Exemplos de KPI: Confira os tipos e como definir

Há inúmeros exemplos de KPI para avaliar a performance da sua empresa e garantir que você esteja no caminho certo.

É nítido que o objetivo principal de qualquer empresa, seja ela nova ou que já tenha certo tempo dentro do seu nicho de mercado, é crescer e expandir o seu negócio.

E por isso, todo empreendedor que deseja alcançar o sucesso utiliza inúmeras estratégias de marketing e de gestão interna para otimizar seus indicadores e métricas!

Mas sabe o que todas estas estratégias apresentam em semelhança para alcançarem os seus resultados?

É exatamente, o acompanhamento constante da performance de suas ações por meio de métricas e, indicadores como os KPIs.

? Segundo inúmeras pesquisas da área, grande parte das empresas que fazem este levantamento de dados são consideradas bem-sucedidas em seu ramo dentro do mercado. 

E é graças a este levantamento que somos capazes de descobrir quais estratégias funcionam e quais não dão certo quando são aplicadas na nossa empresa. 

Confira os tópicos ou navegue através do link direto:

    O que é um KPI?

    Antes de entrarmos nos exemplos de KPI, devemos primeiro definir o que é!

    O KPI é a sigla para “Key Performance Indicator”, que em sua tradução literal significa “indicador-chave de performance”.

    ? Basicamente, é uma maneira de se medir uma ação ou um conjunto de estratégias e observar se elas estão alinhadas com todos os objetivos e com as metas estabelecidas pelo seu negócio.

    Existem inúmeros exemplos de KPI e diversos indicadores que podem ser avaliados por meio da métrica.

    E, nesta época atual onde o fluxo de informações é constante, devemos escolher bem quais indicadores serão avaliados pelos exemplos de KPI que citaremos logo abaixo. 

    O KPI pode ser medido tanto por um número como também por um porcentual.

    Os KPIs estão conectados de forma direta com seus objetivos por um simples motivo: eles são os responsáveis pela medição de cada uma destas metas estabelecidas inicialmente.

    características padrões para se escolher um bom KPI, são elas: a disponibilidade de um KPI principal, para ser mensurado e analisado de forma correta, a sua importância para a sua empresa.

    Afinal, ela quem será responsável por avaliar suas estratégias e mostrar se o objetivo principal está ou não sendo atingido -, a relevância do indicador, sua periodicidade e a certeza de que o indicador irá lhe ajudar a tomar decisões inteligentes e assertivas.

    Observa-se, então, que há inúmeros exemplos de KPI que podem ser aplicados na sua página, que são extremamente importantes e úteis para a sua estratégia.

    ? Entretanto, a aplicação deles só faz sentido quando é justificada através de dados ou de inúmeros testes realizados durante o dia-a-dia. 

    E é justamente por conta disso que você pode aplicar os diferentes indicadores existentes e conforme os objetivos e estratégias de quem realiza a análise dos resultados obtidos.

    Diferença entre KPIs, OKRs e Métricas

    • Os KPIs basicamente estabelecem os indicadores-chave que uma empresa precisa mensurar e acompanhar de perto, para perseguir e eventualmente atingir/superar, os objetivos estabelecidos pelos OKRs;
    • Os OKRs tratam de objetivos e resultados que uma empresa deve seguir – rumo à visão estruturada estrategicamente. Resumidamente, é uma metodologia de gerenciamento – em sua tradução o “O” significa “objetivo” e “KR” significa “resultados-chave”;
    • E por fim, as métricas são consideradas uma interpretação de uma determinada medida ou de um conjunto de medidas que você utiliza para orientar o seu projeto – são dados quantitativos que mostram o desempenho de uma ação.

    Categorias do KPI

    Com tantas possibilidades de análise, é essencial que tenha em mente quais são os fundamentais (indicadores-chaves) para a sua empresa.

    Seguem, abaixo, algumas das principais categorias de KPI’s:

    • Indicadores de produtividade: São indicadores que agem para mensurar a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para gerar um determinado produto ou serviço;
    • Indicadores de qualidade: Trata-se da relação entre quantidade de produtos finais e produtos sem defeito e, por isso, são avaliados juntos aos indicadores de produtividade, auxiliando na compreensão de possíveis “desvios”;
    • Indicadores de capacidade: Esse indicador refere-se à capacidade de resposta em determinado processo, ou seja, medem a relação entre a capacidade produtiva e o timing de produção;
    • Indicadores estratégicos: Indicador comparativo sobre a relação de metas definidas. Basicamente fornecem um comparativo entre o cenário atual e o esperado;
    • Indicadores de rentabilidade: Indicador referente ao retorno sobre o investimento (ROI);
    • Indicadores de competitividade: Avalia o posicionamento da marca em relação à concorrência;
    • Indicadores de lucratividade: Este indicador é mensurado a partir do percentual de lucro sobre o faturamento, indicando a relação percentual entre o lucro e as vendas totais;
    • Indicadores de produto: O foco deste indicador é avaliar se as características dos produtos atendem às reais necessidades e exigências dos leads;
    • Indicadores de processo: Avalia se os processos internos estão sendo executados conforme o planejamento e exigência de clientes.

    Tipos de Indicadores-Chave (KPIs)

    Dentro da contextualização sobre KPIs, além das categorias listadas acima é possível observar que os indicadores-chave possuem alguns diferentes tipos de especificações. Sendo elas:

    KPI’s Primários

    Os KPIs primários são os principais indicadores-chaves de performance.

    ? Resumidamente, esses são os indicadores acompanhados diretamente pela diretoria de uma empresa.

    Seu principal objetivo é demonstrar de forma rápida e ágil, se os objetivos estratégicos (alinhados) estão sendo alcançados. Por isso, também são conhecidos como KPIs estratégicos.

    Confira alguns exemplos de KPI primário:

    • Taxa de conversão;
    • Leads;
    • Custo de aquisição por lead (CPA);
    • Tráfego;
    • Receita total;
    • Receita por compra.

    KPI’s Secundários

    Os KPIs secundários são indicadores utilizados de forma que haja um certo reforço da informação obtida através dos primários.

    ? São, basicamente, responsáveis por reforçar os primários e justificar o porquê eles se apresentam daquela forma.

    Ele serve como um reforço a tudo que foi mostrado primeiramente, e caso não o faça, perde a sua função principal. 

    Confira alguns exemplos de KPI secundário:

    • Custo por lead em cada estágio do funil;
    • Assinantes da newsletter;
    • Assinantes do blog;
    • Visitas recorrentes no blog;
    • Custo por visitante;
    • Origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, direto, e-mail e outros);
    • Preço médio por transação.

    Como escolher os melhores KPIs dentro de uma área?

    Agora que você pode conferir alguns exemplos de KPI, compilamos um passo-a-passo para auxiliar você a escolher os melhores indicadores-chave de desempenho para a sua gestão.

    passos-para-definir-kpis

    Conclusão

    Na prática, os KPIs se tornam mais fáceis de serem observados que nas definições expostas aqui. A melhor forma de compreender totalmente como os exemplos de KPI funcionam é através da prática!

    Por isso, decidimos elaborar alguns os exemplos de KPI para que sejam observados na prática, para melhorar a visualização destes indicadores tão essenciais na rotina da empresa.

    Uma empresa que tem como principal objetivo a geração de leads qualificados, por exemplo, fará isso com estratégias de inbound marketing e através de um blog bem estruturado, com um conteúdo que atraia o usuário.

    Para avaliar o engajamento do conteúdo, observamos o tráfego orgânico que o site gera.

    Logo, como KPI primário, utilizamos o tráfego total para avaliar para analisar o número total de visitas que o site recebe diariamente.

    Entretanto, acompanhar o comportamento deste tráfego também é extremamente importante, por isso um indicador secundário com a taxa de visitas recorrentes, novos visitantes, assinantes de newsletter e o bounce rate são interessantes de se escolher também como KPI secundário.

    Por fim, diante de tantos exemplos de KPI, nota-se a importância que essas taxas têm na rotina da nossa empresa!

    Acompanhar os valores é a melhor forma de saber se a estratégia escolhida para marketing, ou para a gestão interna, funcionam de forma efetiva, além de garantir o sucesso da sua empresa!

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