SEO Marketing: 5 Estratégias para rankear seu site (+ Ferramentas)

Conheça as melhores estratégias para deixar o seu site no topo do Google! 

Não é segredo que a Otimização dos Mecanismos de Busca, o SEO Marketing é uma estratégia necessária para que o seu site garanta um melhor ranqueamento no Google.

O fato é que, alcançar os primeiros lugares nas pesquisas do Google não é uma tarefa fácil e exige não só uma grande dedicação, como atualização frequente. 

Afinal, em uma concorrência crescente, as chances de que o buscador amplie as necessidades e exigências em um bom conteúdo é proporcional. 

As tendências e os critérios do Google podem mudar de forma substancial a cada período que se passa, por isso, é necessário um estudo constante do que é necessário para melhorar a qualidade do conteúdo para o usuário. 

Talvez, para você, o SEO sejam técnicas prontas e robotizadas, mas ao contrário do imaginado, esse pode ser um pensamento limitado. 

O SEO envolve outras subjetividades que, talvez, faltem em alguns sites, blogs e plataformas para o alcance de um bom posicionamento.

Neste sentido, se o seu desejo é garantir autoridade, gerar mais buscas e por consequência, conversões de vendas, o tráfego orgânico (não pago) é um instrumento que pode te ajudar, e muito!

Por isso, selecionamos 5 estratégias de SEO Marketing eficientes para ranquear o seu site. Confira a seguir e aproveite as dicas:

1. Faça uma análise geral de conteúdo

Em primeiro lugar, vamos aproveitar que o ano de 2021 começou para dar início a novos planos e circunstâncias, “renovar a cara” do nosso conteúdo. 

Uma análise de métricas e monitoramento mensal, trimestral ou até semestral é importante para que as melhores condições sejam colocadas no seu devido lugar. 

Da mesma forma, são as adaptações próprias ao Google, que permanece modificando a sua forma de categorização com base em uma experiência cada vez melhor ao usuário. 

Por isso, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser muito bem selecionado, e nesse caso, deve corresponder com o que o seu público-alvo necessita. 

O mais importante, nesse caso, é corrigir os erros já presentes, evitá-los nas próximas postagens e buscar a melhor forma de melhorar. 

2. Lembre-se das palavras-chave

O processo de escolha das palavras-chave deve ser muito bem estudado. Ainda mais do que pensamos, por isso, existem ferramentas que podem te ajudar. 

Falaremos mais sobre elas ainda neste artigo. 

O fato é que os termos de busca precisam ser estudados de forma eficiente e pensados de acordo com a sua persona.

São elas que podem atrair ou não o seu leitor, e precisam estar bem presentes não só nos títulos, mas durante o conteúdo abordado. 

Desse modo, você precisa escolher um termo que facilite o acesso dessa persona, e produzir um conteúdo relevante com base no solicitado. 

Não adianta escolher um tema x, e falar sobre o y. Afinal, o Google também faz essa seleção.

Se possível, escolha termos mais detalhados e que ajudem esse usuário a encontrar o que ele precisa, de forma sucinta e clara. 

3. Divulgue em outras redes 

Não pense que divulgar apenas no seu blog e site é o suficiente. 

Quando o seu público é fidelizado pelas redes sociais, por exemplo, quando ele deseja um conteúdo específico sobre a sua área, ele já sabe onde recorrer. 

O motivo?

Ele encontrou autoridade no seu conteúdo. E esse aspecto não é nada fácil de conquistar. 

Por isso que a interação, o SEO marketing, o marketing de conteúdo e os mecanismos de acesso de visitas precisam ser bem trabalhados em prol de ranquear seu site.

Isso envolve presença e persistência no meio online, até porque, esses resultados não são automáticos e necessitam de dedicação. 

Uma boa dica para quem deseja fortalecer e potencializar o conteúdo, por exemplo, são os guests posts, que funcionam como uma maneira eficiente de aumentar o tráfego orgânico.

Os conteúdos frios, ou seja, sempre recorrentes, são uma opção ainda mais eficiente para isso. 

4. Ofereça uma experiência positiva para o usuário.

Computador antigo com sapinhos com dispositivos na mão

Uma experiência positiva envolve um conjunto de aspectos da estratégia de SEO Marketing, mas como um todo, inclui a parte objetiva e subjetiva, envolvendo o SEO On-Page e o SEO Off-Page. 

No entanto, quando falamos de aspectos do site como um todo, incluindo velocidade de carregamento da página, envolvemos um detalhe fundamental.

Da mesma forma, a otimização do design da página para dispositivos móveis, em que as pesquisas estão cada vez mais presentes, principalmente quando é realizada no dia a dia. 

Esses dois fatores estão alinhados no que diz respeito à permanência e conforto do usuário que está fazendo uma pesquisa. 

Nesse caso, podemos ver novamente a importância de fazer uma boa análise e entender o que forneceu um bom engajamento e o que não. 

O mais importante é tentar produzir um bom conteúdo e prezar por alternativas que o tornem mais leve e atrativo.

5. Utilize imagens e vídeos otimizados

A utilização de imagens e vídeos otimizados é essencial para o SEO Marketing. 

Isso porque, essa utilização será importante não só para o descanso durante a leitura, como para a demonstração real do que está sendo dito. 

Da mesma forma, o ato de comprimir as imagens e vídeos de modo a aumentar a velocidade de carregamento e tornar o conteúdo mais leve é mais que válida.

É importante optar por arquivos do menor tamanho, mas com qualidade na resolução, para não afetar a qualidade do que está sendo publicado.

Além disso, há a possibilidade de fazer links internos e externos com as próprias imagens, o que pode ajudar na otimização do conteúdo. 

E mais: lembre-se que as buscas também podem ser feitas pelas imagens, então relacioná-las à palavra-chave torna-se ainda mais necessário. 

O texto alternativo, por exemplo, é importante para a descrição do que está na imagem, permitindo a acessibilidade de todos.

Por isso, na hora da publicação, lembre-se que imagens e vídeos também precisam ser otimizados!

Quais ferramentas devo utilizar?

Existe uma grande variedade de ferramentas na internet que podem auxiliar você no processo de SEO Marketing e ranqueamento. 

Elas serão importantes para acompanhar como vai o seu processo e alcançar resultados ainda melhores.

Confira abaixo algumas delas: 

Google Search Console 

O Google Search Console é a ferramenta ideal para melhorar o desempenho do seu site, inclusive no que diz respeito às palavras-chave.

Isso porque, esse serviço ajuda na coleta de informações e dados dos termos de busca, o que ajuda, por exemplo, o entendimento de como anda o posicionamento da sua página.

Dessa forma, você compila essas informações de acordo com o tráfego e procura das pessoas em relação a determinados temas, e você também pode acompanhar todo o processo de indexação das páginas do seu site.

Ferramenta SEMRush

Entre as opções gratuitas e pagas, a ferramenta SEMRush também merece destaque.

Ela ajudará você a fazer uma análise e encontrar as buscas por palavras-chave, que podem ajudar na tomada de decisão não só do tema ideal, como  a simplificação do que será dito. 

É uma ótima opção para fazer esse estudo e aumentar o potencial do SEO Marketing.

Sendo assim, encontram-se como alguns tipos de relatório que, se bem analisados e acompanhados, podem fazer uma grande diferença para os próximos resultados relacionados ao SEO do seu site. 

Google Meu Negócio

Apesar de ser uma novidade para alguns, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita em que as pessoas podem encontrar seu site e seu negócio, com opção de visibilidade para quem está por perto.

Trata-se de uma estratégia de SEO Local, que pode ajudar você na garantia de uma maior presença digital. O fato é que essa ferramenta também é importante para o alcance de clientes, devido à proximidade.

É um modo excelente de alcançar um espaço nos locais de pesquisa e receber visitas por um bom ranqueamento de SEO Marketing.

Google Analytics

Por fim, sugerimos mais uma opção oferecida pelo Google: o Google Analytics. 

Essa ferramenta será importante para fazer uma checagem geral e checklist de melhorias para o seu site. 

É uma forma de monitorar o tráfego e entender de onde surgem as visualizações, com opções até para saber as regiões em que o seu site está sendo mais acessado.

São diversas opções que podem contribuir para que você melhore a sua estratégia e possa ranquear ainda mais. Isso porque, vai além de acessos, mas você entende o comportamento do usuário. 

Conclusão

Finalizamos essas dicas imperdíveis para você ranquear seu site e ocupar os primeiros lugares nas pesquisas do Google.

Curtiu? Espero que sim!

Preparamos esse conteúdo com toda a dedicação para que você alcance os melhores resultados. 

A Guest Posts é uma plataforma completa para que você comece a adotar estratégias melhores de otimização e receber uma maior visibilidade no seu site.

E lembre-se: após a teoria, chegou a hora de colocar em prática todas essas dicas! O SEO Marketing é uma estratégia muito eficiente para alcance de tráfego orgânico.

Muito obrigada por conferir esse conteúdo até aqui. 

Até mais! 

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