O que são Backlinks?

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Apesar de muitas pessoas não saberem o que são backlinks, eles são importantíssimos para Estratégias de SEO.

Provavelmente, são o passo que falta para você conseguir alavancar seu negócio na internet, seja uma loja virtual, blog, plataforma interativa ou anúncio.

Quando o universo da web entrou em ação, os links eram usados somente para levar o usuário de um lugar a outro.

No entanto, com o crescimento da rede, eles são uma alavanca para colocar seu site no topo do Google sem investir em campanhas pagas.

Neste guia definitivo você entenderá na íntegra sobre o que são backlinks, qual sua importância e como utilizá-la no seu site para vender, prospectar e aumentar sua visibilidade na primeira página do Google.

O que são Backlinks?

Os backlinks são parte das estratégias mais utilizadas em blogs e sites com o objetivo de incluir links de um endereço virtual no conteúdo de outro site relacionado que seja bem ranqueado no Google. 

É basicamente uma forma de aumentar a autoridade e o tráfego de um site ao linkar ele em outro.

Em outras palavras, backlinks é uma forma de mostrar para o Google que o seu site é relevante por ser referenciado por outros do mesmo nicho e ao mesmo tempo trazer mais visitas oriundas do site no qual o link foi adicionado. 

Em consequência disso, há uma melhora do ranqueamento resultante do aumento de autoridade, que contribui mais ainda com o aumento do tráfego orgânico.

Por ser importante para o ranqueamento do SEO pelo Google, é preciso saber administrar backlinks de qualidade.

Afinal, não se obterá bons resultados se o link for anexado em sites mal ranqueados pelo Google.

Em contrapartida, com aumento da autoridade, o seu site é melhor ranqueado nos mecanismos de pesquisas, assim como as suas publicações têm melhor performance.

Como funcionam os Backlinks? 

Os backlinks funcionam como uma ferramenta de otimização da performance e ranqueamento de um site, e principalmente, para o SEO, o qual identifica o “link como confiável e de qualidade”. 

Digamos que você crie um novo post e, para aproveitar o assunto complementar de um outro texto de qualidade que interessa ao visitante, você insira um link em alguma palavra chave ou termo relevante que possa ajudá-lo a explorar melhor o tema. 

Para o leitor, essa artimanha será visualizada de forma destacada, o que o induzirá a clicar rapidamente e entrar para que ele tenha o site como fonte de informações complementares extra site. 

Adicionar links externos deve ocorrer ocasionalmente e ser feito com parcimônia, visto que ao se colocar referências externas se divide a autoridade do conteúdo criado.

Deve-se evitar links de textos relacionados diretamente a palavra chave trabalhada e dar preferência a links de temas relacionados e complementares.

Para ter seus links adicionados em outros sites deve-se investir em conteúdos de qualidade e em parcerias. Além disso, deve-se escolher bem em que site e que conteúdo o seu link vai ser relacionado.

Também deve-se levar em consideração na ação de promover um link ou hiperlink, a posição em que vai ser adicionado na página do outro site.

A posição, logo, deve ser de forma estratégica, assim como a palavra a qual ele será “linkado”.

O que significa ser um link bom para o SEO? 

Pela perspectiva do SEO, um link bom, independente do tipo, significa que ele segue a intenção de complementar com o conteúdo relacionado.

No caso, a página de visita é a que apresenta certo tema e, assim que o backlink é ativado, a página seguinte precisa estar de acordo e entregar a proposta de saber mais sobre o tema e não abordar o mesmo tema dentro da mesma proposta.

Assim, um link bom é aquele que estabelece uma conexão positiva para quem procura um produto, artigo, listas e outros que exploram o que está em ênfase.

Como resultado do link aceito, o SEO é aprimorado e passa a proporcionar:

  • Engajamento no seu site;
  • Liderança  e ranqueamento no Google;
  • Ampliação do alcance da sua marca;
  • Facilidade na prospecção de clientes, geração de leads e mais vendas;
  • Aumento de visualizações, sessões e usuários ativos.

Visto que os backlinks trabalham como uma ponte de informação para seus seguidores e leitores, imagina se eles estiverem bem posicionados em domínios de terceiros?

Entenda a importância em construir backlinks de qualidade

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A importância dos backlinks de qualidade é medida quando existe uma relação entre o seu SEO e a linkagem feita em quantas páginas de outros endereços for preciso.

Além de serem uma referência para o público, o qual entende que seu conteúdo é relevante, os seus backlinks também terão um selo de confiança que gera mais oportunidade de crescimento no setor, uma vez que são usados em sites externos relevantes no nicho.

O que é ainda melhor quando o Google percebe esse reporte todo, ele entende que a publicação merece estar entre as melhores no ranking de buscas.

Aumentam a confiança do público

Links mencionados em sites parceiros aumentam a confiança do público com sua empresa. Isso é possível justamente pela menção que um produtor de conteúdo faz a sua matéria ou produto.

É como se o site vizinho expressasse ter confiança no que você publica e, assim, reproduzisse o mesmo pensamento para os respectivos acessos, algo que chamamos de SEO Off Page.

Ou seja, a sua marca percorre fora do endereço de origem por causa de sua credibilidade, mesmo que seja nova no mercado.

Nessa linha de ação, ainda é importante lembrar do SEO On Page, que, ao contrário do Off, foca suas atividades dentro do site local para ter conteúdo de qualidade e otimizar e corrigir erros, como meta descrição igual para páginas diferentes, error 404 e falta de links internos.

Atuam positivamente na popularidade do site

Backlinks produzem também mais popularidade ao seu site, quando atuam juntamente com o chamado Link Building.

Enquanto backlinks ganham credibilidade por links externos (alguém usou seu site como referência), o Link Building é produzido internamente, para fazer o visitante percorra mais páginas do seu site e aumente assim  a paginação e em consequência o tempo de permanência.

Aposte nesta dupla estratégica, pois quanto maior sua rede de links mais chances eles terão de aparecer para o público.

Vantagens de uma estratégia de Backlinks

Como você já aprendeu, links bons ou backlinks de qualidade geram confiança e popularidade. Veja as vantagens em criar estratégia de backlinks:

  • Autoridade no setor; 
  • Mais pessoas vão buscar pela palavra-chave que você usa ou pelo nome direto;
  • Destaque no tráfego (Referral);
  • Sua marca vai ser lembrada (Brand Awareness);
  • Relacionamento, CO-Marketing, comunidade.

Faça um trabalho focado na estratégia de marketing. Você pode conseguir uma indicação em sites grandes quando agir conforme o plano.

Quais são os tipos de Backlinks?

Sabemos que existem links externos e internos, porém para a estratégia é preciso conhecer os diferentes tipos de backlinks, que podem tanto ajudar no ranqueamento como atrapalhar em alguns casos.

Dofollow

Para quem quer dar o voto de confiança, usa-se Backlinks Dofollow. Eles incluem o endereço na íntegra e ajudam a ranqueá-lo (Pagerank).

Desta forma, o site externo permite que o respectivo público acesse o link e conheça a sua página!

Nofollow

Já Backlinks Nofollow são usados quando um conteúdo tem relação ao outro mas não ao ponto de ser confiável. Aqui, a HTML fica assim: <a href=”https://www.nomedosite.com/” rel=”nofollow”> Link Text </a>.

Isso quer dizer que o link só serve para avisar ao Google que o referido site não deve ser rankeado e, portanto, quem o ver não vai acessar. O tipo nofollow é, porém, uma boa forma de preencher a métrica do seu SEO. 

Links pagos: é uma boa ideia?

Links pagos, ou patrocinados, são aqueles que você pode pagar para promover seu conteúdo em sites bem posicionados no Google. Como por exemplo, os que aparecem no Google com a palavra “anúncio” ou nas primeiras posições.

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Por ser uma ação de marketing digital, é uma boa ideia para quem procura anunciar seu produto em outras plataformas para atrair mais público.

Outra vantagem é poder adquirir o atributo “sponsored” pelo site anunciante, que aplica desta forma: <a href=”https://www.ositedoanúncio.com/” rel=”sponsored”> este é um link patrocinado </a>.

Links com grande autoridade

Referem-se aos links confiáveis por portais de grande autoridade, o suficiente para o Google dar a atenção e, portanto, ser ranqueado.

Basicamente, o que tem que ser entendido é que este tipo sofreu mudanças porque o PageRank deixou de ser cobiçado. Em 2021, o PageRank considera se a página realmente ajuda as pessoas.

Se o seu link as mantêm conectadas a uma gama maior de conteúdo, a outros links úteis, então ele é de grande autoridade.

Links não naturais (tóxicos/negativos)

Estes links são propriamente negativos para a experiência de ranqueamento no Google. Se atente a links que venham de sites suspeitos.

São chamados de tóxicos por manipularem a rede e são, em sua maioria, aqueles que foram pagos mas sem atributos “sponsered”, advindos de redes mal intencionadas, spam e outros.

Como conseguir backlinks em 5 técnicas

Com todas estas táticas em mãos, o próximo passo é criar os seus backlinks de qualidade para propiciar maior ranqueamento do seu site. 

1. Aposte em sites com autoridade

Comece por ir atrás de sites com referência e autoridade já estabelecida. Analise a forma com que eles atuam e relacione os interesses do seu público a eles.

Construa parcerias de alta qualidade para todos os nichos de mercado com a Plataforma Guest Posts.

Dentro do Módulo Guest Posts você realiza trocas ou publica Guest Posts em grandes sites de excelentes métricas e ainda conta com análises, métricas, índices de domínio, e muito mais. Tudo, para garantir a autoridade do seu site.

Ainda dentro da Plataforma você conta com o Módulo de Backlinks Público, onde você pode inserir links, sem a necessidade de aprovação – dentro das exigências do Google.

2. Utilize os Guest Posts 

Através da Plataforma Guest Post, você automatiza e visualiza uma publicação antes de liberá-la em blogs externos do mesmo nicho que o seu, o que é possível com as diversas funções interativas que a plataforma oferece. 

O Guest Posts é uma estratégia única para você criar uma variedade de backlinks de qualidade sem pagar e atrair vendas, visitantes e links qualificados. 

Faça parte, gratuitamente, da Plataforma Guest Posts e conheça todos os nossos serviços disponíveis, e as maiores vantagens para o seu negócio!

3. Se livre de links quebrados

Algo recorrente em alguns sítios são links quebrados ou inexistentes, que podem ser encontrados e corrigidos: eles apontam o chamado “error 404”. 

Identifique-os conforme o mesmo tema que o seu e aproveite o link para oferecer um novo conteúdo e torná-lo qualificado.

Conte com o Monitoramento de Sites e Links que a Plataforma Guest Posts disponibiliza, e receba um alerta em seu email todo erro ou remoção de links.

4. Lembre-se sempre dos conteúdos de qualidade

O motivo principal para um visitante conhecer sua página é o conteúdo que o link oferece. Por isso, invista na produção de qualidade dos seus posts.

Ainda que seja mais trabalhoso, um conteúdo de excelência é mais atrativo e mantém a prospecção de clientes.

5. Um olho no peixe, outro no gato: observe a concorrência

Não pense que seu concorrente não pode te ajudar. Descubra aqueles pelos quais os backlinks são atraídos e se dedique para produzir algo ainda melhor, com mais informações úteis.

Além disso, observar algumas estratégias utilizadas por concorrentes pode ajudar a aplicá-las no seu negócio, caso você observe que elas têm efeito concreto. Portanto, pode-se aprender bastante ao espiar a concorrência de vez em quando. 

3 Dicas para uma boa estratégia de Backlinks

Criar bons links exige atenção, pois, afinal, eles serão a porta de entrada para o seu público alvo. Para não se perder, aqui vão algumas dicas de estratégia de backlinks.

1. Tenha objetivos bem definidos

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Além de lidar com o processo de aprimorar o SEO, você como utilizador da internet precisa saber na prática para qual nicho ir e quais seus respectivos segmentos. Para isso, tenha definidos seus objetivos.

Se o seu negócio na internet precisa de engajamento com os backlinks, procure pelo público alvo com perfil que combine com sua marca.

Pesquise, gere leads qualificados e não se esqueça de reunir todas as informações para trazerem soluções práticas ao leitor de sites parecidos.

2. Encontre parceiros de alta qualidade

Deixe sua passagem visível em sites e blogs do mesmo nicho que o seu. Explore, por exemplo, as seções de comentários e opiniões para se apresentar àquele público e deixe claro que há mais para saber ao entrar no seu link.

Essa atitude vale como oportunidade para encontrar mais acessos, mesmo que tenha deixado um engajamento de graça no concorrente. No fim das contas, você terá um parceiro de qualidade.

Encontre parceiros de alta qualidade e construa backlinks de qualidade para o seu site com o Módulo de Backlinks público. Faça parte da Plataforma Guest Posts e construa autoridade para sua página.

Conte com o Módulo de Backlinks Público e insira links em artigos ou sites, sem a necessidade de confirmação ou troca de parcerias.

Confira a Plataforma Guest Posts e confira análises e métricas para melhor atender sua estratégia de backlinks, sem penalizações do Google.

3. Conheça seus potenciais: o que de melhor você tem a oferecer?

A dica de ouro que vai te impulsionar com seus backlinks é saber seus potenciais como a pessoa por trás da página. 

Seja você um influenciador, vendedor, autor de histórias ou produtor de qualquer conteúdo pertinente para a internet, a sua marca precisa ter originalidade e oferecer o melhor para agregar valor.

Conclusão

Agora que você sabe o que são e como utilizar de forma correta os backlinks, aposte nessa estratégia para alavancar as visitas no seu site e, dessa forma, prospectar ainda mais leads.

Desejamos sucesso em sua jornada e, qualquer dúvida, nos colocamos à disposição. 

Amplie seus conhecimentos e confira os melhores insights sobre backlinks em nosso blog!

Conte com o Guest Posts e aumente sua autoridade na internet.

Um grande abraço e até o próximo artigo!

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