Entenda porque ter um blog é essencial para aumentar o posicionamento da sua marca na internet

É realmente incrível o fato de muitos empreendedores ainda não entenderem porque ter um blog é tão importante…

Afinal, o blog é um verdadeiro lar que hospeda toda e qualquer informação que uma marca lança ao redor de seu produto ou serviço. Sem ele, não há como diversificar e enriquecer o seu processo de vendas!

Outro fato inacreditável é que muitos donos de e-commerce ainda pensam que investir em marketing de conteúdo é uma atividade destinada somente às grandes empresas. E isso não poderia ser menos verdadeiro!

Confira a dica do Google e entenda porque ter um blog é essencial para aumentar o posicionamento da sua marca na internet:

Se você tiver um site, mas não um blog, avalie a possibilidade de criar um. Os blogs são excelentes oportunidades para se conectar com pessoas que têm os mesmos interesses ou divulgar seu site ou produto. Os blogs são fáceis de criar e atualizar, além disso, se você incluir conteúdo diversificado, útil e original, os leitores provavelmente voltarão ao site.

Central da Pesquisa Google.

Se você ainda continua se perguntando porque ter um blog é essencial para construir autoridade em seus negócios na internet, acompanhe este artigo na íntegra e confira o que a Central da Pesquisa Google diz e recomenda.

Neste artigo, você verá:

    Como funciona a classificação do Google?

    A classificação do Google é um mistério para infelicidade de todos os profissionais que lutam para otimizarem suas páginas no topo da SERP.

    Segundo a Central da Pesquisa Google, o rastreamento é um processo minucioso, com a qual, compilam um grande conjunto de computadores para rastrear bilhões de páginas na internet.

    Este Googlebot é responsável por rastrear e determinados sites a partir de um processo de algoritmos, a fim de que seja analisado a frequência de rastreio e o número de páginas em cada site.

    Em geral, o Google utiliza dois tipos diferentes para rastreamento de sites: um para dispositivos mobiles e outro para computadores.

    Essa ação é chamada de rastreamento secundário, onde o Google verifica se o site funciona bem com outros tipos de dispositivos.

    Não há um guia contextualizando todos os algoritmos do Google, mas contextualizamos os principais fatores apresentados pela Google, a fim de otimizar o ranqueamento de páginas. É só clicar no link e conferir na íntegra!

    Uma importante contextualização sobre este tema é enfatizar a importância de seguir às Diretrizes de Qualidade imposta pelo Google, a fim de que práticas ilegais não sejam cometidas e seu site saia fora do ar.

    Criar marketing de conteúdo para o seu site ou blog é uma das principais dicas que o Google enfatiza em sua Central. Confira a afirmação:

    A criação de conteúdo atraente e útil é o fator que provavelmente exercerá mais influência sobre o desempenho do seu site, mais que qualquer outro discutido aqui.

    Os usuários sabem reconhecer bons conteúdos e estão propensos a direcionar outros usuários a eles. Esse redirecionamento pode ocorrer por postagens de blog, serviços de mídia social, e-mails, fóruns ou outros meios.

    Central da Pesquisa Google.

    Deu pra entender o porque ter um blog é importante para potencializar sua marca na internet?!

    A criação de um blog é de extrema importância para que conteúdos ricos sejam criados e este é um fator de alto valor para os motores de busca, em relação ao ranqueamento de páginas.

    Classificação do Google para sites de produtos (e-commerce)

    Diferente de outros sites, as páginas de produtos – e-commerce – não são classificadas pelo Google. Tal feito ocorre porque esses robôs “ainda” não possuem capacidade de ler imagens.

    Segundo o Google, se as páginas de categoria não incluírem links diretos para todos os produtos da categoria correspondente, o Googlebot encontrará problemas para rastrear o site e isso afetará sua classificação.

    Podemos afirmar que, esses robôs analisam as vinculações entre as páginas para entender melhor a importância relativa de diferentes paginas em um site e este é um fator importante para classificação de páginas de e-commerce!

    Tal afirmação nos confira sobre a extrema importância de ter links externos – backlinks – apontando para o um site, não somente de e-commerce, mas no geral. Confira o trecho:

    Como regra geral, quanto mais links no seu site levarem a uma determinada página, maior será a importância relativa dela para outras páginas no site.

    Por exemplo, se você tiver um produto mais vendido, vincule-o à página inicial ou a outros conteúdos, como postagens do blog ou newsletters no site. Isso ajudará o Google a entender a importância do produto em relação ao site.

    No fim das contas, o Google tenta ajudar os usuários a encontrar o que estão procurando. A principal prática recomendada de SEO para o e-commerce é criar um conteúdo útil e interessante que seja valioso para os usuários.

    Basicamente, o Google inclui no anúncio do produto as avaliações dos clientes que compram através da ferramenta. Além de auxiliar na própria busca por produtos, a classificação influencia a mente do comprador.

    Central da Pesquisa Google.

    Se sua intenção é aumentar o reconhecimento da sua marca na internet, entender porque ter um blog e criar marketing de conteúdo é essencial para o seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.

    Em se tratando do blog, ele transita sob dois eixos: operacional e criativo, onde um influencia o outro.

    A questão operacional está mais relacionada com as técnicas para tornar o site mais apto a subir no ranking do Google através de:

    • Estratégias de SEO;
    • Otimização para dispositivos mobiles;
    • Indicadores de experiência nas páginas;
    • Segurança para proteção ao site.

    Já a criativa está perfeitamente conectada ao grande núcleo de porque ter um blog corporativo – trata-se do conteúdo – ou seja, criar marketing de conteúdo.

    Alguns exemplos de marketing de conteúdo podem auxiliar neste processo. Acesse o link e confira!

    Dicas para maximizar a marca da sua empresa na internet

    Agora que contextualizamos sobre porque ter um blog é essencial para aumentar o reconhecimento da sua marca na internet, confira algumas dicas essenciais do Google:

    Pesquisa Google

    pesquisa-google
    Pesquisa Google

    Em geral, podemos atribuir a Pesquisa Google como um dos maiores veículos comerciais e compilar estratégias de SEO é uma excelente sugestão para otimizar suas páginas.

    O processo de otimização para os mecanismos de pesquisa, também conhecido como SEO, é uma prática que ocorre a partir de pequenas modificações, sejam elas: On Page, Off Page, Técnico ou até mesmo Local.

    Essas mudanças podem levar a melhorias de exibição, conteúdo e quando combinadas com outras otimizações, o impacto em resultados de pesquisa orgânica é altamente notável!

    Além de entender porque ter um blog é essencial para a sua marca na internet, ter em mente como otimizar suas páginas para melhorar a experiência de seus usuários é um fator de extrema importância.

    Conciliar o marketing de conteúdo com as técnicas de SEO é uma ótima dica!

    Além disso, criar estratégias de link building pode potencializar a classificação do seu site no topo da SERP!

    Que tal apostar no link building e criar excelentes parceiras para o seu blog?!

    Aqui na Guest Posts você pode publicar artigos em outros blogs, sem a necessidade de realizar a troca, ou seja, você pode tornar-se um criado de conteúdos e publicar quantos artigos quiser em apenas 1 dia!

    São mais de 5 mil sites para você encontrar a parceria ideal para o seu negócio! Crie backlinks de qualidade e veja a classificação da sua marca na internet maximizada.

    Imagens do Google

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    Google Imagens

    Segundo a Central da Pesquisa, “as imagens do Google é uma forma de encontrar visualmente informações da internet”.

    De forma rápida os usuários contam com uma gama de novos recursos como legenda de imagens, selos em destaque, resultados de AMP e as alt-tags.

    A fim de aumentar a visibilidade de conteúdos na Imagens do Google, é recomendado que ofereça uma excelente experiência, ou seja, que crie páginas e conteúdos para os usuários, não para os motores de busca.

    Algumas práticas foram compiladas para otimizar a exibição de resultados na Imagem no Google. Confira:

    • Forneça um bom contexto para sua imagem agregando valores;
    • Otimize o posicionamento colocando imagens perto de textos relevantes;
    • Não incorpore textos importantes nas imagens porque nem todos os usuários conseguem acesso;
    • Crie somente sites informativos de alta qualidade;
    • Crie sites otimizados para dispositivos mobiles;
    • Crie uma boa estrutura e alt-tag para suas imagens;
    • Verifique o título e a descrição da sua página;
    • Adicione dados estruturados para produtos, receitas, vídeos;
    • Otimize a agilidade do seu site;
    • Adicione fotos em alta qualidade;
    • Inclua títulos, legendas, nomes de arquivo e textos descritivos para as imagens – alt tag;
    • Use a marcação semântica de imagens;
    • Utilizar um sitemap de imagem;
    • Utilizar formatos de imagens compatíveis: BMP, GIF, JPEG, PNG, WebP e SVG;
    • Criar imagens responsivas;
    • Otimizar para o SafeSearch.

    Google Lens

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    Google Lens

    Segundo o Google, para que os produtos sejam encontrados nos resultados de pesquisa do Google Lens é necessário que envie os detalhes do produto para o Google Merchant Center.

    Após encaminhar todos as informações sobre o seu produto é necessário que ative as listagens de produtos e siga as práticas recomendadas da Imagem do Google – supracitado no tópico acima.

    O Google Lens é uma ferramenta para realizar pesquisas através da lente da sua câmera fotográfica. Uma nova forma de explorar tudo o que está ao seu redor, de forma ágil e descomplicada.

    Confira algumas funções do Google Lens:

    • Digitalizar e traduzir textos em tempo real;
    • Pesquisar palavras;
    • Adicionar eventos à sua agenda;
    • Ligar para números de telefone;
    • Copiar e colar textos – do material para o online;
    • Identificar animais e plantas;
    • Ajuda passo a passo em lições educativas;
    • e muito mais.

    Google Shopping

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    Google Shopping

    Bem como o Google Leands, o Google Shopping necessita o cadastro no Google Merchant Center para que seja realizado o upload dos produtos.

    O Merchant Center é capaz de criar uma experiência de integração personalizada, o que possibilita que você confira quando otimizar vendas, próximas etapas à serem implementadas, tarefas concluídas, entre outros fatores de auxílio.

    Fazer parte do Google Shopping é extremamente importante para você que possui um e-commerce!

    Com a agilidade da pesquisa, encontrar o produto ideal tornou-se um processo ágil com o surgimento do Google Shopping e uma excelente oportunidade para escalonar vendas.

    Perfil da Empresa

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    Google Meu Negócio

    Otimize o reconhecimento da sua marca na internet e informe os detalhes do seu negócio ao Google, vinculando o perfil da sua empresa (Google Meu Negócio) ao Merchant Center.

    Utilizar o Google Meu Negócio é uma excelente sugestão para você que possui um e-commerce! Além de otimizar a venda de seus produtos é possível que você atribua fatores de localização para potencializar o SEO Local da sua empresa.

    Google Maps

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    Google Maps

    A fim de disponibilizar seus produtos nos resultados de pesquisa do Google Maps, é recomendado que faça upload de seus produtos com os dados de local de inventário para o Google Merchant Center.

    Dessa forma sua empresa ficará no radar das novidades e entre os percursos/rotas pertinentes à sua empresa!

    Conclusão

    Além de compreender sobre o porque ter um blog é importante para maximizar a marca da sua empresa na internet é essencial que conheça todos as ferramentas Google para que o seu reconhecimento seja alcançado!

    Criar marketing de conteúdo e compilar informações de produtos da sua empresa nas ferramentas Google, são fatores de extrema importância para que suas páginas fique bem classificadas na SERP.

    Caso tenha fica dúvidas acerca do porque ter um blog é essencial para o e-commerce, comente aqui em baixo. Será um prazer receber seu feedback.

    Fique por dentro de todos os nossos insights acessando nosso blog!

    Abraço!

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