Como gerar tráfego orgânico com 9 técnicas infalíveis

como-gerar-tráfego-orgânico

Com a chegada da pandemia do coronavírus, a internet ganhou mais usuários que, agora, permanecem online cada vez mais tempo: de acordo com uma matéria da Revista Isto É, com base nos dados expostos pela We Are Social e Hootsuit, cerca de 4,66 bilhões de pessoas estão, atualmente, conectadas à internet. 

Ainda, o estudo informa que 5,22 bilhões possuem dispositivos móveis. Quando se leva em conta que a população mundial é de, aproximadamente, 7,8 bilhões de pessoas, fica evidente que mais da metade da população acessa a web, o que significa muito tráfego e, consequentemente, muita necessidade de conteúdo para suprir a demanda. 

Dessa forma, é fundamental que você saiba como gerar tráfego orgânico para aproveitar as oportunidades que estão em voga atualmente.

Após entender como gerar tráfego orgânico será possível aumentar o acesso de clientes que utilizam o seu site e, consequentemente, consomem muito mais um produto ou serviço oferecido por ele.

Por isso, é muito importante entender como utilizá-lo e, mais do que isso, aumentar sua eficiência. 

É muito comum que empresas online optem por incrementar as visitas de seus sites com diversas estratégias de como gerar tráfego orgânico com sucesso, que podem ser melhoradas para angariar ainda mais visitas e fidelidade de clientes. 

Quer saber como gerar tráfego orgânico de qualidade? Continue a leitura do artigo e entenda como o Guest Blogging pode cooperar significativamente no sucesso do seu negócio.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    O que é tráfego orgânico? 

    O tráfego orgânico são as visitas de pessoas as páginas por meio de pesquisas por termos e palavras chaves no Google, sem que seja necessário pagar por anúncios para que elas acessem o conteúdo disponível na internet. 

    Por exemplo, quando seu site aparece na primeira página do Google, sem que você tenha pagado por isso e assim angariar vários acessos espontâneos, ocorre o tráfego orgânico. 

    É importante saber como ele funciona para que seja possível converter essas possíveis visitas em acessos concretos. 

    Com o aumento da utilização da internet e de usuários que navegam na rede fica fácil ter uma dimensão de como essa modalidade de tráfego pode funcionar, basta colocá-la em prática e estimulá-la. 

    Como funciona e como gerar tráfego orgânico? 

    Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico, fica mais fácil explicar para que ele serve e, principalmente, como ele funciona, para que, assim, você saiba como utilizá-lo ao seu favor ao colocar seus serviços ou produtos em exibição.

    Agora, é importante destacar alguns pontos sobre como o tráfego orgânico acontece. 

    Basicamente, as pessoas podem acessar seu site sem que seja necessário pagar por propagandas ou outros anúncios. 

    Logo, o acesso do público ocorre organicamente, através de pesquisas em plataformas de busca, método conhecido como tráfego direto, ou quando alguém clica em um link de outro site para chegar ao seu, que é o tráfego de referência.

    Ainda, existe a possibilidade de influenciar o tráfego social, que ocorre quando você publica o link do seu site em postagens de redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter.

    Como pode-se observar, entender como gerar tráfego orgânico é simples para se entender e simples de se trabalhar, mas pode ser melhorado quando explorado de forma correta.

    Uma das melhores estratégias para aumentar o número em tráfego orgânico é através de Guest Posts, que além de aumentar significativamente a quantidade de usuários e clientes em potencial, engajados para o seu negócio, ainda conta com diversos benefícios como: reconhecimento de marca, popularidade de página e autoridade de nicho.

    As vantagens de ter como gerar tráfego orgânico 

    Existem diversos benefícios que podem ser adquiridos ao aumentar o tráfego orgânico de um site.

    Por isso, apesar de o tráfego pago ser importante, também é de extrema importância entender como gerar tráfego orgânico e apostar nessa estratégia: 

    • Dura enquanto o site existir, de forma gratuita;
    • Possui mais relevância e confiabilidade do que o pago, na visão dos internautas;
    • Há maior possibilidade de geração de leads qualificados, que são aquelas pessoas que realmente se interessam pelo serviço/produto oferecido pelo site. 

    Para sintetizar a relevância de como gerar tráfego orgânico, é importante ressaltar que os benefícios trazidos por ele se manifestam a curto, médio e longo prazo, já que um conteúdo relevante agora pode voltar a ser importante futuramente e continuar a atrair interessados.  

    Como gerar tráfego orgânico?

    Existem diversas formas de criar, e manter, o tráfego de um site.

    Para que todas elas sejam utilizadas com sucesso, é importante conhecê-las e entender como cada uma funciona, mas, principalmente, estudar bastante para colocá-las em prática.

    Antes de partir para as vias de fato, é importante conceituar algumas questões, como a diferença entre os tipos de tráfego que você poderá conferir mais a frente.

    Por isso, pegue papel e caneta para anotar as dicas de ouro a seguir e entenda como gerar tráfego orgânico para o seu site.

    Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago 

    Primeiro de tudo, vamos entender qual a diferença entre o tráfego pago e o tráfego orgânico. Em resumo, o tráfego pago ocorre quando o responsável por um site, literalmente, paga para que ele seja mais visualizado. 

    Você com certeza convive com diversos tipos de direcionadores de tráfego pago pela internet. Sabe aquelas “propagandas” cicláveis que aparecem em sites e que te direcionam para outros sites específicos com aquele conteúdo mostrado? Então!

    O tráfego pago se constitui disso. São os famosos Google, Facebook e Instagram Ads, por exemplo, que estão lá para dar uma amostra de um site, produto ou serviço. Por isso, ele também é chamado de tráfego patrocinado, aliás. Contudo, ele apenas funciona enquanto for pago. 

    Em que o tráfego orgânico se diferencia?

    Agora, o tráfego orgânico é conseguido através de um engajamento, como o nome sugere, orgânico.

    Ele precisa de uma estruturação e, por conseguinte, uma construção de conteúdo com base em estudos que gerarão retorno ao longo do tempo, por um período grande. 

    Logo, algumas diferenças notáveis nessa estrutura, são: 

    • Estruturação de conteúdo (H1, H2, listas, imagens…);
    • Clusters de conteúdo;
    • Otimização de SEO;
    • Uso de Backlinks: quando um site utiliza os links do outro e redireciona o leitor para aquele conteúdo do parceiro, isso indica que aquele site é confiável e uma referência;
    • Guest Posts: a união faz a força e, na internet, não é diferente, já que a produção de conteúdo de parceiros é muito bem-vinda por aqui;
    • Estratégias de Link Building: quanto mais um site possui uma rede de links relevantes que apontem para dentro de si, melhor! Isso porque ele possui tudo o que o leitor precisa e se mantém em constante utilização. 

    Basicamente, esses três últimos pontos são peças-chave para uma boa estruturação e um tráfego orgânico e, mais para frente, serão levantados ainda outros pontos essenciais. 

    o-que-é-tráfego-orgânico

    9 Técnicas para aprender como gerar tráfego orgânico

    Existem diversas formas de como gerar tráfego orgânico por si só.

    Mais ainda, como você pode ter visto até aqui, esse tipo de tráfego é muito buscado por resultar em fidelidade da clientela.

    Abaixo você conhecerá alguns desses dispositivos que auxiliam no enriquecimento do nesse tipo de tráfego e que, se bem trabalhados, podem trazer resultados magníficos. 

    aumentar-o-tráfego-orgânico

    1. Otimização de SEO em artigos

    Ao escrever um artigo para um site, é importante entender que o SEO (Search Engine Optimization, ou, em tradução literal, Motor de Otimização de Busca) deve ser muito bem trabalhado e levado em consideração. 

    Um SEO bem estruturado faz com que um site se posicione melhor em plataformas de busca, como o Google e essa é uma excelente estratégia de como gerar tráfego orgânico, e uma das mais recomendadas por especialistas!

    Isso porque essas plataformas entendem quando aquele assunto é relevante, mas também com conteúdo completo e que vai entregar tudo o que o interessado procura. 

    Logo, não adianta somente um conteúdo bacana: deve-se acertar na estruturação do SEO. Assim, fica mais fácil para o conteúdo ser encontrado na web e os resultados são expressivos.

    Entretanto, é importante ressaltar que isso leva tempo, estudo e prática, logo, buscar se aperfeiçoar e aprender é essencial. 

    2. Importância das palavras-chave

    As palavras-chave são as grandes responsáveis pelo ranqueamento de um texto por, justamente, fazer com que os buscadores escaneiam aquele conteúdo e, assim, entreguem o que o cliente pesquisar através deles. Por isso, utilizá-las com sabedoria é um ponto central da otimização do SEO. 

    As palavras-chave sintetizam o assunto pelo qual o cliente irá procurar, portanto, você deve ter isso em mente ao escrever os textos em como gerar tráfego orgânico de qualidade. 

    3. Importância dos títulos

    Os títulos, no fim, acabam por ser outro componente de suma importância para o ranqueamento de um texto. Isso porque ele possui duas funções principais: ser atrativo para o leitor e ser direto o suficiente para que os robôs do Google, por exemplo, os compreendam e os façam ganhar posições nas plataformas de busca. 

    Logo, é importante atentar-se a alguns detalhes: o título deve conter a palavra-chave em questão (já que ela é o ponto central de pesquisa) e, principalmente, não ser longo ou curto demais. Tudo é questão de equilíbrio quando o assunto é otimização! 

    4. Uso de Email Marketing

    Você provavelmente já deve ter recebido algum email que indique serviços ou produtos para utilização nas redes, certo?

    Eles redirecionam o usuário diretamente para os sites em questão e, com isso, movimentam o tráfego orgânico.

    Entender como fazer uso dessa ferramenta e como gerar tráfego orgânico com esta técnica, é essencial para a aquisição de leads e, posteriormente, de clientes. 

    Além disso, com uma lista de emails de pessoas interessadas naquele conteúdo específico fica muito mais fácil direcioná-lo para esse tipo de público, o que fomenta os acessos às páginas. 

    5. Uso do Marketing de Conteúdo

    Considerado um dos principais pilares do marketing digital, o marketing de conteúdo é essencial no intuito de como gerar tráfego orgânico.

    Basicamente, é quando um determinado site produz conteúdo exclusivo pensado para aquele público que deseja contemplar. 

    Isso faz com que não só as pessoas conheçam a marca da qual se fala, mas também se tornem clientes e a utilizem como referência positiva.

    Produzir conteúdo de qualidade é bastante benéfico, já que é importante construir autoridade e confiabilidade. 

    6. Foco na persona 

    Uma excelente estratégia em como gerar tráfego orgânico para o seu site é focar no seu cliente em potencial – persona.

    Nada mais prático no sentido de gerar tráfego orgânico como focar nesse público para angariar leads de qualidade e, portanto, clientes em potencial.

    Isso porque não adianta apenas produzir um conteúdo que agrade ao Google, é necessário também pensar em quem o consumirá. 

    O primeiro passo é entender quem são essas pessoas, o que de fato elas necessitam e então, traçar o perfil (a persona) que se deseja atingir com esses dados e produzir resultados com base nisso. 

    7. Varie nos tipos de mídia utilizados

    As mídias utilizadas podem chamar bastante atenção, como gerar tráfego orgânico nos sites, além de potencializar sua geração de leads e vendas.

    Isso porque existem pessoas mais inclinadas a ler, outras que preferem ver vídeos, ouvir áudios/podcasts ou até mesmo visualizar imagens.

    Importante destacar que este último, principalmente, pode – e deve – ser acompanhado das palavras-chaves já citadas nas descrições alternativas, pois os buscadores ranquearão também esse conteúdo produzido com base nelas. 

    8. Utilize o poder das Redes Sociais 

    Uma outra estratégia bastante importante é variar nas redes sociais, entender como gerar tráfego orgânico em todas as partes da web é de extrema importância.

    Por isso, aposte em postagens em blog, em páginas no Instagram, no Facebook e nos stories dessas mídias (que são facilmente visualizados). 

    Dessa forma, é mais provável que possíveis clientes acessem essas informações com maior interesse e, assim, consomem aquilo que você tem para oferecer e é uma excelente estratégia em como gerar tráfego orgânico.

    9. Faça uso de Guest Posts

    Por fim, mas não menos importante, os Guest Posts podem ser excelentes aliados na busca pelo aumento do tráfego orgânico, justamente por proporcionar parcerias e, claro, conteúdo de blogs que os leitores procurarão em caso de dúvida ou interesse. 

    Uma das estratégias mais eficientes em como gerar tráfego orgânico para o seu site – em grande escala!

    sites-que-aceitam-guest-post

    Isso porque, aquele que oferece espaço para postagem de um texto escrito por esses parceiros poderá alcançar um público maior, já que tudo nesse quesito é otimizado para alcançar de forma certeira um público fiel.  

    Além disso, o parceiro que escreve também ganha com a ação, já que ele também será visualizado, divulgado e, é claro, pago para produzir aquele conteúdo, o que irá gerar mais qualidade nas publicações, e consequentemente marketing de conteúdo.

    Entender como gerar tráfego orgânico para o seu site é de extrema importância, e com a técnica Guest Post, seu tráfego e número de clientes em potencial, aumentarão de maneira escalável!

    Por isso, nossa última dica é… Aposte nesta técnica!

    O que é a Plataforma Guest Posts? Como gerar tráfego orgânico com ela?

    Como seu próprio nome sugere, a Plataforma Guest Posts é um espaço totalmente virtual, que funciona para reunir pessoas que desejam fazer guest posts, com todo o suporte que essa atividade precisa. A plataforma atende tanto quem deseja escrever quanto quem deseja abrir um espaço em seu site para publicação. Assim, a Plataforma Guest Posts é uma ótima forma de você ter como gerar tráfego orgânico através de parcerias.

    O guest post em si é uma prática já bem difundida entre os donos de sites ou blogs, e consiste na relação de parceria na qual um site cede espaço de publicação para outro. Assim, o site que convida demonstra sua autoridade em meio ao próprio nicho, ao passo que o site convidado demonstra profundo conhecimento e tem a possibilidade de se apresentar a um novo público. Dessa forma, ambas as páginas têm como gerar tráfego orgânico na internet.

    O que é a Plataforma Guest Posts
    Fonte/Reprodução: original

    Responder como gerar tráfego é uma tarefa difícil até para os sites grandes, ainda mais para os que estão no começo do processo. É necessário conquistar espaço online, tanto aos olhos do público quanto diante dos critérios de ranqueamento do Google. Por isso, os guest posts, que aumentam a autoridade de um site através de parcerias, são essenciais para a estratégia de crescimento de qualquer site ou blog.

    Nesse relacionamento de interesses mútuos, todos ganham mais tráfego orgânico e autoridade online, além de outras vantagens específicas, que dependem muito de quais tipos e tamanhos de sites abrem espaço para o guest post e quais sites fazem a publicação em si.

    Como funciona a Plataforma? Como gerar tráfego orgânico com a Plataforma?

    A Plataforma Guest Posts tem diversas funções, pois o intuito é dar cobertura a todas as necessidades relacionadas à prática de guest posts e das parcerias para fazer os sites crescerem.

    A principal função da ferramenta é gerar oportunidades de parcerias para a realização de link building para que donos de sites e blog’s tenham como gerar tráfego orgânico de maneira natural e saudável.

    Para alcançar objetivos distintos, a plataforma funciona através de módulos, que são: Invite Posts, Diretórios de Sites e, claro, Guest Posts. Cada um desses módulos aparece bem indicado na plataforma e basta clicar em “como funciona” para conhecer os detalhes de cada um.

    A plataforma é gratuita?

    Para quem está no começo da prática dos Guests Posts e ainda está no início das campanhas para aumentar o tráfego orgânico, a Plataforma Guest Posts possui uma versão totalmente gratuita. É excelente para conhecer melhor como tudo funciona. No entanto, existe também a versão paga, que conta com mais recursos e vantagens para os assinantes.

    Nessa segunda versão você realiza o pagamento mensal da assinatura, e com isso tem acesso a todas as aplicações e benefícios que a Plataforma Guest Posts concede.

    O que é o Guest Post Coin?

    Ao entrar na Plataforma Guest Posts, uma das primeiras coisas que você vê é o famoso “Guest Post Coin”, que consiste em uma moeda, totalmente digital, que funciona na plataforma. Os módulos Guest Posts e Invite Posts funcionam com base nessa moeda. É possível vender e comprar Guest Post Coin para monetizar ou investir. Tudo dependerá de sua estratégia para fazer seu site crescer ao te dar uma resposta de como gerar tráfego orgânico.

    Como conseguir?

    Várias ações podem ser feitas para obter mais Guest Post Coin e diversificar suas estratégias dentro da plataforma.
    Você pode conseguir moedas quando tiver um Invite Post comprado por algum parceiro, ou ser escolhido para publicar guest posts em site parceiro. Fazer convites para amigos entrarem na plataforma é uma forma de arrecadar

    Por fim, também é possível obter Guest Post Coins através de promoções de assinaturas ou simplesmente ao comprar as moedas diretamente.

    Como funciona a troca de artigos na plataforma?

    Toda a transação no módulo Guest Post é movida a Guest Coins. Primeiro, você deve usar a plataforma para disponibilizar todas as informações sobre o artigo que deseja, como quantidade de palavras, links, nicho específico e uma breve descrição. Ao lançar essas informações, os candidatos poderão ver. Aqueles que possuem sites do seu nicho se candidatam para publicar com você.

    Como aparecerão vários sites, esse é o momento de usar as ferramentas da Plataforma Guest Posts para avaliar possíveis parceiros: descrição, avaliação de outros usuários e o layout do site, se for permitido pelo dono do post. Quando você decidir, poderá obter o contato do candidato vencedor e disponibilizar o seu. Isso permite a troca de e-mails para que você envie o artigo.

    Ao fim da transação e com o artigo publicado em seu site, o Guest Post Coin é transferido para ele. Uma avaliação mútua também é feita, para as futuras trocas de guest posts.

    Dessa forma, você tem um meio de como gerar tráfego orgânico na internet através das estratégias de Marketing de Conteúdo em outros ambientes digitais.

    Tenho opção de escolher o parceiro que quero publicar?

    Sim! Sempre é possível escolher o parceiro com quem você deseja publicar a partir dos que se candidatam para publicar no seu site.

    Sou obrigado a publicar com parceiro que não me interessa ou é concorrente?

    Por haver vários sites do mesmo nicho, pode ocorrer um caso em que você é selecionado pela concorrência. Nesse caso, você não é obrigado a fazer o post. O guest ou o invite post voltam para a etapa de seleção e você pode entrar em outra.

    E se o parceiro para a publicação não responder o meu contato?

    Se você tentou contatar o parceiro por whatsapp ou e-mail várias vezes e não obteve resposta, não precisa mais insistir. Apenas entre em contato com a Plataforma Guest Posts para que ela faça a intermediação da transação.
    Isso é importante até para que a plataforma verifique o motivo da falta de contato e tome as medidas cabíveis para que o problema não se repita.

    Como a Plataforma Guest Post garante a segurança e outros cuidados?

    Em primeiro lugar, os assinantes da Plataforma Guest Post não precisam se preocupar em ter seus dados vazados, pois a plataforma usa a tecnologia SSL de criptografía. De fato, vale ressaltar que não há como garantir a segurança 100% de nada que está na internet, mas a plataforma usa a melhor tecnologia possível, com todos os requisitos necessários e aceitos pela indústria.

    Além disso, mesmo durante as transações, as suas informações de contato são disponibilizadas somente após selecionar um parceiro, e você mesmo faz isso.

    Ademais, outras opções de cuidado e segurança oferecidos pela Plataforma Guest Posts são o monitor de links e o monitor de sites.

    CONCLUSÃO

    Agora você já sabe como gerar tráfego orgânico de qualidade para seu site e, por isso, pode começar a investir nessas técnicas para gerar bons frutos em seu trabalho.

    Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil na resposta de como gerar tráfego orgânico e, em caso de dúvida, deixe um comentário!

    Obrigado por acompanhar o artigo até aqui.

    Um grande abraço e bons negócios!

    guest-posts-google-web-stories
    Como gerar tráfego orgânico através do ranqueamento no Google?
    guest-posts-newsletter

    Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

      Os comentários estão encerrado.

      © Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

      Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas