O que é Link Building: O poder de uma Estratégia de Links

Trataremos neste artigo sobre o que é Link Building e qual a melhor forma de aplicar esse método.

Além de conferir o que é Link Building você verá como esse método é altamente eficaz para aumentar a popularidade da sua marca na internet e, consequentemente alcançar excelentes níveis de classificação na SERP.

Link Building é o nome convencionado entre os profissionais de marketing digital – em particular na área de SEO – para a prática de construir autoridade através de uma rede de links.

Essa autoridade responde a duas fontes principais: o leitor, isto é, quem consome o conteúdo, e o Google, que é o maior mecanismo de busca que há. 

Contextualizaremos sobre o que é Link Building e suas atribuições mais à frente, mas antes de iniciarmos, é extremamente importante que entenda que o Link Building é uma estratégia com inúmeras “regrinhas”.

São elas que determinam até onde a sua estratégia de links são práticas de white hat.

Entender o que é Link Building envolve conhecer as técnicas por trás desse método cada vez mais aplicado, de modo à não cometer penalidades e ter seu site removido dos buscadores.

Por isso, atenção na otimização e nos limites desta estratégia!

Neste artigo, você verá:

    O que é um Link Building?

    link-building

    Entender o que é Link Building pode não ser um bicho de 7 cabeças se formos parar para raciocionar!

    O Link Building é – em seu resumo – a construção de uma rede de links, sejam eles internos o externos.

    Quando construímos uma rede de links interna, o objetivo é referenciar termos de busca ou palavras-chave em concordância com o objetivo central de um negócio.

    Ou seja, atribuir uma rede de links com o qual fará sentido com o produto ou serviço central de minha empresa, no caso.

    Já os links externos, também conhecidos como backlinks, são essenciais para conquistar e maximizar a autoridade de uma marca na internet.

    Isso porque são através destes links externos que os algoritmos do Google, entendem, que meu site é referencia sobre aquele assunto.

    Deu pra entender o que é Link Building?

    Vou dar um exemplo que ficará mais fácil este entendimento…

    Observe este artigo, os links criados dentro desta produção textual são inteiramente objetivas para a associação dos produtos e serviços disponibilizados pela Guest Posts.

    Já os links externos, são de referência há outro site, o qual, possui o mesmo nicho de atuação, porém uma Persona diferente, ou seja, não há concorrência.

    Confiar em um link é algo muito restrito e particular. Afinal das contas, não são todos os sites sinônimos de segurança ou confiança, não é mesmo?

    Por isso os backlinks – links externos – possuem “tanto poder”.

    Somente o fato de inserirmos links que são direcionam para o mesmo site, os algoritmos compilados do Google caracterizam o site referenciado como autoridade sobre a palavra “linkada”.

    ? Caso não tenha ficado claro sobre o que é Link Building, comente aqui em baixo! Será um prazer batermos um papo sobre este assunto e trocar vários insights!

    Qual a importância de uma Estratégia de Link Building?

    Não podemos afirmar com 100% de certeza, pois os Especialistas Google não relevam todo os algoritmos e fatores de ranqueamento.

    Mas podemos concluir que entender sobre o que é Link Building e construir uma excelente rede de links internos e externos, irão cooperar positivamente para a classificação no topo do Google!

    Após relatos nas Diretrizes de Webmasters do Google, é possível observamos que:

    central-da-pesquisa-google

    “A melhor forma de fazer com que outros sites criem links relevantes para sua página é desenvolver conteúdo exclusivo e interessante para conquistar popularidade na Internet de maneira natural.

    Criar um bom conteúdo compensa: os links normalmente são votos editoriais selecionados.

    Quanto mais útil for seu conteúdo, maiores serão as chances de ele ser considerado importante e redirecionado com um link para outros leitores.”

    Central de Pesquisa Google.

    Podemos então concluir que entender sobre o que é Link Building é um fator determinante para colocar páginas no topo dos buscadores.

    Entretanto, este não é o único benefício desta estratégia de links. Entender o que é Link Building e todos seus benefícios, vai muito além de colocar seu site no topo do Google!

    Confira à seguir outros benefícios de uma Estratégia de Link Building:

    • Aumento do tráfego orgânico;
    • Novos clientes, mais engajados;
    • Escalonar oportunidades de negócios;
    • Popularidade da sua marca;
    • Aumento de visibilidade na internet;
    • Maximização de confiança;
    • Aumento de receita;
    • Construção de Marketing de Conteúdo.

    E aí, deu pra entender o que é Link Building e todos os seus benefícios?! Comente aqui em baixo o que está achando deste artigo!

    Entenda o que o Google afirma sobre esta técnica

    john-muller-google
    John Muller – Webmaster Trends at Google.

    Recentemente, divulgamos uma entrevista oficial em que John Mueller – Webmaster Trends at Google – comenta sobre Link Building, Marketing de Conteúdo e os fatores de ranqueamento.

    Caso queira conferir na íntegra sobre como ficar no topo do Google, através de indicações do Webmaster é só clicar no link que você será redirecionado!

    O próprio Google tem coisas a dizer sobre o que é Link Building, porém, toda atenção é necessária aqui, pois muitos comentem erros na hora de pôr em prática suas estratégias.

    Principalmente quando há o uso de técnicas de SEO!

    É preciso “dançar com a música” do Google…

    No caso, fugir das infames práticas de black hat SEO como:

    • Comprar ou vender links aprovados pelo PageRank;
    • Fazer muitas trocas de links;
    • Fazer marketing de artigos em grande escala ou campanhas de guest blogging;
    • Usar programas ou serviços automatizados para criar links;
    • Exigir um link nos Termos de Serviços, contratos ou acordos;
    • Criação de links artificiais como: anúncios de texto não aprovados, publieditoriais ou publicidade nativa, links com texto âncora otimizado, links de baixa qualidade, links cheios de palavras-chave, links distribuídos de maneira ampla, comentários em fóruns ou artigos.

    Apesar do Google não incentivar esta prática, é possível realizar estas práticas evitando as especificações acima, a fim de que nenhuma penalidade seja cometida!

    Entender o que é Link Building é fácil, o “complicado” são “essas regrinhas e detalhes” que devem ser seguidos à risca.

    White Hat SEO: Como otimizar sem cometer penalidades Black Hat?

    Se você pôde compreender o que é Link Building com facilidade, então vamos avançar para que você conheça quais Estratégias de Link Building não são consideradas como penalidades.

    O White Hat SEO refere-se à prática de otimização para os mecanismos de busca, sem interferir na integridade ou termos de serviços dos buscadores.

    Podemos atribuir as estratégias White Hat SEO como otimização para que os buscadores entendam qual é o Core Business do seu negócio.

    Isso de maneira à permitir que seus clientes em potencial encontrem de maneira rápida e fácil o seu site, quando realizarem a busca por um produto ou serviço.

    Confira à seguir alguns exemplos de práticas White Hat SEO:

    • Oferecer serviços e conteúdos de alta qualidade;
    • Otimizar seu site para versão mobile;
    • Utilizar palavras-chaves e termos de busca em meta tags e title tags (descrições e títulos de páginas);
    • Otimizar a experiência de seus usários;
    • Construir backlinks de qualidade.

    Apesar de você já ter entendimento sobre o que é Link Building é importante que contextualizemos sobre as práticas de backlinks.

    Afinal, não é sair trocando links com “qualquer site” ok? Lembre-se das penalidades e, acredite. O Google está de olho em tudo!

    É de extrema importância que construa backlinks com sites com bons níveis de DA (domain authority), DR (domain raiting) e TO (traffic organic).

    Respectivamente são: Autoridade de Domínio (DA); Classificação de Domínio (DR) e Tráfego Orgânico (TO).

    Analisar estas métricas é de extrema importância se você quer começar uma Estratégia de Links para o seu site.

    Por isso, atenção na hora de trocar artigos com outros blogs!

    Aqui na Plataforma Guest Posts disponibilizamos uma tabela de métricas essenciais e avaliações sobre os blogs cadastrados.

    Antes de você selecionar um parceiro você pode contar com o auxílio desta tabela e fechar a melhor parceria para o seu negócio!

    Além disso, você conta com o Monitoramento de Links para que seu backlink seja monitorado e, caso algo aconteça (este link seja alterado ou removido) emitimos um comunicado em seu e-mail de cadastro.

    Conte com a Plataforma Guest Posts do começo ao fim da sua estratégia!

    O Link Building e o Marketing de Conteúdo devem andar juntos

    Conteúdo, isto é, informação, entretenimento e interação fazem parte da alma do Link Building.

    Somente o conteúdo relevante (tanto para o usuário quanto para os responsáveis por outras páginas) poderá abrir as portas para uma rede saudável de links.

    Pela ordem lógica de funcionamento das buscas no Google, o valor de um conteúdo ocupa o alicerce dessa construção, a qual cresce e ganha forma conforme um site prova que tem muito a oferecer.

    Em outras palavras, estratégias de Link Building desassociadas de marketing de conteúdo levam a lugar nenhum.

    Simplesmente não sustentam uma página a médio e longo prazo. Fazer isso seria como tentar correr uma maratona sem uso das pernas.

    Além do Marketing de Conteúdo, existe outra Estratégia que ao serem compiladas e seguidas em comunhão, suas chances de colocar seu site no topo do Google, com certeza, serão maiores!

    Aposto que você já está imaginando qual é e, se você pensou nas técnicas de SEO, você acertou!

    Combinar Marketing de Conteúdo, Estratégias de Link Building com o SEO, com certeza suas páginas “linkadas” receberão excelentes classificações.

    Links recíprocos

    links-reciprocos

    Podemos atribuir que o fato de criar inúmeros Links recíprocos pode soar como uma prática Black Hat. Por isso, atenção aos detalhes!

    Nós recomendamos que não saia “trocando links” com vários parceiros para que sua página não comenta nenhuma penalidade e que não saia fora das pesquisas do Google, por exemplo.

    O interessante é que construa uma Estratégia natural de “linkagem”, ou seja, troque alguns links e permite que construam backlinks para suas páginas, sem a obrigação de ter que retornar um link.

    Construa autoridade para a marca da sua empresa, crie conteúdos de alta qualidade e acredite, surgirão links apontando para o seu site de forma natural!

    Guest Blogging

    guest-blogging

    Entrando afundo sobre o que é Link Building, encontramos as Estratégias de Guest Blogging. Mas afinal, você já ouviu falar sobre o que é Guest Posts?!

    Em seu resumo podemos atribuir o Guest Blogging ou também conhecido como Guest Posts como uma troca de artigos de conteúdo, com o objetivo de engajar novos usuários sem sair do seu nicho de atução.

    Muitos se enganam e comentem erros ao atribuir os Guest Posts como “troca de links” e, caso esteja realmente utilizando desta estratégia para isso, recomendamos que pare.

    Bem como comentamos anteriormente, os Especialistas Google estão espalhados pelo mundo inteiro, de olho em tudo o que rola na internet e principalmente sobre as pesquisas Google.

    Recomendamos que utilize o Guest Blogging como estratégia para aumentar a autoridade da sua marca na internet oferecendo conteúdos de alta qualidade.

    Somente dessa forma sua autoridade na internet e no mundo business, realmente surtirão efeitos!

    Aqui na Plataforma Guest Posts você publica seus artigos, sem a necessidade de realizar a troca, ou seja, você pode conseguir guest posts de acordo a sua estratégia.

    Não recomendamos que faça desta, uma estratégia unicamente para escalonar sua “autoridade na internet”. Sim, entre aspas, pois esse tipo de estratégia é uma prática Black Hat, por isso, atenção!

    Fórum e comentários

    foruns-e-comentarios

    Utilizar links em fóruns e comentários além de serem considerados como SPAM é uma prática Black Hat de alta penalidade.

    Não recomendamos que utilize links para o nome do seu site ou blog a não ser que esteja participando e debatendo sobre o Core Business do seu negócio e realmente seja necessário apresentar tais informações.

    Lembre-se, Marketing de Conteúdo é a essência para colocar seu site no topo do Google!

    Redes Sociais

    redes-sociais

    Quando uma marca encontra identidade em um perfil nas redes sociais o casamento é perfeito. Esses são locais onde é possível explorar o que é Link Building, de uma forma abrangente.

    Os grupos e os seguidores de páginas cujo conteúdo corresponde ao abordado pela sua marca são os alvos. 

    Através de mídias como o Facebook e o Instagram, uma marca ganha mais ênfase na mente do público. O nível de interação também é elevado, pois as pessoas geralmente são ativas nos comentários.

    Dá até para “medir a temperatura” do público através dos comandos de tráfego de página disponíveis.

    Todas essas coisas tornam possível a construção de um relacionamento, que será fortalecido quando o público das redes conhecer as publicações mais robustas dos blogs.

    No momento em que um seguidor das redes for transportado até o site oficial ou blog corporativo e se deparar com qualidade e relevância de conteúdo de acordo com seus interesses, ele se sentirá recompensado e se tornará um frequentador fiel.

    Por isso mais uma vez recomendamos a criação de Marketing de Conteúdo personalizado e direcionado para seus clientes em potenciais.

    Dicas finais

    plataforma-guest-posts
    Plataforma Guest Posts

    Conte com a Plataforma Guest Posts para construir Estratégias de Link Building, seguindo as boas práticas de White Hat SEO.

    Disponibilizamos gratuitamente um relatório de métricas e avaliações para que você possa escolher os melhores parceiros para sua estratégia.

    Confira alguns de nossos Módulos para começar ainda hoje sua estratégia de links:

    • Módulo Guest Posts: Conte com o Módulo Guest Posts para postar artigos em outros blogs, sem a necessidade de realizar a troca;
    • Módulo Inviteposts: Convide outros blogs para terem seus artigos publicados em seu site ou receba todos os dias inúmeros convites para publicar artigos em outros sites;
    • Monitoramento de links: Permita que a Plataforma Guest Posts monitore seus backlinks e caso algo saia fora do planejado, emitimos um alerta diretamente em seu e-mail de cadastro.
    • Diretório de sites: Encontre inúmeros parceiros adeptos à realizar parcerias de conteúdos.

    E aí, ficou claro sobre o que é Link Building e como começar essa estratégia sem cometer penalidades Black Hat?!

    Conclusão

    Percebe que o raciocínio por trás do Link Building é o de criar a melhor experiência possível para o usuário? Entender sobre o que é Link Building não é complicado! Complicado mesmo é encontrar parcerias de qualidade para isso.

    E é aí que a Guest Posts entra para facilitar a sua vida!

    Conte conosco para encontrar parcerias de alta qualidade para que você possa publicar artigos ou inserir links em textos já publicos!

    E o melhor, sem a necessidade de realizar a troca!

    A chave para começar a empregar técnicas e realmente otimizar a presença da sua marca online começam com a construção de materiais de alta qualidade.

    Portanto, comece agora mesmo a revisar todas as suas ações de marketing de conteúdo e otimize-as com esses métodos de SEO.

    Boas parcerias,

    Até a próxima!

    guest-posts-google-web-stories

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas