Qual é a importância do Marketing de Conteúdo?!

Os rumos da internet e hábitos dos consumidores revelam cada vez mais a importância do marketing de conteúdo para todo empreendedor cujo objetivo é tornar sua marca em uma referência no meio digital. 

A importância do marketing de conteúdo é tamanha, que novas profissões e ramos de conhecimento surgem para suprir as demandas que essa forma de divulgação pede.

Entender que o cenário de compra mudou radicalmente de alguns anos para cá, é chave para começar a traçar boas estratégias em marketing de conteúdo.

Para isso, é preciso estudar o nicho do produto, conhecer a persona e a partir daí desenvolver planos estratégicos para a criação de conteúdos.

Todas as etapas do processo mostram o grau da importância do marketing de conteúdo para que uma marca se estabeleça não apenas na mente do público, mas diante dos próprios mecanismos de busca, em especial o Google. 

Veja a seguir o conceito de marketing de conteúdo, quais os benefícios de investir nessa abordagem e como maximizar a marca da sua empresa na internet.

Aprenda também cada etapa da construção de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, do planejamento à análise dos resultados.

Neste artigo, você verá:

    O que é Marketing de Conteúdo?

    O próprio nível de importância do marketing de conteúdo é uma pista para entendermos a sua natureza.

    Bem como comentamos em nosso artigo sobre: O que é Marketing de Conteúdo e como funciona. O marketing de conteúdo, é a primeira etapa de ação em um plano estratégico de marketing digital.

    Podemos atrelar seu significado como conteúdos estratégicos, com o qual levam em consideração o real interesse e necessidade de seus leads para a criação de conteúdos personalizados.

    A noção de marketing de conteúdo está atrelada a ideia de manter um potencial cliente informado, bem “alimentado” sobre tudo o que busca na internet dentro do assunto abordado, até que ele eventualmente seja levado até a etapa de compra.

    Por exemplo, um site de curso de inglês pode produzir incontáveis artigos sobre gramática, cultura, estratégias de estudo, intercâmbio e muito mais em seu blog corporativo/para empresas.

    A importância do marketing de conteúdo na formação e manutenção de blogs é particularmente mais intensa.

    Afinal, o blog corporativo é um local onde toda e qualquer informação acerca do universo de um produto ou serviço oferecido pode ser armazenada. 

    Qual é a importância do Marketing de Conteúdo?

    Manter o controle acerca de todas as fases da jornada de compra de um cliente, é o segredo por trás da importância do marketing de conteúdo.

    Através dos artifícios empregados em técnicas cada vez mais sofisticadas é possível colher uma série de benefícios e nutrir o clientes em suas fases do funil de vendas.

    Dentre os inúmeros exemplos, destacam-se uma uma alta importância do marketing de conteúdo:

    • Blog;
    • Conteúdos Ricos;
    • Vídeos;
    • Redes Sociais;
    • Email Marketing.

    Compilamos brevemente a importância do marketing de conteúdo e alguns exemplos. Confira à seguir alguns benefícios:

    Aumento de Tráfego orgânico

    Chamamos de tráfego orgânico o poder de engajar as pessoas sem partir para anúncios pagos.

    A importância do marketing de conteúdo nessa área é imensa, pois está ligado intimamente com o relacionamento entre marca e cliente.

    Quanto mais qualidade tiver o conteúdo, maiores as chances das pessoas interagirem e compartilharem os posts, redes sociais, links e, consequentemente, seu tráfego orgânico.

    Esse movimento requer paciência, pois é construído com o tempo, mas a longo prazo mostra-se uma fonte de redução de custos nas campanhas de marketing digital.

    Está aí mais uma marca de importância do marketing de conteúdo…

    Quando alguém tem uma boa experiência em seu site, permanece nele por mais tempo, consumindo assim, uma quantidade maior de conteúdos.

    Maximização em Branding Awareness

    Entender a importância do marketing de conteúdo está diretamente ligado à maximização do Branding Awareness, entenda o porquê!

    Em sua tradução ao pé da letra, o “brand awareness” possui o significado de consciência de marca.

    Podemos atribuir a consciência de marca como o nível de reconhecimento e associação dos clientes em potencial aos produtos ou serviços ofertados pela sua empresa.

    Empresas com alto reconhecimento de marca, são facilmente mais capazes de otimizarem suas vendas e, consequentemente receita!

    Tornar-se influência no mercado digital

    Às vezes, um cliente em potencial está indeciso pela simples falta de conhecimento, quanto a um produto oferecido ou até mesmo quem é a empresa em questão.

    Nessas horas, a importância do marketing de conteúdo se liga com a transparência e a oferta gratuita de informação para que o cliente seja influenciado a optar pela sua oferta.

    Assim, se sua empresa compilar algumas estratégias em marketing de conteúdo, logo o cliente se inclinará para o seu lado.

    Geração de leads qualificados

    Um lead é cliente em potencial, em um conceito breve. É uma pessoa que entrou em contato com qualquer de seus canais de distribuição de conteúdo e demonstrou interesse.

    Pois, a importância do marketing de conteúdo aqui é “agarrar” esse lead.

    Isso pode ser realizado ao investir em diversas formas de propagação de conteúdo, tais quais blogs, assinaturas de newsletters, download gratuito de e-books, webinars, artigos com listas, formulários para que o interessado preencha com seus dados de contato.

    Uma vez que o lead é conquistado, é altamente recomendado estabelecer uma conexão ainda maior. Somente dessa forma ele poderá, eventualmente, se converter em uma venda.

    Otimizar posicionamento de páginas na SERP

    Entender a importância do marketing de conteúdo, traz consigo grandes benefícios para o posicionamento do seu site no topo da SERP.

    Podemos atribuir como SERP o resultado da página de buscas realizadas no Google, Bing, Yahoo…

    Colocar seu site no topo da SERP é um dos principais benefícios trazidos pelo marketing de conteúdo e suas aplicações.

    Definitivamente atrelar excelentes conteúdos estratégicos e específicos para seus usuários é um fator de extrema importância e relevância para o Google, por exemplo.

    Claro que não podemos deixar de lado as Estratégias de SEO e o Link Building que, ao serem compiladas, tornam-se poderosas estratégias para maximizar seu posicionamento na SERP.

    Além disso beneficia a parte comercial, escalonando vendas e maximizando sua marca e referência no mundo digital.

    Redução no custo de aquisição de clientes (CAC)

    Podemos atribuir como CAC – custo de aquisição de clientes – como uma métrica que aponta o valor que sua empresa investe em ações de marketing e vendas para captar novos clientes.

    O objetivo das empresas é tornar o CAC, o valor mais baixo possível.

    Isso indicará que as ações para aquisição deste cliente tornaram-se mais eficazes e, portanto houve redução em seu custo de aquisição.

    Deu pra entender?!

    Quanto melhor forem suas estratégias em marketing de conteúdo, menor será o custo de aquisição destes clientes, tendo em vista a “fácil” captação através dos conteúdos criados.

    Essas captações geralmente são à partir de:

    Aumenta o LifeTime-Value (LTV)

    Já o LTV – LifeTime-Value é o valor total que uma empresa “gasta” com seu cliente em toda sua jornada.

    Podemos atribuir como LTV como uma previsão do lucro líquido atribuído sobre todo o relacionamento de uma empresa para com seu cliente.

    Para entender como calcular o LifeTime-Value da sua empresa é necessário compilar alguma informações, sendo elas:

    • valor do ticket médio,
    • média do número de clientes baseado por suas transações ao ano;
    • média de anos de relacionamento entre empresa e cliente.

    Etapas para construção de Marketing de Conteúdo

    Uma vez demonstrada a importância do marketing de conteúdo em todas as suas vantagens, é preciso entender o que fazer, passo a passo.

    Comece pelo planejamento

    Não há rotina de posts de blogs e criação de conteúdo em geral que sobreviva sem que haja severo planejamento por trás.

    A ênfase aqui detona o quanto essa fase é valiosa. Antes mesmo de fazer seu primeiro post, planeje.

    Primeiro de tudo, trace os objetivos da marca, isto é, quais são as metas tangíveis (realizáveis) a serem atingidas. Ato contínuo, vem a organização do cronograma.

    Coloque conteúdo específico relacionado a cada data de publicação. Isso o ajudará inclusive a analisar resultados depois.

    Aproveite o calendário para descobrir datas e épocas para conteúdos específicos, que podem chamar atenção de seu leitor.

    Por exemplo, se o seu produto é relacionado com artesanatos, faça posts sobre como montar uma árvore com materiais baratos em seu blog corporativo. Isso aumentará o número de visitas ao site.

    Conheça sua persona

    Conhecer a persona revela a importância do marketing de conteúdo, pois influencia em todo processo criativo e de execução.

    Não basta criar um conteúdo informativo, é preciso estar alinhado com o que a sua persona procura quando usa o Google e outros buscadores. 

    Para alcançar esse objetivo, trace um perfil “ideal” relativo ao seu cliente. Comece pelo gênero, idade, região onde mora.

    Depois levante dados mais sofisticados, como o tipo de anúncio que o atrai, quais seus hábitos de consumo, o que costuma ler na internet.

    Dessa forma, o seu conteúdo será direcionado, com linguagem familiar e realmente intencionado para atender necessidades reais.

    Crie uma estratégia para a criação de conteúdos

    Tanto o planejamento do cronograma quanto a descoberta da persona são partes integrantes da primeira fase, que é traçar metas e estratégias.

    Aqui é a etapa da execução de todas as ideias acerta da importância do marketing de conteúdo!

    A importância do marketing de conteúdo, por exemplo, está na criação de e-books para captura de novos leads, envio de e-mail marketing, entre outras ações.

    Alguns exemplos de marketing de conteúdo são mais relevantes do que outros, por isso, atente-se ao seu nicho de mercado e compare estratégias que estão dando certo.

    Há uma grande importância do marketing de conteúdo para que sejam compiladas estratégias personalizadas e direcionadas para um público específico.

    Por isso, explore inovações e abuse da sua criatividade!

    Distribuição do conteúdo nos canais corretos 

    Essa etapa do marketing de conteúdo é preciosa. Negligenciá-la pode acarretar em reais perdas no processo de vendas. É preciso saber exatamente o que, onde e para quem o seu conteúdo é distribuído.

    Por isso é válido retornar ao caminho do descobrimento da persona.

    Quando se conhece a persona, é possível saber exatamente por onde ela transita ao acessar a internet. Isso quer dizer que existem públicos específicos para canais de distribuição específicos.

    Logo, a importância do marketing de conteúdo deve ser direcionada para os textos que apresentem mais informações sobre o “universo” a ser abordado. 

    Se houver um descompasso entre a natureza do conteúdo e o canal em que é distribuído, isso causará confusão na mente do usuário.

    No fim, a consequência é que não haverá uma identidade estabelecida da marca. Ocorrerá também perdas massivas de oportunidades de comunicação com o público-alvo. 

    Não adianta fazer um plano de marketing de conteúdo que atinja um número exaustivo de canais, se ainda não existe uma estrutura boa o suficiente para sustentar a execução de tal plano. 

    Monitoramento de desempenho

    Essa etapa possui o mesmo valor que a primeira, no sentido de que é fundamental corrigir erros e traçar estratégias que façam a diferença nas vendas.

    Coletar dados providos pelas métricas e analisá-los a fundo é primordial.

    A partir do monitoramento do desempenho de cada post, lançamento de e-book, andamento do e-mail marketing e das redes sociais é possível prever os comportamentos do público e alterar estratégias quando necessário.

    Também vale para enfatizar qual canal de distribuição é melhor e qual tipo de conteúdo é mais apreciado. 

    Dicas para criar conteúdos personalizados

    Seja na fase de planejamento, execução ou análise de resultados, é importante conhecer algumas ferramentas para otimizar cotidiano do marketing da sua empresa.

    Por isso, compilamos algumas das ferramentas utilizadas pela equipe de Marketing Guest Posts para que possam analisar quais delas é interessante para incluir em seu plano estratégico.

    Trello

    O Trello é um aplicativo para gerenciar projetos ou tarefas.

    Esta ferramenta, basicamente funciona como um painel para gerenciar tarefas do dia a dia ou projetos. Além disso conta com campos de personalização para otimizar os processos internos.

    O Trello possui quatro versões disponíveis, sendo elas: Gratuita, Standard, Premium e Enterprise.

    Confira um exemplo de como funciona a organização de tarefas no Trello:

    MindMister

    Conhecido por ser um dos mapas mentais mais utilizados hoje na internet, o MindMister é um site que disponiliza a criação e estruturação dos fluxos de processos.

    Podemos definir essa ferramenta como um meio de ilustrar ideias, com o intuito de relacioná-las entre si a partir de uma ideia central.

    Aqui na Guest Posts, por exemplo, utilizamos este recurso para criação de artigos, a fim de relacioná-los um com o outro.

    Permitindo assim, “linkar” artigos de maneira estratégica, a fim de garantir que nossos usuários continuem no blog lendo outro artigo, redirecionamento para landing page, entre outras estratégias.

    Dentre os inúmeros benefícios do mapa mental através do MindMister, detacam-se:

    • Otimiza processos organizacionais;
    • Auxilia na memorização de estratégias;
    • Aumenta eficiência no trabalho;
    • Possibilita visão ampla sobre os conteúdos programáticos e estratégicos.

    Seus planos variam do básico para criação de até 3 mapas mentais – gratuitos – e os planos pagos, sendo eles: o pessoal, pro e comercial.

    Confira abaixo uma imagem ilustrativa de como funciona o MindMister:

    Bizagi

    Criar e documentar processos de um negócio é de extrema importância para otimizar e criar Marketing de Conteúdo em suas estratégias de marketing.

    Através do Bizagi é possível estruturar processos para otimizar o fluxo de atividades internas, a fim de, especificar cada passo de um processo, seja ele de marketing, vendas, logística…

    Dentre os benefícios do Bizagi, destacam-se:

    • Maior produtividade;
    • Tomada de decisões assertiva;
    • Criar, interpretar e otimizar diagramas do fluxo de trabalho;
    • Melhor eficiência organizacional.

    O software é disponibilizado gratuitamente com opções para planos pagos, sendo eles: Particular profissional, por grupo de trabalho ou empresarial.

    Confira como funciona um exemplo de cadência no Bizagi:

    Canva

    O Canva é uma Plataforma para design gráfico, o qual permite que usuários possam criar imagens de mídia social, apresentações, infográficos, entre outros conteúdos visuais.

    Disponível em suas versões: gratuita, pro e enterprise.

    Muito utilizado por profissionais que atuam com o Marketing Digital, o Canva possibilita a criação das mais diversas e criativas imagens que você possa imaginar.

    Além disso, esta Plataforma conta com inúmeros recursos de conteúdo para que você possa otimizar o marketing do seu negócio.

    Tiny PNG

    Você otimiza o conteúdo presente em seu site para a experiência do usuário ou UX?!

    Entender a importância do marketing de conteúdo é de extrema importância que entenda que, todo o seu conteúdo deve ser otimizado para seus usuários e experiência em mobile – celular.

    Acredite… Otimizar o tamanho das imagens presentes em suas páginas irá fazer “toda a diferença” na hora de colocar seu site no topo do Google.

    Isso porque otimizar o conteúdo presente em suas páginas é de extrema importância para o Core Web Vitals – métricas essenciais para ranqueamento no Google.

    A função do Tiny PNG é de utilizar técnicas de compressão inteligentes, a fim de que a perca de qualidade das imagens seja pequena e o tamanho do arquivo seja reduzido consideravelmente.

    Lighthouse

    O Lighthouse é um plugin que auxilia a mensurar o SEO da sua página.

    Isso significa que é possível analisar todas as páginas do seu site e otimizá-las conforme especificações indicadas pelo Lighthouse.

    Este plugin é totalmente gratuito. Confira um exemplo:

    lighthouse-analise-de-seo-exemplo-3
    Exemplo de performance no Lighthouse

    Conclusão

    Com tudo o que foi mostrado acerca da importância do marketing de conteúdo para tornar uma marca em sinônimo de popularidade, o que resta é olhar para sua empresa, seu produto ou serviço, e começar nessa prática.

    Investir tempo em planejamento, em construção de persona, cronogramas de postagens, criações de e-books e atividades relacionadas é fundamental para o sucesso, isto é, para as conversões. 

    Perceba que sua empresa lançará os fundamentos dessa relação, mas é o próprio usuário satisfeito com seu conteúdo que irá trazer engajamento e ainda mais vendas.

    A partir do marketing de conteúdo, uma marca ganha autoridade e, por consequência, começa a ser procurada pelo cliente. Isso gera conversão e fidelidade a longo prazo. 

    Até a próxima!

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