Você sabe o que é um conteúdo Evergreen? Calma que não é nada muito complexo, continue neste artigo que vou te ajudar a entender melhor.
Provavelmente você já produziu esse tipo de conteúdo, ou tenha ouvido falar dele como conteúdo perene, já que são a mesma coisa.
Também pode ser que você esteja confuso sobre o que é um conteúdo evergreen e um conteúdo noticioso.
Mas afinal, o que é um conteúdo evergreen/perene?
Existe diferença entre conteúdo noticioso e evergreen?
Como realizarei a produção?
Vamos tirar sua dúvida agora, continue lendo este artigo.
O que é um conteúdo Evergreen?
Basicamente, é um conteúdo que nunca envelhece, e com o passar do tempo, continuará sendo útil.
Quando criamos um blog, para facilitar, o conteúdo evergreen é uma ótima saída, pois sempre ajudará o público, tirando dúvidas, dando dicas ou auxiliando em determinado assunto.
Tem outra opção que é apostar nos artigos noticiosos que se referem ao que está em alta no momento, o que garantirá bastante visitas.
Porém, ele só terá um certo sentido naquele período, esse é o ponto negativo do artigo noticioso.
Por outro lado, o seu ponto positivo é conectá-lo ao que está em alta no momento.
O conteúdo evergreen, independente de quando for postado, ajudará o cliente a qualquer momento.
Imagine a situação: você pesquisa ‘’como limpar uma janela’’, e encontra dois artigos (um artigo de 2016 e outro de 2021), independente de qual artigo escolher, o conteúdo será útil.
Agora que você já sabe o que é um conteúdo evergreen, vamos entender a sua importância e por que utilizá-lo.
Qual a importância do conteúdo evergreen?
Ele é importante para fazer até o famoso Guest Blogging, o conteúdo estará sempre tendo relevância no site parceiro, e com isso, receber Backlinks de Qualidade e aumentar sua autoridade na internet.
Com isso, você ganha a chance de sempre estar divulgando seu site de modo orgânico, deixando um pouco de lado o uso de anúncios.
Como citei lá em cima, esse conteúdo é bom porque sempre será útil e sempre atrairá novos visitantes.
Benefícios de utilizar o Conteúdo Evergreen:
- Atrair leitores novos;
- Ajudar na questão de linkagem do site;
- Reforçar a autoridade da sua marca;
- Segmentação de leads.
Depois disso tudo, vou te explicar como identificar o que não é um conteúdo evergreen:
- Opinião: A irresponsabilidade da política
- Evento: Encontro para entender sobre marketing digital
- Estatística: O número de desempregados cresceu 38% no Brasil
- Notícia: Vacina contra o Coronavírus é antecipada no Rio de Janeiro
Essa parte me fez lembrar de um artigo do nosso parceiro, a Guest Post, que tem um conteúdo muito interessante sobre checklist objetivo para suas Estratégias de SEO, não deixe de conferir!
Como produzir um conteúdo evergreen?
Após entender o que é um conteúdo evergreen, vou te ajudar a produzir um, porém antes disso, precisamos saber qual o tipo de conteúdo evergreen você escreverá.
Sim, há algumas variações de conteúdo evergreen, mas calma que não é nada complexo. Listei apenas alguns exemplos:
Comparativos:
Os comparativos têm a função de explicar a diferença entre duas ou mais coisas.
Exemplo: Qual a diferença entre estagiário e trainee?
Listas:
A função das listas é dar dicas ao leitor para que ele aprenda algo.
Exemplo: 5 dicas para fazer um arroz.
Lições:
As lições querem mostrar ao leitor alguns ensinamentos que determinado especialista, livro, série, ou canal traz.
Exemplo: 7 lições que podemos aprender com Breaking Bad.
Fatos históricos:
Os fatos históricos têm a função de explicar a evolução de determinada área ou produto ao longo dos anos.
Exemplo: Descubra como anda a evolução da inteligência artificial.
Glossário:
O glossário é o ideal para começar.
Produzindo um glossário, você escolhe alguns termos do seu segmento para explicar o significado e função, assim você terá produzido seu primeiro conteúdo evergreen de forma natural.
Exemplo: 5 termos que você precisa saber sobre gastronomia.
E tem muito mais tipos de conteúdos evergreen, agora, como escrever esse conteúdo?
Como escrever um conteúdo evergreen?
Para escrever esse conteúdo, é sempre importante lembrar que ele não envelhece, por isso, evite colocar dados com datas ou informações que não vão acrescentar em nada futuramente e que podem mudar drasticamente.
Agora vamos lhe ajudar em alguns tópicos para escrever esse conteúdo.
Alguns tópicos para escrever um bom conteúdo evergreen:
Seguir a pauta:
Independente do tipo de conteúdo que você produzirá, essa regra vale para todos: sempre seguir as orientações da pauta.
Ficar de olho nas descrições gerais, na persona, na forma como deve ser a escrita, etc.
Até porque você não quer entregar algo totalmente diferente do que o seu cliente solicitou, não é?
Então sempre leia a pauta antes e com muita atenção.
Utilizar links internos:
Um redator freelancer precisa lembrar de colocar os links internos ou externos, porque isso dá mais autoridade no assunto, além de mostrar que no artigo existem outros textos sobre o mesmo tema.
Porém, cuidado com o link que vai inserir, porque precisa ter coerência e se for um Guest Post, tenha o mesmo cuidado.
E lembre-se de não colocar o link do site ou do artigo de algum concorrente.
Aposte em conteúdos básicos, porém relevantes:
Esse é um erro recorrente de alguns redatores, colocar uma descoberta nova ou um dado novo em um conteúdo evergreen.
Mesmo se for um dado muito importante, deixe para outro artigo que faça mais sentido para evitar prejudicar o seu conteúdo.
Como citei inicialmente, você pode até colocar alguma informação, mas opte por uma que não corra risco de mudar futuramente.
E pense em um conteúdo que não mudará e que seja bastante relevante.
Escreva para o topo de funil:
Um dos pontos mais importantes para o seu conteúdo evergreen é estar no topo do funil, porque essa etapa é a da descoberta.
Com isso, cuidado com os termos complexos ou informações complicadas, tente usar mais o básico.
Essa é a hora dos links internos, até para ele conhecer mais sua empresa e se aprofundar em outros artigos – Guest Blogging – links do site do seu parceiro, mas sempre de forma natural.
Estude sobre o Conteúdo Evergreen:
O redator freelancer, na maioria das vezes, é treinado para produzir um conteúdo noticioso.
Por isso, para ficar mais fácil quando produzir algo diferente, estude bastante, abuse da leitura, vídeos, artigos ou cursos.
Se você pesquisar, encontrará muitos vídeos sobre o que é conteúdo evergreen, como produzir, etc.
Então aposte em tudo que possa te ajudar a produzir esse conteúdo e que traga muitos visitantes para o seu negócio.
E sempre fique por dentro das novidades que surgem na sua área.
CTA perfeito:
Esse tipo de conteúdo tem uma responsabilidade também para trazer novas visitas no seu site, com isso é muito importante uma CTA bastante chamativa.
A CTA vai te ajudar, fazendo com que o visitante do seu site realize uma ação, pode ser em formato de imagem ou em texto, por isso é tão importante.
A ação pode ser deixar um e-mail ou até mesmo a compra de um e-book, o que fica a critério da sua CTA.
Para ter novos visitantes, aposte nessa CTA chamativa.
Conteúdo Evergreen/Perene nas Redes Sociais
Após entender o que é um conteúdo evergreen, os tipos desse conteúdo, como construí-lo e a sua importância, vamos falar sobre a divulgação.
Não basta apenas publicar o artigo no seu site e esquecer totalmente, você precisa avisar o seu público sobre esse artigo e, além disso, sempre postar nas suas redes sociais em horários alternados e com imagens diferentes para chamar mais atenção.
E quando for construir o seu conteúdo evergreen, lembre-se de tentar colocar links que façam sentido para outros artigos e quando for atualizar e fizer sentido, coloque links de artigos recentes.
Embora seja um conteúdo que não envelhece, é interessante dar aquela revisão, não é reescrevê-lo totalmente, mas sim atualizar algumas informações, porque pode ter novidades.
Quando fizer essa atualização, lembre-se de avisar aos seus leitores até para atrair novos visitantes, postando no seu Instagram, Facebook ou nas suas outras redes sociais.
Conclusão
Independente do estilo do seu site, é uma boa escolha apostar no conteúdo evergreen, seguir as nossas dicas, escolher um bom tipo de artigo evergreen para começar a produzir, estudar bastante sobre esse conteúdo, seja com vídeos ou leituras, e lembrar de fazer as atualizações sempre.
Não esqueça de apostar em uma boa divulgação, em um conteúdo básico, mas com bastante relevância, que informe bastante e sempre ficar atento às tecnologias para sua empresa não ficar para trás.
Espero que este conteúdo tenha sido enriquecedor para seu aprendizado e, caso tenham dúvidas é só comentar aqui em baixo. Será um prazer receber seu feedback.
Um abraço e até a próxima!
Editora Chefe de Copywriting – Produção de artigos e conteúdos estratégicos – baseados em Marketing de Conteúdo – com foco em materiais ricos em marketing, empreendedorismo, atualidades e dicas empresariais.