Estratégias de SEO: Alcance o topo do Google em 2021

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Estratégias de SEO

Você cria um site para compartilhar com o mundo seu poder de criação e conhecimento, compartilha com seus amigos mas poucos acessam? Sim, já passei por isso amigo(a) e sei o quanto é frustrante ver horas de dedicação não ter o resultado esperado. 

Mas fique tranquilo, é comum todos os seus amigos não terem o mesmo interesse que você pelo seu conteúdo, mas acredite, há mais de 4 bilhões de usuários na internet em todo mundo e muitos destes estão procurando pelo seu conteúdo nos buscadores (Google, Bing, Yahoo) e podem não estar encontrando ele.

Então neste post resolvi fazer um checklist, com algumas referências para você deixar seu site “tinindo” para os buscadores e consequentemente ter seu conteúdo no topo de busca do google.

Este checklist vai ser bem objetivo, vou separar em dois setores, Atividades que você vai fazer uma Única vez e Toda Vez. E dentro de cada um dos setores classifiquei On Page (Atividades dentro do seu domínio) e Off Page (Fora do seu domínio).

Atividades SEO que você vai realizar uma única vez no site

Estratégias de SEO: On page

  • Estrutura – Pense na estruturação do site, como você vai organizar o conteúdo, como o usuário vai navegar entre eles. Este planejamento é importante para você fazer um roadmap do site. Um app de mapeamento mental ajuda neste trabalho.
  • Responsivo – O número de acessos mobile ultrapassou o de desktop em 2019. Dessa forma sugiro implementar seu site na versão mobile e depois adapte para desktop.
  • Layout – Não pode faltar neste checklist, há estudos que revelam que um dos fatores de ranking dos buscadores é o tempo de permanência no site e a taxa de rejeição, então um layout clean e bonito pode ajudar nessa estatística.
  • Breadcrumb Navigation – Facilita muito na navegação do visitante, além disso se configurado com dados estruturados, aparece nos buscadores.
  • Favicon e Manifest – Gere favicon da sua logo para todos os navegadores e inclua o manifest. Ferramenta: Realfavicongenerator
  • Dados estruturados – Estruture seus dados de forma a facilitar a vida dos buscadores.
  • Robots – Declare para os buscadores onde eles podem navegar e indexar suas páginas.
  • SSL – Gere um certificado digital gratuitamente e configure ele no domínio.
  • HTTP/2 – Habilite o protocolo http/2 no seu apache ou nginx. 
  • HSTS – Aumente a segurança do seu visitante.
  • URL – Configure seu site para deixar com url amigável. ex: https://meudominio.com/contato ao inves de https://meudominio.com/index.php?p=232.
  • Alternate tag – Tem versão mobile? Em outro idioma? Utilize esta técnica para que os buscadores possam indexar corretamente seu site.
  • Definir domínio e redirecionar – Defina como deve ser o acesso ao site, com ou sem www e redirecione para a sua definição os acessos sem ssl com 301.
  • Sitemap – Gere e coloque seu sitemap no robots.txt e no GSC.
  • Comprimir JS e CSS – Dê velocidade para seus visitantes. Reduza a tamanho do seu JS e CSS comprimindo estes.
  • Style Inline – Considere carregar a parte do seu css mais importante para o browser mostrar o conteúdo de forma inline (dentro do próprio html).
  • Expires – Adicione tempo de expiração longo nos arquivos que não há mudanças (PNG, JS, CSS).
  • Error 404 – Customize sua página de error 404, avise que a página não existe mas aproveita para chamar o usuário para seu conteúdo atraente. Muitos aqui optam por fazer 301 para a página inicial, é uma opção, mas pense sempre no que é melhor para seu visitante. 
  • Deflate – Verifique se seu apache ou nginx está com o modo deflate ativado e que seus arquivos estejam transitados de forma compactada.
  • Comprimir HTML – Comprima seu html para uma única linha, dê mais velocidade para seu visitante (tenha cuidado com javascripts).
  • Cache – Não deixe de utilizar cache, consulte o banco o mínimo possível e transforme em cache os htmls. 
  • Multi Idiomas – Manter seu site apenas em português vai atingir apenas 3,9% dos usuários de toda internet (internetworldstats), cogite traduzir para outros idiomas seu site e alcance mais pessoas. Dica: Deixe seu domínio e crie uma url com hreflang entre elas. Ex: https://meudominio.com/es para a lingugem a versão em espanhol.
  • Redes Sociais – Garanta a integração com as redes sociais, permita que as pessoas utilizem botões de compartilhamento para essas redes. Tente fazer com que o link de compartilhamento vá com um link de campanha, assim você pode acompanhar melhor de onde está vindo seus visitantes.
  • Newsletter – Pergunte aos seus visitantes se eles querem receber novos posts ou novidades preenchendo seu e-mail.
  • OpenGraph – Certifique seu site seja configurado, isso ajuda muito para que seu conteúdo fique mais atrativo quando compartilhado por alguém.
  • Twitter Cards – Sim, o danado do twitter criou um meta tag só para ele. Bom são 335 milhões de usuários ativos (2019), fica a seu critério querer ou não usar.
  • Versão AMP – Ative sua versão AMP, se sua monetização é com Adsense tome cuidado com essa opção, o CTR costuma baixar. 
  • Pagespeed – Realize os ajustes necessários que esteja dentro do seu alcance para conseguir a melhor nota no pagespeed.
  • GTMETRIX – Mais uma referência para verificar a performance do seu site GTMETRIX
  • Audits Lighthouse – Audite sua página com o Lighthouse e melhore os resultados. Veja um exemplo da estatística do aplicativo:
Estatistica lighthouse de um site

Estratégias de SEO: Off page

  • Redes Sociais – Crie páginas ou perfis nas redes sociais que você acredita que seu público alvo esteja presente. Coloque links do seu site para elas e delas para o seu site.
  • Google Analytics – Configure seu domínio no google analytics e acompanhe suas métricas. 
  • Pixel – Vai fazer anúncios no facebook/instagram? Então pode ser uma boa estratégia configurar o pixel.
  • GSC – Configure o Google Search Console e integre com o Google Analytics. Não esqueça de configurar o sitemap nele.
  • Google meu negócio – Considere configurar o google meu negócio. É uma forma importante dos usuários encontrarem seu trabalho e negócio.
  • Ferramentas SEO de monitoramento –  GuestpostsSemrushAhrefsMajestic e Moz podem te ajudar a monitorar seu domínio com as métricas mais usadas pelos profissionais SEO.

Estratégias de SEO para uso diário em seu site/blog

Confira uma lista de estratégias de SEO diárias que você deve seguir para aumentar a autoridade, popularidade e tráfego do seu site.

Estratégias de SEO: On Page

  • Palavras Chaves – Faça uma lista das palavras chaves que você acredita que as pessoas irão procurar seu conteúdo, verifique o volume de busca e a concorrência. Ferramentas: Google PlannerUbersuggest
  • Estrutura do conteúdo – Antes de começar a escrever, estruture o conteúdo em tópicos e uma lógica que você acredita que vai ficar boa para seu visitante. Utilize o software de mapeamento mental também.
  • Número de palavras – Escreva naturalmente seu conteúdo de forma que fique simples para quem leia, use sua palavra chave e alguns sinônimos, não exagere. Não force se não tem mais assunto, mas tente ser criativo para que atingir o máximo de palavras possíveis… 3000-3500 palavras é um volume que muitos estudos revelam que vem ficando no topo do google.
  • Parágrafos Curtos – Tome cuidado para não fazer grandes parágrafos.
  • Headings – Estruture seu conteúdo H1, H2, H3, tente usar suas palavras chaves nestes subtítulos, o google dá mais peso para elas. 
  • Formate – Utilize negrito, itálico, sublinhado, bullets para que fique uma leitura mais atraente para o usuário.
  • Imagem – Imagens ou ilustrações sem dúvida deve ter em todo o conteúdo, além de ficar mais atrativo é bem visto pelos buscadores. Cuidado com os direitos autorais, busque imagens em sites free.
  • Comprima Imagem – Comprima as imagens da publicação. Recomendo o Tinypng para isso.
  • Links internos – Verifique se pode realizar links para outros posts e editar outros posts para linkar o novo.
  • Links externos – Verifique se quer passar autoridade, referencia para os links externos ou não (tag rel) e se vai abri estes links em nova página.
  • Texto alternativo – Não esquecer de preencher o atributo “alt” das imagens.
  • Vídeos – Se você não está na fase de produzir vídeo ainda, procure um no youtube e indique, entre em contato com o youtuber, aproveite para fazer uma parceria com ele para que ele coloque um link no vídeo do seu artigo também.
  • Título – Máximo 65 caracteres. Sem dúvida deve ter sua palavra chave no <title> do html, lembrando que ele pode ser diferente do h1.
  • Descrição – No meta description, convença seu visitante a clicar no seu link no buscador. No mobile aparecem 120 caracteres e no desktop 158 caracteres. Então coloque seu poder de convencimento nos primeiros 120 caracteres. 
  • URL – Não exagere, quanto menor melhor, mas não deixe de colocar sua palavra chave nela. Deixe ela amigavel: https://meudominio.com/palavra-chave-do-post
  • Narração – Sim, além de ter pessoas sem visão que pode se interessar pelo seu conteúdo, muitos como eu prefere ouvir e ir fazendo outra coisa do que ler alguns conteúdos. Então considere narrar seu conteúdo e colocar um plugin de áudio.
  • Opengrafh e Twitter Cards – Certifique que as tags estão configuradas corretamente na publicação e com uma imagem destaque.
  • Canonical tag – Opa, este conteúdo é um sub conteúdo de algo maior ou é duplicado e foi feito uma versão um pouco diferente? Considere apontar ele para a url principal com canonical tag.

Estratégias de SEO: Off Page

  • Indexe – Vá no GSM e solicite o indexamento da url.
  • Compartilhe o conteúdo nas redes sociais – Sim, utilize os canais que você criou e compartilhe.
  • Mailing – Você tem inscritos na newsletter, quando tiver uma lista de conteúdo que considera relevante, mande para os inscritos.
  • Backlinks – Teu site e posts simplesmente não são melhor posicionadas sem eles. É um dos fatores mais fortes que o google considera para começar a testar seu site no topo e ver se os usuários vão gostar dele. Para ganhar links dofollow, utilize técnicas como Guest post , Assessoria de imprensa, entre em contato com donos de sites e forneça uma parceria.
  • Menções à Marca – As pessoas digitam sua marca no google e ele sugere outro nome? O motivo de o google achar que o usuário escreveu errado é que simplesmente ele rastreou pouco essa palavra na internet. Então a dica é… com backlink ou sem backlink, nofollow ou dofollow, cite sua marca principalmente onde você acredita que seu público alvo está. Não caia nessa de fazer spam automatizado. Pode ser punido e todo trabalho ir por água abaixo.

E aí muita coisa? Uma dica é colocar o que você ainda não implementou e ir aos poucos com as estratégias de seo.

Se achar que está faltando algo, por favor, compartilhe aqui nos comentários que atualizo a lista.

Espero que com isso você alcance seu sonho de mostrar seu trabalho para cada vez mais pessoas no mundo.

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