O que é SEO e para que serve? Guia Definitivo para Iniciantes

Este conteúdo não é destinado somente para profissionais que desejam iniciar sua carreira como Especialista SEO, mas para todos os profissionais que atuam com vendas!

Isso mesmo!

Entender sobre o que é SEO e para que serve, vai muito mais além do estratégias de otimização.

O foco do SEO é baseado estrategicamente em conteúdos otimizados, com base em Marketing de Conteúdo, técnicas aplicadas para uma excelente experiência do usuário e, muita persuasão!

SEO, HTTPS, PBN, KPIs..

Estes são alguns termos que iremos mencionar no decorrer deste artigo sobre o que é SEO e para que serve.

Mas não se preocupem, vamos juntos do começo ao fim para um completo entendimento do assunto!

O que é SEO e para que serve?

Podemos atribuir sobre o que é SEO e para que serve, como um conjunto de técnicas para otimizar páginas e/ou conteúdos.

Mas afinal, o que isso significa?

Em seu resumo, podemos atribuir o SEO, como um processo para tornar sua página, mais otimizado possível, de forma natural, a fim de que, ao digitar “receita de nega maluca” – por exemplo – o seu site esteja na primeira página de pesquisa, ou nas primeiras colocações.

Colocar seu site no topo do Google não é uma missão fácil, mas quando conciliamos técnicas e estratégias assertivas e direcionadas ao Marketing de Conteúdo, essa tarefa, pode se tornar simples!

Mas cuidado para não “otimizar demais” suas páginas ou conteúdos, para que esta prática não se torne uma penalidade.

Por isso, é de extrema importância que se entenda sobre o que é SEO e para que serve!

Aplicar o SEO em uma página, é uma tarefa que requer muita atenção e, afim de que se obtenha excelentes resultados três componentes principais devem ser levados em conta.

São eles:

  • Qual o tipo de conteúdo que seu público consome;
  • Como funcionam os mecanismos de busca;
  • Como promover e otimizar o seu site de maneira natural.

Antes de mais nada, é necessário entender qual tipo de conteúdo a sua Persona – cliente ideal – consome e, o que você e sua empresa irão oferecer como diferencial, inovador…

Embora os mecanismos de busca, como o Google, estejam sempre evoluindo, existem alguns elementos fundamentais, essenciais, para a compreensão total sobre o que é SEO e para que serve.

O SEO é uma batalha sem fim para alcançar as primeiras posições da SERP, além – é claro – convencer o Google que o seu conteúdo é melhor!

Uma tarefa difícil, mas não impossível! Por isso, leia com atenção este Guia Tutorial: O que é SEO e para que serve e confira como otimizar o seu site.

Os três pilares do SEO: Autoridade, Relevância e Confiança

Agora que contextualizamos sobre o que é SEO e para que serve, é necessário que entenda – de modo aprofundado – sobre os pilares básicos das Estratégias de SEO.

Os mecanismos de busca, como o Google, compilam algoritmos complexos para localizar, ler e verificar a atualidade, veracidade dos conteúdos, etc…

Em outras palavras, podemos afirma que os mecanismos de busca estão sempre em busca das melhores fontes e, mais confiáveis para apresentar aos usuários.

E é neste quesito que entram os três pilares do SEO: Autoridade, relevância e confiança.

É de extrema, ressaltarmos, a importância de conferir atentamente o que é SEO e para que serve e seus pilares, a fim de que seu site não seja penalizado.

Pilar da Autoridade

Com o avanço da tecnologia, os mecanismos de busca, compilam inúmeros algoritmos, a fim de avaliar a autoridade e relevância das páginas da internet.

Resumidamente, podemos atribuir duas categorias principais. São elas:

  • Conteúdo – o que atribui a relevância para uma determinada página;
  • Links – autoridade de citações externas, Link Building.

Os mecanismos de busca, leem todo o conteúdo da sua página ou site, realiza uma análise de veracidade, além de recursos internos que sua página pode conter.

Entender sobre o que é Link Building é de extrema importância para o entendimento completo deste artigo. Por isso, recomendamos que confira sobre o termo Link Building e suas aplicações!

Em seu resumo, o Link Building se baseia na troca de links, de um site para outro.

Esta é uma técnica que maximiza a autoridade do seu site, devido ao fato do seu site – no caso – ser reverenciado por outro site.

Mas é de extrema importância que entenda sobre o que é SEO e para que serve, além de atender à risca os requisitos essenciais de um Link Building, a fim de que seu site não seja penalizado.

Otimização não-natural, extrema, é uma falta gravíssima e seu site pode ser removido dos mecanismos de pesquisa!

Pilar da Relevância

Há um determinado limite sobre o poder de autoridade que remete a troca de links – Link Building – devido a um fator extremamente importante: A relevância.

Não faz sentido algum se você tem um site de receita, começar a trocar links com uma loja de automóveis, por exemplo!

Isso define a limitação de relevância que seu site poderá receber de um Link Building, bem como também interfere diretamente na classificação para consultas relacionadas.

O que isso quer dizer?

Isso significa que os algoritmos dos mecanismos de busca, além de serem extremamente eficientes são excelentes em captar sites e usuários que tentar aumentar sua autoridade trocando vários links, de forma artificial.

E esta é uma prática que deve ser evitada ou, se possível, nunca realizada, pois seu site ou página poderão perder muitos pontos ou até mesmo ser excluída dos resultados de pesquisa.

Confira atentamente sobre o que é SEO e para que serve a fim de que seu site não seja penalizado!

Pilar da Confiança

Não há nenhum algoritmo confirmado para medir o quesito de confiança que um site apresenta.

Porém alguns indícios nos fazem pensar duas vezes antes de inserir algum link, conteúdo, informação ou, até mesmo imagens em nossos sites!

Isso porque, todo conteúdo que as páginas contêm, independentemente de seu formato, influenciam diretamente para o quesito “confiança”.

Anotamos alguns fatores que podem fazer seu site “perder a confiança” dos mecanismos de busca. São eles:

  • Venda de links para outros sites;
  • Conteúdos “rasos”;
  • Fontes de hacks, ou não seguras.

Conheça os 4 tipos de SEO

O SEO possui diferentes ramificações, a fim de que o melhor conteúdo seja aplicado juntamente com as melhores práticas para cada determinada ocasião.

Tendo esta afirmação como base, podemos entender sobre o que é e SEO e para que serve, como um conjunto específico de técnicas que podem ser aplicadas fora e dentro do seu site.

Em resumo, podemos afirmar que existem quatro principais tipos de SEO, são eles: SEO On Page, SEO Off Page, SEO Local e SEO Técnico.

SEO On Page

Entender sobre o que é SEO e para que serve, vai muito além de suas especificações técnicas!

Existem técnicas e práticas que devem ser incorporadas em seu site, dentro de suas páginas. E é basicamente o que o SEO On Page propõe!

O SEO On Page está aliado às otimizações de mudança que você faz no seu site, em sua propriedade, no qual afetam e incluem o SEO.

Confira abaixo algumas Técnicas de SEO On Page:

  • Incluir palavra-chave em seu Título SEO, H2 ou H3 – de forma natural;
  • Utilizar um layout otimizado – sim, o layout influencia o SEO do seu site;
  • Alt-Tag de imagens – descrição de suas imagens;
  • Marketing de Conteúdo – palavras, conteúdos, imagens.

SEO Off Page

A base sobre o que é SEO e para que seve, não está somente ligado ao seu conteúdo interno, ou seja, seu site ou página.

As Estratégias de SEO, também estão ligadas ao que você – como empresa – faz, fora da sua página de internet.

Podemos atribuir a Técnica de SEO Off Page como auxiliar, para a construção de exposição e, confiança da sua empresa, para seus usuários e parceiros de negócios.

A maior parte do trabalho de uma Técnica de SEO Off Page, está relacionada ao Link Building e o poder que esta estratégia de links, traz consigo.

Entender o que é SEO e para que serve, influencia não somente no seu site, mas na sua empresa, em seus negócios e em suas parcerias, como é o caso do Link Building.

Confira abaixo alguns exemplos de SEO Off Page:

  • Link Building – como troca de autoridade e relevância;
  • Guest Posts – troca de conteúdos ricos em Marketing de Conteúdo;
  • Redes Sociais – utilização de plataformas sociais como mecanismo de busca;
  • Marketing de Influência – parceira de negócios do mesmo nicho.

Uma das melhores Técnicas de SEO Off Page é a troca de Guest Posts, no qual potencializa a autoridade, relevância e, popularidade de um site, além de maximizar o engajamento e número de visitantes.

A Plataforma Guest Posts surgiu com a missão de facilitar a troca de conteúdos e parcerias de negócios por meio de Estratégias de Link Building.

Dentro da Plataforma Guest Posts é possível que você encontre grandes sites que aceitam guest posts, além de contar com inúmeros benefícios estratégicos para potencializar suas Estratégias de Marketing e autoridade nos negócios.

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Encontre parceiros de negócios para artigos ou links na Plataforma Guest Posts

SEO Local

Após o ano de 2020, o mercado digital sofreu um alto impacto causado pela Pandemia. O que levou as empresas a optares por negócios online, com foco em vendas locais.

Mas claro, está não é uma regra!

E como alternativa de recuperação, algumas empresas conseguiram reverter a situação de baixas vendas, com o auxílio do SEO Local. Mas você sabe o porquê?

A Classificação dos Resultados do Google, por exemplo, compila algoritmos – incluindo o Google Meu Negócio – para apresentar o melhor resultado de busca para os usuários.

Isso significa que, ao digitar, por exemplo “distribuidoras de bebidas perto de mim”, automaticamente os mecanismos de busca irão procurar os melhores resultados perto de você, ou seja, locais.

Podemos afirmas que a Técnicas de SEO Local é uma excelente estratégia para encontrar novos clientes que, ao conciliar seu negócio com o Google Maps, por exemplo, poderá potencializar sua taxa de conversão!

Confira abaixo alguns exemplos para aplicar a Técnica de SEO Local:

  • Inclusão do endereço da sua empresa em seu site;
  • Sites externos que sua empresa é citada – diretórios, perfis, listas;
  • Cadastro empresa em sites de fornecedores.

SEO Técnico

Podemos atribuir o conceito de SEO Técnico como estratégias para auxiliar os mecanismos de busca a rastrearem e aprimorarem a experiência do usuário em seu site.

Conforme Especialistas do Google afirmam, a experiência do usuário interfere diretamente para a classificação de sites na primeira página de busca.

Alguns requisitos são essenciais para o ranqueamento no Google e, bem como explica a Plataforma, este tipo de SEO, está sempre em evolução!

É de extrema importância entender sobre o que é SEO e para que serve, a fim de atender a todos as técnicas essenciais. Confira abaixo alguns exemplos de Técnicas de SEO Técnico:

  • Velocidade do site – quanto mais rápido, melhor;
  • Otimização para os dispositivos mobiles – como apresenta o blog do Google “mobile first”;
  • Estrutura do site – hipertextos, HTTPs, estrutura de URL.

Conclusão

Agora quero saber de você, curtiu as dicas? Acreditamos que sim, mas esperamos primeiro que você tenha entendido sobre o que é SEO e para que serve, a fim de que sejam evitadas penalizações dos mecanismos de busca.

Como você viu é possível construir o SEO e garantir um resultado extraordinário?!

Caso seja necessário, é só salvar o link desta publicação para conferir a qualquer momento sobre o que é SEO e para que serve.

É de extrema importância que leve nossas dicas em consideração, elas foram feitas reunindo o máximo de pesquisa e informações para evitar que seu site seja penalizado!

Esperamos que tenha curtido esse artigo e não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante para nós.

Um abraço e até a próxima!

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