O que é Link Juice e como ocorre a distribuição do “suco”?

o-que-e-link-juice

Você sabe o que é Link Juice? Saiba você que, apesar de ser um termo estranho, é uma das estratégia em marketing que todo profissional de SEO e Marketing deve conhecer!

Isso se deve porque o que é Link Juice está diretamente atrelado ao PageRank.

Podemos afirmar que o Link Juice é uma das técnicas estratégias para conciliar um excelente ranqueamento no Google, de qualquer conteúdo na web.

Isso significa, caro leitor, que é um assunto atual e altamente recomendado para prospecção, especialmente se você deseja vender os produtos e/ou serviços do seu empreendimento ou potencializar seu tráfego orgânico.

Entender o que é Link Juice é um dos princípios básicos para conciliar em uma excelente estratégia em marketing, pois além de ser uma peça-chave para o ranqueamento no Google, é um fator que define a sua autoridade, reconhecimento e popularidade de nicho.

? Dica de leitura: Como gerar tráfego orgânico? Conheça 9 técnicas

O que é Link Juice?

Agora vamos para o seu significado. Afinal, o que é Link Juice?

O Link Juice é um termo do Marketing, para o melhor aproveitamento do que o SEO pode proporcionar. Além de conciliar em uma excelente estratégia de Link Building para o ranqueamento no Google.

Por se tratar de links, o que o Link Juice faz, é, simplesmente receber uma parcela da otimização de posicionamento que um link interno conecta a outras páginas ou URLs diferentes, mas de mesmo destino. 

Em outras palavras, é o nome dado ao processo de receber e distribuir força – ou suco – suficiente.

Uma vez que o seu domínio é uma jarra de conteúdos de qualidade que, por sua vez, despeja para muitos copos. O suco, nesta terminologia interessante, significa autoridade e relevância – PageRank.

Agora que você entendo o que é Link Juice confira como funciona essa técnica.

? Dica de leitura: Link Building o que é? E como criar uma estratégia de links para o seu site.

Como o Link Juice funciona?

A principal função do Link Juice é ser uma rede de distribuição de autoridade e importância que os links em questão possuem.

Agora que ficou claro o que é Link Juice, confira abaixo algumas especificações sobre sua utilidade. 

o-que-é-link-juice

Entenda como ocorre a distribuição do “suco”

Funciona assim: vamos analisar uma situação comum que envolve o ambiente que você tem domínio, pode ser um site, blog ou página que já tenha uma certa posição no Google porque possui bastante conteúdo e outros recursos de SEO. 

Pois bem, digamos que você produz um texto com nova URL (URL A) ou quer aproveitar um pronto. Uma das coisas básicas para ter ranqueamento no Google é incluir links e agregar mais informação ao seu leitor, ou seja, você vai começar pelos backlinks de qualidade como já explicamos anteriormente.

Em seguida, você quer utilizar um segundo URL (URL B), de mesmo domínio, e linkar no primeiro.

Apenas com este ato, você já coloca em prática o Link Juice SEO, pois a posição do URL A distribui ou compartilha um pouco da sua importância ao URL B. Também diz-se que o URL B recebeu uma porcentagem da autoridade do URL A.

Para esclarecer mais ainda o que acontece, você simplesmente constrói um caminho de links, o que chamamos de estratégias de Link Building.

E isso foi possível com somente 2 URLs, ou links internos.

Agora, imagina quando são adicionados mais links naquele texto? Você certamente ganhará ainda mais chances de ranqueamento no Google.

? Dica de leitura: Estratégias de Link Building: Entenda como ficar no topo do Google.

O impacto gerado pela distribuição do “suco”

Agora que você entendeu o que é Link Juice e como ocorre a distribuição do “suco”, entenda qual seu impacto no decorrer desse tópico.

Entre tantos fatores de SEO, o Link Juice é mais um que gera impactos positivos. O mais importante deles é o ranqueamento no Google.

É claro que, para se alcançar tal autoridade, os links utilizados precisam fazer sentido e contribuir com o conteúdo do post primário. 

Acrescentar links aleatoriamente não serão benéficos para o ganho de autoridade. Os links escolhidos precisam estar relacionados, ao ponto de fazerem o visitante permanecer no site e encontrar o que deseja.

É, aliás, uma forma de impacto da distribuição: ganhar mais prospects e leads. De fato, o que você pode ganhar com essa distribuição é:

  • Ranqueamento no Google;
  • Backlinks de qualidade;
  • Link building de verdade;
  • Geração de prospects;
  • Mais tráfego para seu domínio;
  • Conteúdo relevante para o leitor ou consumidor.

Por outro lado, existe outra sacada do Link Juice que é, o de controlar a própria distribuição ao aplicar o atributo de backlinks chamado nofollow.

Já que uma das formas de fazer seu conteúdo ser relevante é usar fontes seguras, acontece de precisar linkar o site para enriquecer o que foi dito. 

Contudo, nem sempre aquela fonte precisa receber o seu Link Juice. Assim, mesmo que seja necessário incluir o link para fortalecer o SEO, com o nofollow você pode limitar a porcentagem e não desperdiçar autoridade com que já tem.

Como o Google enxerga o Link Juice? 

Embora o Link Juice esteja com uma fama ultrapassada, juntamente com o PageRank, ele ainda é influente aos olhos do Google, a fim de um bom ranqueamento.

Em relação a estar na moda ou não, o que nos interessa é poder aproveitar o máximo deste recurso e saber como utilizá-lo a favor da sua empresa.

Para tal fim, perceba que o Google enxerga o Link Juice como, primeiramente, um produto de valor. Quando o seu site contém link building, o seu conteúdo fica espalhado.

Logo, as pesquisas do leitor ou consumidor são mais favoráveis a colocá-lo no topo.

Isso, para o Google é uma luz na hora do ranquear, e atender o pesquisador.

Recentemente, o Search Engine Journal, John Muller – Webmaster Trends at Google – apresenta as Estratégias de Link Building como um dos fatores principais para o ranqueamento no Google.

John Muller ainda afirma que, as estratégias de Link Building – no qual passam autoridade para uma página ou site – são um dos principais fatores para alcançar uma boa posição no topo do Google.

Como fazer o cálculo do Link Juice?

Do ponto de vista que as informações de um site precisam estar em vários lugares por meio de links internos e externos, é possível calcular e saber o quanto de Link Juice distribuir.

Existe muita divergência quanto a calcular por quantidade de links (quanto mais melhor) ou por qualidade.

A questão da quantidade pode ser boa para o Link Juice Squando há muitas palavras-chave no post, por exemplo.

O que você pode fazer é linkar vários termos que se relacionam com a palavra-chave usada. Nesse caso, quanto mais links melhor.

Vamos nos ater, por enquanto, à boa distribuição de links, que pode também ser em número maior, com o porém de que terá a qualidade a seu favor.

Segundo o Google, para fazer o cálculo de Link Juice é preciso:

  • Quantidade de links em todo o site: principalmente os externos, como páginas de outros sites, perfis em redes sociais, artigos, fóruns, links de vídeos, etc. Todas estas saídas podem receber autoridade do seu site;
  • Posicionamento dos links: se tiver link posicionado no início de um artigo ou página ele terá mais Link Juice do que como se estivesse no final;
  • Anchor text ou texto âncora: é uma parte do texto que é clicável. Inclui-se um link em alguma sentença do texto para indicar que o link fala sobre aquele exato termo ou frase.

Além disso, é essencial se atentar que Link Juice só é válido quando ele fizer uma distribuição de relevância seja qual for o conteúdo, sem fugir do assunto proposto.

backlinks

Como fazer Link Juice?

Agora que você sabe o que é Link Juice, como funciona como ocorre sua distribuição e impactos, vamos aprender a fazer a rede de distribuição na prática.

Guest Post com conteúdos de alta qualidade 

O nosso ponto de partida é, mais uma vez, o conteúdo do site. É por meio dele que se faz conexão com sites de autoridade e ainda envia a sua para terceiros.

Por mais que você utilize links bons para o SEO, bem como palavras-chave relacionadas, de nada valerá se o conteúdo propagado for de baixa qualidade.

Conteúdo ruim é péssimo para o ranqueamento no Google, principalmente em blog posts que são úteis para gerar leads e clientes. Para isso, aposte em conteúdos com:

  • Origem segura;
  • Relevância para o leitor. (Você atinge isso ao usar Guest Post);
  • Assunto de acordo com o link;
  • Promessa do título cumprida;
  • Senso de utilidade (o leitor não vai perder tempo);
  • Boa leiturabilidade e formatação agradável.

Isso é o básico que você deve fazer para postar na internet. Além do mais, é muito importante para ter a atenção do seu público e ainda construir Link Juice.

Entender o que é Link Juice é um dos princípios básicos para a criação de um excelente Guest Post.

Além de ser uma excelente estratégia em marketing de conteúdo, o Guest Post proporciona aumento de autoridade em sua página, reconhecimento em seu nicho de mercado, popularidade e um tráfego orgânico maior, além de ser, mais engajado.

? Dica de leitura: O que é Guest Post? Confira um Guia definitivo para sua técnica de Guest Post, com conteúdo e parceiros de alta qualidade.

Estratégias de Marketing Digital

Tudo isso é um grande marketing digital, mas na verdade você precisa utilizar estratégias mais direcionadas, como a publicidade! Sites com anúncios geram mais visibilidade, que geram mais autoridade.

Você pode investir tanto em anúncios patrocinados ou pagos, quanto gastar o tempo de forma inteligente em redes sociais e plataformas.

Outra tática é atualizar sempre o site e cada conteúdo e aprimorar o SEO. Esse trabalho é constante e vale a pena, pois você estará em destaque com o que o público deseja.

Trabalhe com um público bem segmentado

Em conjunto com o conteúdo relevante e o marketing digital, você automaticamente consegue segmentar o tipo de leitor, visitante ou consumidor.

É quase instantâneo o processo de prospectar leads quando se tem uma marca que fala diretamente com alguém.

Por isso, além de se comunicar com um público bem segmentado, que tem um perfil ideal de cliente, sua empresa também faz conexão com parceiros do mesmo setor.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Link Juice com todas as suas técnicas e estratégias, você pode fazer uso dele para aprimorar ainda mais o conteúdo do seu site e fazer com que os resultados de tráfego aumentem, bem como os resultados buscados.

E conte com a Plataforma Guest Posts para encontrar parceiros de alta qualidade para o seu nicho de mercado.

Fique atentos à todos os nossos insights, pois traremos excelente novidades e conteúdo para auxiliar você à alcançar um excelente ranqueamento no Google.

Espero que este conteúdo tenha ficado claro, caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo. O seu feedback é muito importante para nós.

Um grande abraço e até a próxima!

guest-posts-google-web-stories

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas