PBN: o que é e como funciona?

Quem já usa SEO com objetivo de ranquear seu site nos mecanismos de busca, provavelmente já ouviu sobre o que é uma PBN e como ela atua. Trata-se de uma técnica super complexa para ter backlinks que apontem para um único site.

A competição no universo do marketing de conteúdo é a resposta maior para o que é uma PBN, no sentido da razão de sua existência. Quanto mais sites e blogs surgem, mais urgente se torna a necessidade de técnicas de otimização para que sejam adequadas aos critérios dos mecanismos de busca.

A demanda por conteúdo de qualidade profunda anda junto com a demanda pela adaptação desse conteúdo à realidade dos buscadores. É preciso que haja um casamento perfeito entre o valor da informação, que vem com a pesquisa e o formato da mesma, que vem através das estratégias SEO.

Nos dias atuais, é necessário estar mil passos a frente se quisermos ganhar autoridade para um site. Tal objetivo deve estar ligado à autoridade diante dos usuários, como fonte confiável de informação, e diante do Google, maior mecanismo de busca, que torna o site visível para que os usuários o conheçam em primeiro lugar.

Confira a seguir o que é uma PBN, como funciona e o porquê dessa nova técnica de SEO ser tão comentada.

O que é uma PBN?

Para entender o que é uma PBN é pertinente ir até às origens de sua finalidade. Com a necessidade de produzir backlinks, webmasters (administradores) de sites e blogs, se voltam para técnicas de SEO, como o link building para links externos e até mesmo o guest post. Mas essas técnicas se referem a sites que pertencem a outrem.

O PBN funciona de maneira distinta. Conhecido lá fora como Private Blog Network, essa prática não se constitui em uma rede de links, como é o caso do link building, mas em uma rede de blogs, cujo único objetivo é apontarem, direta ou indiretamente, para um site. Este é chamado de “money site”.

O que é uma PBN
Fonte/Reprodução: original

Compreendeu a complexidade do assunto? Ao invés de contatar dezenas ou centenas de administradores de outros sites, o que a PBN responde é por uma rede de blogs que tem o mesmo administrador.

São blogs distintos, claro, mas dentro do mesmo universo tratado pelo money site. Através das publicações dos blogs da rede privada é possível conseguir backlinks.

Se pararmos para pensar o que é uma PBN, ela lembra a construção de parcerias com outros blogs para conseguir guest posts e backlinks, mas, na prática, funciona como uma simulação disso.
Você verá as diferenças entre o que é uma PBN e os guest posts adiante, bem como as vantagens e desvantagens desse método tão atual.

Para que serve uma PBN?

A PNB possui como finalidade principal um meio perene, estável e controlado de se conseguir links. Já é um conhecimento comum que a técnica do link building é essencial para que um site ou blog seja bem ranqueado em buscadores, onde o Google é o principal deles.

Contudo, ter links em abundância não é tão fácil quanto parece, especialmente os links externos. É necessário criar uma rede de parcerias com outros webmasters para, aos poucos, construir autoridade de um site.

Para que serve uma PBN
Fonte/Reprodução: original

Ademais, não é todo dia que um blog abrirá espaço para outro, logo é preciso controlar bem o fluxo dos guest posts e dos resultados das parcerias que geram links.

São verdadeiros relacionamentos que levam tempo para serem construídos, e nem sempre é possível dispor de tanto tempo a ponto de esperar para que um site ranqueie mais alto através dessa técnica.

Como fazer uma PBN?

Em teoria, basta criar uma rede de blogs distintos, que funcionam de forma simultânea, e colocar links para o money site em todas as publicações do blog. Assim, a quantidade de backlinks aumenta consideravelmente, em pouco tempo.

O grande problema é que essa teoria funciona de uma forma muito complexa na prática devido às diretrizes do Google. Quem trabalha com SEO sabe que certas práticas de conseguir backlinks são condenadas pelo Google, e infelizmente, o PBN, se não for feito de uma maneira séria e profissional, é uma delas. Mas, ainda sim alguns profissionais empregam táticas inteligentes capazes otimizar essa estratégia sem romper com as diretrizes do Google.

Para isso, é importante ter sites sob domínios diferentes, com VPN diferente. A VPN é uma rede privada, cuja função é proteger os dados dos usuários por criptografia. Um desses dados é o endereço de IP.

Por fim, ao criar os blogs que entregarão os backlinks para o money site, tenha certeza de fazer um bem diferente do outro. Blogs devem ser diferenciados por tema, identidade visual, paleta de cores e tipos de artigos para abranger ao máximo públicos complementares e deixar claro para o algoritmo do Google que se trata de produtos e serviços diferentes.

PBN é a mesma coisa que Guest Post?

Por tudo o que foi dito sobre o que é uma PBN, entendemos que não é a mesma coisa que guest post. A diferença essencial em duas palavras é: parcerias externas. Por mais que a PBN simule guest posts e tenha muitos backlinks de blogs diferentes do money site, no fim das contas todos os blogs são da mesma rede privada.

O guest post é, necessariamente, uma parceria entre webmasters. Aliás, é um dos motivos para esse ser um critério de subida no ranking no Google, uma vez que a autoridade construída no guest post se trata de reconhecimento entre os sites que estão no mesmo nicho.

Vale a pena usar essa estratégia?

Uma vez que você viu tudo sobre o que é uma PBN, como funciona e como fazer, resta a dúvida se essa prática é benéfica.

É preciso pensar que os objetivos para as diretrizes do Google não giram somente na segurança contra as práticas fraudulentas do blackhat. De fato, as diretrizes existem também para afunilar as possibilidades de subir no ranking de buscas.

Dito isso, veja os prós e contras do que é uma PBN e o quanto isso pode ser vantajoso, ou não, para você.

Prós

Sem dúvida, uma das maiores vantagens ao construir sua própria PBN é a rapidez nos resultados. Claro que será necessária uma fase longa de planejamento. Se já dá trabalho fazer um blog, imagine vinte ou mais? Mas a boa notícia é que uma vez em que tudo estiver em pleno funcionamento, os backlinks serão abundantes, praticamente de uma vez só e de forma constante.

Outra vantagem é o controle. Você sabe como, onde e quando conseguir os backlinks. Fica até mais fácil monitorar os resultados do money site, isto é, o local para onde todos os seus backlinks apontam.

Contras

No que diz respeito ao que é uma PBN, um dos maiores contras é o risco do Google condenar essa prática. Apesar de não ser considerada blackhat SEO, a PBN, se mal feita, é passível de punição.

Outro problema é que por mais que você tenha uma rede privada de blogs, com controle absoluto dos backlinks, essa prática se torna um obstáculo na formação de parcerias.

Você consegue o efeito da autoridade devido aos backlinks e do ranking, sem jamais trabalhar na causa da autoridade, que só vem através de networking com outros administradores de blogs e parcerias. Para ter Networking com outros Blog’s: Clique Aqui.

guest-posts-newsletter

Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

    Deixe um comentário

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2022. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov, Layout by Agência WN