Marketing Digital para Iniciantes: Comece do zero!

Duas coisas precisam ser pensadas quando falamos de marketing digital para iniciantes: a transformação digital e a disseminação do marketing na internet. A transformação digital, que começou por volta dos anos 90 e explodiu nos anos 2.000, se refere à migração das pessoas do mundo analógico para o digital. Em suma, a internet agora faz parte da vida de quase todos os cidadãos no mundo.

O fato é que, atualmente, as pessoas usam a internet para inúmeras atividades, dentre essas a compra de produtos e serviços. Então, dessa forma, a transformação digital tornou o marketing digital, isto é, a divulgação de produtos ou serviços pela internet (em uma das definições) em uma necessidade.

A partir do momento em que as empresas notam que precisam da internet para alcançar e expandir seus públicos, o marketing digital começa a ser disseminado. Com o passar dos anos, chegamos ao ponto de hoje, no qual o marketing feito através da internet atrai cada vez mais pessoas. É uma profissão e carreira promissora, logo não faltam anúncios e ofertas sobre marketing digital para iniciantes.

O marketing digital para iniciantes é uma fase que todos que desejam trabalhar com marketing devem passar. Isso porque o marketing digital é uma área muito ampla, que abrange diversas áreas do conhecimento. Por exemplo, se você é bom com estatísticas, pode se tornar um especialista em tráfego. Já se você é uma pessoa criativa, pode aprender como fazer marketing de conteúdo.

Seja qual for o ramo de sua especialidade futura, o importante é fazer o marketing digital iniciante para ter uma visão panorâmica do que é essa profissão. Quando se estuda o marketing dessa forma sistemática, as áreas que, são aparentemente isoladas, se integram em um todo muito coeso e poderoso.

Um bom conhecimento de marketing para iniciantes lhe dará a base para trabalhar com marketing digital e prosperar nessa área durante muitos. Isso é certo, uma vez que o marketing digital sofre mudanças constantes e só cresce com o passar dos anos. Em suma, as pessoas não vão sair da internet, e agora nem você.

Conheça a partir de agora as dimensões do marketing digital para iniciantes, e quanto tempo leva até obter resultado para suas estratégias. Siga também com as dicas de como potencializar essas estratégias e torne essa área em uma fonte de renda e uma carreira promissora!

Conheça as dimensões do Marketing Digital

O marketing digital para iniciantes é geralmente confuso para a maioria, pois devido a amplitude de ramos de conhecimento, é quase impossível saber por onde começar. Isso acontece por causa da variedade proporcionada pelo veículo do marketing digital em si: a internet.

Conheça as dimensões do Marketing Digital
Fonte/Reprodução: original

A internet oferece diversos tipos de canais, que podem ser explorados de maneiras inúmeras, já que a frequência na inovação é praticamente uma lei do marketing digital. Essa diversidade de opções reflete nas estratégias e métodos. Logo, a fim de alcançar um entendimento real do marketing digital, o ideal é fazer a abordagem multidimensional.

Dessa forma, o estudo do marketing digital para iniciantes é feito aos poucos, sobre vários assuntos diversos. As dimensões conhecidas são três: marketing de busca, de mídias sociais e de conteúdo. Mas vale lembrar que essas dimensões são as principais. Elas se subdividem em vários outros métodos.

Conheça a seguir as três grandes dimensões do marketing digital para iniciantes.

Marketing de busca

Esse tipo de marketing se refere às estratégias para que uma marca de um produto ou serviço seja “achada” pelo consumidor e o público. Em outras palavras, é o marketing que atua para transformar os mecanismos de busca, especialmente o Google, em um veículo de comunicação poderoso. O marketing de busca possui subdivisões, que são:

  • SEO
  • Links patrocinados

A sigla SEO é vista pelos espaços online com frequência. Para quem ainda não teve o primeiro “gosto” do marketing digital, ainda é desconhecida. Mas essa sigla nada mais é do que Search Engine Optimization. Em suma, é o conjunto de técnicas que visam otimizar a página de resultados dos mecanismos de busca, mais uma vez com proeminência do Google, que é o mais usado em todo o mundo.

Na prática, tudo o que é SEO visa colocar uma página, geralmente relacionada a um produto ou serviço, direta ou indiretamente, nos primeiros lugares do mecanismo de busca. Isso é vital para o sucesso de uma página, pois é comprovado que as pessoas raramente passam da primeira página quando buscam por assuntos de seu interesse.

No marketing digital para iniciantes, compreender os benefícios do SEO é primordial. Em primeiro lugar, essas técnicas permitem que um site receba muito mais cliques, de forma totalmente orgânica, isto é, sem anúncios pagos.

Em segundo lugar, as pessoas que buscam por determinado assunto estão interessadas nele. Quando entram em um site que usa essas técnicas, permanece nele e a chance de conversão aumenta. A isso se dá o nome de tráfego qualificado. Em terceiro lugar, os sites bem ranqueados são entendidos, pelo público, em nível intuitivo, e pelo Google, por meio dos algoritmos, como uma autoridade em seu nicho.

No marketing de busca também é necessário falar dos links patrocinados, que funcionam de maneira diversa ao SEO. Os links patrocinados são anúncios pagos, que o Google coloca em sua página de resultado de buscas e em outros canais, como o Youtube, o Google Shopping, os aplicativos do Google, etc.

Para dominar os links patrocinados, é necessário fazer uso correto das palavras-chave. O valor pago pelo anúncio é em cima da escolha de uma palavra-chave, num esquema de leilão que privilegia a demanda pela palavra-chave. Em outras palavras, o quanto esta é usada pelas pessoas que digitam sua busca no Google.

Marketing de mídias sociais

No marketing digital para iniciantes, a dimensão das mídias ocupa destaque cada vez mais. Não é para menos, pois a maioria das pessoas no mundo inteiro encontra-se nas redes sociais. É uma evolução natural do marketing digital se posicionar nesses canais. Se você começou a trabalhar com marketing pela internet, precisa estar nas redes sociais.

Aliás, canais como o Facebook e o Instagram marcam as primeiras experiências de marketing digital para muitos. Mas é importantíssimo traçar a linha entre um perfil pessoal e um profissional. Uma página que é feita e veiculada com propósitos de marketing, propriamente dito, deve ser pensada como tal.

Para que um perfil ou página de rede social realmente funcione, é necessário aderir às regrinhas básicas do marketing digital, em sucessão: estudo do mercado e da persona, planejamento, execução constante e análise dos dados relacionados à publicação e à conversão.

Mesmo que você ainda esteja na fase do marketing para iniciantes, deve internalizar a ideia de que uma página ou perfil de rede social bem-sucedido, é uma que se traduz em engajamento e conversão. Se a sua página não gera clientes reais, que desejam os produtos ou serviços da marca, é necessário voltar ao planejamento e às novas execuções, até acertar.

Marketing de conteúdo

Chegamos à terceira dimensão do marketing digital para iniciantes: o marketing de conteúdo. Como já foi dito, as pessoas gastam muito tempo na internet, isto é, nas buscas por sites e nas redes sociais. Hoje em dia, quem compra produtos ou serviços, principalmente em ambiente virtual, procura pelo máximo de informações acerca destes antes de se decidir pela compra.

O que antes era apenas caminhar até a loja, olhar a vitrine e levar o produto para casa, tornou-se em buscar no Google, ler muito conteúdo de assuntos relacionados ao que se busca e, aí sim, decidir-se pela compra. Esse é o poder da transformação digital sobre os hábitos de compra! Conteúdo, portanto, é toda sorte de informação que uma marca oferece a um público interessado no que ela tem a dizer.

Agora, como veicular informações? Existem três formas que são as mais usadas no meio do marketing digital:

  • Sites da empresa
  • Blogs da empresa
  • E-books, geralmente gratuitos

Os sites da empresa, assim como outros canais, devem conter as informações institucionais e as páginas para a venda em si. Toda a informação deve ser clara. Já os blogs são formas mais elaboradas de informar. Além da rede social, os blogs são a porta de entrada orgânica para novos clientes. Se uma marca usar corretamente as técnicas de SEO, os artigos do blog são mais facilmente encontrados.

Um usuário do blog está interessado em ler sobre assuntos e temas relacionados ao que você domina. Sendo assim, o blog permite que você demonstre esse domínio e se torne em uma fonte confiável de autorização. Essa autoridade se reflete na mente do leitor, que entende que seus produtos e serviços devem ser tão bons e confiáveis quanto o seu blog.

Na mesma veia, o investimento em e-books também funciona muito como marketing de conteúdo, pois estes oferecem, gratuitamente, ainda mais informação ao público. Além disso, de acordo com as técnicas e marketing, você usa o e-books para ter o contato da pessoa que o baixou. Ao invés de pagar o e-book com dinheiro, ela paga com as informações de contato.

A partir daí, é possível travar relacionamento com essa pessoa. A ideia é encaminhá-la por um funil de vendas até que a oferta seja feita e ela compre o seu produto ou serviço.

Tempo médio para retorno de estratégias em Marketing

Depois de conhecer as dimensões do marketing digital para iniciantes, podem surgir perguntas quanto à efetividade dessas práticas. A maior dúvida é sobre o tempo que leva até essas estratégias se mostrarem tão poderosas quanto costumamos ouvir em diversos canais pela internet.

O tempo médio de retorno das estratégias depende do objetivo a ser alcançado. Primeiro de tudo, o mercado é muito competitivo, as empresas investem em marketing digital cada vez mais. Mas já é possível dizer que as estratégias de médio prazo costumam levar de 1 a 3 anos para atingirem resultado.

Tempo médio para retorno de estratégias em Marketing
Fonte/Reprodução: original

Não dá pra pensar no marketing digital com objetivo de fazer uma empresa crescer como se pensa em um vídeo que viraliza nas redes sociais. Embora o viral pode fazer parte da estratégia, ele jamais será a estratégia. Os planos de curto prazo podem até trazer resultados rápidos, mas nunca sólidos.

O ideal é investir em médio e longo prazo. No caso do longo prazo, é ideal para empresas cujos objetivos são mais complicados que alcançar. Mas a grande vantagem desse trabalho “de formiguinha” é a recompensa de uma clientela fiel e de um público sempre em expansão. Uma vez que as estratégias a longo prazo rodam, torna-se cada vez mais fácil aplicá-la e realizar adaptações.

Dicas para potencializar suas estratégias

Agora, é o momento de falar de ações práticas que trarão ainda mais potência às suas estratégias, ainda que você esteja na fase do marketing digital para iniciantes. Tenha foco nessas ações! Elas são a base do sucesso de muitas empresas que encontraram no marketing digital uma genuína arma para desbravar a concorrência e os espaços do mundo digital.

  • Criar personas para as campanhas de marketing
  • Realizar pesquisa de mercado
  • Buscar saber o que as pessoas procuram em relação ao seu nicho
  • Traçar objetivos claros e com prazos definidos
  • Estabelecer quais canais usar, e quais serão usados com maior ênfase
  • Definir quais conteúdos serão publicados
  • Fazer cronogramas e ser rígido quanto a eles
  • Fazer análise frequente dos dados levantados após cada ação

Esses passos são vistos em todo lugar onde o ensino do marketing digital para iniciantes é feito. São, de fato, determinantes para o sucesso de qualquer empresa nesse meio tão imprevisível, porém empolgante, que é a internet.

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas