Marketing de Conteúdo o que é e como funciona?

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Entender sobre Marketing de Conteúdo o que é, é uma das formas mais importantes de colocar em prática suas estratégias de marketing e vendas, independentemente do ramo em que atua.

Isto porque o meio de propagação é na internet, e este recurso é cada vez mais especializado, sejam pequenas, médias ou grandes empresas.

Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível atrair estrategicamente o público-alvo, do tráfego orgânico. Além de aumentar a autoridade da sua marca, e potencializar a conversão de produtos ou serviços.

Para quem deseja investir em um marketing de conteúdo de qualidade e bem estruturado, é importante saber que não só as vendas vão aumentar como também o reconhecimento da marca.

Saiba mais sobre esse tema neste texto da Plataforma Guest Posts. Hoje iremos abordar sobre Marketing de Conteúdo o que é e como aplicar essa estratégia.

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Marketing de Conteúdo o que é? 

Antes de explicarmos o conceito sobre Marketing de Conteúdo o que é, vamos abordar sobre o significado da palavra.

O Marketing de Conteúdo ou Content Marketing é a primeira etapa de ação em um Plano Estratégico de Marketing Digital.

Assim, para ganhar a atenção das pessoas e vender na internet, é preciso produzir e compartilhar conteúdos que vão falar direto com esse público.

Entender sobre Marketing de Conteúdo o que é, é de extrema importância para conciliar estratégias assertivas e direcionadas para sua persona – cliente ideal.

Podemos atribuir o Marketing de Conteúdo como uma alternativa de levar conteúdos de alta qualidade para o público-alvo. Levando em conta o interesse do usuário à produção de excelentes conteúdos.

Para o ambiente virtual é possível disponibilizar conteúdos gratuitos em plataformas, como YouTube, Instagram e Facebook.

Este conteúdo deve ser construído com base na estratégia de funil de vendas para possibilitar uma maior taxa de conversão e autoridade da empresa.

Dessa forma, o Marketing de Conteúdo auxilia a cativar leitores fiéis com perfil do público alvo e assim aumentar a venda de serviços e produtos.

Qualquer empreendedor pode fazer uso dessa estratégia de Marketing Digital a qual atrai muito mais visitas ao site, blog, landing page ou perfil nas redes sociais, ao mesmo tempo que gera mais leads para o negócio.

Agora que entenderam sobre Marketing de Conteúdo o que é, vamos avançar para que entendam como aplicar Marketing de Conteúdo em suas ações.

Guest Post como uma excelente estratégia de Marketing de Conteúdo

Entender sobre Marketing de Conteúdo o que é, é uma das formas eficazes de começar uma estratégia de Guest Post.

Os Guest Posts são uma das melhores estratégias – se não a melhor – como alterativa de Marketing de Conteúdo, no qual potencializa o ranqueamento nos buscadores, geração de tráfego orgânico em escala, além de maximizar estratégias de marca, engajamento, entre outros fatores.

Ele possibilita a produção profissional de artigos em sites de terceiros de qualidade vinculados a conteúdos do site da empresa que contratou o guest post.

Assim, esse serviço guest blogging possibilita aumentar a autoridade da marca dentro do nicho. Pode-se entender mais motivos para realizar essa estratégia a seguir:

  • Através da plataforma de guest post, é possível montar uma publicação automatizada antes de liberá-la paro o site ou blog desejado;
  • Ser mencionado em blogs e sites com popularidade;
  • Conteúdos feitos por um convidado, que servem de referência para o público consolidado e ainda traz credibilidade e valor ao post;
  • Alcança um novo público para o seu site, ao aproveitar a audiência de outro;
  • Conquista reconhecimento para sua marca e autoridade no conteúdo que produzir com excelência;
  • Tráfego orgânico, quando o visitante entra sem precisar de anúncios, ou seja, por vontade própria ao pesquisar nos sites de busca;
  • Transferência de popularidade do blog parceiro para o seu.
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O que, na verdade, você ganha na estratégia de marketing de conteúdo por Guest Post é mais espaço à frente dos concorrentes para propagar seu trabalho ou vender seu produto ou serviço.

Por isso, se trata de uma opção de alta confiança, uma vez que a empresa e sua equipe devem selecionar os melhores parceiros.

Muitos consideram esta prática desnecessária, pois não conhecem o seu real valor!

Segundo entrevistas concedidas por John Muller – Webmaster Trends at Google – um dos principais fatores para colocar seu site no topo do Google é através do Link Building.

O que nos remete a ideia de: Guest Posts!

Os Guest Posts são, sem sombra de dúvidas, a melhor alternativa para conciliar Marketing de Conteúdo com ranqueamento no Google, além de possibilitar na potencialização de marca.

Dessa forma, entender sobre Marketing de Conteúdo o que é, é um dos primeiros passos a se dar. Continue a leitura do artigo e entenda quais são suas vantagens.

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Fazer marketing de conteúdo na internet é ter o poder de influenciar na compra de quem procura por uma solução, ideia ou valor agregado.

Por isso é de extrema importância entender sobre Marketing de Conteúdo o que é!

Desta forma, podemos atribuir Marketing de Conteúdo o que é, como uma estratégia, no qual garante benefícios ao empreendedor que busca atingir mais resultados.

Agora que ficou claro sobre Marketing de Conteúdo o que é, vamos avançar e conferir sobre os maiores benefícios do Marketing de Conteúdo para sua empresa, hoje.

Crescimento do tráfego orgânico do seu site

Hoje em dia o principal lugar para o consumidor buscar algo é no Google. Seja para se informar de um assunto ou para encontrar estabelecimentos que comercializam uma marca ou produto específico.

O primeiro benefício, então, é o de aumentar o volume de acesso do público de interesse do que a empresa tem a oferecer.

O site terá crescimento no tráfego orgânico, principalmente no conteúdo produzido, que realmente resolvam os problemas e dúvidas da persona – cliente ideal. 

Afinal, o cliente só irá clicar no link na página de busca ou em uma rede social se for de seu interesse. E depois disso, se for realmente impactado positivamente, vai continuar a buscar no mesmo site/blog ou rede social por mais conteúdo.

Além de entendermos sobre Marketing de Conteúdo o que é, outro fator – de extrema importância – é o SEO (Search Engine Optimization) bem preenchido e do bom posicionamento ou ter o site no topo do Google.

Quando suas publicações são bem aceitas pelos visitantes, ou seja, quando eles ficam mais tempo na página ou site, os mecanismos de buscas são ativados a favor do seu conteúdo.

Por isso é de extrema importância definir sobre Marketing de Conteúdo o que é que seu conteúdo irá abordar, do que o seu nicho se trata, qual a relevância que você – como empresa trará – etc…

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Geração de brand awareness

O brand awareness, ou reconhecimento de marca no português, é simplesmente a lembrança do nome de uma marca que é conhecida por sua realização de consumo.

Outra definição é o de familiaridade. Com o marketing de conteúdo de qualidade, o consumidor vai ter mais ligação e sentimento de que a marca é sua amiga ou da família.

Por fim, o brand awareness permite manter o relacionamento após a venda, o que vai deixar uma boa impressão no comprador.

Quando a sua marca gera reconhecimento para quem ainda não é cliente, a prospecção de clientes já está a meio caminho andado.

Assim, é essencial gerar publicações nas redes sociais, onde os usuários seguem suas ações e opiniões o tempo todo, ou manter contatos especiais por outros meios como o e-mail, para dizer que a marca está ali para ajudar e fazer parte da vida pessoal e profissional do cliente.

Aumento de engajamento

Ao produzir marketing de conteúdo para melhorar o reconhecimento de marca, se cria muitas chances de se intensificar também o engajamento.

Em primeiro lugar, o consumidor ou leitor vai se relacionar com a marca e voltar nela sempre que precisar.

Em segundo lugar, ele vai ter tantas soluções no seu dia a dia e bom conteúdo adquirido que vai querer compartilhar com a família e amigos.

O engajamento, logo, aumenta pois a marca vai ter mais recomendações e mais experiências boas para impactar outros públicos.

Influência no mercado

Por outro lado, ainda existem aqueles consumidores dentro do seu público alvo que não se decidiram por muitos motivos.

É normal, por exemplo, as pessoas não terem conhecimento de um produto novo, não saberem como vai ser útil, ou não terem ainda a confiança na marca.

Por isso é de extrema importância que entenda sobre Marketing de Conteúdo o que é e como aplicar de forma assertiva em suas estratégias.

Como solução para produtos novos no mercado ou que estão no início da sua consolidação no mercado, se investe em marketing de conteúdo para influenciar nas tomadas de decisões de novos clientes. 

Influenciar é o mesmo que educar seu potencial cliente com as informações que não vão atrapalhar na hora da visita, mas sim ajudar! No mundo do marketing digital nós chamamos isso de eliminação de objeções.

As objeções, por sua vez, são todas as partes na página que impedem a compra. Podem ser:

  • A falta de transparência (pra quem, para quê e o que é o produto);
  • Ausência de credibilidade (comentários, pontuações, estudos de caso e compartilhamento de clientes satisfeitos);
  • Traços de riscos (quando não há uma garantia caso não gostar do produto e a opção de testar antes gratuitamente).

Ao trabalhar com dedicação na estratégia de marketing de conteúdo para tirar todas as dúvidas e mostrar todas as vantagens e diferenciais, se conquista uma clientela fiel e assim um espaço no nicho de mercado.

Geração de mais vendas

Já foi explicado que o marketing de conteúdo é parte primordial de uma estratégia de marketing digital efetiva e consequentemente, do processo de vendas.

Entender sobre Marketing de Conteúdo o que é, e qual serão as iniciativas no processo de vendas, poderá potencializar estratégias.

Os produtos e serviços ficam muito mais atrativos e passam a imagem de ser um bom negócio, através do conteúdo planejado.

Nesse sentido, é esperado mais interesse no portfólio e, naturalmente, a geração de mais vendas para sua empresa.

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Impulsionamento da geração de leads

Em complemento à geração de mais vendas, é possível conseguir um impulsionamento expressivo na geração de leads, algo como 5 vezes mais do que empresas que não usam o marketing de conteúdo.

Por isso, entender sobre Marketing de Conteúdo o que é e qual será seu objetivo é de extrema importância para gerar leads qualificados.

Prospectar por meio do conteúdo de qualidade é, portanto, guiar os visitantes – os leads – pelo caminho mais informativo o possível para o fazerem tomar a decisão de compra, ou em outras palavras, os tornarem clientes qualificados (os prospects).

É essa a linguagem que o empreendedor deve ter em mente ao colocar seu marketing de conteúdo na internet diferente dos demais, como:

  • E-books;
  • Artigos para blog;
  • Cursos;
  • Mídias sociais;
  • Webinários (seminários ou eventos online);
  • Edições limitadas;
  • Infográficos;
  • Landing pages;
  • Formulários para saber mais sobre o lead;
  • Assinatura da newsletter.

A depender do tipo de comércio e perfil ideal de cliente, então, são conteúdos personalizados que sua empresa precisa fornecer para ter destaque.

Dessa forma, entendemos sobre Marketing de Conteúdo o que é diretamente ligado a geração de leads qualificados.

Redução de custos de aquisição de clientes

Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como o nome sugere, é o valor que sua empresa gasta com Marketing e Vendas para ter novos clientes.

Sob o mesmo ponto de vista, a ideia é gastar o menos possível com material de publicidade, principalmente com mídias pagas.

Esta é uma boa estratégia de marketing digital, mas que resulta em CAC alto. Confira à seguir como calcular o CAC:

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Para a redução do CAC ser acessível, antes de mais nada, é importante investir tempo e dedicação para produzir mais marketing de conteúdo (escrever, criar e lançar na internet é praticamente de graça) e cumprir com as exigências do SEO.

O Marketing de Conteúdo é uma forma barata de aquisição de clientes, leitores, visitantes e muitos outros tipos de audiência para o seu negócio. 

Portanto, entender sobre Marketing de Conteúdo o que é, além de maximizar processos, potencializa estratégias e possibilita em melhores alterativas, quando atribuídas corretamente.

CONCLUSÃO

O Marketing de Conteúdo não é somente uma forma de atribuir o Marketing, mas sim, uma GRANDE estratégia, no qual possibilita conciliar a qualidade com fidelização.

Tanto citamos sobre o quão é importante entender sobre Marketing de Conteúdo o que é, e esperamos ver nos sites de vocês estas estratégias, em prática!

Espero que este conteúdo tenha sido enriquecedor para vocês e caso tenha ficado alguma dúvida e/ou sugestão, comente aqui em baixo. Será um prazer receber o seu feedback!

Um grande abraço e até a próxima!

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