Saiba como usar o Topic Clusters para organizar seu blog! [veja 5 passos fundamentais]

Hoje vamos aprender como usar o topic clusters, uma das técnicas fundamentais para aumentar o tráfego orgânico do sua página. Afinal, o mundo do marketing de conteúdo, bem como do SEO, é muito mais vasto do que somente o bom uso das keywords.

Saber como usar o topic clusters tem a ver com o entendimento profundo da quantidade de temas abordados por um site, de forma que possam se tornar organizáveis, de fácil acesso e de fácil leitura para o usuário da sua página. Tal organização deve seguir uma cadeia lógica de raciocínio, onde um tópico chama o outro.

Esses “ganchos” são dados pelos próprios artigos nos sites, a depender de como são escritos.

Você já reparou que existem blog’s cujos artigos possuem links para outros artigos e que todos estão interconectados por um tema principal? Isso demonstra que o administrador do site sabe como usar o topic clusters com eficiência.

Assim, a consequência é um nível de retenção maior no site por parte do usuário, e um ranqueamento melhor por parte dos mecanismos de busca, especialmente o Google.

Veja a seguir os detalhes sobre o que é o topic cluster, para que serve essa técnica e como você pode utilizá-la na sua página. Confira também como usar o topic clusters, como ele funciona na sua estratégia SEO e o quanto vale investir nesse método para que ele valha a pena.

O que é um Topic Clusters?

Para entender como usar o topic clusters é preciso saber o que essas palavras significam. Podemos recorrer à tradução literal para compreender o conceito, sem qualquer problema. Topic significa “tópico”, por óbvio; já a palavra “clusters” pode ser traduzida para “grupamento”.

Então, por associação, um topic cluster é um grupo de tópicos, mas como esse conceito é praticado e se apresenta em um site? Basta pensar em todos os passos que o levaram a construir sua própria página na internet. Em primeiro lugar, é necessário escolher um assunto principal, ao qual o blog inteiro se dedicará.

O que é um Topic Clusters
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Aprenda a usar Tráfego pago e tráfego orgânico no seu site

Por exemplo, se o assunto principal é “Marketing Digital”, então essa é a orientação principal do seu site, e tudo deve girar em torno dele. A intenção é generalizar e criar um tema extremamente amplo, no qual podem ser comportados uma infinidade de tópicos. Ao agrupar todos os tópicos que decorrem do tema, você tem um topic cluster.

Ainda no exemplo, dentro de um site sobre marketing digital, algumas sugestões de topic clusters que podem surgir são: SEO, tráfego orgânico, marketing de conteúdo, tráfego pago e Google Analytics, por exemplo. Quanto mais assuntos agrupados dentro de um grande tema, melhor.

Uma vez que você agrupa os seus tópicos em topic clusters, é possível criar uma espécie de rede de assuntos interligados para que seu usuário encontre todos os termos de referência ao ao navegar pelo seu site. Sua intenção é que ele “ache” os artigos relacionados ao tema principal, que ele salte de um tópico ao outro de forma natural. Na teoria, o usuário salta de um artigo a outro e fica mais tempo em seu blog.

Manter o usuário por mais tempo no blog é apenas uma das consequências benéficas sobre como usar o topic clusters. Agora, veja a seguir em detalhes para que mais serve esse método:

Para que servem Topic Clusters?

A beleza em como usar o topic clusters se mostra quando você percebe que não é apenas o usuário do blog que obtém uma experiência melhor, pois você, como administrador, tem a oportunidade de trabalhar com mais tranquilidade.

Organização

A página pilar, ou a página que contém o assunto principal, de conteúdo mais amplo, servem como um ponto de partida para organizar todo o blog através de topic cluster.

SEO

Saber como usar os topic clusters é dominar uma das melhores estratégias de SEO, pois torna o seu blog mais coerente e fácil de navegar. Isso faz com que seu blog se torne uma autoridade confiável pelos usuários e, consequentemente, suba nas posições do ranking do Google.

Celeridade na criação de conteúdo

Pode até ser que fazer a sua página pilar requeira muita pesquisa, isso é normal. Primeiro é necessário dar amplitude ao tema, pesquisar a fundo, para que os conteúdos relacionados surjam. Quanto melhor for a pesquisa, mais denso será o topic cluster. Você terá mais facilidade para encontrar e discorrer sobre assuntos relacionados ao tema principal.

Conteúdos completos

Ao pesquisar bastante o tema, você pode fazer a sua página principal e separar todas as nuances e tópicos relacionados em topic clusters.

Os assuntos subsidiários ganharão mais corpo, o que renderá artigos mais robustos. Em última análise, quantidade e qualidade de conteúdo, o que também contribui para a autoridade do seu blog.

Como usar o topic clusters?

Uma vez conhecido o conceito e os benefícios, é o momento de aprender a como usar o topic clusters. Como trazer esse imenso campo semântico para a realidade do blog e das técnicas SEO? Como esse conceito pode se traduzir em mais tráfego orgânico, subida de ranking e autoridade no nicho?

Como usar o topic clusters
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Como fazer boas estruturas de URLs com base em SEO

Em poucos passos e bastante trabalho, você pode criar uma estrutura gigante, muito bem organizada, para tornar seu blog em um atrativo convite à leitura ininterrupta.

Escolha do tema principal

Você deve fazer um mapa mental em uma superfície branca (quadro, papel, tela de computador). Escreva todos os assuntos que são pertinentes ao negócio relacionado ao blog. Por exemplo, se o seu blog é relacionado à estética, uma ideia de tema principal pode ser: “Por que preciso me preocupar com a estética?”.

Certifique-se de que os assuntos ao redor do tema principal se relacionam com este de alguma forma, e que se relacionam com a necessidade e dores do público-alvo. Essa pesquisa também deve ser realizada antes mesmo de determinar sua página pilar e seu topic cluster.

Pesquisa de palavras-chave

Aqui a intenção é não perder tempo. Saber como usar o topic clusters tem a ver com fazer muito planejamento para que depois as ações sigam de maneira natural. Antes de se debruçar sobre artigos, pesquise quais palavras-chave o seu público usa em suas buscas.
A palavra-chave não é o tópico principal ou secundário, mas ela é um norte para orientar cada artigo.

Então, os seus topics clusters devem incluir o uso de palavras-chave, como já é típico das práticas de SEO. Lembre-se que o método de otimizar uma página para os mecanismos de busca é uma questão de acumular as técnicas de SEO.

Estrutura

Agora que você definiu o tema principal para a página pilar e os seus respectivos topic clusters, é hora de montar essa estrutura.

A página pilar deve mencionar os seus topic cluster, onde estes devrão ser específicos e cuidadosamente criados para que o leitor se conduza à página pilar. Um deve alimentar o outro, em um ciclo que não pode ser quebrado.

Conteúdo

Após essa extensa “pré-produção” é o momento de finalmente criar o conteúdo. O volume é o que mostra o quanto a pesquisa profunda é valiosa. Seu blog deve se mostrar equipado, munido de artigos, para que o usuário navegue por ele e aprenda o que deseja. Isso gera uma boa experiência do usuário.

O conteúdo em si, deve focar em uma redação simples, informativa e de leitura intuitiva. Tenha um fio condutor por todo o texto, desdobrado em tópicos e subtópicos.

Nada de inventar a roda aqui! Entenda que os tópicos foram pensados como perguntas que o usuário faz, portanto, a tarefa do seu artigo é responder o melhor possível.

Colocar links internos

Ao criar a página pilar e os topic clusters, o objetivo já é estabelecer uma rede de links internos que guiará o seu leitor por vários artigos diferentes do blog. Mas, com o tempo, os assuntos mudam, ficam mais atuais, e seu blog também se torna mais robusto.

Como ele funciona na sua estratégia de SEO?

Saber como usar o topic clusters é uma parte da estratégia. Você também precisa aplicar as técnicas de SEO para que sua página suba no ranking do SERP (página de resultado nas buscas).

O SEO influencia na qualidade do seu conteúdo. Comece do texto em si, que deve ser coeso, gramaticalmente correto e, acima de tudo, uma leitura agradável.
Os topic clusters ajudam você a distribuir as palavras-chave pelo texto de forma equilibrada, pois seu uso será natural. Em suma, um texto cujo tema foi planejado “chama” as suas próprias palavras-chave.

Outra questão relacionada ao conteúdo é que muitos redatores de artigos se preocupam em bater uma meta de palavras e com isso perdem a coerência do texto. A quantidade de palavras deve ser vista como um campo, não como um alvo.

O texto deve gravitar nesse campo, de forma que não haja falta nem exagero de palavras.

Analisar o conteúdo para encontrar temas não explorados, ou comparativos para produzir artigos de melhor quantidade sempre será uma dica válida. No mundo mercado o estudo da concorrência é comum, portanto no marketing digital isso não seria diferente.

Vale a pena?

Após tudo o que foi dito até aqui, a resposta é claríssima: com certeza vale a pena! Ao descobrir e pôr em prática como usar o topic clusters, seu blog terá uma estrutura completamente profissional. A organização será dupla: do seu trabalho e da leitura do usuário.

Além de ser um guia, um blog pode ser uma fonte de atração para quem deseja explorar seus assuntos. Quando os textos dos artigos conduzem o leitor a assuntos importantes e aguçam a sua curiosidade, ele passa a lembrar do blog, que se torna uma fonte confiável de informação.

A consequência final é um tráfego orgânico como você jamais viu e uma subida cada vez maior nas páginas-resultado de buscas.

Espero que possamos ter ajudado você a construir melhor a sua página na internet com a produção desse conteúdo. Se tiver ficado alguma dúvida ou faltado alguma informação, deixa nos comentários que responderemos o mais rápido possível. Ou, se você se sentir mais à vontade, entre em contato conosco pela página Contato e nos envie uma mensagem para termos uma conversa particular.

Será um prazer te atender 🙂

Agora, se você quiser continuar com os seus estudos em Marketing Digital e SEO, acesse os demais artigos:

Como colocar meu site no topo do Google sem pagar por campanhas?

Como conseguir backlinks de qualidade?

Guia Definitivo para Iniciantes: O que é Guest Blogging?

Blog Corporativo: Técnicas de SEO para produção de texto

Acompanhe o blog semanalmente para especializar os seus conhecimentos em SEO e conseguir backlink’s para levar o seu site no topo do Google!

Até mais 🙂

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas