Checklist de SEO completo: Estratégias de SEO para atingir a liderança digital

Você cria um site para compartilhar com o mundo o seu poder de criação e conhecimento, compartilha com seus amigos mas poucos acessam?

Sim, quase todos nós já passamos por isso! E sabemos o quanto é frustrante ver horas de dedicação não ter o resultado esperado. 

Mas fique tranquilo, é comum que nem todos os seus amigos tenham o mesmo interesse que você pelo seu conteúdo, mas acredite, há mais de 4 bilhões de usuários na internet em todo mundo e muitos destes estão procurando pelo seu conteúdo nos buscadores (Google, Bing, Yahoo) e podem não estar encontrando você. Já pensou nisso? Por isso que é muito importante você definir as estratégias de SEO para o seu projeto digital!

Atingir a liderança digital é um aspecto do qual muitas pessoas estão em busca atualmente, porém, é necessário fazer com que isto ocorra da maneira certa. Para isso, as estratégias de SEO tem um papel decisivo para que a sua marca na internet tenha uma visibilidade que alcance milhões de pessoas. É fundamental trabalhar com calma, se organizar e definir suas próprias estratégias se quiser atingir este marco com sua empresa.

Neste post, resolvemos criar um Checklist de SEO completo – com Estratégias de SEO – para você deixar seu site “tinindo” e alcançar um excelente posicionamento para o ranqueamento no Google.

Este SEO Checklist é bem objetivo, e encontra-se separado em dois setores: As atividades que você vai fazer uma única vez; e as atividades que você deve exercer em seu site ou blog, todos os dias.

Além das atividades únicas e diárias, separamos por “on Page” e “off Page”, ou seja, dentro do site e fora!

Veja agora como definir e atingir a liderança digital com estratégias de SEO, qual a importância de utilizá-lo e qual o foco que pode ser utilizado para promover campanhas comerciais para os negócios. Descubra quais são os desafios mais comuns a se enfrentar nesse processo e que erros evitar para otimizar seu tempo de produção. Acompanhe!

Neste artigo, você poderá encontrar:

    Checklist de SEO completo: Estratégias de SEO para atingir a liderança digital

    Para atingir a liderança digital, é necessário que as empresas atuem com estratégias de SEO adequadas que busquem prioridade para o gerenciamento mais humano, ou seja, que o trabalho feito não seja apenas com interações robóticas. Afinal, ter esse cuidado na humanização fará com que os profissionais que trabalham no setor apresentem resultados positivos.

    Mesmo que se tratando de SEO seja impossível deixar os mecanismos de busca de lado, vale lembrar que o próprio mecanismo de busca preza pela experiência de busca do usuário. Então, se você prezar pelo público da sua página e otimizar o seu projeto para o usuário também, os próprios mecanismos de busca irão considerar o seu conteúdo relevante e, assim, a sua página irá atingir o topo das buscas.

    Por isso, veja o que você precisa levar em consideração no Checklist de SEO completo abaixo para otimizar o seu projeto para atingir a liderança digital:

    Estratégias de SEO On Page

    • Estrutura – Pense na estruturação do site, como você vai organizar o conteúdo, como o usuário vai navegar entre eles. Este planejamento é importante para você fazer um roadmap do site. Um app de mapeamento mental ajuda neste trabalho.
    • Responsivo – O número de acessos mobile ultrapassou o de desktop em 2019. Dessa forma sugiro implementar seu site na versão mobile e depois adapte para desktop.
    • Layout – Não pode faltar neste checklist, há estudos que revelam que um dos fatores de ranking dos buscadores é o tempo de permanência no site e a taxa de rejeição, então um layout clean e bonito pode ajudar nessa estatística.
    • Breadcrumb Navigation – Facilita muito na navegação do visitante, além disso se configurado com dados estruturados, aparece nos buscadores.
    • Favicon e Manifest – Gere favicon da sua logo para todos os navegadores e inclua o manifest. Ferramenta: Realfavicongenerator
    • Dados estruturados – Estruture seus dados de forma a facilitar a vida dos buscadores.
    • Robots – Declare para os buscadores onde eles podem navegar e indexar suas páginas.
    • SSL – Gere um certificado digital gratuitamente e configure ele no domínio.
    • HTTP/2 – Habilite o protocolo http/2 no seu apache ou nginx. 
    • HSTS – Aumente a segurança do seu visitante.
    • URL – Configure seu site para deixar com url amigável. ex: https://meudominio.com/contato ao inves de https://meudominio.com/index.php?p=232.
    • Alternate tag – Tem versão mobile? Em outro idioma? Utilize esta técnica para que os buscadores possam indexar corretamente seu site.
    • Definir domínio e redirecionar – Defina como deve ser o acesso ao site, com ou sem www e redirecione para a sua definição os acessos sem ssl com 301.
    • Sitemap – Gere e coloque seu sitemap no robots.txt e no GSC – Google Search Controle.
    • Comprimir JS e CSS – Dê velocidade para seus visitantes. Reduza a tamanho do seu JS e CSS comprimindo estes.
    • Style Inline – Considere carregar a parte do seu css mais importante para o browser mostrar o conteúdo de forma inline (dentro do próprio html).
    • Expires – Adicione tempo de expiração longo nos arquivos que não há mudanças (PNG, JS, CSS).
    • Error 404 – Customize sua página de error 404, avise que a página não existe mas aproveita para chamar o usuário para seu conteúdo atraente. Muitos aqui optam por fazer 301 para a página inicial, é uma opção, mas pense sempre no que é melhor para seu visitante. 
    • Deflate – Verifique se seu apache ou nginx está com o modo deflate ativado e que seus arquivos estejam transitados de forma compactada.
    • Comprimir HTML – Comprima seu html para uma única linha, dê mais velocidade para seu visitante (tenha cuidado com javascripts).
    • Cache – Não deixe de utilizar cache, consulte o banco o mínimo possível e transforme em cache os htmls. 
    • Multi Idiomas – Manter seu site apenas em português vai atingir apenas 3,9% dos usuários de toda internet (internetworldstats), cogite traduzir para outros idiomas seu site e alcance mais pessoas. Dica: Deixe seu domínio e crie uma url com hreflang entre elas. Ex: https://meudominio.com/es para a lingugem a versão em espanhol.
    • Redes Sociais – Garanta a integração com as redes sociais, permita que as pessoas utilizem botões de compartilhamento para essas redes. Tente fazer com que o link de compartilhamento vá com um link de campanha, assim você pode acompanhar melhor de onde está vindo seus visitantes.
    • Newsletter – Pergunte aos seus visitantes se eles querem receber novos posts ou novidades preenchendo seu e-mail.
    • OpenGraph – Certifique seu site seja configurado, isso ajuda muito para que seu conteúdo fique mais atrativo quando compartilhado por alguém.
    • Twitter Cards – Sim, o danado do twitter criou um meta tag só para ele. Bom são 335 milhões de usuários ativos (2019), fica a seu critério querer ou não usar.
    • Versão AMP – Ative sua versão AMP, se sua monetização é com Adsense tome cuidado com essa opção, o CTR costuma baixar. 
    • Pagespeed – Realize os ajustes necessários que esteja dentro do seu alcance para conseguir a melhor nota no pagespeed.
    • GTMETRIX – Mais uma referência para verificar a performance do seu site GTMETRIX
    • Audits Lighthouse – Audite sua página com o Lighthouse e melhore os resultados. Veja um exemplo da estatística do aplicativo:
    Estatistica lighthouse de um site

    ? Dica de leitura: Guia definitivo SEO: Conheça todas as Estratégias de SEO.

    Estratégias de SEO Off Page

    • Redes Sociais – Crie páginas ou perfis nas redes sociais que você acredita que seu público alvo esteja presente. Coloque links do seu site para elas e delas para o seu site.
    • Google Analytics – Configure seu domínio no google analytics e acompanhe suas métricas. 
    • Pixel – Vai fazer anúncios no facebook/instagram? Então pode ser uma boa estratégia configurar o pixel.
    • GSC – Configure o Google Search Console e integre com o Google Analytics. Não esqueça de configurar o sitemap nele.
    • Google meu negócio – Considere configurar o google meu negócio. É uma forma importante dos usuários encontrarem seu trabalho e negócio.
    • Ferramentas SEO de monitoramento –  GuestPostsSemrushAhrefsMajestic e Moz podem te ajudar a monitorar seu domínio com as métricas mais usadas pelos profissionais SEO.

    ? Dica de leitura: Como fazer SEO Off Page em seu site/blog.

    Estratégias de SEO

    Checklist de SEO completo: Estratégias de SEO para aplicar diariamente

    Confira agora, o SEO Checklist de estratégias diárias que você deve seguir para aumentar a autoridade, popularidade e tráfego do seu site.

    Estratégias de SEO On Page

    • Palavras Chaves – Faça uma lista das palavras chaves que você acredita que as pessoas irão procurar seu conteúdo, verifique o volume de busca e a concorrência. Ferramentas: Google PlannerUbersuggest
    • Estrutura do conteúdo – Antes de começar a escrever, estruture o conteúdo em tópicos e uma lógica que você acredita que vai ficar boa para seu visitante. Utilize o software de mapeamento mental também.
    • Número de palavras – Escreva naturalmente seu conteúdo de forma que fique simples para quem leia, use sua palavra chave e alguns sinônimos, não exagere. Não force se não tem mais assunto, mas tente ser criativo para que atingir o máximo de palavras possíveis… 3000-3500 palavras é um volume que muitos estudos revelam que vem ficando no topo do google.
    • Parágrafos Curtos – Tome cuidado para não fazer grandes parágrafos.
    • Headings – Estruture seu conteúdo H1, H2, H3, tente usar suas palavras chaves nestes subtítulos, o google dá mais peso para elas. 
    • Formate – Utilize negrito, itálico, sublinhado, bullets para que fique uma leitura mais atraente para o usuário.
    • Imagem – Imagens ou ilustrações sem dúvida deve ter em todo o conteúdo, além de ficar mais atrativo é bem visto pelos buscadores. Cuidado com os direitos autorais, busque imagens em sites free.
    • Comprima Imagem – Comprima as imagens da publicação. Recomendo o Tinypng para isso.
    • Links internos – Verifique se pode realizar links para outros posts e editar outros posts para linkar o novo.
    • Links externos – Verifique se quer passar autoridade, referencia para os links externos ou não (tag rel) e se vai abri estes links em nova página.
    • Texto alternativo – Não esquecer de preencher o atributo “alt” das imagens.
    • Vídeos – Se você não está na fase de produzir vídeo ainda, procure um no youtube e indique, entre em contato com o youtuber, aproveite para fazer uma parceria com ele para que ele coloque um link no vídeo do seu artigo também.
    • Título – Máximo 65 caracteres. Sem dúvida deve ter sua palavra chave no <title> do html, lembrando que ele pode ser diferente do h1.
    • Descrição – No meta description, convença seu visitante a clicar no seu link no buscador. No mobile aparecem 120 caracteres e no desktop 158 caracteres. Então coloque seu poder de convencimento nos primeiros 120 caracteres. 
    • URL – Não exagere, quanto menor melhor, mas não deixe de colocar sua palavra chave nela. Deixe ela amigavel: https://meudominio.com/palavra-chave-do-post
    • Narração – Sim, além de ter pessoas sem visão que pode se interessar pelo seu conteúdo, muitos como eu prefere ouvir e ir fazendo outra coisa do que ler alguns conteúdos. Então considere narrar seu conteúdo e colocar um plugin de áudio.
    • Opengrafh e Twitter Cards – Certifique que as tags estão configuradas corretamente na publicação e com uma imagem destaque.
    • Canonical tag – Opa, este conteúdo é um sub conteúdo de algo maior ou é duplicado e foi feito uma versão um pouco diferente? Considere apontar ele para a url principal com canonical tag.

    Estratégias de SEO Off Page

    • Indexe – Vá no GSM e solicite o indexamento da url.
    • Compartilhe o conteúdo nas redes sociais – Sim, utilize os canais que você criou e compartilhe.
    • Mailing – Você tem inscritos na newsletter, quando tiver uma lista de conteúdo que considera relevante, mande para os inscritos.
    • Backlinks – Teu site e posts simplesmente não são melhor posicionadas sem eles. É um dos fatores mais fortes que o google considera para começar a testar seu site no topo e ver se os usuários vão gostar dele. Para ganhar links dofollow, utilize técnicas como Guest Blogging, Assessoria de imprensa, entre em contato com donos de sites e forneça uma parceria.
    • Menções à Marca – As pessoas digitam sua marca no google e ele sugere outro nome? O motivo de o google achar que o usuário escreveu errado é que simplesmente ele rastreou pouco essa palavra na internet. Então a dica é… com backlink ou sem backlink, nofollow ou dofollow, cite sua marca principalmente onde você acredita que seu público alvo está. Não caia nessa de fazer spam automatizado. Pode ser punido e todo trabalho ir por água abaixo.

    Por que é importante atingir a liderança digital para os negócios atualmente?

    A liderança digital é a que permitirá atingir novos patamares, desde que saiba com o que precisa lidar e qual seu objetivo. Defina os processos, mantenha-se bem estruturado, experimente novas tendências e se atente com a jornada de seus clientes e o que eles procuram.

    liderança digital
    Fonte/Reprodução: original

    Transformação digital

    Para atingir a liderança digital, você precisa entender o significado de transformação, que neste setor, consiste em criar ou alterar o mecanismo de negócio e fazer com que se reinvente dentro do mercado.

    Não se esqueça de que o setor digital é o que mais sofre mudanças, e não há possibilidades de saber quando e como ocorrerão estas modificações. Por este motivo, cabe a você buscar alternativas que se entrelacem na empresa, de modo que todos consigam utilizá-la para atingir a liderança digital de sua marca.

    Um exemplo do que é se reinventar é o que ocorreu com a Netflix, que atuava anos atrás como prestadora de serviços por correio, se viu na obrigação de parar este trabalho de aluguel e pensar em um novo caminho. A solução que a empresa encontrou é utilizar o meio digital para inovar e se tornar um dos serviços de streaming mais assistidos mundialmente.

    Observe que, se você precisa evoluir e não há escapatória, é necessário elaborar planos e saber o que precisa fazer para atingir a liderança digital de que tanto busca. A Netflix se modificou e, gradualmente, se tornou uma das potências de streaming, com filmes, séries e desenhos feitos pelo próprio estúdio. Por que você não poderia seguir o mesmo caminho?

    Transformação organizacional

    Hoje, é interessante que as empresas optem pelo método de transformação organizacional, que é basicamente uma atualização de procedimentos, que faz com que todas as medidas tomadas tenham coerência e maior organização dentro da empresa.

    Um dos motivos que mais levam as empresas a optarem pela transformação organizacional, é por precisar se adequar às modificações ocorridas no mercado digital. Lembra de quando dissemos ser necessário se reinventar? Neste método não é diferente, portanto, você deve se adaptar e se adequar às mudanças de público-alvo, saber como captar mais clientes e ter estratégias definidas com sua equipe.

    Para a transformação organizacional, é fundamental fazer o seu planejamento, porque sem ele, será impossível entender onde chegar e o que fazer para atingir o topo desejado.

    Mencionamos ser importante saber ouvir ideias diferentes, e isto obrigatoriamente demonstra a necessidade de escutar as opiniões dos profissionais e realizar uma análise completa do que lhe é dito para crescer no mercado. Analise, estude, pesquise, crie seus cronogramas e faça seus planos de acordo com o que é pautado em suas reuniões.

    Por que não realizar uma experimentação? Este é o aspecto mais interessante, pois permite escutar o que todos tem a dizer, pensar em estratégias e entender o que precisa ser alterado.

    Faça testes, experimente as estratégias na qual buscou e verifique se dão realmente resultados positivos ou se permanece na necessidade de fazer alterações. Esteja junto de seus funcionários para isto, e lembre-se: opiniões e críticas construtivas são essenciais para não postergar o que cada um pensa.

    Principais características da liderança digital

    Para você atingir a liderança digital tão esperada, é preciso ter paciência e saber tomar decisões simplistas. Note que apenas 63% das empresas tomam suas decisões rapidamente, ou seja, em um tempo real sem ser na base dos dados digitais.

    Neste caso, 80% das decisões são tomadas com a base completa em dados. Não há necessidade de esperar pelas informações de um profissional na área, pois o computador entrega o que necessita em pouco tempo, mas será que isso realmente te fará atingir a liderança digital?

    Uma característica imprescindível para a sua empresa chegar ao topo é trabalhar com a inclusão e diversidade. Líderes digitais de sucesso obtém excelentes resultados para com a diversidade cultural, além da inclusão de programas diferentes, que façam um trabalho de qualidade. Inclusive, mencionam que o aumento de lucros está interligado com esses profissionais.

    Para atingir a liderança digital, é necessário não deixar os mais novos de lado. A geração atual cresceu com a internet em mãos, e costuma proporcionar resoluções simples e mais ágeis do que pessoas mais experientes. É importante que, dentro dessa diversidade que você queira propor, não esqueça de integrar os jovens para atuar em sua empresa e trazer soluções das quais poderia nem ter pensado.

    Quais os principais desafios para atingir a liderança digital?

    Para atingir a liderança digital, possivelmente o desafio principal é o de se adaptar às transformações que estão por vir. A tecnologia faz parte dessas modificações, das quais você precisa aceitar e fazer com que os profissionais do setor se adaptem a ela.

    Não se esqueça que, caso a sua empresa não atinja o potencial esperado, e não consiga se adaptar às alterações que ocorrerão, é possível que as entregas de clientes fiquem estagnadas. Sabemos que isso não é o que deseja, porque uma vez que tudo se encontra parado, você deixa de lucrar e a sua empresa fica para trás.

    liderança digital
    Fonte/Reprodução: original

    Se você quiser atingir a liderança digital, não esqueça que existem parceiros totalmente inseridos na era digital, mais jovens, com pensamentos distintos do seu.

    No entanto, não é isso que fará com que você deixe de fazer seus negócios evoluírem, pelo contrário. É necessário saber lidar com cada um deles, entender seus métodos e, até mesmo se ingressar por completo no setor digital.

    Caso esteja realmente em busca de inovar, saiba que é preciso saber lidar com estas pessoas e não fugir delas. Isto é o que auxiliará a você atingir a liderança digital na qual tanto almejou por tempos, portanto, não deixe de buscar por melhorias, ouvir e desenvolver a sua empresa.

    CONCLUSÃO

    E aí muita coisa? ?

    Uma dica é colocar o que você ainda não implementou em um rascunho, criar um planejamento estratégico e ir aos poucos com este SEO Checklist.

    Caso tenha percebido que está faltando algo, por favor, compartilhe aqui nos comentários que atualizamos a lista. Vamos juntos potencializar Estratégia de SEO para construir excelentes conteúdos.

    Espero que este SEO Checklist tenha sido esclarecedor, e caso tenham dúvidas, não esqueçam de comentar aqui em baixo junto à sua opinião. Adoramos receber o seu feedback!

    Um grande abraço e até o próximo artigo!

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