Posicionamento de Marca: O que é e como otimizar sua marca online?

O posicionamento de marca é o fator que diferencia pequenas empresas das grandes, no sentido da influência que têm sobre o público. Quando uma marca se posiciona, ela se torna memorável para as pessoas, especialmente para as que se tornam clientes.

Hoje em dia, a concorrência não é determinada mais pelo nicho do mercado somente, mas sim pelo fato de que a transformação dos meios de comunicação “nivelou” o campo da competição. Com a explosão no uso da internet, cada vez mais empresas lançam mão de técnicas de marketing e venda para atingir públicos maiores e conquistar novos clientes.

Se, por um lado, a democratização do espaço de marketing significou que novas empresas podem investir mais em divulgação, por outro, as exigências quanto a essas estratégias são maiores. É muita empresa que compete por um lugar entre a mente e as preferências do cliente.

Por isso, o posicionamento de marca tornou-se uma das melhores táticas que uma empresa deve seguir para consolidar-se no mercado. Ele torna uma marca, através de identificação e valores, quase em um elemento pessoal na mente das pessoas. Quanto mais uma pessoa se relaciona com o que uma marca propõe, em termos de posicionamento, maior a chance de ela se converter em cliente fiel.

Veja a seguir o conceito completo sobre posicionamento de marca, quais seus benefícios e qual é a estratégia, passo a passo, para otimizar a presença digital de sua marca!

O que é o posicionamento de marca?

O posicionamento de marca faz parte do branding, que significa encontrar a “voz” de uma empresa, através de valores, posição e objetivos. É preciso diferenciar marca de produto ou serviço. De fato, a estratégia para vender um produto é de extrema importância, mas o cliente precisa saber quem faz a venda.

O que é o posicionamento de marca
Fonte/Reprodução: original

Isso mesmo! “Quem” se refere à marca. É uma questão de mexer com a percepção do cliente, de uma forma clara e objetiva, acerca do que sua empresa representa. Esse símbolo, essa representação, é o elemento mais pessoal e subjetivo da compra. Como sabemos, a decisão de comprar é, na maioria das vezes, movida a emoções.

Antes mesmo de focar no produto ou serviço, bem como nos benefícios que seus clientes receberão ao comprarem, é necessário estabelecer o posicionamento da marca. Benefícios, produtos e serviços devem estar alinhados com o posicionamento. A ideia é criar uma sinergia, uma espécie de continuação, na mente do cliente acerca do que ele percebe como a sua marca e o que dela pode obter no ato da compra.

Para chegar nesse objetivo, você precisa focar em alguns pontos, tais quais:

  • Descobrir quem é o público-alvo da marca
  • Quais dores o produto quebra e quais prazeres entrega
  • Quais são os valores e qualidades da marca
  • Quais são os diferenciais da marca em relação às outras
  • Como você deseja que o público perceba a sua marca no futuro

Cada um dos aspectos envolve o que constitui o posicionamento de marca. Se você criar uma estratégia poderosa, dominará todos ao mesmo tempo.

As vantagens em trabalhar o posicionamento de marca para sua empresa são várias, especialmente quando o mundo online é tão proeminente na vida das pessoas.

Entenda quais são seus benefícios

O primeiro benefício é o da imagem, ou seja, de atrelar sua marca a uma imagem na memória do público. Quando se deparar com a imagem (uma amálgama de valores, qualidades, diferenciais, personalidade) uma pessoa será capaz imediatamente de associá-la com sua marca e, por consequência, com seu produto ou serviço.

Em segundo lugar, temos a credibilidade, que é uma consequência da imagem sólida. O público começa a entender a marca como fonte de informação e compras confiáveis, algo que não decepciona e justifica qualquer investimento. Isso leva ao terceiro benefício, que é a fidelização, pois um cliente que tem uma imagem e uma boa experiência com sua marca, simplesmente volta.

Entenda quais são seus benefícios
Fonte/Reprodução: original

O quarto benefício também é uma consequência, agora dos três primeiros. Com a imagem, a credibilidade e a fidelidade dos clientes, a sua empresa fica com o CAC mais baixo, isto é, o custo para adquirir clientes. Já o quinto benefício compreende a consequência última de todos: aumento de vendas.

Tudo isso leva a sua empresa a gastar menos e ter uma margem de lucro muito mais elevada. Posicionamento de marca é investir no cliente de maneira pessoal, emocional. Todos os motivos demonstram que, apesar de trabalhoso, vale muito a pena! Pode ser o diferencial para que suas vendas escalem de vez.

5 Passos para otimizar sua marca online

Com o conceito de posicionamento em mente, bem como os benefícios, você pode seguir com um plano, dividido em várias etapas, para colocar a sua marca bem posicionada no mercado, no mundo digital e, principalmente, na memória das pessoas.

Defina sua buyer persona

Conhecer a buyer persona, ou simplesmente persona, é essencial tanto para criar produtos ou serviços e vendê-los quanto para posicionamento de marca. É preciso entender que cada cliente é uma pessoa com dores, desejos e sonhos, e quanto mais a sua empresa oferece algo capaz de acabar com as dores, conceder os desejos e realizar os sonhos, maiores as chances do cliente comprar com você.

Mas como descobrir as dores, os desejos e os sonhos? Como saber quem é esse cliente e se o que você oferece se alinha com ele? Como saber isso de centenas, milhares ou milhões de clientes?

Para responder essa pergunta, e criar uma verdadeira ponte entre marca e público, os especialistas em marketing criaram o conceito da buyer persona. Trata-se de uma abstração para representar o cliente, o mesmo que criar um “personagem”. Mas atenção! As qualidades desse personagem não são geradas arbitrariamente, mas por um processo de coleta de dados bem específicos.

A persona é um personagem fictício com uma história de vida. Você cria esse personagem através de informações como gênero, idade, localização, nível de educação, páginas que costumam curtir, etc. Através dessa persona você extrai características de seus clientes em potencial. Criar uma persona é abstrair na ficção com intuito de extrair para aplicar no mundo real.

Mas vale ressaltar que persona é diferente de público-alvo. Persona é uma pessoa criada para representar o público-alvo, que é reunido por características em comum.

Conheça seu nicho de mercado e concorrências

Nicho de mercado pode ser entendido como uma fatia de demandas ainda não atendidas, que uma empresa deve explorar. O mercado da estética, por exemplo, é sempre movimentado, pois as demandas são constantes. Como se sobressair nesse mercado? Simples! Tudo começa na pesquisa. É preciso buscar informações para identificar dores, desejos e sonhos ainda não explorados.

Em nosso exemplo do mercado da estética, podemos citar o segmento do mercado estético com produtos de origem 100% natural. A preocupação com o meio-ambiente, bem como com a qualidade do produto aplicado na pele, faz emergir uma demanda nova, e as empresas que se voltaram para atender esse problema saem na frente.

O que o nicho tem a ver com o posicionamento de marca? Tudo! Quando você informa ao público que somente a sua empresa pode atender essa questão nova com tamanha eficácia, você posiciona a sua marca como solucionadora de problemas.

Entenda as nuances do seu business

Entender as nuances do seu negócio tem a ver com estudar o mercado, mas também a sua própria empresa, de modo a extrair informações que possam atrair o público-alvo. É preciso conhecer os detalhes e as especificidades do business para construir bons produtos e serviços, bem como de posicionar a sua marca.

Porque o nível da concorrência, em qualquer tipo de mercado e por vezes até em alguns nichos encontrados, é muito elevado, é necessário buscar pontos em comum entre a sua empresa e as outras. Você pode posicionar a sua marca de várias formas.

A primeira é a qualidade do produto ou serviço. Também há espaço no mercado para empresas que se posicionam pelos preços, que podem ser altos ou baixos, a depender da buyer persona. Já para algumas marcas o posicionamento gira em torno das vantagens ou benefícios ao comprar com elas.

Podemos destacar também o posicionamento de marca focado no relacionamento com o cliente. Também existem marcas que põem o foco no status e glamour de sua marca, isto é, no estilo de vida como valor. Por fim, há ainda o posicionamento que investe na conveniência do cliente.

Identifique o “diferencial” do seu produto ou serviço

Após criar a buyer persona, estudar o mercado e extrair quais são as nuncas, ou seja, os detalhes de seu negócio, é hora de partir para o diferencial de sua marca! O que sua marca oferece que é tão diferente?

Você precisa convergir os dados relacionados aos clientes com os dados relacionados à concorrência para saber o que as outras empresas fazem. Um estudo profundo desse cenário levará você, inevitavelmente, às lacunas que o mercado apresenta. Tenha isso em mente: sempre há lacunas para explorar, só é difícil encontrá-las.

O que sua empresa faz quando uma lacuna é encontrada? Ela posiciona a marca bem ali. É a noção de encaixar a sua empresa no local exato onde ela precisa estar.

Às vezes, a lacuna é uma demanda que nem os clientes conhecem ainda, e nesse caso, cabe à equipe de marketing criar estratégias para chamar a atenção do consumidor para essa demanda.

Por exemplo, uma marca de sandálias de borracha criou uma linha de sandálias multicoloridas e investiu em propagandas com celebridades. As sandálias de borracha que o mercado oferecia atendiam aos clientes muito bem, mas só haviam brancas de tiras azuis. Com a chegada das coloridas, da novidade, a percepção do público mudou, e de repente as pessoas desejaram a única marca que tinha sandálias coloridas.

Esse exemplo demonstra o quanto a exploração do nicho vale a pena! É o momento de mostrar para o público que sua marca não apenas concede o produto ou serviço que busca, mas faz isso melhor do que as outras!

Saiba utilizar o marketing à seu favor

É impossível falar de posicionamento de marca sem antes estabelecer o marketing. Na prática, o que faz o marketing que o torna tão decisivo?

O marketing capta informações, como a buyer persona e o estudo do mercado, para criar estratégias. Então, em primeiro lugar, as ações de marketing sempre seguem uma direção com base em dados concretos. As estratégias, envolvem tornar um produto ou serviço atraente, bem como fazer o posicionamento da empresa na mente do cliente.

Para fazer isso, o marketing investe em campanhas para chamar a atenção do público para uma marca, torná-la um sinônimo de autoridade e confiabilidade e, por fim, estabelecer relacionamento com o cliente.

É necessário investir no marketing para sempre, pois as tendências do mercado mudam e a marca precisa ser lembrada pelos clientes. Mas é isso o que deságua em todos os benefícios já citados.

Atualmente, o marketing digital é uma das maiores ferramentas que uma empresa pode usar para posicionar a sua marca na mente dos clientes. Isso ocorre porque as pessoas estão na internet o tempo inteiro, e hoje em dia, buscam informações sobre produtos ou serviços em ambiente online.

Também estão presentes nas redes sociais e nos canais de acesso virtual, portanto a sua empresa deve acompanhar esse momento.

Posicionamento de marca também significa ir para onde o cliente está e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada de compra.

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