Técnica arranha-céu ou Skyscraper: entenda como criar conteúdos competitivos

A técnica Skyscraper é mais uma forma de atrair mais leads para sua empresa. O seu objetivo é melhorar conteúdos já existentes para que se destaquem e ganhem maior quantidade de links.

Continue a leitura para entender melhor como a técnica Skyscraper funciona e como ela deve ser feita!

Técnica arranha-céu ou Skyscraper: o que é

A técnica Skyscraper, conhecida também como arranha-céu, é uma técnica que visa atrair mais clientes para a empresa, ao usar a concorrência como base. Ela foi criada por Brian Dean, da Backlinko, com o objetivo de conseguir mais backlinks através de conteúdos de alto desempenho.

Quais os princípios básicos da técnica Skyscraper?

A técnica Skyscraper baseia-se em três princípios:

  1. Encontrar um conteúdo popular e com links para outros sites;
  2. Criar um conteúdo muito melhor, mas com o mesmo assunto e publicá-lo em seu próprio site;
  3. Promover o conteúdo para as pessoas certas.

Com esses três princípios, confira abaixo como a técnica Skyscraper funciona.

Como funciona a técnica Skyscraper?

Na técnica Skyscraper, o primeiro passo é pesquisar qual conteúdo têm gerado backlinks para um site popular. Você fará então uma análise dele e produzirá um conteúdo muito melhor, mas com a mesma temática. O objetivo é tratar o mesmo assunto de uma forma mais completa, que agregue mais valor para a sua audiência.

Como funciona a técnica Skyscraper
Fonte/Reprodução: original

É importante lembrar que jamais deve ser feita uma cópia, mas sim um conteúdo original que chame atenção, da mesma forma que um arranha-céu chama atenção no horizonte. Para que a técnica funcione, associe-a a estratégias de SEO para que o seu conteúdo seja ranqueado mais rapidamente.

O que objetiva a técnica Skyscraper

A técnica Skyscraper vem da ideia de que nem tudo precisa ser inédito. Aproveitar um insight que já deu certo e melhorá-lo, é uma das formas mais poderosas de obter vantagem sobre a concorrência.

Dessa forma, o objetivo da técnica é criar o melhor conteúdo da web sobre determinado tema, o que o nomeia como arranha-céu.

O que analisar para usar a técnica Skyscraper?

Para usar a técnica Skyscraper, alguns pontos merecem ser analisados. Os listamos abaixo:

  • Lembre que um conteúdo melhor nem sempre é um conteúdo mais longo;
  • Nem todos conseguem publicar um conteúdo e gerar tráfego naturalmente;
  • Há muitas formas de melhorar um conteúdo;
  • A divulgação é uma das etapas que merecem mais atenção, afinal, seu conteúdo não ganhará links se ninguém souber que ele existe.

Analisar esses quatro fatores é essencial para obter sucesso com o seu conteúdo.

Quais vantagens da técnica Skyscraper para Link Building?

A técnica Skyscraper ajuda a escalonar a aquisição do número de links. Ela funciona bem, pois reúne os três fatores de ranqueamento do Google: conteúdo, links e intenção do usuário.

A divulgação do conteúdo garante um maior número de backlinks, o que faz com que ele fique entre os primeiros nos mecanismos de busca.

Técnica Skyscraper na construção de backlinks

Agora que você entendeu o que é a técnica Skyscraper, está na hora de aprender a lançar o seu conteúdo e usufruir das vantagens que ele trará para o seu site.

Conteúdos com muitos links

Esse conceito refere-se a criação de um conteúdo tão bom que as pessoas tenham vontade de criar um link para ele.

Para encontrar um conteúdo de referência no seu nicho que possua um alto desempenho, você pode usar ferramentas de backlinks. Nelas, basta inserir o link do site que você deseja analisar os backlinks, e procurar por conteúdos informativos, os quais você pode melhorar.

Outra forma de encontrar conteúdos, é pesquisar no próprio Google. Busque pelas palavras-chave do conteúdo que você deseja, e analise os primeiros resultados.

Criação de conteúdos melhores

Após encontrar um conteúdo de referência, está na hora de melhorá-lo para publicar em seu site, e para fazer isso, siga as dicas abaixo.

Conteúdos longos

A qualidade do conteúdo nem sempre é proporcional ao seu tamanho. Mas em alguns casos, como em conteúdos no formato de listas, estendê-lo pode garantir melhores resultados.

Aprofundamento maior do assunto

Identifique detalhes que podem ser de interesse do leitor, mas que não foram tratados no artigo. Lembre-se que se aprofundar no assunto não significa apenas escrever mais palavras, mas sim criar um conteúdo mais avançado.

Atualização de conteúdos

Muitas vezes, para melhorar um conteúdo, basta atualizá-lo. As informações podem mudar rapidamente, e é importante manter o seu conteúdo sempre atualizado.

Design do conteúdo

É essencial que o seu conteúdo seja agradável visualmente, com uma página bem projetada. Afinal, um design ruim passa a impressão de baixa qualidade.

Promova seus conteúdos

Promover o seu conteúdo da forma correta, é um dos passos principais para obter um bom resultado com a técnica. Isso pode ser feito por e-mails de divulgação, para uma lista de parceiros e pessoas que possam se interessar em criar um link para o seu conteúdo. É importante justificar o motivo de o seu material ser valioso e merecer um link.

As redes sociais são aliadas preciosas na hora de promover conteúdos, pois auxiliam na captação de leads. O Google também captura o conteúdo de mídias sociais que podem afetar o ranking, como o número de compartilhamentos, curtidas e comentários recebidos nas publicações feitas no Facebook e Instagram, por exemplo.

Observe o SEO dos conteúdos

As técnicas de SEO auxiliam no ranqueamento nos mecanismos de busca, e são importantes para que o seu conteúdo tenha um bom desempenho. Por isso, sempre observe o SEO dos sites com os conteúdos que você usou como referência, e busque adaptar estratégias que deram certo para obter uma melhor posição nos mecanismos de busca mais rapidamente.

Desafios de Link Building utilizando a técnica Skyscraper

A técnica Skyscraper funciona muito bem, mas é preciso tomar cuidado com alguns pontos quando se trata de links obtidos de sites de notícias.

Desafios de Link Building utilizando a técnica Skyscraper
Fonte/Reprodução: original

Artigos de sites de notícias não são atualizados, então, é difícil conseguir um link para o seu conteúdo. Além disso, a rotatividade de jornalistas é muito grande, logo, quem escreveu o artigo pode não trabalhar mais no site. Dessa forma, é muito mais fácil focar em links de blogs e conteúdos evergreen.

Trabalhando a técnica Skyscraper promovendo conteúdos ou novas oportunidades

Você também pode inverter a técnica Skyscraper, com conteúdos que não tiverem um bom desempenho, mas que deveriam ter tido. Para encontrar esses conteúdos, verifique os sites que tiveram um baixo posicionamento no Google.

O que analisar em conteúdos bons que não teve tantos links?

Depois de encontrar os conteúdos, analise os seguintes aspectos:

  • Se o conteúdo não foi promovido adequadamente;
  • Se o conteúdo não é agradável visualmente;
  • Se o conteúdo é bom, mas não o suficiente.

Essa técnica Skyscraper Inversa é mais difícil, por isso, é importante ter certeza de que o tópico é do interesse da sua audiência, e se há outros criadores de conteúdo dispostos a criarem um link para o seu conteúdo.

A técnica Skyscraper é uma ótima forma de obter mais links para o seu site, o que garante bons resultados quando feita da forma correta. Conteúdos de qualidade associados a bons links trazem muito sucesso.

Saiba como encontrar parceiros para links externos!

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