Entenda o que é SEO Local e como otimizar o posicionamento da sua marca na internet

O SEO Local é uma excelente técnica para chamar a atenção de novos clientes e tornar-se uma empresa de referência local.

Mas afinal, você já ouviu falar sobre o que é SEO e para que serve?!

Em seu resumo, podemos atribuir o conceito de SEO, como um conjunto de técnicas para otimizar páginas e/ou conteúdos para os mecanismos de busca, como o Google – por exemplo.

Basicamente, o SEO compõe uma sequência de processos estratégicos para tornar o seu site/página, o mais otimizado possível – de forma natural, seguindo os padrões limites e as penalizações.

Colocar seu site no topo do Google sem investir em anúncios pagos pode ser um desafio, mas com as estratégias corretas esse objetivo pode ser alcançado!

Confesso à vocês que será um processo minucioso, requer atenção e as estratégias compiladas devem ser seguidas à risca! Mas dentro de 1 ou 2 meses você já poderá notar as diferenças!

Resultados estes que irão: colocar seu site no topo dos buscadores, maximizar a marca da sua empresa na internet, aumentar seu tráfego orgânico, engajamento de novos clientes e escalonamento de vendas!

Confira os tópicos ou navegue através do link direto:

    O que é SEO Local?

    O SEO Local é uma estratégia poderosa para que você consiga maior atenção de seus potenciais clientes, na região da sua empresa.

    Você já parou para pensar quantas pessoas podem estar procurando pelo produto/serviço perto de você, nesse exato momento, mas não são direcionados para o seu site?

    É exatamente este o objetivo do SEO Local. Atrair e captar os potenciais clientes perto da sua empresa!

    A pesquisa realizada por usuários locais, engloba todos os termos de pesquisa que expressam palavras, tais como:

    • Restaurantes perto de mim;
    • Farmácia perto de mim;
    • Advogados em (nome da cidade);
    • Consultórios odontológicos em (nome da cidade).

    Deu pra entender como o SEO Local pode influenciar uma maior quantidade de clientes e consequentemente, vendas para o seu negócio?

    O Google é o “rei das pesquisas” e a todo momento, inúmeras pessoas o utilizam para realizar todos os tipos de pesquisas e perguntas, acredite!

    Dessa forma, fica claro que, uma boa estratégia de otimização para estes mecanismos de busca poderá mudar e potencializar o alcance da marca sua empresa.

    Com uma boa estratégia de SEO Local sua empresa poderá tornar-se referência em sua região, sem você precisar lutar muito por isso!

    Confira os benefícios para a marca da sua empresa

    Após análise estatística sobre o comportamento de usuários na internet, a Serch Engine Roundtable, divulgou um relatório minucioso sobre as buscas locais.

    É possível observarmos que cerca de 46% de todas as pesquisas realizadas no mecanismo de busca Google, possui um termo de intenção local.

    pesquisa-com-intencao-local

    Ainda segundo estatísticas, apenas 29% das empresas que estão na SERP do Google utilizam os recursos locais para otimizarem suas páginas e websites/apps de terceiros.

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    Após estudo realizado com o Google, notou-se que 76% de todos os usuários que realizaram uma pesquisa, vão até o local de sua busca, presencialmente, após a pesquisa realizada.

    usuarios-que-vao-ate-o-local-da-pesquisa

    Sendo essa, uma excelente oportunidade para fechamento de vendas em escala, concordam?!

    Uma das grandes vantagens em utilizar o SEO Local é que, as empresas que incluem seus NAP’s (nome, endereço, e número de telefone) são beneficiadas pelo Google através da call-to-action.

    Confira abaixo um exemplo de “advogados perto de mim”:

    exemplo-de-seo-local

    Note que o Google apresenta em sua página de resultados um campo estratégico para que possamos encontrar, facilmente, informações de contato e localização da empresa.

    Fatores cruciais para otimizar o SEO Local da sua empresa

    Existem determinados fatores que são cruciais para otimizar o SEO Local da sua empresa e você precisa conhecê-los! São eles:

    • NAP (name, adress, phone number – nome, endereço, número de telefone);
    • Experiência do Usuário;
    • Mídias Sociais;
    • Google Meu Negócio;
    • Links locais.

    Citações de NAP

    Similar à ideia de backlink, uma das mais desafiadoras etapas para otimizar o SEO Local da sua empresa, é o NAP.

    Em inglês, o termo NAP é correspondente a “name, adress, phone number” que, respectivamente significam, “nome, endereço e número de telefone.”

    A fim de que as citações de NAP estejam otimizadas para o seu SEO Local, é recomendado que confira suas informações de contato em:

    • Todas as páginas do seu website;
    • Em diretório de negócios;
    • Websites de listagens locais;
    • Todas as páginas de websites que contêm/mencione o seu negócio.

    Algumas empresas são especializadas em otimizar essa parte do SEO Local, sendo as mais conhecidas: WhiteSpark e a Loganix.

    Independente da ferramenta que prefira utilizar, realizar a Auditoria NAP é extremamente importante para o seu SEO Local.

    Com as informações obtidas pela Auditoria NAP, será possível localizar páginas que apresentam seus dados de contato e atualizá-los, conforme as informações atuais da sua empresa.

    Confira abaixo um exemplo de relatório que a Backlinko divulgou em seu blog:

    relatorio-de-auditoria-nap

    Note que é possível localizar facilmente os sites que contêm/apresentam o informações sobre a sua empresa, data de inclusão, tipo do conteúdo, DA (domínio de autoridade) do site em questão, entre outros fatores.

    Compilando tais informações, será possível encontrar e contatar estes sites para que seja realizada a qualificação de suas informações de contato, conforme o SEO Local recomenda.

    Experiência do Usuário

    Um dos principais fatores para ranquear seu site nos mecanismos de busca, é a otimização para a experiência do usuário.

    Mas o que isso significa?!

    Isso significa que suas páginas devem apresentar bons indicadores das métricas essenciais – denominadas por Core Web Vitals.

    Segundo a Central da Pesquisa Google:

    “Começaremos a usar a experiência na página como parte dos nossos sistemas de classificação para computadores a partir de fevereiro de 2022.

    O lançamento será concluído até o final de março de 2022.

    Ele será baseado nos mesmos indicadores de experiência na página que lançamos para dispositivos móveis em agosto de 2021.”

    Central da Pesquisa Google.

    Tais indicadores são extremamente importantes para classificação de páginas, pois são eles, responsáveis para uma boa experiência aos seus usuários.

    Mídias Sociais

    Estar presente nas mídias sociais é extremamente importante para a geração de oportunidades e vendas.

    Isso porque as mídias sociais apresentam canais de comunicação direta e personalizável para cada tipo de negócio.

    O consumidor atual está cada vez mais exigente e minucioso, muito provável que ao efetivar uma compra, este usuário entrou em diversas plataformas de mídia para tomar sua decisão final.

    Dessa forma, podemos afirmar que as mídias sociais são de extrema importância para conquistar novos clientes. Ao mesmo tempo que procura fidelizar os clientes já captados.

    Se a sua empresa é nova no meio digital, recomendamos que comece aos poucos, investindo em uma ou duas redes sociais.

    Escalonar suas comunicações digitais aos poucos, monitorá-las e alterá-las quando necessário é a melhor estratégia para entrar no meio digital.

    Google Meu Negócio

    Inserir ou otimizar as informações da sua empresa no Google Meu Negócio é um fator extremamente importante para o seu SEO Local.

    Apesar das informações compiladas pelo Google Meu Negócio, corresponder às citações do NAP é uma “obrigação”.

    Isso porque quanto mais concordância suas informações de contato apresentarem, mais otimizada o site da sua empresa será e melhor classificação na SERP seu site alcançará.

    O Google procura encontrar se as informações de contato da sua empresa são consistentes. Seja em seu cadastro no Google Meu Negócio, seu site ou até mesmo em site e apps de terceiros.

    Basicamente os Especialistas e Algoritmos do Google pensam: “Ok, esta empresa é legítima e todas as informações sobre o local são correspondentes.”

    Confira abaixo um exemplo de informações de contato no Google Meu Negócio, website e Ifood:

    seo-local-google
    empresa com dados fictícios

    Quanto mais informações da sua empresa forem apresentadas em websites e apps de terceiros, maior será sua relevância na internet.

    Por isso, preencha atentamente todos os campos que o Google Meu Negócio disponibiliza sobre as informações de contato da sua empresa.

    Uma excelente dica aqui é compilar boas avaliações de clientes. Este é um verdadeiro trunfo para a classificação do seu negócio!

    Seja uma resenha positiva, intermediária e até mesmo negativa, compilar avaliações de clientes é um fator extremamente importante para o Google.

    Isso porque, estas avaliações indicam o quanto a sua empresa se preocupa com seus clientes.

    Quando o assunto é sobre Link Building o SEO Local requer atenção total sobre sua aplicação.

    A maioria das empresas possuem relacionamentos com outras empresas em sua área local – mesmo que não tenham um relação de CO-Marketing.

    Criar Estratégias de Link Building com pessoas que você já conhece é uma excelente oportunidade para criar backlinks de qualidade!

    Portanto otimize seu relacionamento e crie backlinks com seus distribuidores, fornecedores, empresas vizinhas…

    Uma excelente estratégia para você que está procurando criar backlinks para suas páginas é utilizar as ferramentas que a Plataforma Guest Posts disponiliza!

    Além do Módulo de Backlinks Público, onde você pode facilmente encontrar sites que permitem a inclusão de links, você conta com o Módulo Guest Posts para criar quantos guest bloggings sua estratégia permitir.

    Dessa forma você poderá criar artigos, inseri-los na Plataforma e automaticamente uma lista de interessados irá aparecer para que você possa escolher o melhor parceiro para sua estratégia.

    Publique facilmente guest posts em blogs de grande autoridade na internet, engaje novos clientes e otimize sua classificação do Google.

    Dicas para impulsionar o SEO Local

    Além de apostar no SEO Local, conhecer e aprofundar sua experiência e conhecimento sobre SEO Técnico é uma excelente dica!

    Isso porque, com as atualizações dos motores de busca, a otimização para dispositivos mobiles se tornou o carro-chefe no quesito prioridades.

    Cada vez mais os usuários vêm utilizando seus celulares para realizar suas atividades, sejam no quesito compras, entretenimento, estudos, âmbito social, enfim…

    Por isso, otimizar o SEO Técnico do seu site é uma excelente dica!

    E para auxiliar você nesse quesito, compilamos estratégias de SEO para que você possa otimizar o SEO Técnico do seu site ainda hoje!

    Conclusão

    E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre o SEO Local e como ele pode ser de extrema importância para a sua empresa ou loja física?

    Com as ferramentas de estratégias disponíveis pelo SEO Local, você poderá ter um aumento excepcional de clientes e de engajamento para a sua empresa. Além de, claro, otimizar a classificação do seu site na SERP!

    E aí, bora alavancar?!

    Até a próxima!


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