Confira como a hospedagem do site pode prejudicar o SEO da sua página na internet

Assim como temos que escolher um bom terreno para construir uma casa, na hora de escolher uma hospedagem do site precisamos procurar os melhores serviços possíveis para SEO. Todo bom projeto precisa de uma base com estrutura, e a base de uma página na web está na hospedagem.

Para decidir qual a hospedagem de sites queremos, primeiramente, precisamos ver se este pacote tem as ferramentas que atendam às necessidades, se tem um atendimento online e 24 horas, se é de fácil negociação, permite a instalação de geradores de conteúdo como o WordPress, e, o mais importante, consiga orientar as melhores técnicas para SEO.

Por isso, você precisa saber se o seu site foi construído, é estruturado e tem a hospedagem necessária para que fique na primeira página do Google.

O que é uma hospedagem de sites?

Antes, vamos explicar o que é uma hospedagem de site. É um espaço que armazena um site e faz com que ele se mantenha online durante 24 horas, que pode ser gratuita, compartilhada, VPS, Cloud ou um servidor dedicado. Além disso, eles disponibilizam pacotes para que possam atender a sua necessidade.

Como hospedar um site?

Para hospedar o site, você precisa primeiramente contratar um serviço de hospedagem que atenda as suas necessidades. Confira aqui alguns exemplos!

Após a compra do pacote, é hora de criar a página!

Como criar um site?

Primeiramente, a maioria dos sites possui um instalador de gerenciador de conteúdo, como o WordPress ou Joomla. Após a instalação deste gerenciador de conteúdo, você pode selecionar o tema e personalizar do jeito que quiser. Por último, hora de criar páginas e textos.

Se você quer criar apenas um simples site, algumas hospedagens têm serviço de personalização no sistema arrasta e solta, o que faz com que você não perca tempo em editor de site, como o Dreamweaver.

Após seguir todo o seu tutorial, é hora de publicar o seu site e criar novos conteúdos dentro dele. Mas, lembre-se de priorizar as práticas de SEO.

O que é o SEO?

SEO é a sigla em inglês da palavra “Search Engine Optimization”. O nome, traduzindo para a língua portuguesa, significa “Mecanismo de Otimização de Busca”, técnicas para desenvolver dentro de um site para que a sua página seja relevante nos mecanismos de busca, sem que os principais são o Google, Bing e o Yahoo.

O que é o SEO
Fonte/Reprodução: original

Veja também: Confira quais os tipos de Keywords SEO para usar em Blog!

Além de estruturar o design para ficar otimizado para os algoritmos destes buscadores, o site também tem que ter uma certa estrutura de texto, tempo de carregamento adequado e a criação de backlinks, para tornar o site de grande relevância.

Quanto mais estruturas de SEO o site tiver, mais chance ele tem de ficar no topo, sem contar que a hospedagem de site ideal é aquela que permite que você instale um sistema de gestor de conteúdo, e este permita instalar ferramentas que orientam ao criador de conteúdo a corrigir as falhas na gestão do Google.

Qual o objetivo do SEO?

Além de ajudar a tornar o site relevante para o Google e trazer reputação, o objetivo do SEO é fazer com que as pessoas encontrem o seu site e que o busquem na internet por pesquisas. Se ninguém te acha nos buscadores, você praticamente está invisível na internet.

Quais são as técnicas?

As técnicas de SEO incluem: a organização dos textos em títulos, cabeçalhos e parágrafos; colocar links interno e externo; fazer com que cada artigo traga um resumo (meta-description); colocar um título alternativo na imagem do texto; e não se esqueça, de adicionar as palavras-chave, essenciais para quando as pessoas encontrem a sua página, independente da sua escolha na hospedagem de site.

Como a hospedagem pode prejudicar o SEO?

Como falamos acima, os tipos de hospedagem de site podem ser gratuita, compartilhada, VPS, Cloud ou um servidor dedicado. No entanto, a mais popular é a compartilhada, onde vários sites do mundo todo estão armazenados em um único servidor.

Como a hospedagem pode prejudicar o SEO
Fonte/Reprodução: original

Veja também: Os 11 erros de SEO mais comuns: Como evitar?

Se seu site tem muitas imagens, vídeos e conteúdos interativos, e está numa hospedagem compartilhada, o carregamento do site pode ser lento, o que pode prejudicar o SEO e fazer com que a página tenha menos views e irrelevância, pois o algoritmo do Google irá considerar que não vale a pena indicar nas primeiras páginas.

Como evitar o prejuízo no seu site com a Hospedagem?

Para evitar o prejuízo com a hospedagem do site no SEO, é necessário recorrer a algumas técnicas de otimização, como estruturar seu texto, evitar colocar imagens muito pesadas e não colocar arquivos pesados, para que o site não fique muito lento.

Lembre-se que o Google conta com o carregamento da página como um fator para ajudar no ranqueamento do seu site. Se seu site demorar a carregar mais que um minuto, é sinal que temos problemas e isto pode ser o resultado de armazenamento cheio de sua hospedagem. Logo, mostra que existe sim uma relação entre hospedagem e boas práticas de SEO.

Qual o melhor site de hospedagem?

O melhor site de hospedagem é aquele que mantêm os seus dados em segurança e que não atrapalha o carregamento de sua página. Por isso, alguns desenvolvedores apoiam que, se quer um site que tenha uma alta demanda, escolha servidores privados, como o VPS.

Como o Google analisa os sites?

Concluímos que a hospedagem e SEO precisam estar interligados, junto a velocidade e segurança. A hospedagem de sites não garante o topo do Google, mas se você estruturar a página com as técnicas corretas, atender as necessidades do site e dos usuários, a receita para o sucesso está pronta, agora é só aguardar.

Agora que você sabe como funciona a técnica do Google para elencar quais são as páginas que vão para o topo das suas pesquisas e como a hospedagem de sites pode inclusive atrapalhar o seu ranqueamento, compartilhe este texto para outros criadores de conteúdo.

E acompanhe semanalmente o blog do Guest Posts para se especializar em Marketing de Conteúdo e SEO. Até mais!

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas