Pesquisa de palavras-chave: as 5 melhores ferramentas!

Por que a pesquisa de palavras-chave é tão importante no mundo do marketing de conteúdo e são tão valiosas para empresas em todo o Brasil? Essa pergunta se responde quando buscamos a fonte dessa técnica, que é a relação entre o usuário que tem um assunto a buscar e o mecanismo de busca, especialmente o Google, sempre apto a oferecer a melhor resposta possível.

Além disso, é preciso enfatizar o fato de que a transformação digital arrastou a grande massa da população para a internet, em muitos sentidos. Um deles é o consumo tanto de produtos e serviços quanto de informação.

De fato, este alimenta àqueles. Hoje em dia, 70% dos consumidores de produtos ou serviços realizam buscas sobre os produtos e serviços que desejam.

E qual é a nossa ferramenta favorita para fazer buscas? O Google, que funciona pela pesquisa de palavras-chave. Se uma empresa quer ser encontrada pelos usuários da internet e ter possíveis clientes digitais, ela precisa lançar mão de técnicas para desbravar a concorrência de um cenário virtual democrático, mas competitivo.

A pesquisa de palavras-chave é uma das técnicas de SEO, que entra no marketing de conteúdo, que por sua vez, é inserido no universo do marketing digital. Através da técnica é possível tornar as páginas relacionadas a uma marca visíveis nos mecanismos de busca. É como colocar o seu produto em uma vitrine gigante e transparente, para que o máximo de pessoas possa conhecê-lo.

Existem muitas nuances acerca da pesquisa de palavras-chave que devem ser exploradas. Leia mais para descobrir o que significa essa busca, qual o conceito de palavra-chave, para que serve e como fazer a sua própria pesquisa através de ferramentas específicas.

Assim, você também poderá usar técnica que eleva qualquer conteúdo online, em termos de valor e literalmente, no ranking da página de resultados.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    O que é pesquisa de palavras-chave?

    A pesquisa de palavras-chave é melhor explicada quando recorremos ao exemplo: O que fazemos quando nos deparamos com a famosa página do Google? Digitamos um conjunto de palavras de modo que o buscador retorne o resultado de nossa busca com os sites mais aptos a nos oferecer o que procuramos.

    Esse é o conceito da pesquisa de palavras-chave. De um lado o usuário, do outro o site, e o Google que intermedia essa relação. Só por esse exemplo, já é possível intuir que o uso da palavra-chave em um site deve ser compatível com o que as pessoas usam normalmente quando buscam o assunto tratado.

    O que é pesquisa de palavras-chave
    Fonte/Reprodução: original

    Deve haver uma compatibilidade. Mesmo que as palavras digitadas não formem uma frase completa, as palavras-chave devem formar um todo coerente, que transmitem uma ideia, de forma que o buscador possa traduzir e realizar a ponte perfeita entre quem buscou o conteúdo e o quem o oferece.

    Quanto mais próximo da mentalidade de uma pessoa que realiza buscar você estiver, maior é sua chance de acertar qual palavra-chave usar em seu texto. É preciso lembrar que a palavra-chave não se trata de uma expressão repetida no texto, somente. Isso ocorre, mas é uma maneira muito reduzida de pensar o conceito. De fato, o ideal é pensar no grau de compatibilidade, como foi explicado.

    O que são palavras-chave?

    Uma vez que você compreende como funciona a pesquisa de palavras-chave, é mais fácil determinar que as palavras-chave em si são os objetos da pesquisa do Google. Em outras palavras, é em cima delas que a ferramenta de busca trabalha.

    A característica das palavras-chave é sua capacidade de reter em uma ou poucas palavras uma grande ideia, ou conceito. Por exemplo, se digitarmos no Google as palavras, com espaço, “chá camomila serve”, o buscador mostra em sua página de resultados todos os sites que mostram para o que o chá de camomila serve.

    O que são palavras-chave
    Fonte/Reprodução: original

    Foi através das palavras-chave que o usuário indicou ao Google sua intenção. Por isso que uma das técnicas do SEO é o uso das palavras-chave no texto. O algoritmo do Google identifica as palavras, quantas vezes são usadas no texto, de que maneira, seu contexto, e o quão bem encaixadas estão.

    Esse conjunto faz com que o buscador determine se um site usou as palavras-chave ou não. Em caso positivo, a chance do usuário achar um site que usa palavras-chave corretamente é maior.

    Para que serve a pesquisa de palavras-chave?

    Agora, no que diz respeito à serventia da pesquisa de palavras-chave, é preciso desdobrar esse tema entre quem realiza a pesquisa e os sites que são resultados da mesma.

    Para quem usa o Google na expectativa de encontrar informação de qualquer natureza, a pesquisa de palavras-chave possibilita uma direção específica aos endereços de seu interesse. Isso é essencial, pois de outra forma seria impossível encontrar os sites desejados, se fosse necessário procurar um por um em ordem aleatória.

    Seria como ter acesso a um dicionário sem nenhuma palavra que corresponda aos significados mostrados. Uma confusão absoluta, uma viagem sem destino.

    Já para quem tem um site, é preciso lembrar que hoje em dia não faltam sites, blogs ou páginas na internet. Mesmo que o seu trate de um assunto bem específico, certamente existem milhares como ele, e com a mesma intenção: conseguir novos usuários, novos leitores, ser visto.

    A única forma de ser visto é através da pesquisa de palavras-chave. Mas, conseguir tal visibilidade é uma tarefa impossível sem o uso das técnicas avançadas de SEO. Além de incorporar a palavra-chave em todos os textos de seu artigo, é necessário usá-la em outros locais, como a URL e a meta-descrição.

    Por isso, o SEO aprimora as suas técnicas cada dia mais. Muitas empresas, que possuem sites, blogs, perfis em redes sociais, enfim, presença online, investem pesado para tornarem-se visíveis ao público consumidor que navega na internet. Esse movimento cria um cenário altamente competitivo.

    Web Storie – SERP: O que é?

    Torna-se muito difícil subir no ranking do Google, que se trata da posição que um site ocupa quando alguém faz a pesquisa de palavras-chave na página de resultados. A essa página chamamos de SERP. O que faz o SEO é otimizar os sites para que se adéquem aos critérios de posicionamento no SERP.

    Se um administrador de blog investe em SEO tanto quanto investe em pesquisa para apresentar conteúdos de qualidade em suas publicações, a sua chance de subir no ranking do Google, no SERP, é alta.

    Antes de seguir para como usar as palavras-chave da forma mais eficaz possível, é preciso mencionar que o SEO vai bem além do uso das palavras-chave. De fato, essa é uma de suas táticas mais conhecidas, mas não podemos reduzir toda uma metodologia a uma só técnica.

    É o uso das palavras-chave, aliada a todas as outras técnicas presentes no SEO que determinam a boa posição de um site no Google. Esse conhecimento se torna ainda mais urgente quando nos deparamos com a seguinte estatística: de todas as pessoas que usam o Google no mundo inteiro, somente 25% passam da primeira página na busca de resultados. Isso demonstra o quanto a concorrência é pesada.

    Como pesquisar por palavras-chave?

    Uma vez que fica claro o conceito de pesquisa por palavras-chave e sua importância, é o momento de partir para as dicas práticas. Não adianta apenas “achar” ou “adivinhar” uma palavra-chave que caiba em seu texto. É necessário fazer a sua própria pesquisa ainda na etapa de planejamento de conteúdos serão abordados no site ou blog.

    Em primeiro lugar, é preciso conhecer o nicho e o público. Usar a linguagem, as palavras-chave, que as pessoas usam ao procurar por um assunto dentro de seu universo de atuação.

    Eis alguns critérios para você fazer uma boa pesquisa de palavras-chave:

    • Volume de procura com uso da palavra
    • Índice de concorrência
    • Criação da persona
    • CPC
    • Head tail e long tail
    • Intenção de compra de quem digita

    O volume de procura condiz com quanto uma palavra-chave é utilizada. Nem sempre usar uma palavra-chave tão generalizada é boa ideia, pois você cai no segundo aspecto: a concorrência. No entanto, se em seu nicho for possível explorar palavras-chave com muito volume e pouca concorrência, então você formou o par perfeito em sua pesquisa.

    No que diz respeito ao CPC, isso é relacionado aos anúncios. Neste caso, são cobrados pelo clique. Se o seu anúncio tiver muito alcance e poucos cliques, você paga menos. Dá para direcionar a palavra nesse sentido.

    Mas também é preciso verificar a intenção de compra com a palavra-chave. Pode ser melhor investir nessa, que é mais específica, e conseguir clientes fiéis, mesmo que em público menor.

    Por fim, as palavras-chave podem ser head tail e long tail. As de head tail são as mais generalizadas e sintetizam um assunto. As de long tail já são mais específicas e direcionam para um tema do texto, que está necessariamente inserido no assunto mais geral.

    Quando você segue os critérios, a tarefa da pesquisa de palavras-chave torna-se mais grata e compensadora. Para tornar sua vida mais fácil, e gerar resultado nessa técnica de SEO, existem ferramentas que podem ser usadas.

    Quais são as 5 melhores ferramentas para pesquisar as palavras-chave?

    Embora a pesquisa de palavras-chave tenha um nível de intuição, lançar mão de ferramentas torna esse processo mais facilitado e preciso.

    Ubbersugest

    Esta ferramenta é muito boa, pois ela consegue mostrar palavras-chave específicas que vão além do Planejador de Palavras do Google.

    Só no comando de busca já aparecem muitas palavras, mas ainda é possível analisar os sites concorrentes, e ainda ver sugestões de palavras-chave. Use o Ubbersugest após o Planejador do Google.

    Planejador de Palavras-Chave do Google Ads

    Por que usar esta ferramenta, que é mais tradicional? Simples! O Planejador puxa informações sobre buscas por palavras-chave do próprio Google, que é a fonte que o público digita e faz sua busca. Indispensável na fase de pesquisa de palavras-chave.

    Adword e SEO Keyword Permutator Generator

    Pode até ser que você já tenha iniciado sua pesquisa por palavras-chave e já as tenha aplicado em seu conteúdo. Mas como as buscas acontecem todos os dias, o uso das palavras muda, e é preciso buscar novas.

    Lançar sites novos, assim como conteúdos distintos produz o desafio de pesquisar novas palavras-chave. Para isso, as ferramentas de Adword e SEO Keyword são capazes de permutar e fazer combinação de significados para encontrar outras palavras.

    Google Correlate

    Excelente para entender como funcionam as palavras-chave em conjunto! A função do Google Correlate é mostrar quais palavras são usadas juntas. Isso torna a pesquisa por palavras-chave mais completa e suas chances de fazer um texto otimizado em SEO aumentam.

    Keywords everywhere

    A ferramenta do Google, o Planejador, é muito boa, pois tira informação da fonte. Mas, infelizmente, os dados levantados dizem mais respeitos aos anúncios. Com a Keywords Everywhere é possível levantar dados com palavras-chave de pesquisas orgânicas, que acontecem em tempo.

    Aliás, a pesquisa não se limita ao Google, mas em outros locais como Amazon, Youtube, Bing, dentre outros.

    A pesquisa de palavras-chave é uma técnica essencial. Não existe a opção de deixar ela de lado, pois a mesma determina a visibilidade de um site, independente de qual nicho esteja. Quanto antes você iniciar nessa prática, e quanto mais tempo investir para estudar como as pessoas realizam suas buscas, mais você colocará seu site no topo da maior vitrine do mundo. Saiba como fazer isso sem pagar por campanhas!

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