O que é Backlink e como eles podem ajudar o seu site?

  • Home
  • Blog
  • O que é Backlink e como eles podem ajudar o seu site?
Por N Willian
16/05/2019

Para quem deseja estar entre as primeiras páginas do Google, aprender a usar backlinks importante para te render resultados melhores no ranqueamento de um site.

Pessoa escrendo no quadro negro estratégia de marketing

Essa prática é um dos fatores que tornam o site relevante para os motores de buscas do Google, mas é necessário aprender a criar uma estratégia para o uso correto de backlinks.

O que é backlink?

Backlink é quando um site faz link para outro, apontando uma página ou postagem em específica, ou até mesmo a página principal do site.

Vamos imaginar que eu tenha o site www.meuexemplo.com.br, para posicioná-lo melhor no Google, preciso que outros sites de relevância o indiquem, citando sua marca. Se o site www.eu.com.br fizer uma postagem e linkar para o www.meuexemplo.com.br, eu consigo desenvolver maior relevância junto aos motores de busca.

Backlink é importante?

Esse processo de linkagem é importante para que os buscadores entendem que o seu conteúdo é relevante. Tão relevante que outros sites estão indicando o seu conteúdo para sua audiência.
É como se um site terceiro desse um voto de confiança ao seu site, dizendo aos seus visitantes: “olhem este site aqui tem um conteúdo relevante”.

Quanto mais sites estiverem linkando para o seu, o Google entenderá que, de fato, o seu conteúdo merece estar entre as primeiras posições nas buscas, melhorando assim o seu ranqueamento.

O Backlink é uma parte essencial da estratégia SEO Off-Page, mas não esqueça do SEO On-Page.

Ganhando link e link externo

Para conseguir bons resultados com backlinks é preciso criar uma estratégia de ganhar e oferecer backlinks para sites confiáveis.

Criar esta rede de troca de links é preciso fazer um planejamento, sempre dando preferência para sites confiáveis e de alta autoridade. A estratégia deve envolver uma rede de sites que sejam relevantes para o seu conteúdo, para que assim os buscadores possam entender que aqueles sites estão te indicando por ser um material rico e que agrega valor a quem utiliza os mecanismos de busca.

Fazer spam é proibido, assim como usar de sites não confiáveis para distribuir seus links. Além de ter o resultado de SEO prejudicado, quem descumpre as regras pode ser penalizado e perder o ranqueamento.

Assim como saber escolher os sites que distribuem seu link, é importante que você tenha critérios na hora de apontar links para outros sites em suas páginas.

Um meio de conseguir links, é fazer Guestposts, como comentamos aqui em um dos nossos artigos.

Pesquisa de backlink competitiva

Se você está buscando melhorar seu posicionamento no Google através de link building, é importante saber fazer uma pesquisa para saber se é uma pesquisa de backlink competitiva.

Através da ferramenta chamada o Link Explorer ou Site Explorer do Ahrefs é possível descobrir o perfil de backlink e autoridade de domínio de qualquer site.

Para consultar, você insere o URL do site ou da página para a qual deseja obter dados do link e obtém uma análise abrangente para saber se vale a pena ou não ter um link sendo apontado daquele site para o seu. A consulta no O Link Explorer é gratuita, com algumas limitações, mas é preciso se cadastrar para ter acesso aos resultados da ferramenta.

Com esta ferramenta, fica mais fácil firmar parcerias de link building e ter resultados satisfatórios na melhora do ranqueamento do seu site.

Deixe seu comentário

Entrar