entenda o que é preciso para garantir um bom posicionamento no Google e as melhores estratégias de alcance para os primeiros lugares! 

Quem não deseja ter o seu site nos primeiros lugares de busca, apontando um bom ranqueamento no Google?  

Esse é o desejo de muitas empresas, que apesar de utilizarem inúmeras técnicas, ainda não sabem qual é o verdadeiro segredo do ranqueamento no Google. 

De fato, a concorrência é crescente, e a exigência no preparo de conteúdos cada vez mais estratégicos segue a mesma linha.

No entanto, a primeira coisa que você deve considerar quando se trata do posicionamento do seu site, é que esse processo não é do dia para noite. 

Inclui uma boa jornada de preparo e acompanhamentos com frequência e resultados a longo prazo.

Desse modo, ocupar as posições iniciais é consequência de um site que possui os requisitos que o Google pede. 

Ou seja, quanto mais você atende a esse formato, maiores são as oportunidades de ranquear bem.

Mas claro, o objetivo do Google é semelhante ao do leitor que está em busca de um determinado assunto: encontrar o melhor conteúdo. 

É por isso que, optar pelo aspecto técnico é importante, mas garantir qualidade nas publicações também é essencial. 

Para isso, existe uma estratégia tão famosa no marketing digital: o Search Engine Optimization (SEO), a nossa otimização dos mecanismos de busca.

E, para auxiliar você no processo de ranqueamento no Google, selecionamos 5 segredos, que se trabalhados em conjunto, podem ser muito eficientes e ajudar o seu site a alcançar as primeiras posições nas pesquisas. Vamos lá?

Seja claro e objetivo 

Pode parecer uma dica simples, ou talvez algo que você já saiba. Mas acredite, nem todos são objetivos na hora de publicar um conteúdo.

Talvez você esteja se perguntando: “mas o que significa ser, se fato, claro e objetivo?”

Aí é que está o ponto. Isso significa encontrar as melhores respostas para uma pergunta ou um termo. 

Afinal, quando alguém está fazendo uma busca no Google, é como se houvesse uma conversa. 

Eu faço uma pergunta e você responde na mesma hora. Isso ocorre principalmente quando estamos falando da internet, porque é um instrumento veloz, à medida que o dia a dia da população também é. 

Muitas vezes esse assunto não é retratado da maneira como deveria, por isso, o próprio Google desconsidera as primeiras posições.

Como ranquear meu site no Google?

Isso nos leva a considerar a palavra-chave como um instrumento essencial e que deve ser bem analisado antes da produção de conteúdo. 

A palavra-chave precisa ter relevância, e hoje em dia, existem diversas plataformas que auxiliam no estudo da melhor opção. 

Esteja atento a isso e os seus resultados serão ainda melhores!

Conheça a sua persona

Conhecer a persona antecede toda e qualquer decisão em um segmento. 

Você precisa conhecer o público com quem fala, porque a sua intenção não é apenas falar, mas falar para essas pessoas.

Afinal, como seres humanos somos específicos em cada detalhe, e nos assuntos de nosso interesse e a forma como os buscamos, também podemos ver essas divergências, inclusive quando se trata de um assunto específico. 

Sendo assim, um tráfego orgânico qualificado é gerado quando esse público adquire uma certa confiança a partir de resultados positivos na busca.

Por isso, não deixe de pensar bem nas palavras-chave e no título que poderão atrair essa persona e em uma boa aplicação do tema, com garantia de que ela sairá com a dúvida respondida. 

No mais, lembre-se também de divulgar o seu conteúdo em outras redes com base nessa persona. 

Por exemplo, se o tema do artigo é sobre livros, por que não fazer uma rede social e divulgar lá? Ou que tal fazer parceiras? 

A diversidade de canais de divulgação para a persona em questão também pode ajudar você a construir um maior espaço no Google.  

Marketing de conteúdo

É comum que muitos sites e blogs ofereçam conteúdos gigantescos e bem elaborados. Mas muitas vezes, sem nenhum tipo de relevância, ou até sem o conhecimento necessário para o que foi solicitado. 

Você pode manter sempre a simplicidade no conteúdo, mas se concordar com as devidas técnicas e com um conteúdo bem pensado e elaborado, as chances de que ele seja bem-visto são muito maiores. 

O importante é manter a essência da sua página, explanar bem o que ela oferece e não deixar de lado as estratégias, porque sim, elas são necessárias e eficientes para o alcance de um bom ranqueamento no Google.

Chega a ser uma frustração quando clicamos em um site, paramos para ler um artigo, por exemplo, e quando abrimos outro, o conteúdo é praticamente o mesmo. 

Ou quando esse conteúdo é muito raso e não oferece a relevância que você buscava. 

Outro aspecto que pode ser considerado, é um texto bem escrito sem muitos erros ortográficos. 

Você não precisa demonstrar apenas autoridade no tema em questão, como em uma boa escrita do que será abordado. Pode acreditar: isso contará como um ponto positivo. 

A qualidade, sem sombra de dúvidas, sempre vai ser um instrumento de destaque.

Lembre-se de fazer uma boa adaptação e procure ser o mais sucinto!  O marketing de conteúdo será fundamental nesse processo. 

Tenha um site responsivo e adaptado

Não é novidade que a rotina de atividades da sociedade está cada vez mais sobrecarregada.

Seja com trabalho ou estudos, a sociedade toda pede agilidade em atividades manuais, quem dirá as tecnológicas.

E mais: muitas das vezes, esse acesso é realizado pelo celular. É por isso que um site responsivo possui grande importância. 

A velocidade no carregamento da página, portanto, também torna-se um instrumento necessário para o ranqueamento no Google.

Quanto melhor a experiência, e maior o tempo de permanência na página, mais o Google vai entender que aquele conteúdo é positivo. Você concorda?

Comece fazendo questionamentos a si mesmo. Por exemplo, vamos supor que você irá fazer uma pesquisa de entretenimento no seu dia a dia durante os 15 minutos de intervalo para um lanche no trabalho. 

Será que você permanecerá em um site lento? É muito provável que não. 

E um site que não se adapta ao seu celular? Será que ele pode ser considerado com a mesma função e facilidade de acesso do que um adaptado para dispositivos móveis?

O Google também prioriza isso. Portanto, oferecer uma facilidade no acesso também é um segredo para subir ainda mais nesse posicionamento. 

Monitore os seus resultados

Por fim, um último segredo que precisa ser considerado para que o seu site garanta um bom ranqueamento no Google, é o ato de monitorar os seus resultados.

Isso mesmo! Para que você entenda melhor, farei uma comparação: imagine que você está com algum problema. 

Como você encontrará uma solução para o mesmo, se você não souber que ele existe? Em primeiro lugar, é preciso entendê-lo e aceitá-lo.

Podemos adaptar essa situação para diversas circunstâncias, inclusive para o posicionamento de uma página, porque é um longo processo e não é fácil. 

Com certeza existem falhas, ajustes, novos itens de compreensão. 

Por isso mesmo, você deve analisar com frequência o que pode ser mudado, o que deve permanecer, e inclusive avaliar a concorrência, qual o seu diferencial e o que pode estar faltando no seu conteúdo. 

Isso pode e deve ser feito em conteúdos já prontos também! Até porque, pode ser que devido a um detalhe, você não garanta lugar nas primeiras pesquisas dos buscadores, incluindo o Google. 

As otimizações de SEO On page e SEO Off page, entre links internos e externos, meta-descrição e outros itens devem sim, fazer parte da sua pesquisa e devem ser atualizados também. 

Isso porque, as configurações do Google estão em constante atualização. Por isso, não há tempo para deixar de estudar bem a sua área. O aprofundamento é sempre essencial!

E não se esqueça de fazer tudo isso da forma mais correta possível. Caso contrário, as técnicas Black Hat podem ser um erro grave e uma prática nada saudável para o seu site, que inclusive, pode ser penalizado quando aplicadas. 

Lembre-se que existem práticas corretas de gerar tráfego orgânico, como as apontadas acima, que podem e vão fazer diferença no seu ranqueamento. Ok?

Conclusão 

Para concluir, queremos saber de você: o que achou do nosso artigo?

Esperamos ter respondido a todas as suas dúvidas e atendido às necessidades. Você pode conferir a nossa página de conteúdos para saber mais sobre ranqueamento e temas relacionados. 

No mais, vale lembrar também, que todo o conteúdo foi selecionado pela Guest Post para auxiliar você no processo de ranqueamento no Google.

A nossa plataforma oferece uma variedade de serviços de publicação de artigos, divulgação de site, análise de métricas e estratégias SEO.

Nós simplificamos para você a utilização de guests posts e a gestão de tráfego orgânico.

Tudo isso para que você aumente a autoridade da sua marca e garanta o seu espaço nas primeiras posições do ranqueamento no Google.

Compartilhe:

Deixe um comentário