Guia Definitivo de Backlinks: O que são Backlinks e como conseguir?

Apesar de muitas pessoas não saberem o que são backlinks, eles são importantíssimos para Estratégias de SEO.

Ao começarmos a trabalhar com Search Engine Optimization (SEO) descobrimos alguns termos, como H1, Meta Descrição e até mesmo o que são backlinks, algo que é essencial quando queremos fazer com que a nossa página fique no topo do Google.

Por isso, é muito importante entender o que são backlinks, as suas funcionalidades e como fazer com que ele tenha uma excelente qualidade.

Assim como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) precisa de referências para mostrar a sua importância no estudo acadêmico, o backlink é a sua base na estruturação de um artigo digital com a técnica de SEO, e vamos explicar o porquê a seguir.

Provavelmente, saber o que são backlinks e como conseguir fazer uma estratégia de link building de qualidade são os passos que faltam para você conseguir alavancar seu negócio na internet, seja uma loja virtual, blog, plataforma interativa ou anúncio.

Quando o universo da web entrou em ação, os links eram usados somente para levar o usuário de um lugar a outro. Mas agora, saber o que são backlinks tornou-se mais complexo pelo tamanho da importância que eles têm para o seu projeto de SEO.

Com o crescimento da rede, saber o que são backlinks pode ser uma alavanca para colocar seu site no topo do Google sem investir em campanhas pagas.

Por isso, neste guia definitivo de backlinks você entenderá na íntegra sobre o que são backlinks, qual sua importância e como utilizá-la no seu site para vender, prospectar e aumentar sua visibilidade na primeira página do Google.

Neste artigo, você verá:

    O que são Backlinks?

    Antes de saber o que são backlinks e o que você precisa saber para atrair backlinks para o seu site, é necessário entender o que esse procedimento é, de fato. Backlink significa a inserção do domínio de seu site em uma página fora dele, e é um dos critérios de SEO analisados pelo Google para dar autoridade a página.

    O que é Backlink
    Fonte/Reprodução: original

    Os backlinks são parte das estratégias mais utilizadas em blogs e sites com o objetivo de incluir links de um endereço virtual no conteúdo de outro site relacionado que seja bem ranqueado no Google. 

    Um backlink é um link em uma determinada palavra em um texto, que redireciona para outra página. É uma das formas mais eficientes de conseguir um bom ranqueamento no Google, já que fortalecem a autoridade do site. É, basicamente, uma das principais formas de aumentar a autoridade e o tráfego de um site ao linkar ele em outro.

    Em outras palavras, saber o que são backlinks e trabalhar com essa estratégia é uma forma de mostrar para o Google que o seu site é relevante por ser referenciado por outros do mesmo nicho e ao mesmo tempo trazer mais visitas oriundas do site no qual o link foi adicionado. 

    Em consequência disso, há uma melhora do ranqueamento resultante do aumento de autoridade, que contribui mais ainda com o aumento do tráfego orgânico. Por isso, julgamos que é muito importante estudar o guia definitivo de backlinks para que você saiba todo o necessário para construir uma estratégia eficaz de link building.

    Por ser importante para o ranqueamento do SEO pelo Google, é preciso saber o que são backlinks para administrar links de qualidade.

    Afinal, não se obterá bons resultados se o link for anexado em sites mal ranqueados pelo Google.

    o-que-são-backlinks

    Em contrapartida, com aumento da autoridade, o seu site é melhor ranqueado nos mecanismos de pesquisas, assim como as suas publicações têm melhor performance.

    Saber o que são backlinks é entender que todo link que venha de uma página externa ou interna, que direcione para a sua, se enquadra nesse quesito.

    Além disso, é um momento de oportunidade para as pessoas se sentirem atraídas com o seu site e consumir cada vez mais o que você oferece para a comunidade virtual.

    É como se fosse uma trilha para chegar até o seu objetivo e fazer com que o seu site seja uma referência quando for pesquisado no Google, Bing ou qualquer dos mecanismos de busca.

    Mas, precisamos explicar o que significa a palavra link, na linguagem do computador, termo em inglês que traduzido quer dizer “ligação”. Então, ele ligará a algo já existente, que pode ser através de duas páginas diferentes, entre páginas do mesmo site ou até mesmo para incentivar a baixar algum software ou PDF que contém e-book de seu interesse.

    Já a palavra “Back”, as pessoas, durante as aulas de inglês, associam bastante com o termo “volta”. Mas, poucos se esquecem que este termo também pode significar “retaguarda”. Logo, backlink podem ser links internos, ou seja, aqueles que são usados dentro do site para que o leitor tenha referencial e ajuda a mapear o site melhor. Explicaremos no tópico seguinte.

    Como funcionam os Backlinks? 

    Um backlink funciona da seguinte forma, coloca um link que está dentro de sua página em um outro conteúdo que também está no seu site. É uma linkagem interna, algo fundamental para a construção da autoridade do seu domínio e, consequentemente, do ranqueamento nas buscas.

    Como funcionam os Backlinks
    Fonte/Reprodução: original

    Essa prática traz uma retaguarda para que o artigo tenha referências para se tornar ao leitor o conteúdo prazeroso em ler e ter interesse maior em seu site.

    Ele guiará de um site para outro, e quanto mais qualificados forem os backlinks, melhor para a sua página, pois os algoritmos desta ferramenta reconhecem que esses links indicam que o seu conteúdo é importante e precisa ser visto para mais pessoas.

    Mas, não é o número de links que ajuda a tornar um domínio com mais autoridade, e sim a qualidade desses backlink.

    Backlinks feitos dentro do próprio site costumam ser inseridos no artigo, para recomendar outros conteúdos que complementam o assunto e que o leitor pode se interessar em ler. Isso pode diminuir a taxa de rejeição e fazer as pessoas ficarem maior tempo em seu site.

    Os externos são aqueles feitos em outros sites, onde o link de seu site é inserido em algum conteúdo de terceiros. Esse meio pode servir para indicar seu trabalho, justificar a fonte de algum material que utilizou para fazer o artigo ou simplesmente para indicar um bom conteúdo.

    Os backlinks funcionam como uma ferramenta de otimização da performance e ranqueamento de um site, e principalmente, para o SEO, o qual identifica o “link como confiável e de qualidade”. 

    Digamos que você crie um novo post e, para aproveitar o assunto complementar de um outro texto de qualidade que interessa ao visitante, você insira um link em alguma palavra chave ou termo relevante que possa ajudá-lo a explorar melhor o tema. 

    Para o leitor, essa artimanha será visualizada de forma destacada, o que o induzirá a clicar rapidamente e entrar para que ele tenha o site como fonte de informações complementares extra site. 

    Adicionar links externos deve ocorrer ocasionalmente e ser feito com parcimônia, visto que ao se colocar referências externas se divide a autoridade do conteúdo criado.

    Deve-se evitar links de textos relacionados diretamente a palavra chave trabalhada e dar preferência a links de temas relacionados e complementares.

    Para ter seus links adicionados em outros sites deve-se investir em conteúdos de qualidade e em parcerias. Além disso, deve-se escolher bem em que site e que conteúdo o seu link vai ser relacionado.

    Também deve-se levar em consideração na ação de promover um link ou hiperlink, a posição em que vai ser adicionado na página do outro site.

    A posição, logo, deve ser de forma estratégica, assim como a palavra a qual ele será “linkado”.

    Guia Definitivo de Backlinks: Por que os Backlinks são tão importantes?

    Primeiramente, eles ajudam a você ficar mais rápido no ranking do Google, mais próximo da primeira página quando alguém pesquisa uma palavra-chave que tem a ver com a sua empresa.

    Por que Backlinks são tão importantes
    Fonte/Reprodução: original

    Assim como um artigo acadêmico, cheio de referência, mostra que o pesquisador estudou bastante e tem provas científicas para provar que o seu estudo está correto, fazer um artigo com backlinks mostra que aquela página tem relevância para o assunto que é discutido.

    Afinal, um físico para contestar uma teoria, tem que estudar outros físicos para poder chegar em uma conclusão, não é mesmo? Então, busque falar de algo que está no seu conhecimento e que tenha alguma relação com a empresa de alguma forma.

    Os links são responsáveis por evidenciar um site na internet. Eles mostram o caminho que os robôs dos buscadores rastreiem novas atualizações e as indexem. Assim, saber o que são backlinks é essencial para você entender o comportamento dos mecanismos de busca e orientar os usuários aos caminhos que você quer que ele siga na página.

    Inicialmente, os sites eram indexados e organizados em ordem alfabética ou por diretórios, e apenas os que se cadastravam apareciam nos índices. Isso ficou difícil pela grande quantidade de páginas, e o Google lançou então o PageRank, que se tratou de um algoritmo que media a relevância dos sites através de alguns fatores, inclusive a quantidade de links que ele recebia.

    Até então, muita coisa mudou, mas os links ainda são importantes para o algoritmo do Google. Para entender o que são backlinks e segmentar a sua importância, o algoritmo definiu o chamado link juice, em que a página linkada recebe parte da autoridade de quem a linkou, assim como TrustRank, que mede a confiabilidade do site. Entre outros fatores, o TrustRank considera a posição dos backlinks na página.

    Dessa forma, é possível entender o porquê é importante saber o que são backlinks e qual é o motivo de os links serem tão importantes para os mecanismos de busca.

    Para compreender o valor de cada backlink, basta se colocar na mente de um leitor de blog ou site. Quando essa pessoa necessita de uma informação, ela abre o Google e digita, com as palavras-chave, o objeto de sua busca, e em seguida o Google mostra milhares ou milhões de sites disponíveis, que tratam do assunto desejado.

    Todos os sites aparecem em uma ordem ranqueada, na qual os primeiros sites, das primeiras páginas de resultado, estão no topo do ranking. São esses os sites que chamarão a atenção do usuário, pois são literalmente os mais visíveis.

    Qual a importância dos backlinks
    Fonte/Reprodução: original

    O fato é que quase ninguém passa da segunda página de resultado. Pior ainda, pesquisas apontam que cerca de 80% dos usuários do Google nem sequer vão além da primeira página do SERP.

    Em última análise, para que um site seja “visível” para o usuário, este precisa estar na primeira página, nas primeiras posições. Visto que a concorrência pelo ranking é acirradíssima, o Google montou critérios para determinar a qualidade dos sites.

    É aí que entra a importância de saber o que são backlinks. De acordo com os critérios do Google, quanto mais backlinks de qualidade um site tiver, melhor será posicionado no ranking e mais facilmente será conhecido pelo usuário.

    Além de serem importantes para o conteúdo, os backlinks também ajudam a construir uma boa estratégia de SEO, pois eles são considerados pelo Google na hora de elencar os sites, o que faz com que uma página com uma boa distribuição de backlinks fique entre os primeiros resultados na busca.

    A maioria dos sites bem ranqueados no Google, possuem links externos que apontam para eles. Mas vale lembrar que o mais importante é a qualidade, e não a quantidade.

    Para que serve os backlinks?

    Os backlinks são os tijolos que constroem a estrada que futuramente será o link building. Ou seja, um mapa para mostrar que aquele artigo ajudará aquele cliente em potencial, que está no topo do funil de vendas a ir mais rápido na parte funda do funil, que é se tornar um comprador.

    Como resultado, traz fortalecimento da marca e ajudar a construir relacionamentos com outras pessoas.

    Qual a ligação entre Backlink e autoridade?

    O Backlink é como se fosse um sinal para os algoritmos dos buscadores de pesquisa para mostrar que aquele site é procurado e tem referências corretas para que outras pessoas o busquem.

    Funciona da seguinte forma, os links dão sinal para o page rank que são ideais e estruturam o texto para uma maior compreensão.

    Links estruturados ajudam a deixar a sua marca relevante (mostra que entende do que está falando) e vira uma fonte de pesquisa.

    Por que seu site precisa de backlinks para alcançar a primeira página do Google?

    Os backlinks são fundamentais para as estratégias de ranqueamento, pois quanto mais referências de qualidades você consegue obter, mais o Google entende que seu site possui conteúdos relevantes e passará a indicar mais para as pessoas.

    Qual a ligação entre Backlink e Link Building?

    O link building é uma trilha em um artigo, onde palavras dão acesso a link de outras páginas do site. A sua ligação com o backlink e que este esse tipo de ligação ajuda a criar uma boa estrutura para que o artigo seja considerado importante para os mecanismos de busca pesquisarem.

    O que é Link Building? Por que o Link Building é importante na hora de estudar o que são backlinks?

    O link building é uma técnica com o intuito de obter mais links para uma página. Sua diferença para os backlinks é que o link building inclui também a linkagem interna, ou seja, links incluídos nas próprias páginas do site.

    O que é Link Building
    Fonte/Reprodução: original

    Esses links são importantes para a construção de autoridade, mas é preciso usá-los da forma correta. Procure linkar apenas páginas que complementam o assunto abordado no artigo, isso aumenta as chances de o leitor clicar para ler o conteúdo.

    Isso melhora também a experiência do usuário, já que ele passa a navegar mais no seu site e consome mais o que você prepara.

    Como fazer backlinks com Link Building

    Link Building consiste em um conjunto de técnicas que são utilizadas para construir links para o seu site, que podem ser dentro dele, a partir dos internal links, ou com os backlinks feitos em outros domínios, com finalidade de ser bem visto pelos motores de busca.

    Para conseguir isso, você poderá conferir algumas técnicas a seguir nesse guia definitivo de backlinks. Com um texto bem elaborado para convidar os leitores para visualizarem outros conteúdos; escrever Guest Post para sites de terceiros e adicionar um link para um conteúdo seu; fazer comentários em outros blogs ou até mesmo fóruns.

    Compartilhar seus novos artigos nas redes sociais ajudam muito a atingir mais pessoas e obter compartilhamentos. Recomendamos apostar não só em página de Facebook e Instagram, amplie o leque de alcance das suas postagens o máximo que puder, em diversos canais de comunicação.

    Tente o Pinterest também, por exemplo, ele funciona como rede social e mecanismo de buscas, um ótimo lugar para propagar seu conteúdo de qualidade, receber muitos cliques e ganhar pontos positivos com o Google.

    Como funcionam os backlinks na estratégia SEO?

    A importância do ranqueamento é tamanha que foi preciso a criação de uma estratégia para otimizar os sites, de forma a ter bom ranking. Essa estratégia é o SEO, que se dedica a adequar uma página o máximo possível às diretrizes do Google e outros mecanismos de busca.

    O SEO trabalha com todos os elementos textuais e não textuais de uma página, que pode ser aplicado em todas as etapas de criação de um site e suas publicações.

    O uso de palavras-chave em um texto de blog é um exemplo de SEO, da mesam forma os backlinks, que devem ser usados para que a página onde a publicação é contida se torne visível.

    No SEO, os backlinks têm a função imediata de serem acessados pelos usuários, e a função indireta de elevar o site no ranking do Google. Assim, a autoridade se constrói nas duas frentes. Dessa forma, conhecer afundo o que são backlinks tratará um benefício duplo para o seu projeto na internet.

    Pense em seu site favorito, aquele que compartilha conteúdos profundos, fáceis de entender e interessantes. Você gosta tanto, que começa a ler e não consegue sair dele, pois pula de um conteúdo para o outro sem perceber.

    É dessa forma que você deve fazer o seu leitor se sentir no seu site, pois, quanto mais você compartilhar um conteúdo que atenda as necessidades do leitor, maior é a probabilidade dele compartilhar esse artigo.

    Conforme ocorre uma grande quantidade de compartilhamentos e outras pessoas usam seu conteúdo como referência, maior é a chance de ficar entre nas primeiras posições do Google.

    Por isso, que os backlinks influenciam muito nos seus resultados se feitos corretamente. Estude o que são backlinks e amplie a sua visibilidade na internet!

    Benefícios de usar backlinks para o tráfego orgânico do site

    O uso de backlinks permite que seu público aumente de forma orgânica, de uma maneira simples. Todo usuário que passar pelo site do parceiro se deparará, inevitavelmente, com o link que aponta para seu site ou blog.

    Nem todos irão clicar, mas os interessados sim. Isso aumentará o tráfego orgânico do seu site, mas é preciso ter muito conteúdo bom para que os novos usuários tenham uma boa impressão de sua página.

    Quais são os tipos de Backlinks que existem?

    Sabemos que existem links externos e internos, porém para a estratégia é preciso conhecer os diferentes tipos de backlinks, que podem tanto ajudar no ranqueamento como atrapalhar em alguns casos.

    Dofollow

    Para quem quer dar o voto de confiança, usa-se Backlinks Dofollow. Eles incluem o endereço na íntegra e ajudam a ranqueá-lo (Pagerank).

    Desta forma, o site externo permite que o respectivo público acesse o link e conheça a sua página!

    Ao receber um link que indica o seu site com a tag follow, ela passa autoridade que possui para a página que incluiu no artigo. Quanto mais sites com boa reputação apontarem para o seu, mais seus resultados nos mecanismos de busca serão impactados positivamente.

    Nofollow

    Já Backlinks Nofollow são usados quando um conteúdo tem relação ao outro mas não ao ponto de ser confiável. Aqui, a HTML fica assim: <a href=”https://www.nomedosite.com/” rel=”nofollow”> Link Text </a>.

    Isso quer dizer que o link só serve para avisar ao Google que o referido site não deve ser rankeado e, portanto, quem o ver não vai acessar. O tipo nofollow é, porém, uma boa forma de preencher a métrica do seu SEO. 

    Ao contrário do Do-Follow, esse não passa autoridade ou relevância para o site indicado. É muito bom para quando você quer abordar um site no texto, mas não acha ele confiável ou simplesmente não quer beneficiá-lo.

    Grandes sites e comentários de blogs costumam ser No-Follow, para evitar que outros sites pequenos cresçam rapidamente por meio deles.

    Propriedades dos Backlinks

    Saber o que são os atributos de link e como utilizá-los ao nosso favor, de forma que aprimorem tanto a experiência do usuário como também melhorem o posicionamento do site nos mecanismos de busca são fundamentais, afinal, o linkbuilding é uma estratégia para aprimorar o seu SEO e garantir maior autoridade e ranqueamento para o seu site!

    Anchor text

    Conhecido com texto âncora, o qual é feito um link clicável em uma palavra-chave relacionada a página final, onde o leitor consumirá o conteúdo.

    Exemplo: tem um artigo sobre maquiagem para o dia dos namorados, e dentro do texto é feito um link na palavra-chave “batom vermelho”. Se o leitor clicar nesse link, ele irá direto para um artigo sobre batom vermelho.

    Root domain links

    É a quantidade de backlinks que um site (domínio) se refere ao seu. Não adianta fazer vários backlinks em um mesmo site, isso será desperdício de tempo, pois será levado em conta apenas um link.

    Por isso, faça links em diferentes sites para obter mais relevância e autoridade.

    Internal Links

    Eles não podem ser esquecidos. Durante a criação de um artigo, você deve sugerir outros conteúdos relevantes para o tema. Dessa maneira, você consegue manter o seu leitor mais tempo em seu site e receber uma menor taxa de rejeição.

    UGC

    A estrutura de link UGC, identificado pela tag rel=’’ugc’’ é geralmente encontrado quando o site constrói um backlink no próprio conteúdo elaborado pelo usuário, como em postagens de fóruns, comentários em grupos, dentre outros semelhantes.

    Sponsored

    Já o atributo de link conhecido como Sponsored, estruturado na tag rel=’’sponsored’’, é bastante utilizado para que o algoritmo do Google identifique o endereço localizado em seu site como participante de um anúncio, patrocínio pago ou outro conteúdo comercial que tenha o mesmo objetivo. Ou seja, qualquer conteúdo que seja comercial é identificado a partir dessa nova tag.

    Como fazer uma análise de Backlinks?

    A análise de backlink nada mais é que um exame detalhado da estrutura de links externos e internos de um site, que pode ser feito com ferramentas específicas.

    Como falado logo acima, nem todos os links são de qualidade, logo, não farão sua página a ficar no topo do Google.

    É preciso estruturar de uma forma que mostre a indicação de que seu site é importante, como se fosse procurar e divulgar as suas fontes de pesquisa.

    Como saber se um Backlink é bom?

    Não existe uma métrica para identificação de bons backlinks, mas algumas formas de analisá-los são:

    • Usar ferramentas de SEO;
    • Fazer uma lista com os backlinks, afim de descobrir quais são os mais indicados;
    • Explorar métricas como tráfego, texto âncora e localização do link.

    Com o tempo e a prática, é possível perceber mais facilmente quais backlinks são bons.

    Primeiramente, para saber se um backlink é bom, é preciso identificar se aquele site possui autoridade, tanto de domínio como de página, e se há um contexto entre o que é abordado no texto e no backlink. A qualidade é melhor avaliada do que a quantidade.

    Pela perspectiva do SEO, um link bom, independente do tipo, significa que ele segue a intenção de complementar com o conteúdo relacionado.

    No caso, a página de visita é a que apresenta certo tema e, assim que o backlink é ativado, a página seguinte precisa estar de acordo e entregar a proposta de saber mais sobre o tema e não abordar o mesmo tema dentro da mesma proposta.

    Assim, um link bom é aquele que estabelece uma conexão positiva para quem procura um produto, artigo, listas e outros que exploram o que está em ênfase.

    Como resultado do link aceito, o SEO é aprimorado e passa a proporcionar:

    • Engajamento no seu site;
    • Liderança  e ranqueamento no Google;
    • Ampliação do alcance da sua marca;
    • Facilidade na prospecção de clientes, geração de leads e mais vendas;
    • Aumento de visualizações, sessões e usuários ativos.

    Visto que os backlinks trabalham como uma ponte de informação para seus seguidores e leitores, imagina se eles estiverem bem posicionados em domínios de terceiros?

    Para ser considerado um bom site para fazer seu backlink para SEO, ele deve ter domain authorithy (DA) alto, page authority alto (PA) e bom conteúdo.

    O ideal é avaliar essas características antes de selecionar o site desejado para fechar parceria de Guest Post ou fazer um backlink de comentário.

    Mas lembre-se de não fazer spam, faça apenas um backlink em cada site!

    Como saber se um Backlink é ruim?

    Um link ruim é aquele que viola as orientações do Google, o que resulta em penalidades para o site. Algumas formas de identificá-lo são:

    • Link de página com conteúdo não-relacionado;
    • Link de página com baixa autoridade de domínio;
    • Link de diretório de artigos;
    • Link de site penalizado.

    Esses são alguns exemplos de links ruins direcionados para um site.

    Não é toda hora que podemos colocar qualquer link. Ou seja, não precisa colocar links que não tem algum relacionamento sobre o assunto a marca.

    Não adianta você ter um site que fala sobre refrigerante e fazer um artigo que fale sobre dietas. Por isso, a escolha do link precisa ter relação com o assunto, na escolha das palavras-chave quando for estruturar o texto em SEO e, ainda mais, criar uma relação para que as pessoas possam obter uma melhor experiência aos seus leitores, usuários e futuros compradores de seu produto.

    Lembre-se, faça um artigo que procure leve as pessoas automaticamente a fazer um mapa mental e estimula a visitar todas as suas páginas.

    Quais Ferramentas Usar?

    Para facilitar a implementação das suas estratégias, você pode usar: o Google Alerts, para saber quando foi postado um assunto que você deseja; a extensão do Google Chrome Check My Links, a qual permite ver os links quebrados de um site para sugerir a inserção do seu conteúdo ao dono do site.

    O Ubersuggest também permite ver os dados do site, quais artigos estão posicionados, onde esse site tem backlinks e muito mais.

    Se precisar de uma visualização mais completa de cada site, você pode usar o Moz ou Ahrefs. Eles mostram o DA e PA (autoridade do domínio e página), quantidade de backlinks que já recebeu, palavras-chave orgânicas e outras referências.

    Guia Definitivo de Backlinks: Entenda a importância em construir backlinks de qualidade

    backlinks-o-que-são

    A importância dos backlinks de qualidade é medida quando existe uma relação entre o seu SEO e a linkagem feita em quantas páginas de outros endereços for preciso.

    Além de serem uma referência para o público, o qual entende que seu conteúdo é relevante, os seus backlinks também terão um selo de confiança que gera mais oportunidade de crescimento no setor, uma vez que são usados em sites externos relevantes no nicho.

    O que é ainda melhor quando o Google percebe esse reporte todo, ele entende que a publicação merece estar entre as melhores no ranking de buscas.

    Aumentam a confiança do público

    Links mencionados em sites parceiros aumentam a confiança do público com sua empresa. Isso é possível justamente pela menção que um produtor de conteúdo faz a sua matéria ou produto.

    É como se o site vizinho expressasse ter confiança no que você publica e, assim, reproduzisse o mesmo pensamento para os respectivos acessos, algo que chamamos de SEO Off Page.

    Ou seja, a sua marca percorre fora do endereço de origem por causa de sua credibilidade, mesmo que seja nova no mercado.

    Nessa linha de ação, ainda é importante lembrar do SEO On Page, que, ao contrário do Off, foca suas atividades dentro do site local para ter conteúdo de qualidade e otimizar e corrigir erros, como meta descrição igual para páginas diferentes, error 404 e falta de links internos.

    Atuam positivamente na popularidade do site

    Backlinks produzem também mais popularidade ao seu site, quando atuam juntamente com o chamado Link Building.

    Enquanto backlinks ganham credibilidade por links externos (alguém usou seu site como referência), o Link Building é produzido internamente, para fazer o visitante percorra mais páginas do seu site e aumente assim  a paginação e em consequência o tempo de permanência.

    Aposte nesta dupla estratégica, pois quanto maior sua rede de links mais chances eles terão de aparecer para o público.

    Autoridade e Domínio do site

    Descobrir o nível de autoridade de sua página não é uma estratégia para conseguir backlinks de forma direta, quando comparamos com os Guest Posts e entrevistas. Mas é preciso começar a partir de uma métrica e saber como o seu site se posiciona é ideal para estudar a concorrência e buscar parceiros para backlinks rapidamente.

    Existem ferramentas como Moz Bar, as quais são usadas para medir a autoridade de um site.

    Traçar uma estratégia para conseguir backlinks e aumentar a autoridade de seu site pode ser um desafio enorme. A boa notícia é que existem muitas formas de fortalecer a sua rede de links, basta seguir alguns dos métodos com constância, checar as métricas e priorizar o valor no conteúdo. Ao seguir esses passos, o crescimento de seu site será inevitável.

    Entende o porquê é importante conhecer o que são backlinks e o porquê você deve investir nessa estratégia?! Aqui vai algumas vantagens:

    Vantagens de uma estratégia de Link Building para atrair Backlinks

    Como você já aprendeu, links bons ou backlinks de qualidade geram confiança e popularidade. Veja as vantagens em criar estratégias de backlinks:

    • Autoridade no setor; 
    • Mais pessoas vão buscar pela palavra-chave que você usa ou pelo nome direto;
    • Destaque no tráfego (Referral);
    • Sua marca vai ser lembrada (Brand Awareness);
    • Relacionamento, CO-Marketing, comunidade.

    Faça um trabalho focado na estratégia de marketing. Você pode conseguir uma indicação em sites grandes quando agir conforme o plano.

    As principais vantagens de obter uma estratégia bem elaborada de backlinks para o seu site é saber por onde começar, conseguir planejar metas e aumentar relevância e a autoridade de sua página para multiplicar resultados.

    Essa estratégia tem o potencial de te levar as primeiras posições do Google, e ao alcançar o top 3, você passa a receber mais visitas em seu site todos os meses.

    Acredite, todo site profissional e que possui uma visão ampla de seu futuro tem essa estratégia inclusa em seu negócio, independente se o faturamento é com venda de produtos, Google Adsense ou prestação de serviços.

    Quais são as principais técnicas de link building?

    Algumas técnicas podem ajudar a obter uma grande quantidade de links qualificados para o seu site. Confira abaixo.

    • Para aumentar as chances de compartilhamento, crie artigos linkáveis. Podem ser artigos de listas, guias completos, conteúdos interativos, infográficos e resultados de pesquisas.
    • Procure bons parceiros, que podem ser encontrados através de ferramentas indicadoras de autoridade. A realização de Guest Posts e co-marketing, quando se trata de conteúdos relevantes, são ferramentas poderosas para o link building.
    • Rejeite backlinks duvidosos, isso pode ser feito através do Google Search Console.
    • Redirecione links quebrados, com o Redirect 301. Os links quebrados são aqueles que tiveram a sua URL alterada, e não podem ser acessados.

    Com essas dicas, você consegue fortalecer a sua autoridade com o link building.

    Como o Google avalia os links?

    O Google leva diversos fatores em consideração na hora de ler o que são os o que são backlinks de uma página e avaliar as referências obtidas. Entre elas, podemos citar:

    • Quantidade de links;
    • Diversidade de links;
    • Contexto do link;
    • Texto âncora;
    • Confiabilidade;
    • Velocidade de ganho de links.

    O Google avalia tanto links externos quanto internos, direcionados por você ou por outros sites.

    Penalidades da Diretriz de Qualidade do Google ao considerar o o que são backlinks de uma página

    Confira alguns exemplos de violação das diretrizes:

    • Comprar ou vender links aprovados pelo PageRank;
    • Fazer muitas trocas de links;
    • Fazer marketing de artigos em grande escala;
    • Utilizar programas ou serviços automatizados para criar links em seu site;
    • Exigir um link nos Termos de Serviço, contratados ou acordos semelhantes sem que o proprietário do conteúdo de terceiro tenha a opção de qualificar o link externo, caso queira;
    • Anúncios de texto não aprovados pelo PageRank;
    • Publieditoriais ou publicidade nativa em que o pagamento é recebido por artigos com links;
    • Links com texto âncora otimizado;
    • Links de baixa qualidade para sites de diretórios ou favoritos;
    • Links cheio de palavras-chave, sejam ocultos ou de baixa qualidade em widgets ou em outros websites;
    • Links distribuídos de maneira ampla nos cabeçalhos, rodapés ou laterais de websites;
    • Comentários de fóruns com links otimizados;
    • Links de anúncios patrocinados;
    • Links de anúncios redirecionados para uma página intermediária bloqueada para os motores de busca como um arquivo robots.txt.

    Links pagos: é uma boa ideia?

    Links pagos, ou patrocinados, são aqueles que você pode pagar para promover seu conteúdo em sites bem posicionados no Google. Como por exemplo, os que aparecem no Google com a palavra “anúncio” ou nas primeiras posições.

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    Por ser uma ação de marketing digital, é uma boa ideia para quem procura anunciar seu produto em outras plataformas para atrair mais público.

    Outra vantagem é poder adquirir o atributo “sponsored” pelo site anunciante, que aplica desta forma: <a href=”https://www.ositedoanúncio.com/” rel=”sponsored”> este é um link patrocinado </a>.

    Agora, se a sua intenção é o posicionamento no topo dos motores de busca, recomendamos que pense os dois lados da moeda.

    Por um lado, seu site pode ganhar um aumento significativo em questão de tráfego orgânico.

    Por outro lado, o seu site pode ser penalizado, caso os robôs do Google identifiquem-no como uma manipulação para os motores de busca.

    Dessa forma, podemos atribuir o fato de que a Guest Posts pode auxiliar o seu negócio a potencializar seu número em tráfego orgânico e, ao mesmo tempo, otimizar sua classificação no topo da SERP.

    Ao cadastrar-se na Plataforma Guest Posts você conta com o Módulo de Backlinks Públicos, o que torna fácil e descomplicada criar backlinks em sites de alta qualidade.

    Aqui na Guest Posts contamos com mais de 5 mil sites e blogs, disponíveis e prontos para iniciar uma parceria com o seu negócio.

    Não caia em penalidades que podem retirar o seu site do ar. Conte com a Guest Posts e crie parcerias de alta qualidade!

    Guia Definitivo de Backlinks: Como conseguir que parceiros retribuam os links?

    A melhor forma de conseguir parceiros em uma estratégia para conseguir backlinks sempre será o conteúdo. O seu site ou blog deve ser uma fonte de novidades e valor para que desperte o interesse de parceiros.

    Se o seu interesse é conseguir backlinks, é necessário projetar a autoridade e confiabilidade do site através de um conteúdo, de preferência algo inédito. Dessa forma, você poderá construir uma rede de backlinks ao oferecer algo novo e interessante para os parceiros, de maneira que um coloque backlinks para o outro em seus próprios sites.

    Aprenda agora como conseguir mais deles para o seu site com algumas dicas rápidas abaixo:

    • Produza conteúdos atrativos: o primeiro passo é investir em conteúdos que sejam relevantes para a sua audiência, para que o leitor permaneça mais tempo na página. Para isso, é importante saber qual a sua persona e quais são as suas dores e desejos.
    • Realize parcerias: produzir os chamados Guest Posts em parceria com referências do seu nicho, garante links para o seu site na publicação do site parceiro.
    • Seja ativo em outros sites: comente em outros sites do seu nicho, para criar conexão com o autor e fazer com que ele sinta interesse pelo seu conteúdo. Isso pode fazer com que ele tenha vontade de linkar o seu site para os leitores.
    • Não compre backlinks: a compra de backlinks não é uma prática recomendada, já que o Google pode identificar e penalizar o site. Consiga backlinks de forma justa e natural, qualidade é sempre melhor que quantidade.

    Como os links naturais podem ser bons para pequenas empresas?

    Os links naturais se tratam dos backlinks que são usados de maneira natural pelos sites, sem que o dono da página para onde ele aponta faça um pedido ou tente fechar uma parceria.

    Em geral, um link natural pode ser conseguido por sites que já têm conteúdo relevante, e que naturalmente chamam a atenção de sites que atuam no mesmo ramo.

    Texto âncora

    Já o texto âncora é aquele pequeno trecho, constituído de algumas palavras, que servirão para colocar o backlink em uma publicação de outro site. Como o nome sugere, a intenção do texto âncora é justamente ancorar o leitor, chamar a sua atenção para que clique no link e seja direcionado para o site do backlink.

    O texto âncora pode ser considerado uma excelente estratégia para conseguir backlinks, mas deve ser conciso e passar uma ideia clara ao leitor sobre o assunto que ele lerá ao clicar no link. Se for vago demais, passará despercebido e não receberá o clique.

    Quais sites podem ser parceiros em estratégias de backlinks?

    No esforço da estratégia para conseguir backlinks, vale a pena descobrir quais são os melhores sites para futuras parcerias. Embora haja uma variedade entre os potenciais parceiros, todos eles têm algo em comum: se comunicam com o mesmo tipo de público que você.

    Empresas que atuam no mesmo nicho ou que usam estratégias parecidas com as suas ou até mesmo influencers podem se tornar bons parceiros.

    Guia Definitivo de Backlinks: Como conseguir backlinks em 5 técnicas

    Com todas estas táticas em mãos, o próximo passo é criar os seus backlinks de qualidade para propiciar maior ranqueamento do seu site. 

    1. Aposte em sites com autoridade

    Comece por ir atrás de sites com referência e autoridade já estabelecida. Analise a forma com que eles atuam e relacione os interesses do seu público a eles.

    Construa parcerias de alta qualidade para todos os nichos de mercado com a Plataforma Guest Posts.

    Dentro do Módulo Guest Posts você realiza trocas ou publica Guest Posts em grandes sites de excelentes métricas e ainda conta com análises, métricas, índices de domínio, e muito mais. Tudo, para garantir a autoridade do seu site.

    Ainda dentro da Plataforma você conta com o Módulo de Backlinks Público, onde você pode inserir links, sem a necessidade de aprovação – dentro das exigências do Google.

    2. Entrevistas

    Atualmente, a entrevista é tida como uma eficiente estratégia para conseguir backlinks, porque é uma oportunidade tanto de demonstrar autoridade através do conteúdo em si, quanto de obter backlinks com o entrevistado.

    Como uma entrevista pode ser estratégia para conseguir backlinks
    Fonte/Reprodução: original

    Em tese, uma entrevista é benéfica tanto para quem possui o site onde o conteúdo será hospedado primeiro, quanto para a pessoa a ser entrevistada.

    Por exemplo, digamos que um blog dedicado a chás faz uma publicação diferente, como uma entrevista com um grande especialista em fitoterapia. O público do blog lê a entrevista e automaticamente pensa que o site é influente o bastante para fazer parceria com alguém desse calibre.

    O entrevistado, por sua vez, pode colocar o link da entrevista em seu próprio site. Pronto! Já foi possível conseguir um backlink. A tendência é que os usuários do site do entrevistado cliquem no link e conheçam o blog de chás. Obviamente, na entrevista também é colocado um link para que os usuários conheçam melhor o entrevistado e o seu trabalho.

    Dessa forma, ambos os parceiros conseguem um backlink e um público totalmente novo, o que aumenta o seu grau de influência na internet.

    Além de enviar o conteúdo produzido ao entrevistado, a fim de que ele o transmita em seus canais, também vale a pena colocar os trechos mais importantes da entrevista como uma forma de e-mail marketing, o que vai gerar ainda mais tráfego orgânico para o blog.

    3. Utilize os Guest Posts 

    Já o Guest Post é uma bem conhecida estratégia para conseguir backlinks ao abrir espaço em seu blog para o conteúdo, isto é, a publicação de outra pessoa.

    A única diferença da entrevista para o Guest é o formato, pois na primeira há um diálogo entre o anfitrião do blog e seu entrevistado, e no Guest Post o convidado tem todo o espaço para explanar o assunto que deseja ao longo de uma publicação inteira. O poder de conseguir backlinks por ambas as formas é semelhante.

    Através da Plataforma Guest Post, você automatiza e visualiza uma publicação antes de liberá-la em blogs externos do mesmo nicho que o seu, o que é possível com as diversas funções interativas que a plataforma oferece. 

    O Guest Posts é uma estratégia única para você criar uma variedade de backlinks de qualidade sem pagar e atrair vendas, visitantes e links qualificados. 

    Faça parte, gratuitamente, da Plataforma Guest Posts e conheça todos os nossos serviços disponíveis, e as maiores vantagens para o seu negócio!

    3. Se livre de links quebrados

    Algo recorrente em alguns sítios são links quebrados ou inexistentes, que podem ser encontrados e corrigidos: eles apontam o chamado “error 404”. 

    Identifique-os conforme o mesmo tema que o seu e aproveite o link para oferecer um novo conteúdo e torná-lo qualificado.

    Conte com o Monitoramento de Sites e Links que a Plataforma Guest Posts disponibiliza, e receba um alerta em seu email todo erro ou remoção de links.

    4. Lembre-se sempre dos conteúdos de qualidade

    O motivo principal para um visitante conhecer sua página é o conteúdo que o link oferece. Por isso, invista na produção de qualidade dos seus posts.

    Ainda que seja mais trabalhoso, um conteúdo de excelência é mais atrativo e mantém a prospecção de clientes.

    Conteúdo coerente com vídeo e infográfico

    A questão do valor no conteúdo se relaciona, sobretudo, com se colocar no lugar do usuário. É entregar informação, de maneira concisa e coerente, pois o blog deve ser uma coisa boa na vida do leitor. Ele deve sentir que obteve algo de valor em sua vida, algo que pode ajudá-lo a crescer, a mudar, a ter um novo ponto de vista.

    Para auxiliar um bom texto, vale a pena lançar mão de auxílios visuais, com infográficos e vídeos, pois é preciso pensar que um leitor de blog busca uma leitura completa e rica, porém, rápida.

    Logo, as publicações devem ser pensadas nesse sentido, já que com os vídeos e os gráficos, a leitura se torna dinâmica e agradável, e as chances do leitor ler até o fim de uma publicação e voltar para as próximas aumentam.

    Também é preciso mencionar que esse tipo de conteúdo é útil para outros sites. Oferecer isso a outras páginas também é uma estratégia para conseguir backlinks, pois oferecer conteúdo relevante, tanto para os usuários quanto para os parceiros, é a melhor forma de ser notado e crescer.

    5. Um olho no peixe, outro no gato: observe a concorrência

    Não pense que seu concorrente não pode te ajudar. Descubra aqueles pelos quais os backlinks são atraídos e se dedique para produzir algo ainda melhor, com mais informações úteis.

    Além disso, observar algumas estratégias utilizadas por concorrentes pode ajudar a aplicá-las no seu negócio, caso você observe que elas têm efeito concreto. Portanto, pode-se aprender bastante ao espiar a concorrência de vez em quando. 

    Análise da concorrência

    Quem trabalha com marketing digital sabe que a tônica dessa área é a análise de métricas. No entanto, muitos ainda pecam porque se limitam a monitorar somente as métricas do próprio site. É preciso aumentar o escopo e observar o que a concorrência faz e quantos backlinks conseguiu.

    Para chegar a esses dados, basta usar as ferramentas disponíveis que mede o SEO e os backlinks de outras páginas.

    Inclusive, você pode estabelecer contatos com alguns dos sites que observou. Neste caso, vale a pena observar a dica anterior e oferecer um conteúdo relevante para os sites com quem deseja firmar parceria.

    Guia Definitivo de Backlinks: 3 Dicas para uma boa estratégia

    Para iniciar o seu estudo sobre o que são backlinks e definir uma estratégia, é importante possuir um site de qualidade. Isso não leva em conta apenas o conteúdo, mas sim o design do site, que deve ser agradável para o leitor.

    Depois, é preciso construir uma rede de links para fortalecer a autoridade e o tráfego do seu site. Para isso, é importante procurar bons parceiros, definir o seu objetivo (mais visibilidade, mas vendas, etc) e identificar qual é o diferencial do seu site, que motiva as pessoas a linkarem ele em seus artigos.

    Criar bons links exige atenção, pois, afinal, eles serão a porta de entrada para o seu público alvo. Para não se perder, aqui vão algumas dicas de estratégia de backlinks.

    1. Tenha objetivos bem definidos

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    Além de lidar com o processo de aprimorar o SEO, você como utilizador da internet precisa saber na prática para qual nicho ir e quais seus respectivos segmentos. Para isso, tenha definidos seus objetivos.

    Se o seu negócio na internet precisa de engajamento com os backlinks, procure pelo público alvo com perfil que combine com sua marca.

    Pesquise, gere leads qualificados e não se esqueça de reunir todas as informações para trazerem soluções práticas ao leitor de sites parecidos.

    2. Encontre parceiros de alta qualidade

    Deixe sua passagem visível em sites e blogs do mesmo nicho que o seu. Explore, por exemplo, as seções de comentários e opiniões para se apresentar àquele público e deixe claro que há mais para saber ao entrar no seu link.

    Essa atitude vale como oportunidade para encontrar mais acessos, mesmo que tenha deixado um engajamento de graça no concorrente. No fim das contas, você terá um parceiro de qualidade.

    Encontre parceiros de alta qualidade e construa backlinks de qualidade para o seu site com o Módulo de Backlinks público. Faça parte da Plataforma Guest Posts e construa autoridade para sua página.

    Conte com o Módulo de Backlinks Público e insira links em artigos ou sites, sem a necessidade de confirmação ou troca de parcerias.

    Confira a Plataforma Guest Posts e confira análises e métricas para melhor atender sua estratégia de backlinks, sem penalizações do Google.

    3. Conheça seus potenciais: o que de melhor você tem a oferecer?

    A dica de ouro que vai te impulsionar com seus backlinks é saber seus potenciais como a pessoa por trás da página. 

    Seja você um influenciador, vendedor, autor de histórias ou produtor de qualquer conteúdo pertinente para a internet, a sua marca precisa ter originalidade e oferecer o melhor para agregar valor.

    Conclusão

    Agora que terminou o nosso guia definitivo de backlinks e já sabe o que são backlinks, você já pode utilizá-los da forma correta. Aposte nessa estratégia para alavancar as visitas no seu site e, dessa forma, prospectar ainda mais leads.

    Desejamos sucesso em sua jornada sobre os estudos e, qualquer dúvida sobre o que são backlinks, nos colocamos à disposição para responder. 

    Amplie seus conhecimentos e confira os melhores insights sobre backlinks em nosso blog e aprenda muito mais sobre o mundo de SEO!

    Gostou do nosso guia definitivo de backlinks? Pôde aprender sobre o que são backlinks? Já sabe como elaborar uma estratégia de link building? Conte com o Guest Posts e aumente sua autoridade na internet!

    Um grande abraço e até o próximo artigo!

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    Guia Definitivo de Backlinks: o que são backlinks e como conseguir?

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