As poderosas Estratégias de Link Building para seu site alcançar o topo das pesquisas

Criar as poderosas Estratégias de Link Building tem se tornado cada vez mais importante, dentro de um contexto puramente digital.

Isso porque, além de aumentar a autoridade da sua marca na internet, maximiza oportunidades para seu site alcançar o topo das pesquisas no Google, Bing, Yahoo…

Atualmente, a maioria dos consumidores procuram na internet – em primeira instancia – para conferir detalhes à respeito dos produtos e serviços que desejam adquirir.

Por isso é de extrema importância para seu site alcançar o topo das pesquisas, incluindo sabiamente as Estratégias de Link Building em seu website ou blog.

Segundo estatísticas apresentadas pela Terra, 71% dos cliques acontecem na primeira página de pesquisas, ou seja, fazer seu site alcançar o topo das pesquisas é de extrema importância para o sucesso da sua empresa!

Independente do que seja o seu site ou projeto, o sucesso dele estará ligado a algo em específico, pessoas acessando o seu site, quanto mais acessos, mais valioso irá se tornar. 

Toda essa construção e aumento de tráfego orgânico, pode ser feito utilizando a Estratégia de Link Building. Mas afinal, como fazer Link Building?

Confira o artigo na íntegra e entenda melhor sobre as poderosas Estratégia de Link Building para colocar seu site no topo do Google sem a necessidade de campanhas pagas.

O que são Estratégias de Link Building?

Antes de mais nada, vamos até a origem do termo, para se tornar algo facilmente compreendido e não restarem dúvidas.

Link é um termo oriundo do inglês, que corresponde a ligação, elo, vínculo, etc.

Building é também oriundo do inglês, ligado/linkado (para já fazer uma alusão a link) a palavra build, que pode ser traduzido como edificar, construir, etc.  

Dessa forma, as estratégias de Link Building significam, construir um vínculo.

Agora vamos colocar ele no contexto dos sites, que é o foco deste artigo. As estratégias de link Building está ligado a vincular um site em outros sites, com o intuito de aumentar o tráfego de um deles ou dos dois. 

De forma mais comum, um dos sites (ou os dois, caso eles estejam divulgando mutuamente) coloca em seu conteúdo um link direcionando para o outro site.

Trazendo assim mais acessos para o site que teve seu link compartilhado.

Amplie seus conhecimentos e entenda melhor sobre o significado de Link Building.

Como os links Building influenciam a classificação do seu site no google?

A produção de conteúdo relevante é primordial à sobrevivência e desenvolvimento de um empreendimento cuja base de marketing se faz nos sites, blogs corporativos ou redes sociais. Os blogs são a melhor forma de elaborar estratégias de Link Building, pois estas são aplicadas literalmente no corpo do texto apresentado ao visitante ou usuário da sua página. Quando o texto aponta links que vão levar o leitor para outros artigos dentro do próprio site, chamamos isso de link interno.

Links externos, por sua vez, apontam para uma página que não é a sua própria. Eles são conhecidos pelos nomes de inbound links ou backlinks. Você deve dedicar total atenção nos links provenientes de outros sites, pois são esses que ajudam a construir a autoridade da sua página diante dos critérios de ranqueamento do Google.

A ideia básica é a seguinte: quanto mais o seu site é mencionado por outros, e quanto mais você menciona outros sites (através dos backlinks) mais o algoritmo do Google “entende” que o seu conteúdo é valoroso para quem busca. Você se torna uma autoridade no assunto, investida de confiança por parte do público e, consequentemente, por parte da ferramenta de busca.

Contextualizando a importância de uma Estratégia de Link Building

Perceba que uma coisa leva à próxima. As estratégias de Link Building se mostram eficazes ao serem conjugadas a um conteúdo realmente interessante. Não adianta entupir o seu site de backlinks que não são legítimos. Pior ainda é não dar prioridade ao seu conteúdo, seja informativo, de entretenimento ou de interação.

A importância de seguir esse caminho deságua em reconhecimento de sua marca. Na prática, o público que busca aquilo do qual você se especializa, e gosta da informação que você oferece, acaba por voltar à sua página.

De repente, você passa a ter leitores assíduos e o número de visitantes cresce muito. O que isso quer dizer? É simples. Quer dizer que o público lembra da sua página sempre que necessita tirar uma dúvida sobre um produto. São pessoas que vão interagir nas redes sociais de sua marca. Esse movimento, ou melhor, relacionamento construído aos poucos levará, na última etapa do processo, o leitor à decisão da compra. 

No fim das contas, um visitante casual do seu blog pode se tornar um cliente fiel de seus produtos ou serviços.

Como construir uma Estratégia de Link Building?

É preciso entender que as estratégias de Link Building não correspondem a um ato único no meio digital. Há uma série de etapas e premissas a serem observadas. 

Para fazer uma analogia, as estratégias de Link Building funcionam como os andares de um prédio enorme. Cada andar é importante e faz parte desse edifício, e eles se posicionam um em cima do outro. Portanto, implemente cada método com zelo no planejamento e rigor na execução. Confira quais são as melhores estratégias a seguir.

Construa conteúdos compartilháveis

Está certo que é necessário levar em conta os critérios do temido algoritmo do Google na hora de colocar em prática as suas estratégias de Link Building. Entretanto, vale ainda mais a pena compreender que o Google dá prioridade ao usuário. É o elemento da pessoa que mais conta!

Tal noção se traduz na chamada experiência do usuário. Quando você se coloca no lugar do leitor que irá acessar a sua página, todas as suas estratégias de Link Building vão girar em torno do leitor. É preciso dar atenção aos seguintes pontos:

  • O site deve ser fácil, acessível, intuitivo
  • O design deve ser atraente ao público-alvo
  • O conteúdo deve ser direcionado
  • Cada texto publicado deve ter intenção de comunicar, informar e trazer identificação
  • O conteúdo deve ser destacado a ponto do leitor lembrá-lo em momento posterior

Você pode investir também em gráficos, quizzes, guias, links para e-books gratuitos, pesquisas de opinião. Todos são elementos que agregam aos elementos textuais do seu blog corporativo. 

Faça parcerias

Se levarmos em conta que a autoridade envolve a publicidade e a visibilidade, fazer parcerias online soa como o próximo passo lógico nas estratégias de Link Building. Aqui está uma ação que deve começar no mundo offline e redundar em uma cadeia de links online.

O primeiro passo é entrar em contato com donos de blogs e sites que já possuem alguma autoridade no assunto, que você admire e que já tenha conquistado público. Travar relacionamentos com os responsáveis por outras páginas o ajudará na hora de conseguir backlinks, por exemplo, sem mencionar os Guest Posts.

Construa Guest Posts

Uma forma bem fácil de entender o que é esse conceito, além da sua importância nas estratégias de Link Building, é relacioná-lo mais ao conteúdo em textos do que aos links em si.

Guest Post é, como o nome original sugere, o ato de colocar um post de um convidado em seu blog, ou vice-versa. Os Guests Posts são o segundo produto das parcerias. Ao introduzir conteúdo novo em outro site ou blog, você aparece para um público novo. É uma maneira eficaz e legítima de conseguir backlinks inclusive. 

Em última análise, os Guests Posts te ajudam na empreitada de construir autoridade para o seu blog e sua marca. Portanto, você deve caprichar neles!

Encontre menções sem link

Será preciso apenas fazer pesquisa na página do Google. O objeto da busca é o seu próprio site ou blog corporativo. Às vezes, outras páginas podem mencionar a sua sem fazer uso de links.

Mas saiba que o Google conta essas menções como um fator de melhora de posição na página de resultados (O famoso SERP). Além disso, você pode rastrear todas as menções e criar uma lista de todos os sites que mencionam o seu. 

O passo final desta pesquisa é entrar em contato com os donos dessas páginas e negociar uma parceria. Pode ser mais fácil, visto que se eles mencionaram o seu site é porque de alguma forma aproveitaram o seu conteúdo. Através dessas parcerias, você volta às estratégias de Link Building sobre Guest Posts e links externos.

Links quebrados

Essa técnica de SEO também tem a ver com a pesquisa ativa por sites que abordam assuntos do mesmo nicho que o seu. Mas, atenção, neste caso você não deve procurar por menções, mas por links quebrados.

Links quebrados são aqueles que ao clicar não direcionam o usuário para página alguma. Na prática, você encontra o link quebrado nos posts dos outros sites e observa o conteúdo relacionado ao link.

O próximo passo é pensar e produzir um conteúdo valioso o suficiente que justifique a substituição daquele link quebrado por um backlink seu. Garanta a disponibilidade desse conteúdo, pois é de vital importância para que essa estratégia funcione.

Por fim, sua tarefa será entrar em contato (novamente, uma prática offline integrada às estratégias de Link Building) com os donos do site e propor novos backlinks, que são seus e têm conteúdo atualizado, para os links quebrados.

Skyscraper Technique

O motivo da existência do Skyscraper é a construção da autoridade e melhoria do conteúdo disponível na internet. Mesmo no âmbito da concorrência, é possível e incentivado que a produção de conteúdo de valor melhore cada vez mais. Essa prática garante que os sites e blogs corporativos mantenham-se motivados a escapar da estagnação. Essa técnica envolve uma junção de pesquisa, criação e relação.

Pesquisa

A tarefa aqui se resume a buscar e analisar os conteúdos que já estão disponíveis em sites e blogs de atuação no mesmo nicho que o seu. 

Criação

Uma vez que você conhece os conteúdos oferecidos, entra a parte da criatividade. É o momento de se inspirar e criar em cima desses conteúdos. Observe: Não é plágio! Não é uma pequena modificação de texto!

“Criar em cima” é sinônimo de produzir um conteúdo melhor, mais profundo, mais atual, que fale ainda mais com o leitor, com base no outro conteúdo, resultado da fase de pesquisa.

Relação

A terceira fase do Skyscraper Technique envolve a negociação. Em linhas gerais, você deve buscar os sites que colocaram os conteúdos que você pesquisou e oferecer backlinks para o seu conteúdo. Já que eles estão acostumados a fazer posts sobre determinados assuntos do seu nicho, se acharem a sua oferta de conteúdo interessante, você pode conseguir fazer Link Building dessa maneira.

Dicas para não cometer Penalidades do Google

Em uma ponta do espectro do ranqueamento, o algoritmo do Google atua para “premiar” os sites bons e confiáveis com um posicionamento alto no SERP. Na outra ponta, o mesmo algoritmo trabalha para que os sites considerados bons não sejam prejudicados por aqueles que só demonstram a preocupação do dono em subir no ranking, a despeito de um conteúdo relevante aos usuários. 

Com a finalidade de coibir sites não legítimos, o Google penaliza, dentre outras formas, com a queda de posição no SERP. A própria plataforma já divulgou as dicas de como não incorrer em práticas que podem gerar penalidade. Destacamos as seguintes:

  • Prezar pela rapidez no carregamento da sua página
  • Lançar mão de ferramentas online que tragam uma navegação segura para o usuário
  • Investir em conteúdo relevante
  • Usar palavras-chave corretamente
  • Jamais fazer uso de práticas de black hat

Ao fim, todas essas dicas estão intimamente ligadas com o fator maior de ranqueamento do Google, do qual todos os demais decorrem: a qualidade de experiência do usuário. 

Conclusão

Agora que você viu o que são as estratégias de Link Building, é fácil entender o quanto elas importam para a construção, manutenção e crescimento de uma marca. Ter autoridade no meio digital é o mesmo que ser lembrado pelo futuro consumidor. 

É hora de começar a planejar os próximos passos para o seu blog, com base no Link Building, ao incluir backlinks, parcerias e Guest Posts em suas próximas publicações. Em breve, você verá em número de visitas o quanto essa prática vale a pena.

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