O que é texto âncora e como fazer corretamente no seu planejamento SEO?

Muitos não sabem, mas um texto âncora apresenta um enorme poder na construção do SEO! Sabemos que os links dentro da estruturação do SEO são responsáveis por garantir maior autoridade ao seu site e por deixar ele em evidência nas pesquisas feitas pelos usuários devido ao seu conteúdo, considerado relevante pelo algoritmo.

Tudo isso gira em torno da estratégia de link building, onde o algoritmo considera que se o site apresenta diversas referências em outros endereços, principalmente quando estes têm grande autoridade em seu nicho de conteúdo, ele é relevante para aparecer no topo. Por conta disso, essa estratégia ganha espaço e destaque dentro do marketing de conteúdo.

Bom, dentro dessa análise feita pelo algoritmo, temos um ponto importante que também é avaliado no SEO: o texto âncora. É essencial compreender a sua definição, assim como aprender como utilizá-la corretamente para ganhar destaque e autoridade na internet.

O que é um texto âncora?

Considerado um dos elementos mais importantes no marketing de conteúdo e da arquitetura do SEO, o texto âncora pode ser definido como um texto destacado, que permite o direcionamento para outra página. Geralmente, ele se apresenta sublinhado e com cor azul em destaque – porém, a cor pode ser alterada.

O que é um texto âncora
Fonte/Reprodução: original

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E então, quando clicamos nele, somos direcionados para outra página onde aborda o assunto sugerido em seu marketing de conteúdo. O texto âncora ajuda muito a tornar a leitura mais dinâmica, ao ter em vista inserido de forma natural durante o conteúdo.

O objetivo do texto âncora é, basicamente, tanto narrar com detalhes e precisão qual será o conteúdo encontrado no link de direcionamento, como também elaborar um contexto para o que o usuário e o algoritmo encontrarão na página de destino.

Qual a importância do texto âncora para SEO?

Dentro da análise que o algoritmo do Google faz no SEO para garantir a autoridade dos sites, o texto âncora é um dos elementos principais avaliados para saber e identificar sobre o que se trata o endereço que recebeu o link de redirecionamento e deixá-la em destaque para aquele tema em específico.

Por isso, é necessário que o texto âncora tenha relação direta com o tema que está sendo abordado no endereço eletrônico do qual está inserido. Tanto o texto presente no marketing de conteúdo como o link devem ser complementares um do outro e ser útil ao usuário que deseja compreender bem sobre o assunto.

Quais os tipos de texto âncora?

Já que compreendemos a correta definição do texto âncora, assim como a sua importância, é hora de sabermos quais são os seus diferentes tipos. Por mais que pareça simples, é possível separarmos o texto âncora em nove categorias distintas.

Para evitar que o texto fique repetitivo e que seja utilizada a mesma keyword sempre no texto âncora da página, é interessante explorar suas mais diversas variações disponíveis através de seus sinônimos.

Dessa forma, você não só evita que algoritmo do mecanismo de busca interprete a palavra como um spam, como também garante uma base maior para ele compreender o seu endereço e dê mais autoridade para o mesmo. Os tipos de texto âncora são:

1. Correspondência exata

O texto âncora em correspondência exata significa que a palavra-chave utilizada é exatamente a desejada, ou seja, a principal para se ranquear. De forma que o algoritmo do mecanismo de busca é informado com precisão sobre o que se trata a página e o conteúdo exposto nela.

Devemos, entretanto, tomar cuidado com o uso da correspondência exata: caso o termo principal seja repetido inúmeras vezes, o algoritmo entra em alerta e afirma que a página se trata de uma fraude, ou seja, sugere uma tentativa de manipulação.

2. Correspondência pessoal

Como uma variação da exata, tempos a correspondência parcial, onde elaboramos um texto âncora mais natural e pessoal do que a exata. Incluímos, em conjunto com a keyword, termos que ajudam a deixar em evidência o tema proposto pela página.

3. Cauda longa

A cauda longa pode ser considerada um subtipo de correspondência parcial, porém, aqui o texto ancora se torna maior, justamente por conta do uso de mais termos. Logo, a página ganha mais autoridade e destaque em buscas mais específicas nos mecanismos associados.

4. Semântico

Fazer uso de sinônimos da palavra-chave é outra forma de contornar a situação onde o algoritmo considera a repetição como um spam. Além disso, o texto âncora ganha um maior valor semântico e garante maior precisão do mecanismo de busca a respeito do tema abordado.

5. Marca

Podemos também utilizar o nome da marca, do site ou da sua loja como texto âncora dentro do SEO. Utilizamos bastante essa referência externa de forma natural, assim, evitamos que o algoritmo considere-o como spam.

6. Marca e palavra-chave

Agora, utilizar o nome da sua marca em conjunto com a keyword disponível ao longo do texto publicado se torna bem mais relevante e ajuda a garantir maior autoridade do site dentro do buscador.

7. URL

Outra opção é utilizar a própria URL da página, na qual o usuário será redirecionado após o clique. Garanta que o endereço eletrônico seja amigável e não descumpra nenhuma regra dos buscadores, de forma que o algoritmo compreenda ele.

8. Genérico

O texto âncora genérico pode ser definido pelas clássicas expressões, tais como: ‘’veja mais’’, ‘’clique aqui’’, ‘’saiba mais’’, dentre outros sinônimos. Elas podem ser utilizadas em qualquer tema e em qualquer endereço de destino.

Entretanto, sempre evitamos seu uso ao máximo, pois não agrega valor semântico ao SEO.

9. Imagens

Imagens também são bastante utilizadas como referência a outras páginas, no lugar de textos ou links com url. As imagens são excelentes formas para redirecionar seus usuários a outros endereços eletrônicos.

Formas corretas de utilização do texto âncora para SEO

Para conseguir atingir o objetivo de construir um bom SEO e garantir maior autoridade ao seu site pelo Google, você deve seguir algumas dicas e se atentar a certos elementos para aumentar o valor do seu ranqueamento, e isso inclui a correta utilização do texto âncora.

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O algoritmo dos mecanismos de busca sempre irá analisar e compreender que o assunto abordado pela página é a que está referente no texto âncora. Por isso, precisamos elaborar um texto âncora que seja bem-vindo pelos algoritmos e, para isso, precisamos prestar atenção em alguns aspectos dele.

Textos concisos

Tente sempre selecionar uma parte específica do seu texto para incluir o link externo, de forma que seja atrativo para o usuário e se apresente de forma concisa. Evite utilizar textos âncora genéricos, pois o algoritmo não reconhece o assunto abordado e isso pode prejudicar seu ranqueamento.

Conteúdos para o usuário

Garanta que o seu texto âncora amplie o tema abordado na sua página e dê mais conteúdo para o usuário estudar ou saber mais sobre a sua temática. Sempre pense na experiência do leitor e bons resultados virão.

Atenção nos Guest Post

Precisamos prestar bastante atenção na hora de criar backlinks com guests posts! Por mais que essa seja uma excelente estratégia dentro do marketing de conteúdo, não indicamos usar uma correspondência 100% exata neste tipo de postagem, pois o algoritmo pode identificar como uma possível fraude ou como link artificial.

Monitoramento dos textos âncora

Realize sempre o monitoramento dos seus textos âncora, para saber quais estão em uso e controle para saber se algum utilizado prejudica ou não a sua página. Uma dica é realizar o monitoramento por meio de uma planilha no Excel, onde podemos colocar todas as que já estão em uso e evitar repetições.

Quantidade equilibrada de link

Procure sempre focar na qualidade dos seus links externos, e não na quantidade. Se o conteúdo for relevante o suficiente, sua autoridade aumentará e os resultados positivos virão.

Foque sempre em construir backlinks em sites com temáticas semelhantes e de qualidade similar ao seu.

Links para sites de baixa qualidade

Evite construir backlinks que direcionam o seu usuário para sites suspeitos ou de baixa qualidade. Além disso, procure sempre verificar se os seus links levam a estes sites ou não, afinal, o algoritmo dos mecanismos de busca analisam esse fator e isso pode influenciar negativamente a autoridade da sua página.

Páginas relevantes e diversidade de textos

Certos endereços, como a home ou uma página de produtos, são irrelevantes na análise do algoritmo. Por isso, o backlink deve sempre ser construído em páginas que de fato são consideradas relevantes, como postagens de outros sites ou blogs.

Google Penguin

O algoritmo do Google sofreu uma atualização chamada Penguin, onde ele analisa com maior proximidade o texto âncora disponível no SEO.

Se diversos sites apresentam o mesmo, ele já considera spam e julga o link como artificial. E o mesmo vale para o uso repetitivo de links internos. Ou seja, procure sempre usar diferentes frases e não apenas uma keyword a cada vez.

As atualizações do algoritmo Google

Com as atuais atualizações do algoritmo proposto pelo Google, o texto âncora se tornou um dos focos principais na hora de se realizar a análise do SEO. Caso haja diferentes endereços eletrônicos com o mesmo, o mecanismo já considera como um link artificial ou spam.

Além disso, caso haja repetição do texto âncora no conteúdo base através do uso de backlinks internos, também se detecta como spam. Por isso, busque sempre manter textos naturais e evite sites com baixa reputação ou qualidade.

Enfim, o texto âncora é um elemento extremamente importante dentro da elaboração de um SEO. Ele precisa ser construído com cuidado para garantir que seu site tenha uma boa autoridade e relevância dentro dos mecanismos de busca.

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