4 Indicadores KPI: Métricas SEO para uma estratégia de sucesso

Você sabe como desenvolver uma estratégia de sucesso para a sua empresa? Com as Métricas SEO e os Indicadores KPI, você terá resultados excepcionais! Confira o porquê.

Com um ano novo pela frente, muitos empreendedores já estão focados nas metas para 2021.

Porém, aumentar o número de clientes e engajamentos pode ser difícil e complicado, mas há uma forma de facilitar muito essa meta, chegando a ótimos resultados antes mesmo do final do ano.

Com os indicadores KPI certos, você poderá alcançar os seus objetivos de forma rápida, eficaz, e ainda, aumentar e muito o seu número de engajamentos e clientes.

Além disso, com os famosos KPIs, você poderá ter um maior controle sobre o andamento e a performance da sua empresa nos Indicadores de SEO, que é de extrema importância para várias ações.

Apresentaremos para você então, 4 tipos de KPIs para uma estratégia de extremo sucesso para a sua empresa.

Venha conferir.

O que são Métricas SEO?

As métricas SEO são os dados que podemos obter de dentro de um site.

Informações como comportamento de visitantes, usuários, quais áreas visitaram no site, e também, em qual momento saíram do site.

Os principais dados que poderão ser obtidos com as métricas SEO são os usuários, sessões e visualizações das páginas que usam esse tipo de estratégia de marketing.

A principal ferramenta utilizada para a captação de métricas de SEO é o Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google e conhecida mundialmente.

Com os resultados obtidos, é possível tomar decisões importantes no meio empresarial, como a mudança sobre estratégias traçadas, e o aperfeiçoamento das mesmas. 

O que são os Indicadores KPI?

A palavra KPI é a abreviação do inglês Key Performance Indicator, que significa Chave Indicadora de Performance, e é por isso que os indicadores KPI são tão importantes para a sua empresa.

São as métricas SEO mais utilizadas para obter os resultados dos sites.

Com a indicação de performance, você poderá fazer inúmeras coisas, principalmente no processo decisório da empresa, que é um ponto crucial para a mudança e melhoria contínua.

Existem vários tipos de indicadores KPI, no qual, são direcionados para diferentes tipos de estabelecimentos e empresas, dessa forma, é importante que você tenha conhecimento para escolher o tipo de KPI específico para a sua empresa.

Existem dois tipos principais de indicadores KPI.

  • Indicadores KPI SEO para Agências.
  • Indicadores KPI SEO para Negócios.

O indicador KPI de SEO focado em agências, é essencial para que você saiba se as suas estratégias estão dando certo, e qual o verdadeiro resultado por trás de cada tipo de estratégia proposta.

Eles podem servir como um sinal vermelho ou verde, caso você possa continuar com a estratégia utilizada até o momento, ou se é melhor repensar em um novo tipo de estratégia que seja mais eficaz.

Dessa forma, você também poderá dar um feedback melhor para os seus clientes e como está indo à estratégia utilizada e como poderá ser feito um planejamento para uma estratégia ainda melhor.

Lembrando que clientes diferentes precisam de estratégias diferentes por isso a utilização dos KPIs devem ser feitas por todos, já que o que pode ser positivo para um, pode ser negativo para outro.

Já os KPIs de SEO para negócios tem outra finalidade, já que, você usará para saber como estão suas próprias estratégias de marketing na empresa.

Dessa forma, você verá de uma forma mais ampla e visível como estão seus verdadeiros resultados, e quais estratégias poderão ser tomadas para auxiliar ainda mais o crescimento de engajamento e clientes.

Ambas formas de KPI são de extrema importância para os melhores resultados no âmbito profissional.

Quais são os principais Indicadores KPI que você deverá acompanhar para obter sucesso na estratégia?

Indicadores KPI

Existem alguns KPIs em métricas SEO que você deverá ficar de olho caso queira ter uma boa resultante desse controle de estratégias, e são eles:

  • KPI de Tráfego.
  • KPI de Geração de Leads.
  • KPI de Branded Keywords.
  • KPI de Building.

Os indicadores KPI focados em tráfego, são um dos principais que você deverá prestar atenção no momento de controlar os seus resultados.

Os tráfegos são o número de pessoas que visitaram o seu site ou loja online, e demonstra o que eles visitaram no mesmo, além de também demonstrar em qual momento saíram.

Com os indicadores KPI você terá informações importantes sobre o tráfego do seu site, os resultados que você poderá encontrar serão sobre o aumento de tráfego orgânico, o número de páginas que geram o aumento do tráfego e o tráfego não relacionado a própria marca.

Todos os resultados são importantes para a equipe e necessários para uma boa tomada de decisão interna sobre novas estratégias.

Os indicadores KPI focados em Geração de Leads, também são de extrema importância para algumas tomadas de decisões e necessária para o melhor controle do seu site ou loja.

Os geradores de leads são geralmente CTA incluídos em artigos e que acabam aumentando esse tipo de resultado, e são as principais estratégias criadas por estratégias SEO.

Os principais resultados que você obterá dos indicadores KPI de geração de leads são a porcentagem de visitantes convertidos em Leads, a porcentagem de novas assinaturas, e o total de leads gerado pelo blog.

Assim como os KPI de Tráfego, os KPI de Geração de Leads também são de extrema importância para os resultados da empresa, assim como também é auxiliar do processo decisório.

Os indicadores KPIs focados em Branded Keywords são focados nas palavras chaves utilizadas no Blog e o quanto isso auxilia na visibilidade do blog ou loja.

As palavras chaves são extremamente utilizadas em métodos de SEO, já que são uma ótima forma de elevar a aparição do site em pesquisas pelo Google.

As informações que você terá com os KPIs será sobre o número de tráfego que o site terá graças às palavras-chave, e também, o número de menções ao site proveniente das palavras chave.

As informações sobre esse KPI são importantes para o resultado, assim como também para uma nova estratégia focada em keywords para dentro do seu site.

E por último, temos os KPIs focados em Link Building, que são os resultados provenientes de estratégias criadas para o ganho de links de boa qualidade.

Sem os links, é impossível chegar a uma boa colocação nos resultados do Google por isso, o controle dos resultados é tão importante.

As informações que você terá com KPIs será sobre o total de links conquistados, links conquistados através de sites relevantes, e links de sites de autoridade.

Assim como os demais, os resultados do Link Building são de extrema importância para o controle do site e também para a tomada de decisões.

Com um controle sobre essas quatro informações, será muito mais fácil para você encontrar os problemas que estão acontecendo com a estratégia de marketing em vigor e também tomar uma nova iniciativa sobre a troca da estratégia.

3 Métricas para controlar diariamente

Além dos quatro tipos principais de KPIs que você deverá ficar de olho no momento de ter os resultados do seu site, também existem outras três métricas SEO que você poderá acompanhar para auxiliar em algumas decisões.

1. Duração média de sessão

A duração média da sessão, nada mais é que o tempo que as pessoas passam dentro do seu site.

A duração média da sessão também mede quanto tempo as pessoas passaram dentro de cada página dentro do seu site, e essa é uma ótima forma de controlar e planejar melhores mudanças para dentro do seu site.

Sabendo a duração de cada visita dentro de cada página do seu site, você poderá ter uma noção sobre quais as dificuldades das pessoas ao encontrar as informações no site e o que você poderá fazer para melhorar essa questão.

2. Páginas da Sessão

Além do tempo que as pessoas passam na sessão, é importante saber também sobre quais as páginas de sessões que foram visitadas por essas pessoas.

Dessa forma, você terá um maior controle sobre a ação das pessoas dentro do seu site, além de também, ter uma maior ideia do controle que você precisará ter, e das melhorias que deverão ser feitas nas páginas.

3. Métrica de Conversão

A métrica de conversão é outra informação preciosa que você precisará ter sobre seu site.

Ela foca no preenchimento de formulários dentro do seu site, e assim aumentando a sua base de conversão de Leads, que é um passo importante para a venda do produto ou assinatura do seu serviço.

Com o controle desses três pontos do seu site, você terá um resultado ainda mais eficiente.

Conclusão

E aí, conseguiu entender melhor sobre como funcionam as métricas SEO e como os resultados de indicadores KPIs podem ser positivos para a sua empresa?

Com um bom controle sobre resultados você poderá tomar a melhor decisão estratégica para ver os resultados da sua empresa serem excepcionais.

Complete seus estudos com o nosso artigo sobre “Como ranquear seu site no Google”, e entenda de uma vez como posicionar seu site no topo dos buscadores.

Compartilhe essa dica com seus amigos empreendedores.

Bons negócios, e até a próxima!

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