Marketing sensorial: por que se tornou tão essencial? [Veja 5 benefícios dessa novidade]

Marketing sensorial é uma estratégia que estimula os sentidos e tem como objetivo conquistar a atenção e o interesse dos consumidores. Com ele, a marca cria uma atmosfera perfeita para aumentar suas vendas e personalizar o funil do setor comercial.

Hoje em dia, por conta da internet e dos recursos tecnológicos, as empresas podem trabalhar com diferentes estratégias de marketing que tornam o processo de compra mais natural e trazem mais autonomia para o cliente.

Assim como no caso do Marketing de Conteúdo, estimular os sentidos humanos é uma das melhores opções para atrair as pessoas e precisa ser considerada pela organização na hora de estruturar os processos da empresa.

O Marketing Sensorial ajuda a aumentar as possibilidades de negócios e traz resultados muito maiores. Isso acontece porque durante o processo de compra, o cliente entra em contato com o produto de maneira mais impactante e complexa.

As experiências não se restringem apenas à visualização da mercadoria em uma prateleira, em anúncios online ou outras ações voltadas apenas para a visão. Mas, é fundamental entender um pouco mais sobre ele antes de utilizá-lo.

Neste artigo, vamos explicar o que é Marketing Sensorial e nele você verá como os 5 sentidos interferem e atuam no processo de decisão do cliente. Veja como essa ação pode ajudar a sua empresa a vender mais e descubra quais são seus benefícios em utilizá-la.

O que é Marketing Sensorial?

Marketing sensorial nada mais é do que uma estratégia que estimula os 5 sentidos do corpo humano, que são: tato, olfato, paladar, visão e audição.

Cada um deles ajuda a criar uma atmosfera favorável às vendas e desenvolve um funil totalmente focado na subjetividade.

Se o negócio focar no olfato, paladar e audição conseguirá despertar a necessidade de compra, por meio de estímulos que causam sensação de bem-estar, desejo e impulso.

Uma empresa de picking pode desenvolver os sentidos em conjunto, trabalhando todos eles de maneira harmônica ou separadamente, selecionando os que fazem mais sentido e realmente potencializam os negócios.

Mas, como o Marketing Sensorial se aplica as estratégias de Marketing Tradicionais? Como o Marketing Sensorial é aplicado no dia a dia das empresas? Veja a seguir:

Como atuam e interferem no marketing?

Os 5 sentidos do corpo humano atuam e interferem no marketing de maneiras diferentes. No caso do olfato, os cheiros trazem lembranças e quando são bem trabalhados passam a ser associados de maneira instantânea pelo cliente.

Por exemplo, quando você passa em frente a uma padaria, o cheiro de pão quente aumenta o apetite, da mesma forma, em um restaurante, quando a comida está sendo preparada o aroma remete a sabores desejados pelas pessoas.

Um estabelecimento que não trabalha com alimentos também pode investir no olfato, como no caso de uma loja de roupas e calçados infantis, que deixa no ar um cheiro que lembra doces e guloseimas da infância.

O paladar pode ser trabalhado também por qualquer tipo de empresa, não apenas por restaurantes, bares e sorveterias.

Um fabricante de giroflex polícia, por exemplo, pode disponibilizar alguns lanchinhos, uma água e um café para os clientes.

Quanto à visão, sem dúvidas, é um dos sentidos mais poderosos para as vendas, pois ela é trabalhada na identidade visual de modo a criar uma unidade para a empresa. Isso acontece por meio de elementos como:

  • Cores;
  • Fontes;
  • Formas;
  • Desenhos.

Dentro do ponto de vendas, é fundamental trabalhar com uma unidade, considerando a vitrine, a decoração e a disposição dos móveis que trazem sensações e estimulam a compra.

O tato, por sua vez, costuma ser um dos sentidos mais difíceis de ser explorado, mas pense em uma loja de móveis, onde os clientes precisam sentir o conforto, aconchego e aspectos ergonômicos das peças.

É muito comum vermos pessoas se sentando em sofás do mostruário, poltronas, abrindo portas de guarda-roupas, deitando-se em camas para que possam sentir a textura dos móveis expostos.

Mas, o tato também pode ser trabalhado por outros tipos de empresas, como no caso de um consultório médico que disponibiliza cadeiras confortáveis para os pacientes.

Elas farão com que o momento de espera seja mais agradável e causarão uma boa impressão sobre o lugar.

As lojas de roupas também costumam trabalhar muito a audição dos clientes, colocando músicas que deixam o ambiente mais descontraído para as compras.

Mas, para que essa estratégia realmente funcione, é necessário criar uma playlist compatível com as características do público, daí a necessidade de conhecer os aspectos de quem compra com você.

Como o Marketing Sensorial ajuda a vender mais?

O propósito das marcas é aumentar suas vendas, e o marketing sensorial é uma peça fundamental para alcançar esse objetivo. Além disso, é muito importante gerar experiências que marcam as pessoas de maneira positiva.

As estratégias de marketing sensorial trabalhadas por uma agência especializada em casamento no campo trazem muitos benefícios na hora de construir uma imagem positiva perante os consumidores.

Isso acontece porque por meio dos sentidos cria-se um vínculo emocional entre a companhia e seu público. Consequentemente, proporciona uma experiência que ajuda a fidelizar os consumidores.

A exploração dos sentidos aumenta a receita da loja e as compras acontecem de maneira natural, uma vez que o ambiente foi construído com base nas boas práticas do marketing sensorial.

Sem falar no fato de que é uma estratégia inteligente para destacar os produtos, pois o consumidor pode explorá-los de maneira não convencional, evidenciando características e diferenciais que não vão encontrar nos concorrentes.

A partir disso, não é difícil imaginar todos os benefícios que só o marketing sensorial é capaz de trazer para os negócios.

Fonte/Reprodução: original

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Por isso, confira agora os benefícios que o seu negócio pode obter ao aplicar o Marketing Sensorial na sua campanha com os clientes. Veja a seguir e aplique agora mesmo para colher esses benefícios:

Os 5 benefícios do Marketing Sensorial

Investir em marketing sensorial traz benefícios indiscutíveis para uma empresa de, por exemplo, instalação de película controle solar residencial e muitas outras organizações. Dentre eles estão:

1. Cria vínculos emocionais

É muito comum se lembrar de alguma empresa com carinho, não apenas por conta do atendimento prestado, mas também pela satisfação que os produtos e serviços oferecem.

Uma pessoa que vai ao restaurante preferido e sente o aroma dos alimentos sendo preparados vai se sentir feliz e estimulada.

Isso cria vínculos emocionais que só podem ser criados por meio do marketing sensorial, e o cliente passa a se lembrar da empresa por um cheiro bom e outros estímulos agradáveis, como uma música ambiente.

2. Fideliza os clientes

A confiança é algo fundamental para ter um bom relacionamento com os clientes, pois quando o consumidor confia na empresa, dificilmente vai recorrer aos seus concorrentes.

Ter credibilidade com o público é crucial para vencer a concorrência e ganhar um espaço cada vez maior no mercado.

Uma empresa especializada em aluguel de horário em consultório médico pode trabalhar o marketing sensorial para alcançar diferentes finalidades.

Até mesmo as lojas online podem aproveitar seus benefícios, por meio da criação de um layout agradável, imagens criativas dos produtos e uma descrição completa.

São elementos que ajudam a atrair e fidelizar os clientes e para potencializar ainda mais as vendas, o site pode disponibilizar uma playlist personalizada para a navegação do visitante.

3. Desenvolve a identidade da marca

O marketing sensorial também é uma estratégia muito eficiente e capaz de atingir o subconsciente do consumidor e estabelecer uma conexão com ele.

Se uma clínica especializada em preenchimentos faciais tiver um aroma exclusivo e uma playlist compatível com o seu público, vai fazer com que as pessoas se identifiquem com ela e prefira procurá-la quando quiser realizar um procedimento.

4. Estimula o desejo de compra

Às vezes, os consumidores deixam de comprar alguma coisa porque se sentem amedrontados pela possibilidade de não gostarem do produto quando eu chegar em casa.

Mas, é fácil quebrar essa objeção e transmitir para o potencial cliente a sensação de consumir determinada solução. Os supermercados são mestres nisso e as marcas criam campanhas de degustação ao lançarem novos produtos.

Da mesma forma, o mostruário de celulares de uma loja de eletrônicos permite que os clientes utilizem os aparelhos e experimentem a sensação de tê-los.

As organizações vao estimular as decisões do consumidor ao mesmo tempo em que aumentam a rotatividade de seus serviços.

5. Ajuda a explorar os produtos

O marketing sensorial permite que as pessoas explorem os produtos e assim compreendam os benefícios trazidos por eles.

Um exemplo clássico disso são as lojas de móveis, onde os consumidores podem se sentar no sofá, experimentar um colchão e assim por diante. Com isso, fica muito mais fácil convencer as pessoas e aumentar o número de vendas.

Considerações finais

Sendo assim, o Marketing Sensorial é uma estratégia simples e ao mesmo tempo inteligente, que pode ser trabalhada de muitas maneiras pelas empresas.

O importante é estudar o cliente para saber quais são os sentidos predominantes e decisivos no processo de compra da sua empresa.

Na internet, o Marketing Sensorial ainda pode ser utilizado em paralelo com estratégias de Marketing Digital, principalmente pelo Copywriter da empresa. Durante a formulação de campanhas de e-mail, por exemplo, se o Copywriter identificar um sentido que seja importante para a persuasão, ele deve inseri-lo constantemente na narrativa que será construída ao longo da campanha.

Assim, como você pode ver, há diversas aplicações e benefícios em se utilizar o Marketing Sensorial nas empresas e é por isso que atualmente ele tem se mostrado tão essencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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