Sitemap para SEO: Maximize sua Visibilidade online

Seu site necessita de um Sitemap para SEO, eles são uma excelente ferramenta para que as páginas de seu domínio sejam facilmente identificadas e indexadas pelo Google e outros buscadores. O Sitemap é um arquivo em texto que resume o seu site, de maneira que todas suas páginas são listadas e resumidas de modo organizado. 

Este documento facilita bastante que os buscadores consigam identificar o seu site e páginas, e desta forma passe a recomendá-las em seus resultados. Ou seja, o Sitemap para SEO é muito relevante. 

E usar esse recurso é interessante, pois existem várias versões deste arquivo e interfaces distintas, cada uma com um foco em determinados sites, domínios e páginas. O recurso é completo e pode ser utilizado com diversas orientações diferentes. 

O que é o Sitemap?

Sitemap é um arquivo em forma de texto que funciona como um mapa do site – site + map, “mapa”. Seu objetivo é facilitar que buscadores como o Google consigam identificar a sua página e indexa-la corretamente, com todas suas características, assuntos, principais keywords e outros pontos fundamentais para o processo. 

O que é o Sitemap
Fonte/Reprodução: original

Os rastreadores dos mecanismos de busca usam algoritmos muito bem desenvolvidos para localizar a página, ler seu conteúdo e catalogar em seu imenso banco de dados. Depois disso, sempre que um usuário realizar uma pesquisa com assuntos relacionados ao conteúdo do site, a página é colocada na SERP.

Mesmo que esses rastreadores consigam fazer este trabalho sozinho, o Sitemap para SEO entra em ação ao organizar os diversos links e estruturar outras informações. Frequência de atualização, o idioma da página e até mesmo uma possível hierarquização são todos presentes no Sitemap que é lido e permite que o site seja indexado. 

Por que o Sitemap é importante para o SEO?

‌Para o SEO, o Sitemap é indispensável, pois o fundamento de qualquer resultado nos mecanismos de busca é a indexação. Quando esta indexação funciona bem, o SEO passa a ter os requisitos mínimos para funcionar e passar a corresponder nas buscas o seu site, páginas e conteúdo no geral. 

Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de buscas, são práticas que visam colocar o seu site na primeira página de resultados, quando usuários realizarem pesquisas relacionadas ao seu conteúdo. O Sitemap para SEO é a chave para conseguir estes resultados, ou pelo menos é ele que pavimenta o caminho. 

Especialmente para páginas secundárias dentro do seu site, o Sitemap se torna essencial ao SEO, pois ele informa a esses rastreadores onde está todo esse conteúdo que ocasionalmente será pesquisado pelos usuários. Desta forma, essas páginas consideradas secundárias passam a ser ranqueadas e mostradas na SERP. 

Para que serve um sitemap?

Mesmo que os rastreadores e algoritmos do Google e buscadores em geral consigam localizar e indexar seu site, o trabalho do Sitemap serve para tornar a relação entre o conteúdo do site e seu resultado mais inteligente. Não só isso, o Sitemap permite que o próprio usuário tenha uma experiência melhor. Ele serve para: 

  • Tornar os resultados das pesquisas relacionadas às suas páginas mais exata;
  • Compilam todo o conteúdo oferecido pelo site;
  • Trazem páginas isoladas e as colocam em evidência aos rastreadores;
  • Permitem que ranqueamentos específicos gerem resultados para sua página;
  • Informam aos buscadores sobre possíveis arquivos de mídia relevantes. 

Um Sitemap para SEO é capaz de informar todos esses aspectos para que seu site seja notado pelos buscadores, mais do que isso, para que elementos que pareçam dispersos sobre seu domínio também sejam incluídos nas respostas. Vale a pena optar pelo Sitemap e assim poder investir em um SEO melhor. 

Mas é importante deixar claro que o Sitemap é apenas um facilitador, ele não garante que os buscadores irão realizar o trabalho com 100% de eficiência em todas as páginas. Em certos casos pode levar tempo para que uma página incluída no Sitemap passe a ser ranqueada, ou que ela nunca tenha exatamente a correspondência exata. 

Que sites necessitam de Sitemap?

Embora de maneira geral todo site possa se beneficiar do Sitemap, ainda assim certos domínios se favorecem com mais facilidade desta ferramenta como sites recém criados ou com muito conteúdo. Podemos citar vários que podem ser beneficiados, mas os principais são especialmente essas páginas: 

  • Sites novos: Sites que acabaram de ser criados têm dificuldade para ranquear em resultados, isso porque os algoritmos do Google ainda não finalizaram seu trabalho. Para facilitar, o Sitemap pode ser criado para agilizar esse processo de indexação;
  • Sites que alteram seu conteúdo de modo periódico: Para sites que costumam mudar bastante seu conteúdo, como um site que atua por meio de diferentes temporadas, o ideal é ter um bom Sitemap. E conforme o site se modifica, também é necessário alterar todo o arquivo do Sitemap para ranquear conforme as alterações; 
  • Sites grandes: Domínios que tem bastante conteúdo, diversos backlinks e páginas internas deve receber um Sitemap de qualidade e que faça jus à sua oferta de conteúdo. Muitas vezes esses domínios têm páginas ignoradas pelos algoritmos por conta do seu vasto número de conteúdo, o Sitemap auxilia essas páginas a ranquear;
  • Para demandas urgentes: Se seu site tem demandas urgentes, então é interessante optar por colocá-las e dar uma atenção a elas no próprio Sitemap. Desta forma sua demanda urgente é rapidamente colocada para ser distribuída na SERP dos buscadores. 

Essas são algumas das situações onde faz muito mais sentido optar por um Sitemap para SEO. Mas atenção, todo site pode receber um Sitemap, e a ferramenta oferece ganhos para qualquer domínio, independente de sua natureza ou situação. Então se você deseja ter um reforço para seu SEO, vale a pena investir na ferramenta. 

Tipos de Sitemap para SEO

Existem pelo menos dois tipos de Sitemap para seu site, o XML e o HTML. O primeiro é mais focado para o SEO e oferece respostas para que os buscadores encontrem a sua página e outros conteúdos para poder passar a colocá-los na SERP. 

Já o segundo, HTML, prioriza a experiência do usuário e o design do site, permite uma navegabilidade mais agradável, suave e auxilia os leitores do site a se localizarem entre o conteúdo. Ambos são interessantes e devem ser colocados em prática, vamos entender melhor sobre cada um. 

XML Sitemap

‌Sitemap XML tem um foco um pouco maior no modo como os mecanismos de busca irão ler e entender o seu site. A organização de diferentes páginas e segmentos dentro do seu domínio é organizada e esta estrutura hierárquica é apresentada para todos os buscadores, de modo que é mais fácil trabalhar com esta categoria. Entre suas variações e subcategorias podemos citar: 

  • Image XML: Para sites que apresentam conteúdo com imagens relevantes; 
  • Video XML: Para sites que contém vídeos relevantes; 
  • Mobile XML: Para criar versões de páginas para celulares, smartphones e dispositivos móveis;
  • XML de idioma: Para sites que tem vários idiomas alternativos.

Este Sitemap também se destaca por oferecer de maneira clara aos buscadores outras informações sobre o site, como quando foi alterado pela última vez e outros dados de registros. Outra diferença é que a categoria XML também pode receber tags de prioridade e de frequência em que a página é alterada. 

HTML Sitemap

O Sitemap HTML é focado em atender o usuário e promover um design limpo, uma navegabilidade tranquila e intuitiva. Este sitemap é responsável por indicar onde há os itens mais importantes da página, como a localização de um carrinho de compras em e-commerces, ou onde estão os principais contatos do site. 

Embora não seja o foco atender o SEO, este Sitemap pode ser benéfico e oferecer melhores resultados para seu site em mecanismos de buscas. Um dos elementos mais observados por buscadores é a navegabilidade, o tempo de resposta, tempo de carregamento e UX, tudo isso pode ser melhorado pelo Sitemap HTML.

Entre outros elementos que também podem contribuir para um bom SEO são os backlinks conquistados através de guest posts, se você quer este reforço, então procure a plataforma Guest Posts. Lá você tem acesso a vários criadores de conteúdo e recebe excelentes oportunidades de trocar links com segurança e eficiência. Acesse e experimente esta ferramenta excelente para melhorar o SEO do seu site!

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Que tipos de páginas devem estar no Sitemap?

Em um Sitemap para SEO, cujo principal objetivo é atingir bons resultados nos mecanismos de buscas, certas páginas se beneficiam de modo especial de serem colocadas no arquivo, como blogs e mídias. Essas inclusive fazem parte de estratégias tradicionais de indexação e correspondência na SERP. 

Blog

Como comentamos, um dos objetivos de um Sitemap é oferecer uma rápida indexação e resultados nas pesquisas. Um novo blog é um dos principais alvos desse tipo de estratégia e pode facilmente passar a integrar os resultados dos buscadores após serem indexados. Para agilizar o processo, é fundamental integrá-lo ao Sitemap. 

Uma estratégia básica é produzir artigos e conteúdo e já lançar o seu blog com algumas matérias interessantes. Integre elas em seu Sitemap para SEO XML e este processo fará com que seja mais rápido o processo que leva esses artigos para a SERP. É uma forma de agilizar a produção de conteúdo e SEO do seu site. 

Mídias

No geral, um Sitemap que foque em imagens ou mídias em geral não é eficiente, pois geralmente essas imagens servem apenas de suporte para um conteúdo textual na maior parte dos sites. Porém, há situações onde o foco do site é a produção dessas mídias, como o portfólio de um fotógrafo. 

Neste caso é essencial indicar no Sitemap que essas mídias existem e onde são localizadas. Elas, por sua vez, irão ser indexadas e corresponder aos resultados do Google quando pesquisar relacionadas forem feitas. 

Benefícios extras do Sitemap

Além de servir para auxiliar os algoritmos a indexar seu site e melhorar o SEO, o Sitemap oferece outros benefícios e vantagens, como uma melhor organização e hierarquia para suas páginas. Estes benefícios mostram como o Sitemap é importante, mesmo que seu foco não seja o SEO da página, eles são: 

  • Torna visíveis páginas mais periféricas; 
  • É um processo gratuito;
  • Oferece métricas para o site;
  • Monitora várias páginas;
  • Torna o design da página melhor. 

Investir em Sitemap é uma estratégia inteligente e muito bem-vinda, seja para sites novos – que precisam de indexação -, ou para sites mais antigos. Sempre que houver também qualquer conteúdo que seu site deseja ranquear, a utilização do Sitemap é muito vantajosa. 

Como o Guest post pode te auxiliar?

E no processo de SEO o Guest Posts é o recurso que seu site precisa para aumentar sua visibilidade no Google, por meio de backlinks, parcerias e criação de guest posts. Guest posts são artigos escritos como convidados em sites parceiros, que trocam links para suas respectivas páginas. 

Como o Guest post pode te auxiliar
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Desta forma é possível trocar público de maneira orgânica com esses parceiros, o que já é um grande benefício, mas, além disso, esses backlinks são analisados pelos mesmos algoritmos do Google e seu site aumenta tem seu ranqueamento aumentado. Guest posts podem melhorar o SEO da sua página! 

E neste processo não há plataforma mais indicada que a Guest Posts, 100% dedicada à troca de backlinks e que funciona de maneira gratuita, segura, confiável e prática. Se você deseja melhorar seu SEO, use o Sitemap para indexar seu site e conte com a plataforma Guest Post, uma combinação que pode te colocar no topo do Google.

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