Estratégia de Link Building: O que é e como criar uma estratégia para colocar seu site na primeira página do Google

Link Building o que é? Como criar uma estratégia de Link Building?

Você já ouviu falar em estratégia de Link building? Se nunca ouviu falar, hoje você aprenderá como montar essa estratégia para dar mais reconhecimento ao seu negócio, continue lendo este artigo.

A estratégia de Link building é umas das estratégias do marketing que é bastante utilizada e muito recomendada, porém é preciso de muita estratégia e sabedoria para saber usá-la. 

E, além disso, os buscadores conseguem fazer uma ligação com que os links se relacionam ou com as páginas relacionadas.

E essa estratégia está ligada ao SEO off page, no entanto, são coisas diferentes. 

Relaxa que vamos te explicar a diferença e muito mais sobre essa estratégia. 

Agora vamos ao que interessa!

Link building o que é?

É uma estratégia que faz parte do SEO off page, que visa basicamente construir uma rede de links relevantes para a sua página. 

Isso ajudará você nos mecanismos de busca e te dará mais autoridade. 

Na hora da utilização, fica ao seu critério optar pelos links internos ou links externos. 

Mas no Link building, o mais comum é utilizar os links externos, fazendo aquele famoso backlink.

Assim, os mecanismos de busca vão perceber que o Backlink é parecido com uma indicação, pois se você ou o seu parceiro colocou um link para o site do outro, significa que acreditam e confiam no negócio um do outro, o que é extremamente importante.

Link Building e SEO off page: São a mesma coisa?

  • Link Building: visa construir uma rede de links para ajudar a fortalecer as páginas.
  • SEO off page: são todas as estratégias de otimização de busca para serem aplicadas fora das páginas do site.

Ou seja, os links building são só uma parte do SEO off page, então quando você pensar na estratégia do link building, precisa olhar para o SEO off page e para o SEO on page.

Queremos te sugerir uma ótima plataforma para te ajudar no link building: a Guest Posts

No site tem tudo explicadinho, acho interessante você dar uma conferida para ter um suporte nessa parte de link building.

Agora que você já sabe diferenciá-los, vamos te ajudar a criar uma estratégia de link building. 

Para ficar mais fácil, separamos em tópicos, vamos lá!

Link Building: Como colocar seu site na primeira página do Google 

estratégia-de-link-building-marketing

Neste tópico, vamos pontuar algumas técnicas para construir uma boa estratégia de link building, são eles:

Procure parceiros para Backlinks:

Um bom parceiro para Backlinks são aqueles que têm autoridade no mercado, conteúdos relevantes e que sejam do mesmo nicho que o seu negócio.

Mas não force a barra, chegue aos poucos, por exemplo, oferecendo uma ajuda, e crie uma relação amigável e de confiança.

Uma boa ferramenta para achar parceiros é consultar a Link Explorer, ela simula o olhar do Google e cria uma pontuação da autoridade do site.

Outra boa é a nossa ferramenta  Guest Posts, como citamos anteriormente.

Garanta que as pessoas gostarão do seu site:

Isso é muito importante porque os usuários precisam, antes de tudo, gostar do que está disponível no seu site, ou seja, ele precisa chamar atenção. 

Uma dica para fazer isso é através do conteúdo de alto compartilhamento. 

Confira algumas dicas:

  • Post com listas;
  • Resultados de pesquisas que a sua empresa realizou;
  • Conteúdos interativos, como questionário, por exemplo. 

O conteúdo a ser utilizado fica à sua escolha, mas lembre-se que a qualidade deve estar sempre presente e que os conteúdos visuais são os que mais chamam atenção.

E é bom se basear no estilo do seu site e dos seus usuários.

Usar a técnica de Guest Post:

Após analisar esses dois aspectos, você já pode oferecer ao seu parceiro para que faça os backlinks, uma das técnicas mais utilizadas é o Guest Post.

Mas o que é Guest Post

Esse conteúdo é produzido como se fosse um convidado, é o artigo para o site do seu parceiro, porém, em troca, você coloca o link do seu site ou algum artigo para divulgar e conquistar mais visitantes, ou seja, trata-se basicamente de uma troca. 

E além de você e seu parceiro terem a autoridade, o seu site ganha mais visitantes.

Menções sem links:

Não é que as suas menções precisam ser sem links, o que gera ranqueamento, porém, o melhor é quando tem menção com link, porque dessa forma, passa mais autoridade. 

Uma ótima ferramenta para se informar sobre as menções é o Google Alertas, que envia uma notificação toda vez que sua marca ou a palavra-chave for mencionada, fazendo com que você saiba como deve continuar.

Outra saída é colocar o nome da sua marca no Google e ver onde está posicionado. 

Porém, antes de fazer isso, retire o nome da sua marca dos resultados da busca.

 Invista em uma boa assessoria de imprensa:

Sites da imprensa e sites de jornais têm muito reconhecimento pelo Google e bastante autoridade, fora que se você tiver o seu link em um desses lugares é uma divulgação natural.

Para ajudar nessa questão, um assessor de imprensa é o ideal, porque ele cuidará do relacionamento e da comunicação, divulgando informações sobre o seu site e fazendo com que você atraia novos visitantes.

Links quebrados:

É normal que alguns links saiam do ar, ou atualizem e mudem a URL,  sendo chamados de links quebrados. 

Isso chateia bastante o visitante, porque ele tenta acessar o site e se depara com o erro na tela, mas existe uma solução, por isso você precisa sempre ficar de olho nesses links.

Para arrumar esse erro, o site é o Redirect 301, que corrige a URL para que o visitante seja encaminhado direto para o link correto quando clicar.

 Rejeite os backlinks que não tenha confiança:

Tome muito cuidado para não receber links duvidosos ou até mesmo spam, isso pode atrapalhar muito a sua posição no ranking, fora que a pessoa que viu esse link no seu site pode não querer voltar por medo de acontecer de novo.

Uma boa ferramenta para tirar sua dúvida quanto ao link é o Google Search Console, nele tem um jeito específico que é rejeitando o backlink se for algo prejudicial.

Além dessa ferramenta que citamos anteriormente, existem outras para melhorar a sua estratégia de Links building.

Ferramentas para ajudar você nos Links building.

Majestic:

Essa ferramenta faz uma análise mais completa dos backlinks, porém não é gratuita, mas oferece assinaturas a partir de £39,99 por mês. 

Ela também consegue analisar apenas alguns links.

E essa ferramenta te dá algumas informações completas, como o contexto do backlink e até sobre os textos âncoras.

Ahrefs:

Algumas ferramentas são essenciais para o link building, como essa, que é focada em SEO off page. 

Apesar de não ser gratuita, tem planos de US$99/mês. Alguns recursos essenciais são:

  • Site Explore: Você pode pesquisar qualquer URL para conhecer os seus backlinks e ver quais sites oferecem links para os seus concorrentes.
Link-building
  • Content Explore: Uma boa solução para encontrar parceiros para backlinks, isso apenas com a palavra-chave.
  • Alertas: Através de uma notificação, mostra quando tem ganho ou perda de backlinks.

Google Search Console: 

Citada anteriormente, essa plataforma é gratuita, além de ter contato entre o site e o Google para facilitar sua oportunidade de otimização ou os seus problemas. 

Quando você receber alguma penalização, essa ferramenta tem um alerta para ver onde ela ocorreu para corrigir.

Screaming Frog:

Essa ferramenta é completa para SEO off page e SEO on page. A versão gratuita possui algumas limitações, mas facilita sua estratégia. A versão Pro custa £149 por ano.

Os principais recursos dessa ferramenta são identificar os links quebrados e consertá-los.

Guest Posts:

Claro que tínhamos que citar a nossa ferramenta que é a Guest Posts, que oferece a versão gratuita e a versão paga.

É uma plataforma muito completa, que possui vários recursos e pode ajudar bastante você e seu negócio.

Construa sua estratégia SEO com Links Building de alta qualidade, e parceiros experientes aliados à uma técnica de backlinks especial para o seu negócio. Clique e saiba mais!

Moz:

Essa ferramenta tem a versão gratuita que ajuda muito, além de fazer os relatórios sobre os backlinks, sobre seus concorrentes, oportunidade de links, links quebrados, etc.

A versão Pro custa U$99 por mês, nessa versão você tem análises e dados mais completos.

Por que a estratégia de Link Building é importante?

Já explicamos o que é essa estratégia e como usá-la. 

Agora, por que essa estratégia de link building é importante?

Essa é uma dúvida que persegue muita gente, mas essa estratégia é importante porque os mecanismos de buscas se baseiam na forma desses links para achar e colocar esses sites no topo, e guiar os links para os mesmos.

Outro ponto importante é que eles fazem uma conexão para o usuário sempre passar por sites, páginas, imagens, etc.

Talvez esteja passando pela sua cabeça: não seria mais fácil colocar tudo em ordem alfabética? 

Não, porque talvez o usuário esteja procurando algo específico e até ele achar pela ordem, desistirá, por isso que agora achamos as coisas por relevância e posição no ranqueamento.

Conclusão

Para finalizar o nosso artigo, não se esqueça que os links são extremamente importantes para o rastreamento e classificação nos mecanismos de busca. 

Porquê assim, eles se tornarão ainda mais importantes para os profissionais de SEO e buscadores. Não se esqueça que é preciso estar no contexto, porque a relevância será analisada.

Outro ponto importante, não adianta colocar vários links e não ter relevância nenhuma e nenhuma confiança, porque aí entra o spam. Confira algumas dicas de como prospectar novos clientes na internet e como estruturar um plano de negócios eficaz para sua empresa.

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Se ficou alguma dúvida, deixe aqui embaixo e compartilhe para ninguém fazer essa estratégia errada de novo.

Até mais!

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