O que são estratégias de marketing? Conheça as 5 técnicas mais utilizadas

Confira quais são as 5 estratégias de marketing mais aplicadas no meio digital e suas principais características!

Você está pensando em atrair mais clientes e aumentar o crescimento do seu negócio? As estratégias de marketing são o caminho para isso! Continue lendo o artigo e conheça algumas delas.

Em primeiro lugar, entender as estratégias de marketing mais utilizadas é importante para definir os melhores meios a serem utilizados no seu negócio.

Desse modo, é necessário entender quais são os objetivos e metas que a sua empresa possui, onde você deseja chegar e, principalmente, se os seus resultados precisam ser a longo prazo, ou a curto prazo. 

No meio online, é comum, termos essa dúvida se considerarmos o tanto de possibilidades que existem. Entretanto, precisamos conhecer bem como o mercado funciona, de modo que os resultados sejam ainda mais prósperos.

E mais, se você deseja ganhar autoridade no seu nicho, a credibilidade dos clientes e, por consequência, o aumento das vendas, não tenha dúvidas de que uma boa estratégia de marketing é a solução ideal.

O seu posicionamento como empresa, o seu diferencial, o melhor canal para chegar até os seus clientes, as necessidades e dores deles… tudo isso precisa ser estudado a partir de uma estratégia eficiente.

Afinal, você só precisa se planejar e colocar em prática todas as ações que contribuem para uma construção de imagem sólida da sua marca no mercado. 

Desse modo, para que você possa ter conhecimento desses fatores, selecionamos as 5 estratégias de marketing mais utilizadas. Veja a seguir:

Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração, o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing baseada na atração do cliente a partir de um bom conteúdo, ou seja, você oferece algo e ele que vem até a sua marca, não o contrário.

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Essa estratégia é contrária ao Outbound Marketing que segue a linha tradicional em que a marca chega até o cliente. 

No mais ela necessita de uma presença digital que demonstre a autoridade da marca, porque quanto mais confiança você passar para o público, maiores as oportunidades dele criar um interesse. 

A participação da empresa, no entanto, se torna mais leve, sutil e haverá todo um processo de condução, mas toda a decisão é tomada pelo cliente. 

Nesse caso, o Inbound é baseado no funil de vendas em que essa atração passa por algumas etapas que vão desde o primeiro contato que o consumidor tem com a marca, até a sua fidelização. 

Cada etapa precisa ser bem avaliada e monitorada para que os erros sejam transformados em acertos. 

Marketing de Experiência

Quando nos referimos ao marketing de experiência dentre as estratégias de marketing mais utilizadas, queremos enfatizar também, a importância do termo experiência.

Isso se deve ao fato de que, ao longo dos anos, o consumidor passou de uma participação passiva nas decisões de um negócio, para uma participação ativa.  

Mas o que isso significa?

As estratégias de marketing precisam ser pensadas de acordo com o público-alvo. Não se trata mais de vender um bem material, mas as sensações que ele produz nas pessoas. 

Por exemplo, eu não vendo um carro, eu vendo o conforto que ele possui, a segurança de ida e volta para casa, e, detalhe, é preciso trabalhar o diferencial da nossa empresa em torno disso. 

É por isso que um bom planejamento, um bom relacionamento do cliente com a sua empresa, e o feedback são elementos essenciais nessa jornada. 

SEO e Marketing de Conteúdo

Não poderíamos deixar de destacar o SEO e Marketing de Conteúdo como métodos muito utilizados e eficientes. 

O SEO, sigla que define na língua inglesa Search Engine Optimization, é uma estratégia de otimização de busca, ou seja, na produção de um conteúdo relevante, a partir de uma série de técnicas para que esse conteúdo atinja o topo das buscas no Google ou nos demais buscadores.

O Marketing de Conteúdo caminha em conjunto com o SEO porque o objetivo é a produção de artigos de qualidade, com informações relevantes que acrescentem e tenham relevância na vida do público.  Afinal, isso gera um tráfego orgânico qualificado. 

De certa forma, algumas estratégias caminham em conjunto para um único objetivo. Por isso, se bem aplicadas, os resultados serão positivos.

Marketing Digital

Não podemos esquecer do próprio marketing digital todo.

É um termo mais abrangente, mas precisa ser considerado. Afinal, sabemos que hoje em dia, a presença online é como se fosse alma de um negócio.

Isso porque, o primeiro lugar que os clientes procuram um determinado nicho de serviços e produtos, ou recebem sugestões de acesso, é o meio digital. 

Neste setor, podemos encontrar técnicas de gestão e presença nas redes sociais, uso do e-mail marketing, anúncios do seu negócio, criação de sites e outras plataformas virtuais como e-commerce, marketplace e afins. 

O marketing digital é formado pelas estratégias de marketing presentes na internet. 

Marketing Social

Por fim, temos o marketing social, que é baseado no fato de que as pessoas buscam nas empresas os seus valores sociais.

Mas como funciona?

Nessa estratégia, as marcas são reconhecidas por suas atividades ligadas às causas, fatos que podem fazer uma pessoa se identificar com as mesmas ou não. 

Essas causas podem ser relacionadas à forma como as marcas contribuem com a saúde pública, educação, gênero, e muitos outros.

É uma forma de humanizar a marca, e, ao mesmo tempo, gerar valor, e emoções positivas por parte do público em questão.

Conclusão

E então, o que achou no artigo?

Procuramos trazer um pouquinho sobre as estratégias de marketing mais utilizadas, entretanto, ainda existem muitas outras que podem fazer a diferença no seu negócio.

Afinal, uma boa estratégia pode trazer resultados muito eficientes! 

E o Guest Posts pode ajudar o seu site a alcançar um maior tráfego orgânico no meio digital, de modo que haja uma maior visibilidade, aumento do posicionamento nos buscadores e autoridade diante do mercado.

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