PBNs ou Rede Privada de Blogs: crie sua própria rede backlinks e aumente sua autoridade

A criação de uma rede privada de blogs pode se mostrar um excelente método para aumentar uma rede de links, de forma que um site possa obter um ranking satisfatório no SERP. Quem possui um site ou blog para negócios, isto é, quem usa a internet como uma estratégia para o crescimento de uma empresa, sabe o quanto as estratégias SEO são importantes.

Construir uma Rede Privada de Blogs faz parte das muitas táticas lançadas no SEO, que é um método onde todas as ações são focadas em otimizar uma página para que esta seja facilmente encontrada por quem usa os mecanismos de busca, como o Google.

A PBN é uma estratégia polêmica, pois é considerada perigosa por alguns especialistas na área de SEO, uma vez que essa prática é passível de punição pelo Google. Mas, existem formas de ter uma Rede Privada de Blogs de maneira que não haja penalizações. É uma questão de saber as nuances deste método.

Confira a seguir o que é a Rede Privada de Blogs e os seus benefícios. Veja também a relação de desvantagens ao investir nessa forma de conseguir backlinks e saiba como ter a sua própria PBN sem sofrer penalidade do Google.

O que é a Rede Privada de Blogs ou PBNs?

Em termos simplificados, é possível compreender o que é uma Rede Privada de Blogs a partir de seu próprio nome. Começa com uma rede de blogs diferentes, contendo artigos que, por sua vez, mostram links que apontam para um único site.

O que é a Rede Privada de Blogs ou PBNs
Fonte/Reprodução: original

Leia também: O que é Barnacle SEO e como funciona?

Dessa forma, uma rede de backlinks é construída de forma quase instantânea. É parecido com a tática tradicional, onde um webmaster entra em contato com outros para fazer parcerias de backlinks, Guest Posts, entre outros benefícios mútuos.

A diferença crucial está no tipo de rede criada, que ao invés de ser construída por diferentes webmasters, é feita somente de um, que é o dono de todos os blogs da rede.

Domínios expirados

Os domínios expirados explicam como surgiu a estratégia da Rede Privada de Blogs. Ao longo do desenvolvimento das estratégias SEO, alguém descobriu ser possível adquirir domínios expirados de sites que já tinham muita autoridade online.

Assim, ao adquirir muitos domínios expirados, começou a tarefa de fazer publicações novas, bem simples, com a única intenção de colocar links em cada uma.

Os links, por sua vez, apontavam todos para o mesmo site. De repente, o site ganhou muitas visitas e conquistou autoridade online. Subiu incrivelmente no ranking do Google. Essa estratégia que, no fundo, é simples, gerou um sucesso, que passou a ser chamado de Rede Privada de Blogs

Quais benefícios da Rede Privada de Blogs?

Por que a Rede Privada de Blogs tornou-se tão popular? Por causa de suas vantagens, que são inegáveis. Ambas são genuínas ferramentas para conseguir um bom ranqueamento de um site no Google, e consequente autoridade do domínio.

Backlinks

Conforme os próprios porta-vozes do Google, um dos maiores critérios para ranquear um site na página do SERP, isto é, de resultados de pesquisa, é o link building. É a ideia de construir uma rede de links que apontem para o mesmo site. Isso mostra o nível de influência, autoridade e confiabilidade de uma página ao usuário.

É possível construir a rede com links internos, ou seja, das publicações do próprio site, ou com links externos, originários em sites alheios.

Esses são os backlinks, que, por óbvio, são mais difíceis de conseguir, pois envolvem parcerias com outros sites.

Já que a Rede Privada de Blogs é uma forma alternativa, embora polêmica, de conseguir backlinks por conta própria, fica evidente o seu benefício para a subida de um site no ranking do Google.

Aumento do SEO

O aumento do SEO, na verdade, é o uso inteligente da estratégia de backlinks por uma Rede Privada de Blogs. Isso se reflete no aumento dos links de cada blog da rede que irão apontar para o money site, como é conhecido o site para qual todos os outros apontam.

Sem que haja a rede de backlinks que apontam simultaneamente para o money site, não adianta usar estratégias de SEO nas publicações de cada um dos blogs da rede privada.

Quais desvantagens da Rede Privada de Blogs?

Uma prática tão controversa possui também as suas desvantagens. É importante mencioná-las para que você tome uma decisão informada quanto a construir sua própria PBN.

Penalização do Google

Dentre as maiores desvantagens está o receio acerca das penalizações do Google. Em outras palavras, uma Rede de Privadas vale a pena desde que o seu site não seja pego, pois o Google condena essa prática. O argumento é que uma rede privada não constrói autoridade de forma legítima, pois os backlinks vêm de sites diferentes somente na aparência, uma vez que pertencem a mesma pessoa

Links ignorados

Se, por um lado, uma Rede Privada de Blogs é passível de penalização, por outro lado, ainda existe a possibilidade de os links serem ignorados. Na prática, o algoritmo do Google nem penaliza, nem premia o money site, com um bom ranqueamento. Os links “passam batidos”, sem que gerem um impacto real no SEO

O que fazem usuários de PBN para não serem penalizados pelo Google?

Ainda que as desvantagens em ter uma PBN sejam realmente grandes, muitos usuários afirmam que os benefícios suplantam os receios, e que é possível passar incólume pelo Google e suas penalidades. Basta seguir as práticas destacadas a seguir.

O que fazem usuários de PBN para não serem penalizados pelo Google

Fonte/Reprodução: original

Leia também: Como adaptar seu site para pesquisa de voz? 4 dicas para otimização

Hospedagens diferentes

A primeira coisa a se fazer é variar os servidores. Por exemplo, se uma Rede Privada de Blogs conta com 30 sites, e todos estão no mesmo servidor, isso facilita o rastreio do algoritmo. Sem sombra de dúvida, o money site será penalizado e toda a estratégia de PBN ruirá.

Registro de domínios em diferentes nomes

Assim como ter o mesmo servidor torna o rastreio muito fácil, registrar os domínios sob o mesmo nome causa o mesmo problema. O recomendado é ter pessoas disponíveis, que possam registrar os domínios em seus nomes. Mas, para isso, é necessário ter alguém de confiança que você possa compartilhar sua rede de blog’s.

Uso da VPN

Atualmente, a VPN é uma das melhores formas de proteger seus dados e informações de sua navegação, por meio da criptografia. Ao criar os blogs da Rede Privada, será necessário ocultar seus dados, para que não haja rastreio no momento da criação da PBN.

Diferenças significativas entre os blogs

A terceira tática requer um esforço óbvio, e que é um dos maiores motivos para que as Redes Privadas de Blogs sejam descobertas. Simplesmente, é necessário trabalhar em cada blog, de forma que eles tenham aparência bem diferente um do outro. Se esse trabalho for mal feito, até mesmo os usuários perceberão que há uma ligação entre um site e outro.

Criação de temas e publicações diferentes, identidades visuais bem distintas, além de um conteúdo naturalmente compartilhável são os ingredientes para uma boa PBN. Em suma, não adianta criar um monte de sites e esperar que eles se tornem em uma fonte instantânea de links. É preciso manter todos em pleno funcionamento, como se fossem sites alheios, com suas próprias técnicas de SEO e disseminação de conteúdo relevante.

Agora que você sabe os maiores benefícios e problemas na construção de uma Rede Privada de Blogs, fica claro que essa tática também requer muito trabalho. Resta pesar na balança se isso vale a pena para melhorar o seu SEO e melhorar a autoridade de seu site.

Apesar de perigosa, criar PBN’s (Rede privada de blogs) pode ser extremamente saudável para o mercado e para o público se o usuário trabalhar de forma honesta e correta! Como mencionado, é importante criar páginas com assuntos distintos e realmente trabalhar para criar conteúdos originais e autênticos.

O que eu quero dizer é: se uma PBN é criada somente com o intuito de fazer link’s, ela provavelmente será penalizada; mas, se uma PBN for criada para nutrir um tema, um segmento de mercado ou um nicho de público, ela provavelmente será tida como saudável.

Portanto, se você criar a sua PBN preste atenção em criar marcas diferentes, páginas diferentes, post’s diferentes e propostas diferentes (mesmo que complementares). Veja que para fazer isso da maneira correta é necessário trabalhar muito para suprir diferentes demandas e, por isso, é extremamente difícil que uma pessoa faça tudo isso sozinha.

O mais comum é que as Redes privadas de Blogs sejam gerenciadas por mais de uma pessoa, normalmente uma equipe contendo redatores, desenvolvedores, analistas, estrategistas, etc.

Agora que você já conhece sobre os botões de compartilhamento e widgets, não deixe de conferir outros artigos importantes para o seu conhecimento de SEO:

Como colocar meu site no topo do Google sem pagar por campanhas?

Sites que aceitam Guest Post: + de 4 mil sites e blogs esperando você!

Guia Definitivo para Iniciantes: O que é Guest Blogging?

Como conseguir backlinks de qualidade?

Até mais 🙂

guest-posts-newsletter

Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

    Deixe um comentário

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2022. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov, Layout by Agência WN