O que é SEO técnico? [15 fatores para você aplicar no seu site]

Conhecer e aplicar o SEO técnico é fundamental se você trabalha online, deseja iniciar um negócio na internet ou quer fazer o posicionamento de marca digital de um negócio já existente. O SEO é um otimizador para as buscas do seu website em canais de busca, como o Google, e para que um site tenha bons resultados em sites de pesquisa, é importante que haja uma boa aplicação desse sistema.

É importante lembrar que SEO é na realidade um conjunto de conhecimentos e ferramentas que te ajudam a entender os fatores de ranqueamento para ter maior relevância principais sites de pesquisa.

Com isso em mente, resolvemos falar com você um pouco sobre como funciona o trabalho de um SEO técnico e como ele pode te ajudar.

Se você deseja fazer vendas online ou se escreve em um blog e deseja obter maior visibilidade, recomendamos a leitura do nosso texto abaixo. Confira!

O que é SEO técnico?

Quando falamos sobre o termo “SEO”, queremos falar sobre várias coisas e vários assuntos interligados. Para que um site obtenha um bom ranqueamento, ou seja, um bom alcance de pessoas que clicam no site, seja para vender ou aumentar o engajamento de seu negócio, é muito importante que uma meta, um plano seja traçado.

Sem um bom planejamento, o SEO não funciona bem, e quando falamos sobre “SEO técnico”, queremos dizer a parte de colocar as ações e estratégias em prática.

que é SEO técnico
Fonte/Reprodução: original

Leia também: O que é Barnacle SEO e como funciona?

Existem três ramos de SEO que são o SEO holístico, o técnico e o estratégico. Os três tratam do mesmo tema, que é criar formas inteligentes de atrair o público, fazer com que mais pessoas tenham acesso a uma plataforma, a partir de aquisição de links, junto a criação de um bom conteúdo.

Entretanto, as diferenças estão na parte de que, o SEO técnico cuida da renderização, indexação e rastreamento. A parte do holístico visa ter um olhar para tudo que é construído e o estratégico é a de planejamento e estratégia de SEO.

Qual a importância do SEO técnico?

Um SEO técnico bem feito pode ajudar no crescimento do número de visitas ao site, e assim, as chances de um negócio online crescer são muito grandes, bem como fechar vendas e captar novos clientes.

Qual a importância SEO técnico
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Leia também: Como fazer boas estruturas de URLs com base em SEO!

O SEO técnico ajuda a otimizar os resultados do site nas buscas de pesquisa online através das técnicas de acessibilidade, criação de URLs, os estados HTTP, entre outras técnicas.

Principais fatores do SEO técnico

Mas, por onde começar a analisar e estudar o SEO técnico?

Confira abaixo os 15 fatores que listamos para você conhecer quais são os principais fatores do SEO técnico para você analisar no seu site. Veja:

1. Conteúdo de qualidade

É muito importante que, antes que um site ou empresa passe a investir no ranqueamento de seu site, que o mesmo proporcione um conteúdo de qualidade.

É importante lembrar que algumas coisas são essenciais para um conteúdo de qualidade, como avaliar as expressões utilizadas no site, perceber se o conteúdo é realmente atrativo e quais pontos podem melhorar.

O trabalho do SEO técnico envolve esse fator também, pois o bom ranqueamento de um site, especialmente de maneira orgânica, também envolve um conteúdo de qualidade.

2. SEO On-Page – palavras-chave na URL, títulos e descrições

Toda a estrutura de um site, desde quais serão as palavras-chave utilizadas para busca, bem como os títulos, as descrições e é claro, as URLs que são os nomes dos links que aparecem na pesquisa, também são ferramentas do SEO técnico.

Para que um SEO técnico funcione bem, é importante que haja uma otimização nos mecanismos de pesquisa. Isto se dá com as palavras-chave bem estruturadas, um conteúdo de qualidade e uma estrutura de texto que seja fácil de ser lida.

3. Assertividade em palavras-chave

Para que o SEO técnico funcione, é importante também que haja assertividade na escolha das palavras-chave. Não basta apenas escolher keywords que sejam “simples” ou que julgue ter a ver com seu público, mas sim escolher palavras-chave que sejam buscadas pelo seu público, para que eles possam encontrar o seu conteúdo com mais facilidade.

4. Backlinks de qualidade

Um backlink dentro do assunto de SEO técnico, é basicamente um link presente em outros sites, que direciona para o seu. Conforme um site cresce no seu ranqueamento do Google, por exemplo, a própria plataforma de pesquisa pode identificar isto e colocar a sua posição em melhor lugar.

Os backlinks ajudam o seu site a ter um tráfego melhor, portanto, podem ajudar a melhorar seus negócios.

5. Certificado SSL

O certificado SSL é o que garante que seu site é confiável e seguro, em que as pessoas podem navegar por ele sem problemas. Para conseguir um, você precisa utilizar de criptografia HTTPS, pois isto ajuda a criar uma boa conexão de seus usuários com a plataforma, e ajuda a proteger as informações de seus usuários, principalmente se o site utiliza de login e senha.

6. Rastreabilidade

O rastreamento no ramo do SEO técnico é um sistema que pesquisa páginas atualizadas ou novas, e o Googlebot é um robô que rastreia a internet de modo a achar páginas e indexá-las para que as pessoas possam encontrar ao pesquisar.

Contudo, para que o site possa ser encontrado e rastreado com mais facilidade, o SEO técnico é a parte onde a página passa por uma avaliação, a fim de liberar as permissões necessárias para que o site possa ser rastreado.

Algumas dessas permissões são os acessos a arquivos tipo JavaScript, CSS e outros arquivos de imagens. Através do SEO técnico também é feita a seleção de quais páginas o Google não deve rastrear que são intituladas “robots.txt”.

7. Velocidade

Antigamente, a internet era lenta e demorava para carregar. Hoje em dia, ela é muito mais rápida, o que torna muito comum que as pessoas “percam a paciência” ao esperar um site carregar.

É por isso que, ao traçar a sua estratégia de SEO técnico, você precisa levar em consideração o tempo de espera no carregamento de uma página. Algumas pesquisas estimam que o tempo esperado para o carregamento de uma página não deve demorar mais que 3 segundos, e o próprio Google almeja fazer com que o tempo para o carregamento seja de menos que meio segundo.

Existem alguns boots na área de pesquisa do Google que podem estipular a velocidade com a qual um website é carregado com base no seu código de HTML.

Para que a estratégia feita no SEO técnico funcione, é importante que você tome algumas ações como: minimizar alguns arquivos; combinar outros; utilizar arquivos que sejam JavaScript; e o CSS em transmissão de dados assíncrona. Também é importante considerar qual é o seu nome de domínio e para isso, é indicado obter um DNS.

8. Engajamento dos usuários

O Google possui diversas ferramentas que ajudam a ranquear um site. Entretanto, uma dessas ferramentas, chamada de “RankBrain”, pode também afundar a sua página, pois ele analisa alguns fatores que tornam o seu conteúdo algo relevante ou não, como a quantidade de cliques, a permanência no seu site, dentre outras coisas.

Caso várias pessoas cliquem no seu site e saiam, isso pode ser algo ruim para o seu ranqueamento. Para que isso não aconteça, seu conteúdo deve ser relevante e envolvente, de maneira a cativar o seu público e não somente vender produtos.

9. Schema Markup

O Schema Markup dentro do SEO técnico é uma espécie de microdado do “back-end”, o qual informa ao buscador (no caso, ao Google) qual é o assunto que o site trata. Ao informar qual é o tipo de conteúdo, isso ajuda a página a ter um melhor ranqueamento.

O schema markup também é chamado de “dados estruturados” e a parte mais importante é que eles sejam relevantes e bem específicos.

Então, vamos supor que você tenha um site de culinária japonesa. A sua linguagem para marcação dos dados estruturados (o schema markup) podem ser “@tipo:culinária” e na seção “nome”: “o melhor da culinária japonesa”.

10. Autoridade

Dentro do SEO técnico, entendemos que “autoridade” se refere ao quanto um site é acessado e confiável, e para construir autoridade de um site, ele precisa ter boas avaliações.

A “autoridade” dentro de um site fala sobre o quanto ele será bem ranqueado nos resultados de busca do próprio Google.

É muito importante lembrar que, para que um site obtenha autoridade, ele precisa ser falado e comentado na internet, e isto pode ser feito através dos backlinks, conforme dissemos anteriormente.

Contudo, para que um site tenha esse tipo de destaque, demora algum tempo então não fique ansioso caso isso não aconteça de maneira tão rápida.

11. Compatibilidade Mobile

Hoje em dia, quase todo o tráfego online acontece por meio de dispositivos mobile como celulares. Por isso, é essencial que o seu website tenha esse tipo de compatibilidade, pois o próprio Google já declarou ser essencial para que um site seja bem ranqueado.

Dentro do SEO técnico, será definido como será o design do mobile e uma ferramenta do Google utilizada para fazer essa compatibilidade é a Google mobile-friendly.

Ao elaborar a sua versão mobile preste bastante atenção aos detalhes, tente fazer o site parecer o mais simples possível, com atenção ao tamanho de cada botão, a fim de que a navegação de cada usuário seja simplificada.

12. Diretórios de empresas confiáveis

Quando falamos sobre o diretório de empresas confiáveis no SEO técnico, queremos falar que, ao elaborar um site com conteúdo de qualidade, você precisa ter listas de empresas que sejam confiáveis, a fim de obter um bom ranqueamento.

Algo que você pode fazer é criar uma página na ferramenta “Google meu negócio”, de modo a mostrar aos seus usuários que seu negócio é legítimo e que possui localização não só online, mas também fisicamente, pois isto ajuda a fortalecer a credibilidade.

13. Redes sociais

Hoje em dia, é impossível que uma empresa ou negócio se sustente sem ter que utilizar as redes sociais. Por isso, é importante que a sua empresa tenha bons conteúdos nas redes sociais também, a fim de conseguir ter um bom alcance.

No SEO técnico, este fator também é analisado, visto que mais de 3,6 bilhões de pessoas estão nas redes sociais, elas podem servir como uma excelente maneira de captar público.

14. Google Snippets Shortcut

Uma forma simples de melhorar o ranqueamento do seu website é utilizar o Google Snippets Shortcut, que é uma ferramenta que aparece no topo dos resultados.

Quando alguém digita uma pergunta, o Google mostra imediatamente as respostas ou sugestões. É quando alguém digita algo no Google e aparece abaixo as questões que as pessoas também perguntam relacionadas ao tema. Você pode conseguir obter bons acessos através de perguntas e respostas presentes no seu site.

15. Interface amigável – UX

Tudo o que dissemos acima é importante para criar um bom SEO técnico. Entretanto, você precisa levar em consideração que, mesmo que o bot do Google funcione a seu favor, a pessoa final é o usuário.

Portanto, ao elaborar a sua estratégia de SEO técnico, leve em conta sempre os desejos e anseios do seu público, de modo a obter bons resultados. Pense no design no site, no tempo de carregamento, e em sempre oferecer uma interface que seja amigável, solícita e que realmente ajude o usuário.

Maiores erros cometidos no SEO técnico

Um dos maiores erros cometidos no SEO técnico é não compreender que certas coisas podem demorar a acontecer, como obter um bom ranqueamento e alcançar a SERP do Google .

Outro erro é achar que, por utilizar todas as técnicas certas, o negócio andará e obterá lucro. O lucro ou a adesão do usuário ao seu conteúdo é a parte final, mas antes disso existe toda uma estratégia. Por isso, entenda que tudo é baseado na construção de um relacionamento com seus usuários e futuros clientes.

Para isso, você precisará saber cada vez mais sobre SEO técnico e outras ferramentas para o crescimento de marcas , negócios digitais e páginas na internet.

Por isso, é importante você conferir outros artigos para ampliar o seu conhecimento de SEO. Assim, eu recomendo que você acesse os seguintes post’s:

Como colocar meu site no topo do Google sem pagar por campanhas?

Sites que aceitam Guest Post: + de 4 mil sites e blogs esperando você!

Guia Definitivo para Iniciantes: O que é Guest Blogging?

Como conseguir backlinks de qualidade?

Até mais 🙂

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