SERP o que é: Entenda como ranquear o seu site no topo dos mecanismos de busca

SERP o que é? SERP, é uma sigla que vêm do inglês, Search Engine Results Page cuja tradução é: Página de resultados dos mecanismos de pesquisa. Confira o artigo e entenda melhor seu significado e sua importância para uma boa estratégia SEO.

Mas afinal, SERP o que é? Você já ouviu falar sobre essa sigla? Talvez, não, mas tenho certeza que você já as utilizou mais de uma vez.

Há muitas ferramentas digitais que usamos no cotidiano e que nem sempre sabemos bem todas as suas funcionalidades, nem sua importância, e as SERPs é uma dessas.

Neste artigo, vamos fazer um rápido recorrido sobre a importância dos buscadores na internet até chegar na funcionalidade das SERPs. Vamos lá?!

O que são os Mecanismos de Busca?

Antes de falar das SERPs, precisamos dizer algumas palavras sobre os mecanismos de buscas.

Essas ferramentas tão populares permitem conseguirmos informações de grandes eventos históricos e saber o que está acontecendo agora em várias partes do mundo. Esses mecanismos são verdadeiras janelas para a pesquisa.

A invenção dos mecanismos de busca representou uma verdadeira revolução na maneira como as pessoas pesquisam alguma informação. 

No passado, o jeito de conseguir informações mais comuns era por meio dos livros. Um estudante deveria, por exemplo, buscar em uma biblioteca o livro que continha referências ao tema buscado, e, a partir disso, realizar sua pesquisa.

Na atualidade, embora os livros não tenham desaparecido e continuem sendo importantes, tornou-se possível conseguir muitas informações, de maneira rápida, escrevendo apenas algumas palavras em buscadores como Google, Bing ou Yahoo.

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Por meio desses mecanismos, os usuários têm na palma da mão os resultados que correspondem com as palavras chave buscadas. É um meio fácil e rápido de conseguir informações.

O Google é o campeão disparado no mercado dos buscadores, contando com cerca de 90% dos usuários de smartphones e 63% de outros equipamentos.

O sistema funciona da seguinte forma: quando alguém digita uma determinada palavra chave verá em um dos buscadores que os resultados a direcionam para diferentes páginas.

Essas importantes ferramentas de pesquisa, depois que o usuário digita as palavras-chave que busca, emitem uma lista de resultados.

E SERP o que é?

Em síntese, SERP é a lista de resultados das pesquisas em buscadores como Google, Yahoo ou Bing. Chamadas pela sigla SERPs, do inglês Search Engine Results Page, cuja tradução é páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Os responsáveis por desenvolver sites e blogs ou por produzir conteúdo para a internet utilizam ferramentas de otimização conhecidas como SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o ranking de páginas nos buscadores. 

SEO é o conjunto de técnicas realizadas nos conteúdos para internet que fazem possível que uma determinada página apareça dos primeiros lugares nas páginas de resultado dos mecanismos de busca. Entenda melhor sobre “O que é SEO?“.

Sendo assim, há uma estreita relação entre SERPs e SEO.

Buscadores como o Google buscam oferecer resultados melhores, em relação às buscas dos usuários, o algoritmo da empresa usa alguns fatores que determinam quais os resultados das pesquisas devem aparecer primeiro.

Serviços como os que a Guest Posts oferece, ajudam a melhorar os resultados de tráfego orgânico de um site à partir de uma estratégia bem elaborada de Link Building, com Backlinks de qualidade.

Algumas estatísticas indicam que 88,7% dos cliques dados nos resultados de pesquisa são dados nas primeiras páginas. Isso mostra a importância de estar bem posicionado no Google.

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Tipos de Resultados das SERPs

As páginas de resultado dos mecanismos de busca apresentam dos tipos de resultados: orgânicos e pagos.

Resultados orgânicos

Os resultados mais comuns das pesquisas são os resultados orgânicos. Eles geralmente impactam significativamente o tráfego das páginas.

Em poucas palavras, o tráfego orgânico são aquelas visitas que um site recebe sem precisar investir em anúncios.

Essas visitas ocorrem geralmente depois de um usuário fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, e clicar em um site que aparece na página de resultados.

Quanto mais for o conteúdo relevante de um site, mais visitas ele conseguirá, porque os resultados das pesquisas tendem a ranqueá-lo melhor.

A melhor estratégia para aumentar o tráfego orgânico de um site, é por meio de uma boa estratégia de Link Building, aliadas à backlinks de qualidade. Dentro da Plataforma Guest Posts, você poder conciliar sua estratégia SEO, com excelentes parceiros, e ainda monitorar as métricas de sites. Confira!

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Resultados pagos

Outra forma de conseguir visitantes em uma página, é por meio do tráfego pago. Nesse caso, o conteúdo do site aparecerá nas primeiras listas dos buscadores graças ao pagamento de um valor de publicidade.

O tráfego pago é uma importante ferramenta de marketing digital para o aumento de visitas em um site de modo a tornar uma marca mais conhecida. 

De maneira geral, o tráfego pago faz referência aos usuários que acessam um site através de publicidades. Por isso, nessa categoria são somente as empresas que investem em propaganda que conseguem gerar esse tipo de tráfego.

O mercado tem atualmente várias fontes de tráfego pago, mas a mais conhecida é uma plataforma de anúncios do Google conhecida como Google Ads.

Por meio do Google Ads, é possível realizar publicações para que essas apareçam primeiro nas SERPs.

Dessa forma, quando um usuário procura por uma determinada palavra-chave, os resultados que primeiro aparecerão vão ser aqueles cujos responsáveis pagaram para divulgar. 

As ferramentas de tráfego pago são geralmente contratadas por administradores de blogs e sites que querem gerar uma grande quantidade de visitas rapidamente e que se dispõem a pagar por isso.

As plataformas que oferecem esse tipo de serviço geralmente vendem os pacotes das seguintes formas:

  • Custo por clique (CPC): é o método mais indicado pela economia, já que o pagamento será realizado com base nos cliques nos anúncios.
  • Custo por mil impressões (CPM): nesta modalidade, os custos são mais elevados, porque o investimento visa a aparição do anúncio mais vezes, para aumentar a visibilidade.

Plataformas de Tráfego Pago:

As principais plataformas que oferecem o serviço são: 

  • Google Adsense;
  • Facebook Ads (Gerenciador de Anúncios integrado com o Instagram);
  • LinkedIn Ads;
  • Bing Ads;
  • Taboola.

Conclusão

Os resultados dos mecanismos de pesquisa ou SERPs, são as páginas que buscadores como Google, Bing e Yahoo apresentam depois que um usuário insere palavras chave para executar uma pesquisa.

Por isso, é muito importante para os desenvolvedores de páginas para internet conseguir ter seus sites posicionados nas primeiras colocações desses resultados.

A principal forma de conseguir uma boa classificação nos resultados de pesquisas é utilizando as estratégias SEO, que fazem os algoritmos dos buscadores posicionarem uma página primeiro que outras.

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Por outro lado, alguns desenvolvedores e especialistas de marketing, no qual, almejam obter resultados de tráfego mais rápido, também contam com as ferramentas de tráfego pago para inclusão em suas campanhas de marketing.

Chegamos ao final de mais um artigo. Espero que tenham curtido!

E não esqueça de deixar o seu comentário. Seu feedback é muito importante para nós.

Um abraço e até a próxima!

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