Como elaborar uma estratégia de Marketing Digital para alcançar a SERP do Google?

Atualmente, o ambiente digital já faz parte do dia a dia de todas as instituições, de forma que pensar a forma como você vai se posicionar na internet seja extremamente importante.

Por isso, de uns anos para cá, muito tem se ouvido falar de Marketing Digital, já que ele é a principal área que estuda o posicionamento na internet. Assim, saber elaborar uma estratégia de Marketing é fundamental para as pessoas que trabalham com o digital cotidianamente.

A estratégia de marketing digital precisa ser feita com bons estudos claros e objetivos ; já que, para chegar em um patamar elevado, existem diversas vias que você pode seguir para divulgar e engajar o seu conteúdo. Para isso, é necessário ter foco e trabalhar com as ferramentas que melhor se adequam as suas habilidades.

Hoje, vamos conhecer mais sobre como elaborar uma estratégia de Marketing Digital para alcançar a SERP do Google. Portanto, se você tem um site institucional, um e-commerce ou um blog, veja o que você pode fazer para alcançar as primeiras posições do Google sem pagar por campanhas!

Estratégia de Marketing Digital e a SERP do Google

Para manter o seu site no topo, é muito importante desenvolver uma boa estratégia de marketing digital! No entanto, para isso dar certo é essencial conhecer mais sobre o funcionamento da ferramenta que você vai trabalhar para saber como elaborar suas técnicas para atingir a meta desejada.

Como funciona a SERP?

A SERP do Google é um mecanismo que apresenta a nós, leitores, as páginas principais de pesquisa do buscador. Neste caso, sempre que colocarmos determinadas palavras no “Pesquisar” e damos “Enter”, o Google fará a leitura de páginas que melhor se adéquam ao que procuramos.

Na mesma página, aparecerão diferentes resultados para a sua busca, cada um deles com uma resolução diferente, alguns com explicação detalhada e simples de entender, e outros sites com informações diretas e mais complexas.

Apesar de haver esse aspecto característico, o leitor verificará o site, sua URL, sua autoridade, o nome do post e todas as informações complementares postas nele.

Importância da SERP para o SEO do Google

Por mais que a SERP do Google aparente ser um ambiente complexo e distante, ela é um dos maiores desejos de quem trabalha com o Marketing de Conteúdo, por conseguir obter melhores leads e gerar mais vendas para a sua empresa. Por essa razão, existe a importância de trabalhar de maneira correta com a ferramenta se quiser atingir este objetivo de alcançar o topo de ranqueamento do Google.

Qual estratégia de marketing digital para alcançar a SERP do Google
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Quais são as 5 fontes de tráfego do Marketing Digital?

Se você lida com o SEO há muito tempo, sabe que os algoritmos tendem a sofrer atualizações específicas, que exigem uma adequação dos usuários. Dessa maneira, você consegue se planejar previamente e obter excelentes resultados, de acordo com suas ações e estudos.

Assim, fica evidente que é fundamental dominar a ferramenta e se manter no topo das buscas dos usuários pela internet, pois garante resultados significativamente melhores e faz com que o seu conteúdo chegue ao dobro de pessoas.

Recursos principais da SERP do Google

A página de resultados de busca (SERP), precisa ser analisada com calma para entender o que ela nos apresenta. Apesar de ser simples, compreender suas informações trará a você melhores resultados nas buscas.

Nesse sentido, a maioria dos resultados da primeira página apresenta aos leitores os dados orgânicos, mas também há sites que fazem anúncios e aparecem com mais regularidade para os usuários. Veja agora os principais recursos:

Featured Snippets

Para a sua estratégia de Marketing Digital dar realmente certo, é necessário conhecer melhor o Featured Snippet, que apresenta aos leitores uma variedade de questões sanadas.

Nesse caso, o leitor pode nem abrir o site se encontrar o que procurava diretamente no Featured Snippet. No entanto, para melhorar os resultados de Marketing Digital, é importante trabalhar com conteúdos relevantes.

Uma FAQ de perguntas pode ser a escolha mais interessante de ser feita, além de trabalhar com as palavras-chave, que se repetirão mais vezes dentro das respostas para as dúvidas frequentes.

Google Imagens

Uma estratégia de Marketing Digital, que faz parte do SEO, e possui um peso enorme são as imagens, pois podem surgir durante a SERP do Google como conteúdo interligado à pesquisa. Portanto, invista tempo na otimização SEO de imagens no seu site.

Isto possibilitará ao leitor chegar ao seu site, visitar o seu conteúdo, ler seu post e verificar mais imagens.

Além disso, é importante inserir descrição nas imagens, preferencialmente com as palavras-chave, de acordo com o tema de seu artigo. Dessa maneira, você facilita a pesquisa desse usuário e consegue gerar mais cliques para consumir o seu conteúdo.

É muito comum observarmos pelo SERP do Google uma diversidade de fotos recheadas de palavras-chave, diretamente no Google Imagens. Por este motivo, mencionamos a importância de trabalhar bem com o SEO.

Google Shopping

O SERP do Google fornece aos usuários da internet, durante as suas buscas, não apenas artigos ou imagens, mas o Shopping. Por intermédio dele, é possível receber mais visualizações de seus produtos, tornar a sua marca conhecida e deixá-la mais interessante para os usuários.

Isso possibilita gerar potenciais leads para a sua loja, permitindo que eles verifiquem mais dos produtos que você tem a oferecer e, a cada venda, que você consiga maior relevância no Google para alcançar o topo dos mecanismos de busca.

No entanto, de nada adiantará você trabalhar somente no produto e esquecer de fazer a sua apresentação completa, desde suas informações, até métodos de compra. Não se esqueça de usar palavras-chave, boas meta-descrições e utilizar imagens para atrair mais visualizações.

Box de Notícias

É mais comum, seja da sua parte ou de milhões de outras pessoas, visualizarem as notícias de imprensa sobre determinado assunto do que propriamente um site de marketing, por exemplo. Acontece que há possibilidades de fazer com que o seu conteúdo apareça lá também, se feito do jeito certo.

Escrever uma matéria específica te fará aparecer na aba de Notícias, desde que utilize a estratégia de Marketing Digital correta. Para isso, inclua a publicidade em suas informações, torne-a mais competitiva e faça ela passar por sites famosos que estão há anos no ramo.

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Além disso, as notícias precisam ser, obrigatoriamente, atuais e evitar fake news, porque podem te prejudicar a médio e longo prazo. Se você quer ter sucesso com a sua marca, conseguir boas posições e gerar mais leads, evite incluir informações falsas, porque se o Google detectar este conteúdo, poderá fazer com que poucas pessoas tenham acesso ao que você produz novamente.

Além disso, dificilmente o público irá confiar em você novamente se eles perceberem constantes equívocos pelo seu conteúdo. Portanto, estude e forneça as melhores informações do seu nicho.

Anúncio do Google Adwords

Durante as suas pesquisas pelo SERP do Google, é muito provável ter se deparado com anúncios patrocinados, ou seja, pagos para aparecerem logo de cara nas principais pesquisas e passar na frente de conteúdos orgânicos.

Isso é feito através da palavra-chave, de acordo com o post e com o que a empresa está em busca.

Há determinadas organizações que optam apenas por essa estratégia de Marketing Digital, que pagam para ficarem em destaque. Dessa maneira, você faz com que o seu conteúdo atinja um número maior de pessoas e fique visível para quem fizer a busca com a mesma palavra-chave.

Saiba, porém, que os anúncios tendem a permanecer no topo por um tempo inferior, ou somente enquanto durar o orçamento estipulado por você. Isso pode durar de 15 a 20 dias, ou então de 1 a 2 horas, e, se a campanha não retornar o que você esperava, esteja preparado para arcar com os prejuízos!

Cards e painéis de conhecimento

No caso dos cards e painéis, a busca é similar com a de imagens, que podem ser feitas junto ao Wikipédia ou qualquer fonte que você conheça e faça a disponibilização de gráficos.

Dessa maneira, o seu site oferece aos leitores um conteúdo maior, com respostas imediatas e completas do jeito que precisavam.

É interessante ressaltar que, durante as buscas, o link do site responsável pelo post pode nem sempre fica nítido para o usuário. Nesse caso, cabe a você, junto de sua equipe, elaborarem uma estratégia de marketing digital para conseguirem fazer os leitores chegarem até os conteúdos do site.

Pesquisas relacionadas

As pesquisas relacionadas apresentam uma dúvida do leitor, juntamente de outras informações com respostas parecidas, o que faz com que o usuário clique na aba para verificar o que precisa.

Através disso, há a possibilidade de fazê-lo clicar em seu link e ler todo o seu conteúdo, porém, é essencial que este último esteja bem completo e responda de acordo com o que essa pessoa está em busca.

O diferencial das pesquisas relacionadas é que elas podem aparecer em muitos outros sites com questões parecidas e, quanto mais o usuário navegar nas opções, mais conteúdo encontrará. Lembre-se de usar bem as palavras-chave e descrever corretamente o conteúdo para chegar ao leitor.

Qual estratégia de marketing digital para alcançar a SERP do Google?

Se você está interessado na estratégia de marketing digital para chegar ao SERP do Google, é essencial ter um conhecimento amplo sobre o SEO para atingir este patamar e obter os resultados dos quais está em busca.

Importância da SERP para o SEO do Google
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Leia também: O que é SEO técnico? [15 fatores para você aplicar no seu site]

O estudo de sua equipe fará com que as vendas aumentem, o número de leitores cresça e que a sua marca ganhe o destaque o qual você sempre desejou.

Otimização de conteúdo

A primeira estratégia de Marketing Digital para alcançar a SERP do Google é otimizar a sua produção de conteúdo cotidianamente, a qual precisa sempre ser feita com o intuito de trazer mais informações para o seu usuário de uma mais simples e organizada.

Caso você não trabalhe com a organização de conteúdos, corre o risco de deixar o post mais bagunçado e fazer com que esse leitor desista de fazer a leitura. Isso não é nada bom para o seu site, portanto, decida otimizá-lo.

Saiba que, quanto mais textos forem feitos sem organização, menos o Google irá ranquear o site, porque ele determina que aquelas pessoas não sentem interesse pelo que você produz.

Se quiser evitar este problema, faça as devidas modificações e torne-o mais agradável de ser visto.

Uma dica importante a ser considerada é utilizar um sumário em cada artigo para dividir os tópicos do seu conteúdo. Além disso, disponibilize uma boa rede de link’s internos para orientar o leitor do seu site para qual página ele deve seguir durante a leitura.

Otimização das URLs

As URLs não podem ser longas e precisam constar sempre a palavra-chave da qual você utilizará. Por isso, invista tempo na otimização SEO de URLs para ranquear o seu site na SERP do Google. Isso possibilitará fazer com que o leitor visualize o que você tratará sobre o tema antes mesmo de acessar o site propriamente dito.

Dessa forma, a simplicidade, combinada com a palavra-chave, dará a você uma ótima posição na SERP do Google, o que faz com que você passe na frente dos concorrentes. Esse é um dos pontos mais importantes para quem utiliza o SEO como técnica principal dentro do marketing digital.

Meta tags e Meta Description

Durante a sua otimização de conteúdo, é crucial a presença das palavras-chave, que não podem ser muito longas e devem convidar o leitor a acessar seu site. Lembre-se da obrigatoriedade das meta-descrições conterem até 160 caracteres que expliquem o que consta no conteúdo.

Palavras-chave

A estratégia de marketing digital exige que se tenha um número de palavras-chave de acordo com o número de palavras do texto. Elas não podem estar em um conteúdo superior ao recomendado e nem tão abaixo, caso contrário você arrisca ficar para trás.

Link Building

A SERP do Google, para fazer você ranquear bem, exige a construção de um bom link building, que recorre aos links internos dentro do seu site que tratem de um tema interligado ao do post em questão.

Além disso, é possível direcionar os leitores a um mesmo conteúdo, mas de outro site parceiro ao seu. Para isso, vale investir em estratégias de Guest Post e Guest Blogging.

Site responsivo

Atualmente, as buscas tendem a ser feitas direto pelo celular ou tablet, portanto, é essencial ter feito o design do site para estes usuários. Dessa maneira, você tornará a navegação do seu leitor mais agradável e completa, sem que saiam do seu conteúdo para procurar outro.

Otimização técnica do site

É importante não esquecer de incluir a função “alt” para as imagens do seu site, definir corretamente as tags e não esquecer de trabalhar na capacidade do seu servidor.

Lembre-se que, quanto mais imagens um site contiver e poucas otimizações, o tempo para abrir a página será maior.

Para fazer isso, vale investir um tempo para estudar sobre HTML para descobrir como ele se aplica ao SEO do seu site. Assim, você terá a habilidade de inserir as tags que farão com que os mecanismos de busca leiam corretamente o conteúdo do seu site.

Monitoramento de desempenho

Verifique o tempo de permanência do leitor, quantas pessoas visitaram o seu site, e evite esquecer de acompanhar o seu desempenho. Isso é o que definirá se você precisa realizar mudanças ou permanecer no ritmo que impôs com relação aos posts.

Traçar boas estratégias de Marketing Digital é o primeiro passo para a construção de autoridade online, de modo a adquirir mais cliques e ranqueamento na SERP do Google!

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Até mais 🙂

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