O Tráfego Orgânico é um conjunto de visitas, no qual foram conquistados de maneira espontânea, natural, ou seja, sem a necessidade de investimento monetário, por exemplo.
Podemos atribuir como característica do Tráfego Orgânico – conteúdos e técnicas realmente ricas – o que garantem o aumento de visitas engajadas para o seu site.
Destaca-se a produção de conteúdo em blogs que, ao ser realizada de maneira estratégica, torna-se uma das ações mais eficazes para gerar tráfego orgânico de uma forma altamente significativa.
Além de garantir uma excelente conversão em vendas!
Em consequência do volume de acessos orgânicos gerados pelo blog através do ranqueamento nas plataformas de buscas, pode-se alavancar as visitas no seu site através da construção de relacionamento com clientes e da autoridade no assunto sem recorrer a estratégias pagas de divulgação.
Confira a seguir como usar o blog para potencializar o alcance do seu site com sucesso e duplicar seu tráfego orgânico!
Qual a importância de um blog para empresas?
Além de maximizar a geração de tráfego orgânico para o seu site, o blog trás consigo inúmeros benefícios.
A noção de que um blog é exclusivo dos nichos da literatura, da educação, da informação ou até mesmo do entretenimento é ultrapassada.
Hoje em dia, a produção de artigos e publicações, ou seja, de todo conteúdo de valor que possa ser relacionado à sua oferta, é uma das formas mais eficazes para fazer o seu site ser encontrado pelo público.
Além disso, é uma maneira efetiva de construir uma clientela fiel!
Dessa forma o blog aumenta o tráfego orgânico em seu site, melhora no posicionamento na busca do Google, possibilita o engajamento de clientes com afinidade ao seu produto ou serviço, e muitos outros benefícios.
Uma das melhores ferramentas para análise de tráfego orgânico é o Google Analytics. Confira abaixo um exemplo de Monitoramento de Tráfego Orgânico:
Outra ferramenta do Google, excelente para conferir – de uma forma simplificada – o tráfego orgânico do seu site, dentre outros canais de tráfego, é o Google Insights. Confira abaixo:
Confira abaixo cada uma das vantagens de se criar um blog:
Aumento de tráfego orgânico em seu site
Há dois tipos de tráfego em sites: orgânico e pago. Os nomes são bem intuitivos e um opõe o outro. O tráfego pago se dá através de anúncios que só ficam no ar enquanto se paga o valor requisitado para a campanha.
Já o tráfego orgânico ocorre sem pagamentos, mas através do acesso do público a conteúdos com ótimo posicionamento nos motores de buscas, como Google e Bing, em consequência da sua boa qualidade e estrutura.
Assim, o público que acessa o bom conteúdo do blog pode ser uma fonte não patrocinada de público para o seu site.
Por isso, é de extrema importância entender o que é tráfego orgânico e, como gerar tráfego orgânico de maneira assertiva para o seu nicho de mercado.
Melhorar o posicionamento no Google
Colocar seu site no topo do Google, sem a necessidade de investir em Campanhas Pagas, pode ser uma realidade para o seu site. Mas com as estratégias corretas!
Você sabia que as páginas de produtos não recebem classificação pelo Google? Isso significa que a quantidade de vendas não influi no PageRank.
No entanto, não há motivo para desânimo. Isso porque o blog serve como uma ponte entre o seu site de vendas e a classificação do Google, não somente para o aumento do seu tráfego orgânico.
A ideia é simples. Um blog corporativo de qualidade, cujos artigos e publicações usam bem as técnicas de produção de conteúdo e SEO, é a certeza de um aumento no tráfego orgânico a médio e longo prazo.
Por consequência, ele será mais bem ranqueado nas ferramentas de busca.
Para entender esse conceito de forma definitiva é preciso entrar na mente do seu público. O que o seu cliente procura quando está atrás de um produto?
Se você possui um blog que oferecerá conteúdo capaz de responder as perguntas e aos anseios do seu público alvo, a chance de ele entrar nos call to actions para o seu site ou sua página de vendas aumenta.
Então, perceba que o investimento em conteúdo gera interesse, que por sua vez gera clientes em potencial, aumente de tráfego orgânico, os quais podem desembocar em eventuais conversões em vendas.
Construir Marketing de Conteúdo
Uma boa prática: o bom marketing de conteúdo precede aumento de tráfego orgânico e, o tráfego orgânico gera boas vendas.
Na internet, assim como nas lojas físicas, a ordem de compra sempre começa pela procura. O cliente se dirige à loja, quando já sabe o que quer, e sai de lá com seu produto.
Mas, no mundo digital, a sua loja precisa aparecer, já que a oferta é abundante e a concorrência é muito acirrada.
Então, como proceder? O marketing de conteúdo responde essa pergunta, pois é através dele que o seu cliente irá descobrir a sua oferta, de uma forma muito mais eficaz do que somente um anúncio ou um site de vendas.
O conteúdo estratégico é feito para dialogar com o público-alvo, ou seja, falar sobre todos os assuntos que envolvem as buscas do cliente.
Quanto mais você tem a oferecer, maior será o interesse daquele que procura. O marketing de conteúdo pode ser diluído em várias plataformas, como blogs, Youtube, redes sociais etc.
E quanto mais interessante e inovadoras, forem suas estratégias em marketing de conteúdo, maior será seu tráfego orgânico e, consequentemente, maior exibição do seu produto ou serviços!
? Explore na íntegra sobre “Marketing de Conteúdo o que é?”, entenda como funciona e como aplicar estratégias assertivas para o seu nicho de mercado.
Ter autoridade no assunto/nicho
Falar sobre um assunto, de maneira didática, contextualizando na íntegra com objetividade, demonstrando conhecimento sobre o tema, remete a ideia de autoridade sobre o assunto.
Ao investir em qualidade de informação, posts educativos, elucidar dúvidas, criar artigos recheados de curiosidades e até mesmo demonstrar os benefícios do uso de um dado produto ou serviço, você constrói autoridade em seu nicho!
Construir autoridade é o mesmo que tornar-se a fonte de consultas de um leitor e futuro consumidor!
O objetivo é fazer com que a pessoa lembre de sua marca quando for buscar pelo assunto que você domina. O seu blog torna-se uma referência, logo o seu produto torna-se algo confiável, passível de compra.
Gerar Leads
Empresas que usam marketing de conteúdo conseguem gerar cinco vezes mais leads do que aquelas que não usam.
Filtrar leads qualificados tem a ver com traçar um caminho da pergunta, anseio ou dor trazidos pelo cliente até você, isto é, até o seu produto ou serviço.
Divulgação através de conteúdo de valor fará com que um cliente indeciso dê mais um passo de confiança em direção à conversão, com o seu blog como guia.
A partir daí, é necessário investir em todas as ferramentas de venda que surgem e englobam esse modelo de propaganda: webinários, artigos, e-books, assinaturas de newsletter e formulários para saber mais sobre as próprias leads, de forma a identificar qual linguagem é a mais adequada a esse público específico.
Por apresentarem conteúdos direcionados a um nicho de mercado, o tráfego orgânico do blog possibilita maior engajamento de clientes que se interessem ou tenham afinidade por seu produto ou serviço.
É de extrema importância que ao criar conteúdos direcionados ao seu nicho, apresente informações realmente importantes e pertinentes!
Não adianta encher de “blá, blá, blá”, ou simplesmente dar um ctrl + c, ctrl + v.
É necessário apresentar conteúdo que realmente gerem leads para o seu negócio e, não somente aumento em seu tráfego orgânico.
Construir relacionamento com clientes
Manter um blog atualizado, com um cronograma constante de conteúdo novo e relevante, é uma forma indireta de venda.
Tudo se resume a construir uma relação estável e duradoura com sua clientela alvo do seu produto ou serviço.
O processo não é complicado, consistindo em publicar informações envolventes de forma constante e atreladas a ofertas de forma parcimoniosa e coerente.
Diferente de empurrar um produto em cima de um cliente indeciso e importuná-lo, você entrega antes gratuitamente algo relevante que vai sanar uma dor do seu público relacionado.
Assim, o cliente volta ao blog sempre que precisar saber de algo além no assunto que procura e estará mais suscetível a visitar o seu site e a clicar nas ofertas.
Com o tempo, o seu blog será a primeira página em que o público irá pensar, pois se estabeleceu a confiança ali. A última consequência disso é um consumidor fiel, tanto de seus posts quanto de seus produtos.
Aumento do reconhecimento da marca
O aumento do reconhecimento da marca, também chamado de brand awareness, busca gerar lembrança e familiaridade de sua marca no consumidor.
Intimamente relacionado ao conceito de fidelidade do cliente, o reconhecimento da marca pode ser intensificado a partir de publicações no blog, nas redes sociais e em posts de opinião, onde o público se identificará com o que você diz, já que tornar-se uma autoridade no assunto faz parte de todo esse plano de marketing de conteúdo.
Lista de contatos mais ampla
Quando seu blog conquista o leitor fiel, a tendência é que ele compartilhe o seu conteúdo com outras pessoas e outros sites começam a citá-lo como referência no seu nicho de atuação.
Dessa forma, o tráfego orgânico aumentará e o seu site será mais disseminado pelo mundo digital.
Além de isso ser mais uma forma de construir a já mencionada autoridade, você ganhará novos leitores e consumidores em potencial.
Portanto, na hora de criar um conteúdo, a prioridade é ter em mente o que as pessoas do seu público querem ler, o que precisam saber, sempre de uma forma objetiva e clara.
Popularidade em seu site
Como você já percebeu, criar conteúdo é um trabalho de médio e longo prazo, mas ao invés de tornar esse fato em um motivo para abatimento, é bom lembrar que essa tática de “tijolo em tijolo” leva a grandes resultados que vão durar.
A maior consequência de um blog comprometido em informar, entreter e engajar é a popularidade do site, que será medida de diversas formas, as quais você já conferiu aqui no artigo, e que vale a pena recapitular.
- Aumento do tráfego orgânico, o que significa economia na divulgação.
- Autoridade no assunto.
- Melhor ranqueamento no Google.
- Aumento de leads qualificados.
- Reconhecimento da marca.
- Amplitude de contatos/clientes.
A popularidade gera acesso, quanto maior o número de acessos maiores as chances de venda.
Novas oportunidades no mercado
Um dado importante, 57% das empresas passaram a adquirir clientes por meio de seus blogs corporativos. Sabe o que isso quer dizer?
Através de um blog, você poderá mover a agulha da bússola do seu público-alvo para o seu site de vendas.
Existem clientes que ainda estão indecisos e cheios de objeções, mas o marketing de conteúdo através do blog é o remédio contra essa hesitação.
Por meio de um blog, você educa o potencial consumidor sobre o quanto determinado produto ou serviço fará diferença em sua vida. A consequência esperada dessa ação é a compra.
Blog para empresas: Plataformas e Ferramentas que podem te auxiliar
Agora que você viu o quanto um blog pode mudar seus negócios, aqui está uma lista de ferramentas de SEO, para que os textos dos artigos não tenham erros e saiam otimizados.
- Rank Math: Para ajustar o SEO do seu site ou blog;
- Lighthouse: Desenvolvido por Google Developers, para analisar sua performance, acessibilidade, práticas de SEO,dentre outros;
- Majestic SEO: Para analisar o SEO e Backlinks do seu site ou blog;
- WooRank: Analisar o SEO do seu site/blog.
Cumprir essas exigências irá ranquear melhor a sua página no buscador do Google.
Confira abaixo como funciona o Monitoramento de SEO do Lighthouse – uma das ferramentas que utilizamos aqui em nosso blog:
Aplicar a técnica de guest post para obter resultados contundentes é um longo processo, cheio de etapas que devem ser realizadas com precisão. São pequenos fatores que fazem toda a diferença no SEO das páginas.
Conquiste mais tráfego orgânico com a Plataforma Guest Posts!
Com a Plataforma Guest Posts, o desafio de conseguir tráfego orgânico deixa de ser um obstáculo para as empresas que buscam expandir seu público e potencializar a rede de clientes! Isso porque, através desta plataforma, você pode cortar caminhos e obter parcerias com excelentes sites do seu nicho, que atendem a um público qualificado e ideal para sua empresa.
A Plataforma Guests Posts surgiu justamente da necessidade que as empresas têm de conquistar mais espaço online. Hoje em dia, a maioria dos consumidores faz uso da internet através de redes sociais, sites, blogs e motores de busca para se informar sobre o produto que desejam ou para fazer a compra direta.
Isso significa que, mesmo que sua empresa não seja de E-commerce, é necessário investir em marketing de conteúdo, com estratégias SEO, publicações de valor e trabalho ativo no site para obter bons resultados. Com a Plataforma Guest Posts, é possível aumentar o tráfego orgânico do seu site e construir a autoridade do mesmo, para obter melhor classificação no ranking do Google.
Há diversos motivos para se cadastrar na Plataforma Guest Posts, dentre eles ter o controle sobre a qualidade dos backlinks — essencial para fazer um Link Building realmente eficaz. Nessa plataforma você encontra tudo que precisa para alavancar o seu site e ganhar mais relevância e alcance.
Quais vantagens para SEOs, agências e especialistas em Marketing em se cadastrar na Plataforma Guest Posts?
Aplicar a técnica de guest post para obter resultados contundentes é um longo processo, cheio de etapas que devem ser realizadas com precisão. São pequenos fatores que fazem toda a diferença no SEO das páginas.
Com a Plataforma Guest Posts você pode tanto publicar quanto encontrar artigos de excelente qualidade, que são capazes de gerar bons links externos. Você também pode rentabilizar o seu site através da publicação de seus próprios artigos, além de ter acesso a diversas ferramentas e conteúdos de alto nível.
Outra ferramenta que a plataforma oferece é o monitoramento detalhado de todos os seus links e artigos individualmente. Por fim, você também pode contar com um grupo de afiliados e seus benefícios.
Tudo o que a Plataforma Guest Posts oferece para SEO, agências e especialistas em marketing gera o resultado mais almejado: o aumento do tráfego orgânico.
Como suas publicações na Plataforma Guest Posts impulsionam a parcerias de alta qualidade, excelentes métricas e tráfego orgânico?
Com o módulo Guest Post, você obtém parcerias de qualidade com bons sites, dentro do seu nicho. A plataforma reúne muitos sites e você pode selecionar aqueles com quem deseja trabalhar.
Assim, você pode visitar os sites do seu interesse e obter informações sobre seu desempenho, assim é possível escolher aquele que pode impulsionar o seu tráfego orgânico através do guest post.
Monitor de links
Após ter todo o trabalho de fazer um guest post, com um bom conteúdo, bom texto âncora, e bom backlink, você certamente espera que esse link permaneça no site parceiro, certo? Só assim é possível obter mais cliques de um público novo.
Mas, se por qualquer motivo o seu link não estiver mais no site parceiro, isso acarreta em perda de tempo e prejuízo para você. Para evitar isso, a Plataforma Guest Posts oferece um monitoramento de links, no qual é feita uma análise diária que lhe informa se o seu link ainda está no site parceiro.
Caso não esteja, a Plataforma Guest Posts disponibiliza o contato do dono do site, de forma que você pode resolver isso direto.
Monitor de sites
Para que um site tenha um bom volume de tráfego, especialmente orgânico, é necessário que esteja propriamente “navegável” o tempo inteiro. De nada adianta divulgar o seu site com backlinks e guest posts se, no caso de alguém que resolver visitá-lo, tiver uma experiência ruim. Isso acontece com sites que, por qualquer motivo, ficam fora do ar.
Ainda pior, quando você acabou de publicar um guest post incrível, que certamente irá atrair novos usuários, e o seu site simplesmente sai do ar nesse momento! Está aí um esforço enorme desperdiçado por um problema quase impossível de controlar.
Com a Plataforma Guest Posts, você descobre imediatamente se há algum problema e se o seu site está fora do ar. Assim, você pode resolver o problema imediatamente, até antes de ter o seu guest post publicado. Mas, caso já tenha publicado, o conhecimento dessa informação permite que você aja rápido e evite prejuízos maiores.
Com tudo o que se conhece sobre as estratégias de como fazer um site crescer, é lógico que esse objetivo requer disciplina e trabalho. Mas existe o esforço que não leva um site muito longe e o esforço que realmente é justificado por bons resultados.
Se você deseja planejar e seguir todos os passos de uma estratégia de marketing e SEO de sucesso para o crescimento de seu site, entre para o grupo de pessoas que já se beneficiaram com todas as ferramentas e a rede de contatos da Plataforma Guest Posts!
Conclusão
No meio digital, a concorrência é extrema porque a oferta é muito grande. É preciso descobrir novos caminhos e observar o comportamento do público consumidor.
O que se nota é que a maioria deles consome material de blogs, com artigos, informações e opiniões, antes de realizar uma compra.
Se você investir em toda essa experiência do cliente antes mesmo da venda, estabelecer relacionamento, edificar autoridade, disseminar seu conteúdo, o tráfego orgânico aumentará, e tenha certeza de que você traçou o caminho para o sucesso da sua empresa!
Espero que este conteúdo tenha sido enriquecedor para seu aprendizado e, caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo. Será um prazer receber seu feedback
Grande abraço e bons negócios!
Head Marketing Guest Posts – 1ª Plataforma de Guest Posts no Brasil – com foco em Marketing de Conteúdo, técnicas e estratégias baseadas em SEO para posicionamento de marca e parcerias entre empresas.