O que é Scrum Master: Entenda sua importância para a equipe

O Scrum Master é um profissional que aplica metodologias ágeis para atingir os resultados de forma otimizada, e ajuda a superar as dificuldades que se apresentam ao longo do caminho do projeto a ser desenvolvido.

Existem muitas dúvidas sobre quem é o Scrum Master e o que ele faz. Essa é uma profissão em crescente demanda no mercado. 

No entanto, não há diploma universitário para se tornar um profissional na área, mas sim cursos que podem aportar conhecimentos específicos para o trabalho.

Por outro lado, ao contrário do que muitos pensam, um Scrum Master não é o líder de um projeto nem mesmo o responsável pelos resultados, ele é o facilitador da equipe ágil, e um líder a serviço de quem precisa dele.

Nesse sentido, o Scrum Master é basicamente um facilitador de projeto, uma pessoa que lidera equipes para alcançar o gerenciamento ágil de projetos.

É um profissional que aplica metodologias ágeis para atingir os resultados de forma mais otimizada e atua na identificação e superação das dificuldades que se apresentam ao longo do caminho do projeto a ser desenvolvido.

Neste artigo vamos falar mais sobre esse profissional e a importância dele. Contudo, antes disso falaremos um pouco sobre o processo Scrum.

Conheça as métricas para uma estratégia de sucesso.

O que é um processo Scrum?

O Scrum é um processo em que um conjunto de práticas é aplicado regularmente para a execução de trabalhos de forma colaborativa, em equipe.

O processo busca obter o melhor resultado possível de um projeto. Essas práticas complementam-se mutuamente e sua seleção é feita a partir de um estudo de como equipes altamente produtivas trabalham.

No Scrum, são feitas entregas parciais e regulares do produto final, priorizadas pelo benefício que trazem ao destinatário do projeto.

Por este motivo, o processo é especialmente adequado para projetos em ambientes complexos, é necessária a obtenção de resultados rapidamente, onde os requisitos estão mudando ou estão mal definidos.

Além disso, o Scrum é um aporte significativo onde inovação, competitividade, flexibilidade e produtividade são essenciais.

O processo também é usado para resolver situações em que o cliente não está recebendo o que precisa, quando as entregas demoram muito, os custos são elevados ou a qualidade não é aceitável.

Como sabemos, em situações assim a empresa ou organização precisa de capacidade de reação à competição do mercado.

Nesse sentido, o Scrum entra para trabalhar aspectos como moral baixa das equipes, rotatividade alta, necessidade de identificação e resolução de ineficiências presentes, etc.

O processo

O processo Scrum deve ser minuciosamente conhecido por um Scrum Master, já que esse profissional será o encarregado de implementá-lo e acompanhá-lo.

O projeto é executado em ciclos com tempo curtos e de duração fixa. Cada ciclo, geralmente de duas semanas, deve fornecer um resultado completo, um incremento do produto final que pode ser entregue com o mínimo de esforço ao cliente, mediante solicitação.

O processo começa sempre a partir de uma lista priorizada de objetivos. Nessa lista, são priorizados os objetivos, equilibrando o valor que eles fornecem em relação ao seu custo e são divididos os ciclos de entregas.

Estratégia de Planejamento

A reunião de planejamento é realizada no começo e tem basicamente duas partes:

Seleção de requisitos:

O cliente apresenta à equipe a lista priorizada de requisitos do produto ou projeto.

A equipe trabalha as dúvidas que surgirem e seleciona os requisitos de maior prioridade que eles esperam poder cumprir no tempo previsto.

Planejamento em prática:

E equipe desenvolve a lista de tarefas necessárias para desenvolver os requisitos selecionados.

A estimativa do esforço a ser empregado é feita em conjunto e os membros da equipe dividem as tarefas, organizam-se para trabalhar até em pares (ou grupos maiores) de forma a compartilhar conhecimentos (criando uma equipe mais resiliente) ou para resolver objetivos especialmente complexos em conjunto.

Executando:

Todos os dias a equipe realiza uma reunião de sincronização e inspeciona o trabalho que os demais estão realizando (dependências entre tarefas, progresso em direção ao objetivo, obstáculos que podem impedir esse objetivo).

Esse é o espaço para poder fazer as adaptações necessárias que permitem cumprir a previsão de objetivos a serem mostrados ao final.

Nessa reunião – que geralmente dura apenas alguns minutos – o Scrum Master garante que a equipe pode manter o foco para cumprir seus objetivos.

Também é função dele indicar os possíveis caminhos para remover os obstáculos que a equipe não consegue remover sozinha.

O Scrum Master facilita a autonomia da equipe e sua auto-organização para que aumente sua eficiência.

Em outras palavras, a própria equipe de desenvolvimento é responsável por seu trabalho e seus produtos.

O Scrum Master é um líder servidor dentro da equipe, ele observará e compreenderá a equipe para obter os melhores resultados.

Inspeção e adaptação:

O último dia ocorre a reunião de revisão do sprint, que, assim como a de planificação, tem duas partes:

Revisão:

A equipe apresenta ao cliente os requisitos concluídos, na forma de um incremento de produto pronto para ser entregue.

Dependendo dos resultados apresentados e das mudanças ocorridas no contexto do projeto, o cliente faz as adaptações necessárias de forma objetiva, já desde a primeira iteração, replanejando o projeto.

Retrospectiva:

A equipe analisa como tem sido sua forma de trabalhar e quais são os problemas que podem impedir de progredir adequadamente, melhorando continuamente sua produtividade.

O Scrum Master deve indicar os obstáculos não identificados pela equipe ou que não dizem respeito diretamente a ela.

scrum-master-como-estrategia

O que é um Scrum Master?

Já vimos a atuação de um Scrum Master no decorrer do processo que acabamos de aprender brevemente.

Como notamos, o Scrum Master não é um líder convencional, isto é, não é de sua responsabilidade a gestão completa do grupo, mas apenas a execução das soluções que são previstas para solucionar os impedimentos ao avanço do processo.

O Scrum Master é basicamente um facilitador de projeto, uma pessoa que lidera equipes para alcançar o gerenciamento ágil de projetos.

O Scrum Master aplica metodologias ágeis para atingir os objetivos da forma mais otimizada e ajudando a superar todas as dificuldades que podem surgir ao longo do caminho durante o projeto a ser desenvolvido.

Ele não é o líder de toda a empresa, mas enfoca seu trabalho na execução de uma metodologia ágil. Na verdade, o Scrum Master deve ser capaz inclusive de “liderar o líder” em alguns momentos.

O Scrum Master muitas vezes pode ser comparado com a figura de um mentor ou de um coach, já que sua função é ajudar e direcionar a equipe para que os projetos avancem da forma mais otimizada, sempre aplicando teoria e prática.

O Scrum Master aplicará a metodologia Scrum, seu objetivo é direcionar e planejar projetos com alto volume de mudanças de última hora, onde a incerteza é muito alta.

Veja 5 estratégias para melhorar o ranqueamento do seu site no Google

Características de um Scrum Master

Um Scrum Master deve ter um perfil muito voltado para o trabalho com as pessoas e ter amplas habilidades sociais.

Às vezes, são pessoas com formação em psicologia ou em coaching. Geralmente são pessoas com conhecimento técnico, embora não seja essencial, mas valioso, para poder dar suporte técnico à sua equipe se precisar.

Atualmente, existem escolas que oferecem a certificação de Scrum Master, embora não só a técnica, mas a personalidade da pessoa seja essencial para ser ou não um bom profissional de Scrum.

Por ser uma profissão relativamente nova, ainda não se vê muita competição no mercado, embora os salários desse profissional tendem a ser altos.

As principais funções executadas por um Scrum Master são:

  • Planejar a implementação do Scrum em conjunto com a organização;
  • ajudar a organização ou empresa a entender quais interações com a equipe agregam valor e quais não;
  • compreender a fundo a metodologia ágil;
  • ajudar a equipe a criar produtos valiosos;
  • remover qualquer impedimento da equipe;
  • facilitar eventos Scrum;
  • trabalhar com outros Scrum Masters para aumentar a eficácia do Scrum na organização;
  • junto com a equipe Scrum, elaborar os gráficos do processo.

Conclusão

O Scrum Master é um líder à serviço da equipe Scrum. A função principal desse profissional é gerenciar a execução do método Scrum, cuja utilidade é colocar em prática processos ágeis, no interior de empresas e organizações.

Esse profissional ajuda a definir os objetivos do projeto, detectar os riscos que podem surgir na execução e buscar atualizações para as tarefas a serem desenvolvidas.

Curiosamente, mais que controlar, o Scrum Master facilita a autonomia da equipe e sua auto-organização para que aumente sua eficiência. Com o método ágil, se busca mostrar que a equipe de desenvolvimento é responsável por seus próprios trabalhos.

Uma de suas principais tarefas é eliminar os obstáculos ou problemas que possam ser encontrados na equipe para concretizar o projeto.

O Scrum Master também pode se encarregar de facilitar o trabalho dos desenvolvedores no sentido de que explica a cada um em que consiste sua função e como executá-la melhor.

Esse profissional geralmente não é o líder da equipe, mas trabalha em conjunto com ele para a obtenção de melhores resultados.

Entre algumas características, é fundamental que o Scrum Master saiba exercer a liderança desde dentro do grupo, ajude a promover o debate saudável entre os colaboradores e ser paciente com os demais.

Nas metodologias ágeis, são realizados os encontros diários, que consistem em reuniões rápidas para conhecer o andamento do projeto.

O Scrum Master será o responsável por dirigir essas reuniões e escutar os colaboradores sobre o andamento.

guest-posts-google-web-stories
guest-posts-newsletter

Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

    Deixe um comentário

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2022. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov, Layout by Agência WN