Conheça a estratégia de Marketing do McDonald’s!

Sempre fica na memória a ida pela primeira vez a um restaurante do McDonald’s. A sensação de experimentar seus sanduíches saborosos fica marcada, e isso tem tudo a ver com a estratégia de marketing do McDonald ‘s.

Essa rede de alimentação vai além das vendas de sanduíches, batatas fritas, milk-shakes e tortinhas. Na verdade, ela trabalha a fundo em suas estratégias para garantir o primeiro lugar frente aos concorrentes de fast food.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    Como surgiu o McDonald’s?

    A marca surgiu no final da década de 1940, na Califórnia, quando os irmãos Richard e Maurice McDonald abriram lojas de hambúrguer simples, em que faziam sanduíches e batatas fritas deliciosas por apenas US$0,15.

    O valor estava bem abaixo do mercado, mas o objetivo principal dos dois irmãos era produzir e vender uma quantidade substancial de fast-food sem que fosse necessária a contratação de garçons. Ou seja, apenas por meio do autoatendimento.

    Não foi pelo preço que a marca se destacou, mas pelo serviço prestado rapidamente, já que um sanduíche era preparado em apenas 30 segundos.

    Porém, a construção do império dessa marca ocorreu pelas estratégias de marketing utilizadas anos mais tarde.

    Elas foram aplicadas por um homem chamado Ray Kroc, um representante comercial que fornecia milk-shake para o McDonald ‘s e que, mais tarde, tornou-se dono da franquia dessa marca.

    Público-alvo do McDonald’s

    A marca tem cerca de 35 mil restaurantes espalhados em 119 países e é conhecida pelos arcos dourados tão famosos que a representa. De forma geral, seu público-alvo são pessoas de classe média entre 14 a 55 anos.

    Porém, crianças de até 7 anos de idade compõem em torno de 42% dos clientes. É um público amplo, e por isso diversos tipos de comunicação devem ser aplicados nas estratégias, como pode ser feito na empresa de limpeza predial terceirizada.

    Por meio dessa comunicação diferenciada, a rede vem conseguindo manter o crescimento com suas ideias inovadoras e completamente absorvidas e aprovadas por todos.

    O McDonald’s é a maior e a mais valiosa empresa no nicho de fast-food, contendo um patrimônio de milhões de dólares. O seu cardápio de produtos é bem variado, tendo cerca de 75 itens sem contar os lançamentos especiais.

    As ofertas especiais e que mais se movimentam são os hambúrgueres, sorvetes, batatas fritas, nuggets e as saladas.

    O menu é modificado com frequência para que ele possa se adaptar ao gosto de quem trabalha com colocação de grama natural em apartamento, por exemplo. A refeição precisa ser rápida para não atrasar o serviço.

    Com esse cardápio diversificado, a rede McDonald ‘s consegue atender a milhões de clientes diariamente em suas lojas espalhadas ao redor do mundo.

    Estratégias de marketing usadas pelo McDonald’s

    As estratégias utilizadas nessa franquia estão apoiadas em quatro pilares fundamentais para seu funcionamento. São elas:

    • Adaptação;
    • Experimentação;
    • Inovação;
    • Segmentação.

    Em 2020, os investimentos realizados de forma off-line superaram os 650 milhões de dólares.

    Esses pilares, por sua vez, foram divididos entre publicidade e custos de produtividade no rádio e na televisão. Abaixo, as estratégias que geraram grande sucesso para a marca:

    • Experiência;
    • Lançamentos;
    • Campanhas humanizadas;
    • Intimidade.

    Sendo um dos pilares principais da estratégia de marketing, a inovação para a franquia vem muito antes das novas tecnologias estarem presentes na vida das pessoas.

    A marca adquiriu fama por estar presente em muitos outdoors ao redor do mundo, através de suas propagandas chamativas e criativas, desde a década de 1960, quando muitas empresas de rastreadores de moto não aplicavam essa ação.

    O alto investimento em ideias inovadoras da forma offline passou para a online e, mesmo em meio a pandemia de 2020, uma estratégia agressiva no ambiente digital foi aplicada, como drive thru e entrega, incluindo maior rapidez e pedidos móveis.

    E para que isso acontecessem, iniciou-se o uso da ativação por voz, o qual objetiva o aceleramento do tempo gasto no drive thru e, por outro lado, a inteligência artificial, que sugere os pedidos.

    É a estratégia chamada de “Experiência do Futuro”, que une a experiência do usuário com sistemas de câmbio de veículos junto às inovações tecnológicas que podem surgir nesse processo, por exemplo.

    Lançamentos de produtos e experiência do consumidor caminham juntos, nas estratégias de marketing do McDonald’s.

    Um exemplo disso foi a festa patrocinada pela franquia no programa Big Brother Brasil em 2021.

    Nessa ocasião, uma enorme estrutura, composta de elementos com símbolos e cores da marca, foi montada para os participantes, que tiveram de vestir a camisa com o logotipo e usarem outros acessórios representativos da marca.

    Essa estratégia inovadora teve como objetivo o lançamento exclusivo de peças de vestuário, como camisa, bermuda e meias, fornecidos àqueles que fizessem pedidos de lanches.

    Como o foco da empresa são os hambúrgueres, houve também a apresentação de um novo sabor do sanduíche. Isso gerou no público desejo e referências espontâneas, e a rede esteve entre os principais temas postados diariamente na internet.

    Assim como um lançamento de produtos únicos para a lavagem de persianas verticais, por exemplo, uma festa com essa estratégia pode proporcionar também experiências diferenciadas.

    A última campanha inovadora criada foi a humanização do “Méquizice”. Ela surgiu para mostrar que não há uma forma correta de comer ou de diferenciar um produto do outro, mas a mistura de ingredientes faz surgir uma forma única de consumo.

    E tem sido assim que o McDonald’s aproxima a empresa dos consumidores. Isso, ainda, sem contar com suas propagandas por meio de celebridades, que compartilham suas preferências entre uma batata frita ou um milk-shake, por exemplo.

    Por meio da ação “Méqui”, algumas franquias mudaram de nome e adotaram a nomenclatura homônima dessa campanha. 

    Embora não pareça, esse movimento é estratégico, e ele consiste em mostrar às pessoas que os produtos da empresa servem a todos.

    Essa estratégia continua ativa até esse momento, e essa ideia foi muito bem recepcionada e aceita pelo público.

    Inovações do McDonald’s

    Inovar é uma das palavras-chave do marketing realizado pelo McDonald’s, e isso acontece por meio de ideias diferenciadas, incluindo desde o menu até o autoatendimento e sua estrutura.

    Nesse sentido, seguem algumas explicações da forma como o marketing dessa rede foi elaborada:

    • Por meio da hiperlocalização e personalização;
    • Através da cultura local;
    • Pelo diferencial da marca;
    • Pela forma de comunicação;
    • Pelo atendimento no drive-thru;
    • Pela padronização.

    A hiperlocalização pode ser exemplificada pelas lojas localizadas em Dallas e no Texas. Elas são os restaurantes que mais efetuam vendas no mundo com um ambiente inusitado. 

    Quem visita esses locais pode dar de frente com uma caixinha do MC Lanche Feliz gigante, entrar e aproveitar a refeição.

    O restaurante McDonald’s em Dallas é formado pela embalagem mais famosa desse sanduíche para as crianças.

    As lojas do McDonald’s visam a adaptação da cultura local e trazem o que mais se adapta à região, levando-a para dentro de seu restaurante e, desse modo, personalizando o seu cardápio.

    O diferencial dessa marca diz respeito às suas estratégias de marketing. 

    E isso não diz respeito, obviamente, ao seu nicho de atuação, visto que mesmo uma empresa de terceirização de recepcionistas pode se destacar se utilizar bem as táticas de marketing apropriadas.

    A linguagem usada pelo McDonald’s em sua comunicação é reconhecida em qualquer lugar do mundo (arcos dourados com fundo vermelho).

    Mas esse não é o seu principal diferencial. A aproximação com seu público é o que mais marca a sua presença na internet, tornando-a diferente.

    Sempre existe alguém interagindo com o McDonald’s. Até outras companhias, por exemplo, gerando uma comunicação descontraída sem que a marca perca a credibilidade conquistada.

    Outro diferencial é referente ao seu atendimento. Os treinamentos dados aos colaboradores garantem um alinhamento geral à conduta de todas as franquias, e seus principais conteúdos falam sobre qualidade, limpeza, rapidez e simpatia.

    Ao padronizar os treinamentos, a franquia zela pelo sabor dos alimentos. O mesmo padrão de treinamento pode acontecer em uma franquia de sala planejada para apartamento pequeno, por exemplo. Nichos opostos, mas usando suas estratégias para o setor.

    Essa estratégia de marketing do McDonald’s faz com que seus clientes se sintam confortáveis e aconchegados, independentemente do local em que estão.

    As lições de aprendizado que as estratégias de marketing do McDonald’s deixam para outras empresas são:

    • Conhecer bem o público-alvo;
    • Criar campanhas impactantes e eficientes;
    • Trabalhar a aproximação entre a marca e o público;
    • Padronizar a comunicação como um todo;
    • Manter a qualidade dos produtos

    Conclusões finais

    As estratégias de marketing utilizadas pelo McDonald’s tornaram-se referência de modelo para outras empresas que se embasaram nelas para divulgarem seus nomes e produtos com os quais trabalham.

    Dessa maneira, é possível espalhar pelo mundo afora a representatividade de uma franquia de sistema integrado academia, por exemplo, para se obter notoriedade e vender muito mais. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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