5 Sites para Otimizar Imagem para WEB

Otimizar imagem para web é de suma importância para quem administra um ou mais sites. Basicamente, é necessário pensar em dois fatores, onde o primeiro é o parâmetro de ranqueamento do Google, e o segundo se refere ao próprio visitante ou usuário do site. De um lado é necessário entrar nos padrões do digital, ao passo que do outro é preciso cair nas graças do público, por se dizer.

Todo site na web carece de fotos, cujos formatos devem ser diversos para que o usuário não canse, mas também para que a informação disseminada nas páginas ganhe formatos diversificados. Além disso, otimizar imagens para web é o mesmo que otimizar a página a si. Logo, é mais fator que conta para um ranking positivo de acordo com as diretrizes do Google.

Há uma série de benefícios que podem ser listados, os quais justificam a prática de otimizar imagens para web, que vão muito além da própria qualidade da imagem em si. Mas, antes mesmo de mencionar esses detalhes, também é preciso relembrar que o ajuste de imagens não é feito de qualquer forma.

Não apenas mexer na imagem em si, pois sempre há o risco de o resultado dessa manobra gerar uma imagem distorcida, que é desagradável para o usuário do site. Ao invés de melhorar a experiência de quem visitou sua página, pode ser que o efeito seja o contrário e que esse usuário nunca mais volte.

Uma pessoa que entra em um site à procura de informação, entretenimento, produtos ou serviços, sabe que existem vários que representam o mesmo nicho, ainda que inconscientemente. Por isso, se a experiência em seu site for menos que razoável, pode ter certeza que ela irá até o próximo e, muito provavelmente, nunca mais se lembrará de sua página.

Para não correr riscos, é necessário otimizar o site inteiro, e esse processo começa com otimizar imagens para web. Não custa lembrar que a imagem é o principal estímulo de quem navega pela internet. Obviamente as palavras têm o seu peso de importância, mas uma imagem de qualidade excelente, leve e posicionada no lugar certo pode fazer maravilhas à sua página e contar como um fator de aumento de tráfego.

Confira em detalhes as razões por trás de otimizar imagens para web e os benefícios da otimização. Saiba também como otimizar imagens no SEO e o que significa WebP. Por fim, confira dicas práticas sobre os sites gratuitos que você pode usar para fazer a otimização de um forma descomplicada e ganhar aquele aumento de tráfego tão sonhado!

Entenda o por que você deve otimizar imagem para web

Otimizar imagem para web vai muito além de ter uma imagem mais nítida em seu site. É uma questão de proporcionar a experiência de navegação perfeita para os seus visitantes e usuários. É lógico que essa é a prioridade, mas é justamente desse critério que o Google extrai as suas diretrizes de ranqueamento.

Ranquear no Google é importante porque as pesquisas demonstram que a grande maioria das pessoas que usam o buscador nunca passam da primeira página de resultados após usarem a ferramenta. E como colocar o seu site na primeira página? Isso mesmo, através da otimização.

Entenda o por que você deve otimizar imagem para web
Fonte/Reprodução: original

Conteúdo de qualidade, navegação facilitada e veloz, adaptação para dispositivos, dentre outros, são fatores para a otimização. Em meio aos textos, seja de blogs, sites institucionais ou sites de vendas de produtos, ou serviços, entram as imagens. São as fotos que chamam a atenção do usuário em primeiro lugar.

Quanto maior a resolução da imagem, melhor. O problema é que colocar uma imagem de boa resolução pode tornar a sua página pesada demais. O que acontece quando a página pesa? A navegação fica lenta. Atualmente, a velocidade da internet permite que a navegação seja veloz e muito conveniente, e quando a lentidão dos tempos antigos volta, é natural que o usuário perca a paciência, saia da página e recorra a outro site.

Vemos então que otimizar imagens para a web implica em:

  • Ter imagens de qualidade
  • Otimizar o site
  • Melhorar a navegação do site
  • Trazer boa experiência ao usuário
  • Subir no ranking do Google

A reunião desses fatores, que é a receita ideal para levar o tráfego do site às alturas, justifica porque é tão valioso o cuidado ao otimizar imagens para web.

Benefícios de uma otimização de imagem

Além dos motivos por trás da otimização de imagens para a internet, é possível mencionar a série de vantagens que o webmaster obtém quando põe isso em prática.

O primeiro benefício está relacionado ao SEO. Quando nos deparamos com esse termo, o normal é pensarmos direto no texto otimizado para ranquear bem nos buscadores. De fato, 90% de SEO é escrever adequadamente e de acordo com as normas-padrão de texto e otimização, as quais, diga-se de passagem, passam por mudanças periódicas. Porém, o tratamento da imagem também deve ser incluído nas técnicas de SEO.

Mais adiante, você verá como o casamento perfeito entre otimizar imagens para web e uso correto do SEO podem beneficiar a sua página.

O segundo benefício é a rapidez na criação de backups. Por óbvio, imagens otimizadas são mais leves, logo mais fáceis de fazer tanto upload quanto download. O terceiro benefício é que uma imagem menor, sem perder a qualidade inicial, necessita de menos largura de banda para ser carregada. Isso favorece as redes e os navegadores. Por fim, o quarto benefício é que imagens menores requerem menos espaço em seu servidor.

Como otimizar imagens no SEO?

O objetivo do SEO é, assim como o de otimizar imagens para web, de fazer o seu site ser muito bem reconhecido, tanto pelos usuários quanto pelas ferramentas de busca, com proeminência da maior de todas, o Google. Então, já fica claro que SEO inclui em seu leque de técnicas a utilização adequada das imagens.

A importância das imagens, atualmente, é tamanha que o Google Imagens se tornou a segunda aplicação mais usada dessa ferramenta de busca. Só fica atrás do comando por digitação. Confira agora as melhores dicas para otimizar imagens para web.

Alt text

Já reparou que sempre há uma breve descrição, em uma frase, logo abaixo de uma imagem em destaque ao longo de um texto? Aquele pequeno texto é uma técnica de SEO chamada Alt Text, que existe basicamente para sinalizar ao buscador sobre aquela imagem. É necessário fazer isso porque o algoritmo dos mecanismos de busca não lê imagens.

Além disso, para que o Alt Text seja realmente eficaz, é preciso incluir a palavra-chave foco (mais uma técnica de SEO muito usada) na frase de descrição da imagem.

Nome do arquivo

Antes de carregar a imagem na publicação, tenha certeza que nomeou o arquivo corretamente. Isso realmente significa traduzir o conteúdo da imagem o máximo que você puder. Assim, você “facilita” para o algoritmo.

Se deixar o título do arquivo como “01 jpeg”, por exemplo, isso não fará sentido e sua imagem “passará em branco”. É basicamente uma oportunidade perdida de otimizar seu site para o buscador de imagens.

URL

A URL de suas imagens deve ser o mais simplificada possível, para que não haja confusões diante do algoritmo. Use um título claro, que determine de forma inequívoca a mensagem passada pela imagem. Livre-se dos números ou qualquer complemento que possa tornar a leitura complicada.

Contextualização

Basicamente, é o ato de posicionar a imagem perto do texto referente a mesma. Se a sua imagem fica muito distante do texto que combina com ela, isso é mais um elemento de confusão para o algoritmo. Também é um indicativo de leitura confusa para o usuário, que entra em sites ou blogs na expectativa de uma leitura dinâmica.

Posição da imagem

É preciso ter inteligência e uma boa dose de empatia para empregar essa técnica. Em geral, a dica maior é posicionar a imagem mais importante, aquela que dá o tom da publicação inteira e que mais chama atenção, logo no topo da página. Isso pode influenciar ou até determinar, na decisão do usuário de continuar a leitura ou de até mesmo continuar a navegação em seu site.

Textos nas imagens

A regra geral é: evite. Há dois motivos que demonstram porque imagens com textos são prejudiciais, e o primeiro é o próprio algoritmo, que não é capaz de ler textos que não são editáveis.

Em segundo lugar, isso também causa uma experiência desagradável ao usuário. O bacana da imagem é justamente trazer um descanso na leitura, bem como enriquecê-la por meio do auxílio visual.

No caso de gráficos, que são de fato necessários, o correto é lançar mão da imagem, como sempre, e em seguida acrescentar um texto que obedeça à estrutura e simultaneamente explique o conteúdo da imagem. Dá, inclusive, para acrescentar informações e curiosidades, o que enriquece ainda mais a publicação.

Dimensão e tamanho

A fim de otimizar imagens para web com SEO, verifique o tamanho e dimensão do arquivo. Quanto menor, melhor, desde que não fuja da estrutura de sua publicação. Imagens grandes demais sempre tornam as páginas mais lentas. Aposte no padrão 16:9 ou 4:3 em formatos retangulares.

Formato

Não há muito segredo aqui. Busque fazer upload de imagens nos formatos mais conhecidos, como JPG, PNG e GIF. Além de serem aceitas para o Google, facilitam a vida dos usuários.

Você já ouviu falar em WEBP?

Existe outro formato capaz de fazer a sua página sair na frente, criado pelo próprio Google. Na hora de otimizar imagens para web, conte com o formato WebP. Esse formato é basicamente uma evolução das imagens, capaz de reduzir o tamanho do arquivo, sem que para isso a qualidade seja perdida

Você já ouviu falar em WEBP
Fonte/Reprodução: original

O único problema disso é que alguns navegadores ainda não suportam esse formato de imagens. Ademais, os principais bancos de imagem da web contam com os três formatos mais conhecidos, que são o JPG, o PNG e o GIF, mas nem todos possuem uma quantidade tão expressiva de imagens em WebP ainda.

5 sites gratuitos para otimizar suas imagens

Agora que você já viu o quão importante é otimizar imagens para web, conheça agora os melhores sites gratuitos que tornam esse processo muito mais fácil para que você aplique em seu site imediatamente!

TinyPNG

Mesmo ao levar esse nome, é possível otimizar imagens para web de outros formatos nesse site. O mais interessante dele é o trabalho com imagens de fundo transparente. Além disso, o site permite fazer upload de até 20 imagens ao mesmo tempo, o que torna o processo ainda mais veloz. Acesse o site.

JPEGMini

Esse site conta com um diferencial, que é a comparação da imagem compactada para a não compactada antes mesmo de fazer o download. Isso permite uma simulação da qualidade previamente ao resultado final. Acesse o site.

iLoveIMG

Além de ser capaz de compactar as imagens, este site permite que você realize pequenas edições antes de baixar. Acesse o site.

Compressnow

Mais um site diferenciado, que permite ao usuário ajustar a taxa de compactação da imagem. Assim como o JPEGMini, este site também possibilita a visualização da foto antes de realizar o download. Acesse o site.

WP Smush

Este site é ideal para quem trabalha com Word Press. Uma utilidade muito vantajosa é poder compactar todos os arquivos em seu diretório, de forma simples e praticamente instantânea. Dessa forma, todas as imagens em sua página ficam otimizadas. Acesse o site do plugin.

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas