Compreender e saber aplicar as estratégias de SEO para blog é de extrema importância para empresas que buscam potencializar o posicionamento da sua marca na internet!
Ainda que seu produto seja único e que – teoricamente – não haja muita competição, o problema da visibilidade persiste, pois, é preciso que os buscadores – como o Google – “note que suas páginas existem”.
Isso, somado ao fato de que é necessário entregar conteúdos de alta qualidade, para conquistar a memória e a confiança dos clientes em potencial.
E é justamente o nível cada vez mais alto dos conteúdos, que proporcionam um competitividade tão acirrada.
Algumas práticas de SEO, não somente para blog, mas em todas as suas páginas de website, farão com que sua empresa saia na frente nessa corrida. Além das estratégias de SEO para blog, confira à seguir sobre:
O que é SEO?
A sigla SEO traduz o Search Engineering Optimization como: Otimização para Mecanismos de Busca.
Recomendamos que, caso não tenha experiência sobre o termo em questão, confira sobre o que é SEO e para que serve, a fim de que possa compreender melhor sobre suas especificações.
Dessa forma, podemos atribuir o conceito de SEO para blog como otimização de suas páginas do blog para o ranqueamento no topo da SERP.
Dentre as principais ações para otimização SEO para blog, destacam-se:
- Otimização de palavras-chave e termos para os mecanismos de busca, como o Google;
- Criação de conteúdos ricos baseados em Marketing de Conteúdo;
- Construção de autoridade;
- Tecnologia do site;
- Otimização para sistema mobile;
- Experiência do usuário.
- Portanto, os textos são arquitetados para que o leitor seja conduzido à informação, interação ou entretenimento de forma natural e agradável.
Algumas ações são mais específicas do que outra acerca da otimização de SEO para blog. Por isso, vale a pena realizar um estudo estratégico e pontuar:
- Qual será sua palavra-chave primária;
- Quais serão as palavras-chave secundárias;
- Quais os termos de busca;
- Slug para otimizar a URL do seu blog e artigo;
- Meta-Descrição do blog e artigos;
- Melhores artigos que sua concorrência posiciona na SERP;
- Artigos de maior engajamento – seja do seu blog ou concorrência;
- Estudo de persona para identificar conteúdos estratégicos;
- e quais ferramentas utilizará para otimizar seu SEO.
Somente após este levantamento de informações o SEO para blog ou site, poderá ser realizado!
É um trabalho minucioso, mas garanto que valerá à pena ao ver seus conteúdos no topo dos resultados de busca.
Tipos de SEO
O SEO para blog é basicamente um campo específico para otimizar páginas de blog. Dentro do vasto campo de SEO, podemos dividi-lo em diferentes campos de atuação, sendo eles:
Podemos atribuir o SEO On Page como técnicas para otimizar páginas em questão de palavras-chave primárias, secundárias, termos de busca, títulos, alt-imagens, alt-text, títulos, subtítulos, URLs, meta descrições, etc.
O SEO Off Page busca otimizar o posicionamento da marca fora do seu site, como é o exemplo do Guest Blogging e dos Backlinks.
O SEO técnico está atrelado a otimização de páginas através dos quesitos técnicos atrelados à suas páginas, ou seja, URLs inexistentes (erro 404), bloqueio da URL pelo arquivo robots.txt, erros de servidor, redirecionamentos loop, entre outros.
Já o SEO Local refere-se à otimização de páginas para maior exibição em pesquisas locais, como é o caso do Google Meu Negócio, Breadcrumbs de localização, etc.
Agora que você conhece todas as aplicações sobre o SEO, é hora de aplicar o SEO para Blog em seu website seguindo todos estes pontos específicos de otimização!
A seguir, confira sobre a importância do SEO para colocar seu site no topo do Google e como aplicar todos os tipos de SEO em suas páginas de blog ou site.
Os benefícios do SEO para colocar seu site no topo do Google
Bem como contextualizamos anteriormente, o SEO para blog ou site, é basicamente um recurso utilizado para otimizar conteúdos e páginas para os mecanismos de busca, como o Google.
Dessa forma, podemos atribuir o conceito de SEO, como otimização para que as pesquisas apresentem seus melhores resultados.
Otimizar textos e conteúdos é de extrema importância, não somente para indexação no topo dos buscadores, como e, principalmente, para seus usuários finais.
Além da extrema importância sobre as palavras-chave, otimizar páginas para o consumidor final ou sistema mobile (celular), são fatores que influenciam diretamente para colocar seu site no topo do Google.
Entenda um exemplo:
O site A possui:
- Otimização de palavras-chaves primárias e secundárias – SEO On Page;
- Otimização sobre os termos de busca- SEO On Page;
- URLs otimizadas- SEO On Page;
- Meta Descrições contextualizadas corretamente com palavras-chave e termos de busca- SEO On Page;
- Faz Guest Blogging – SEO Off Page;
- Cria Backlinks – SEO Off Page;
- Insere breadcrumbs de localização – SEO Local;
- Está no Google Meu Negócio – SEO Local.
Já o site B, além destes pontos acima, ainda:
- Otimiza suas páginas para experiência mobile – SEO Técnico;
- Otimiza suas páginas para experiência do cliente – SEO Técnico.
Aposto que vocês já sabem qual site terá uma melhor posição na página de resultados…
Não adianta reunir uma série de otimizações On Page, Off Page, Local e esquecer das Técnicas. Um SEO está diretamente ligado ao outro e somente após tal combinação seus resultados serão eficazes!
Como otimizar o SEO para blog?
Em meio a tantas informações sobre o ranqueamento do Google, utilizar o SEO para blog pode soar complicado…
No entanto, é justamente a soma dessas técnicas que determinará o sucesso de uma página. Afinal, a verdade é uma só: o SEO para Blog é como uma arma de alto calibre, onde cada ferramenta é um projétil!
Quanto mais munida e otimizada a sua página estiver, maiores serão as chances de aumentar a sua relevância digital. O grande cuidado aqui é para que penalidades sejam evitadas, tais como o Keyword Stuffing e o Black Hat SEO.
Em seu resumo podemos atribuir o Keyword Stuffing como excesso de palavras-chave, ou seja, não adianta bombardear seu artigo com sua palavra-chave principal, sejam em títulos, subtítulos, meta-descrição ou no próprio conteúdo.
A principal dica para otimização de conteúdos – SEO – é que as práticas e técnicas aplicadas, fluam naturalmente sobre o conteúdo.
Outra grande penalidade que o Google caracteriza são as práticas de Black Hat SEO.
Podemos atribuir como Black Hat SEO, o conjunto de estratégias otimizadas com o único objetivo de indexar páginas no topo dos buscadores.
Basicamente, são práticas compiladas para otimizar páginas somente para os robôs e mecanismos de indexação, ou seja, são “ricas em palavras-chave”, porém, “pobres no quesito conteúdo para o usuário”.
Essas práticas consideradas otimizadas unicamente para os mecanismos de busca, além de serem penalidades consideradas “impraticáveis”, o Google provavelmente irá remover o seu site de sua página de resultados.
Já pensou ter seu site fora das pesquisas do Google?!
Aproximadamente 95% dos usuários em todo o mundo realizam suas pesquisas através deste mecanismo de busca.
É um fator de extrema importância para empresas que buscam maximizar sua lucratividade!
Além destas duas penalidades do Google, existem outras que devem ser evitadas:
- Técnicas de Cloaking;
- Conteúdos superficiais;
- Doorways;
- Redirecionamento não autorizado;
- Conteúdo copiado;
- Palavras-chave irrelevantes;
- Criação de páginas com comportamentos maliciosos;
- Spam gerado pelos usuários;
- entre outros.
Caso queira explorar todas as penalidades do Google, é só clicar aqui!
SEO On Page
No quesito otimização de SEO para blog On Page, algumas estratégias devem ser seguidas ao pé da letra para que possíveis penalidades não sejam cometidas ao longo do caminho.
- Título do Blog/Artigo: O indicado aqui é tente conciliar sua palavra-chave principal com o título do seu blog, sem exceder o limite de 60 caracteres.
- Slug da URL do Blog/Artigo: Slug é a parte da URL, após o nome do seu site. O indicado aqui é que concilie o termo “blog” para distinção de páginas e suas subpáginas (parte onde serão incluídos seus artigos).
- Meta Descrição do Blog/Artigo: Importante que contenha ao menos uma palavra-chave principal e um termo de busca – em alta. O interessante é compor no máximo 160 caracteres com palavras em alta – referente ao seu produto/serviço.
- Número de palavras: Consideramos um número excelente entre 1200 – 1800 um artigo de conteúdo. Porém em relação à matérias de jornais ou publicidade, recomendamos entre 800 – 1200 palavras, aproximadamente.
- Headings: Recomendamos que construa sua estrutura de tópicos baseados em uma “pequena história”, ou seja, crie uma breve história através de seus títulos e subtítulos (H1, H2, H3…) para que seus usuários possam entender sobre o que se trata o artigo.
- Formatação do artigo: Utilize os recursos que as configurações do seu blog permitir, destacando títulos com negrito, palavras estrangeiras em itálico e, não esqueça de deixar sublinhado textos que contém links.
- Comprima imagens: Não esqueça de comprimir imagens antes de inserir no seu blog para que suas páginas não fiquem pesadas. Este é um fator de grande relevância para o Google.
- Links internos: Crie uma Estratégia de Link Building para seu artigos, criando uma ligação entre eles, a fim de que o usuário percorra os conteúdos de forma estratégica e, que incida sua vontade em continuar no blog;
- Texto Alternativo: Este atributo está relacionado à como os robôs do Google leêm as imagens. O interessante é correlacionar suas imagens, para que a sua palavra-chave principal fique bem posicionada perante os buscadores.
- Open Graph e Twitter Cards: Inclusão de tags para redirecionamento às redes sociais. São protocolos utilizados para facilitar a transmissão de dados entre os sites e as mídias sociais.
- Newsletter: Não esqueça atribuir o quesito do envio de e-mails para seus usuários. Será uma excelente oportunidade de distribuir marketing de conteúdo e gerar leads.
SEO Off Page
Algumas estratégias de SEO para blog são mais específicas do que outras. Algumas técnicas de SEO, por exemplo, mesmo “fora do seu site” são de extrema importância para que o Google coloque suas páginas no topo.
Conheça à seguir as estratégias de SEO Off Page que irão colocar seu site na posição 1ª da SERP:
- Indexação: Todo conteúdo leva um determinado tempo para aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Para facilitar e tornar rápido este processo, recomendamos que ao criar conteúdos/novas páginas ou realizar alterações, que sua URL seja indexada através do Google Search Console.
- Backlinks: Criar backlinks é de extrema importância para que sua página seja notada pelo Google. Somente após ter links externos apontados para suas páginas que o Google irá ranquear de forma escalável, suas páginas para o topo.
- Guest Posts: A principal técnica para construir backlinks é através dos Guest Posts! Dessa forma, além de contar com o ranqueamento no Google, seu site ganhará maior ênfase no quesito tráfego orgânico, posicionamento de marca, reconhecimento em seu nicho, autoridade nos negócios, engajamento de novos clientes.
- Compartilhamento em redes sociais: Estar presente nas redes sociais se tornou uma estratégia essencial para posicionamento de marca na internet. Aposte em conteúdos personalizados que irão fomentar a necessidade – do cliente – de fazer parte de suas mídias.
- Google Analytics: Configure o seu site e crie vistas personalizadas para melhor mensuração de resultados.
SEO Local
O SEO Local irá auxiliar no posicionamento dos resultados de páginas, locais. Dessa forma, sua empresa ganhará ênfase em sua cidade ou região e esta é uma excelente estratégia de SEO para blog. Confira como aplicar:
- Google Meu Negócio: Uma das principais atribuições do SEO Local é estar presente no Google Meu Negócio. Quanto mais informações sobre localização do seu negócio, melhor posicionamento local sua empresa terá.
- Breadcrumbs de Localização: Relacionado à técnicas de programação, é interessante contar com o auxílio de programadores para que este ponto seja otimizado.
- Maps: Ter seu negócio inserido no GMN – Google Meu Negócio – é de extrema importância e correlacionar e integrar seu estabelecimento ao Google Maps.
- Waze: Otimize a integração de seu GMN e integre ao mapa do Waze indicadores de localização da sua empresa.
- Geomarketing: Utilize as estratégias de Geomarketing para geração leads, otimização no posicionamento de marca e afins.
SEO Técnico
No quesito SEO Técnico, algumas práticas de SEO para blog poderão contar com a necessidade do auxílio de um profissional de TI.
- Estrutura de páginas: A fim de que os mecanismos de busca, como o Google, entendam como funciona o seu site é preciso que seja estruturado corretamente, ou seja, suas páginas precisam ter anexo e concordância sobre o assunto do conteúdo.
- Layout do Blog: Sim, este é um fator que o Google leva muito em consideração. Recomenda-se que utilize layouts “leves”, com a qual, seja compatível com a otimização para mobiles e usuários.
- Breadcrumbs Navigation: Essa tag irá auxiliar o usuário a navegar pelo seu site. A estruturação de dados é de extrema importância não somente para usuários, quanto os robôs do Google.
- Favicon: Importante para atribuição de valor para a marca da sua empresa. Este termo indica a inserção da logo da sua marca, em miniatura, no canto da sua aba de navegação.
- Robots: Declare para os mecanismos de busca que eles possuem permissão para rastrear as páginas do seu site.
- SLL: Gerar um certificado digital é de extrema importância para que o seu site seja ranqueado na SERP e demonstrar confiabilidade para seus usuários.
- HTTP/2: Não esqueça de habilitar o protocolo http/2 em seu Apache ou Ngnix.
- HSTS – Strict Transport Security: Mecanismo de segurança para proteger sites HTTPS contra ataques de downgrade e sequestro de cookies.
- Alternative Tag: Se o seu site possui versões em outras línguas, não esqueça de atribuir tags alternativas, com slugs personalizadas para tais conteúdos.
- Definição de Domínio e Redirecionamentos: Defina como o seu site pode ser encontrado e como serão os redirecionamento para páginas com SLL 301 e afins.
- Style Inline: Considere carregar parte do seu CSS para o Browser mostrar forma inline (dentro do próprio HTML).
- Error 404: Customize suas páginas de ERROR 404 avisando seus usuários sobre o erro. Interessante direcionar seus usuários para uma CTA do seu negócio.
- Deflate: Verifique se o Apache ou Ngnix está com Modo Deflate ativado para que seus arquivos estejam sendo transitados de forma compactada.
- Comprima HTML quando possível: Otimize suas URLs encurtando a html para uma linha curta e única.
- Cache: Não deixe de atualizar o cache do seu site.
- Multi Idiomas: Manter seu site apenas em português vai atingir apenas 3,9% dos usuários de toda internet (internetworldstats), cogite traduzir para outros idiomas seu site e alcance mais pessoas. Dica: Deixe seu domínio e crie uma url com hreflang entre elas. Ex: https://meudominio.com/es para a lingugem a versão em espanhol.
- Versão AMP: Otimize suas páginas para o sistema mobile. Este é um fator de extrema importância para ranqueamento no topo da SERP.
- Pixel: Atenção na configuração dos Pixels inseridos em conteúdos para não perder a velocidade de suas páginas.
Conclusão
Algumas estratégias de SEO para blog serão mais “complicadas” de serem aplicadas, do que outras. O recomendado aqui é que conte com o auxílio de um Especialista de TI.
São poucos os quesitos necessários de um auxílio. Em termos gerais, essas “regrinhas” otimizaram todo o SEO para blog e site.
Salve essa página e consulte sempre que necessário. Acredite… Depois de um tempo você otimizará seu conteúdo de forma automática.
Afinal, a prática leva a perfeição!
Abraço!
Head Marketing Guest Posts – 1ª Plataforma de Guest Posts no Brasil – com foco em Marketing de Conteúdo, técnicas e estratégias baseadas em SEO para posicionamento de marca e parcerias entre empresas.