Tráfego Orgânico: Como um blog pode duplicar o tráfego do seu site?

O Tráfego Orgânico é um conjunto de visitas, no qual foram conquistados de maneira espontânea, natural, ou seja, sem a necessidade de investimento monetário, por exemplo.

Podemos atribuir como característica do Tráfego Orgânico – conteúdos e técnicas realmente ricas – o que garantem o aumento de visitas engajadas para o seu site.

Destaca-se a produção de conteúdo em blogs que, ao ser realizada de maneira estratégica, torna-se uma das ações mais eficazes para gerar tráfego orgânico de uma forma altamente significativa.

Além de garantir uma excelente conversão em vendas!

Em consequência do volume de acessos orgânicos gerados pelo blog através do ranqueamento nas plataformas de buscas, pode-se alavancar as visitas no seu site através da construção de relacionamento com clientes e da autoridade no assunto sem recorrer a estratégias pagas de divulgação.

Confira a seguir como usar o blog para potencializar o alcance do seu site com sucesso e duplicar seu tráfego orgânico!

Qual a importância de um blog para empresas?

Além de maximizar a geração de tráfego orgânico para o seu site, o blog trás consigo inúmeros benefícios.

A noção de que um blog é exclusivo dos nichos da literatura, da educação, da informação ou até mesmo do entretenimento é ultrapassada.

Hoje em dia, a produção de artigos e publicações, ou seja, de todo conteúdo de valor que possa ser relacionado à sua oferta, é uma das formas mais eficazes para fazer o seu site ser encontrado pelo público.

Além disso, é uma maneira efetiva de construir uma clientela fiel!

Dessa forma o blog aumenta o tráfego orgânico em seu site, melhora no posicionamento na busca do Google, possibilita o engajamento de clientes com afinidade ao seu produto ou serviço, e muitos outros benefícios.

Uma das melhores ferramentas para análise de tráfego orgânico é o Google Analytics. Confira abaixo um exemplo de Monitoramento de Tráfego Orgânico:

exemplo-de-monitoramento-de-trafego-organico
Monitoramento de Tráfego Orgânico no Google Analytics.

Outra ferramenta do Google, excelente para conferir – de uma forma simplificada – o tráfego orgânico do seu site, dentre outros canais de tráfego, é o Google Insights. Confira abaixo:

trafego-organico-google-insights-exemplo

Confira abaixo cada uma das vantagens de se criar um blog:

Aumento de tráfego orgânico em seu site

Há dois tipos de tráfego em sites: orgânico e pago. Os nomes são bem intuitivos e um opõe o outro. O tráfego pago se dá através de anúncios que só ficam no ar enquanto se paga o valor requisitado para a campanha. 

Já o tráfego orgânico ocorre sem pagamentos, mas através do acesso do público a conteúdos com ótimo posicionamento nos motores de buscas, como Google e Bing, em consequência da sua boa qualidade e estrutura.

Assim, o público que acessa o bom conteúdo do blog pode ser uma fonte não patrocinada de público para o seu site.

Por isso, é de extrema importância entender o que é tráfego orgânico e, como gerar tráfego orgânico de maneira assertiva para o seu nicho de mercado.

Melhorar o posicionamento no Google

Colocar seu site no topo do Google, sem a necessidade de investir em Campanhas Pagas, pode ser uma realidade para o seu site. Mas com as estratégias corretas!

Você sabia que as páginas de produtos não recebem classificação pelo Google? Isso significa que a quantidade de vendas não influi no PageRank.

No entanto, não há motivo para desânimo. Isso porque o blog serve como uma ponte entre o seu site de vendas e a classificação do Google, não somente para o aumento do seu tráfego orgânico.

A ideia é simples. Um blog corporativo de qualidade, cujos artigos e publicações usam bem as técnicas de produção de conteúdo e SEO, é a certeza de um aumento no tráfego orgânico a médio e longo prazo.

Por consequência, ele será mais bem ranqueado nas ferramentas de busca.

Para entender esse conceito de forma definitiva é preciso entrar na mente do seu público. O que o seu cliente procura quando está atrás de um produto?

Se você possui um blog que oferecerá conteúdo capaz de responder as perguntas e aos anseios do seu público alvo, a chance de ele entrar nos call to actions para o seu site ou sua página de vendas aumenta. 

Então, perceba que o investimento em conteúdo gera interesse, que por sua vez gera clientes em potencial, aumente de tráfego orgânico, os quais podem desembocar em eventuais conversões em vendas.

Construir Marketing de Conteúdo

Uma boa prática: o bom marketing de conteúdo precede aumento de tráfego orgânico e, o tráfego orgânico gera boas vendas.

Na internet, assim como nas lojas físicas, a ordem de compra sempre começa pela procura. O cliente se dirige à loja, quando já sabe o que quer, e sai de lá com seu produto.

Mas, no mundo digital, a sua loja precisa aparecer, já que a oferta é abundante e a concorrência é muito acirrada.

Então, como proceder? O marketing de conteúdo responde essa pergunta, pois é através dele que o seu cliente irá descobrir a sua oferta, de uma forma muito mais eficaz do que somente um anúncio ou um site de vendas. 

O conteúdo estratégico é feito para dialogar com o público-alvo, ou seja, falar sobre todos os assuntos que envolvem as buscas do cliente.

Quanto mais você tem a oferecer, maior será o interesse daquele que procura. O marketing de conteúdo pode ser diluído em várias plataformas, como blogs, Youtube, redes sociais etc. 

E quanto mais interessante e inovadoras, forem suas estratégias em marketing de conteúdo, maior será seu tráfego orgânico e, consequentemente, maior exibição do seu produto ou serviços!

💡 Explore na íntegra sobre “Marketing de Conteúdo o que é?”, entenda como funciona e como aplicar estratégias assertivas para o seu nicho de mercado.

marketing-de-conteudo

Ter autoridade no assunto/nicho

Falar sobre um assunto, de maneira didática, contextualizando na íntegra com objetividade, demonstrando conhecimento sobre o tema, remete a ideia de autoridade sobre o assunto.

Ao investir em qualidade de informação, posts educativos, elucidar dúvidas, criar artigos recheados de curiosidades e até mesmo demonstrar os benefícios do uso de um dado produto ou serviço, você constrói autoridade em seu nicho!

Construir autoridade é o mesmo que tornar-se a fonte de consultas de um leitor e futuro consumidor!

O objetivo é fazer com que a pessoa lembre de sua marca quando for buscar pelo assunto que você domina. O seu blog torna-se uma referência, logo o seu produto torna-se algo confiável, passível de compra.

Gerar Leads

Empresas que usam marketing de conteúdo conseguem gerar cinco vezes mais leads do que aquelas que não usam.

Filtrar leads qualificados tem a ver com traçar um caminho da pergunta, anseio ou dor trazidos pelo cliente até você, isto é, até o seu produto ou serviço. 

Divulgação através de conteúdo de valor fará com que um cliente indeciso dê mais um passo de confiança em direção à conversão, com o seu blog como guia.

A partir daí, é necessário investir em todas as ferramentas de venda que surgem e englobam esse modelo de propaganda: webinários, artigos, e-books, assinaturas de newsletter e formulários para saber mais sobre as próprias leads, de forma a identificar qual linguagem é a mais adequada a esse público específico.

Por apresentarem conteúdos direcionados a um nicho de mercado, o tráfego orgânico do blog possibilita maior engajamento de clientes que se interessem ou tenham afinidade por seu produto ou serviço.

É de extrema importância que ao criar conteúdos direcionados ao seu nicho, apresente informações realmente importantes e pertinentes!

Não adianta encher de “blá, blá, blá”, ou simplesmente dar um ctrl + c, ctrl + v.

É necessário apresentar conteúdo que realmente gerem leads para o seu negócio e, não somente aumento em seu tráfego orgânico.

Construir relacionamento com clientes

Manter um blog atualizado, com um cronograma constante de conteúdo novo e relevante, é uma forma indireta de venda.

Tudo se resume a construir uma relação estável e duradoura com sua clientela alvo do seu produto ou serviço.

O processo não é complicado, consistindo em publicar informações envolventes de forma constante e atreladas a ofertas de forma parcimoniosa e coerente.

Diferente de empurrar um produto em cima de um cliente indeciso e importuná-lo, você entrega antes gratuitamente algo relevante que vai sanar uma dor do seu público relacionado.

Assim, o cliente volta ao blog sempre que precisar saber de algo além no assunto que procura e estará mais suscetível a visitar o seu site e a clicar nas ofertas. 

Com o tempo, o seu blog será a primeira página em que o público irá pensar, pois se estabeleceu a confiança ali. A última consequência disso é um consumidor fiel, tanto de seus posts quanto de seus produtos.

Aumento do reconhecimento da marca

O aumento do reconhecimento da marca, também chamado de brand awareness, busca gerar lembrança e familiaridade de sua marca no consumidor.

Intimamente relacionado ao conceito de fidelidade do cliente, o reconhecimento da marca pode ser intensificado a partir de publicações no blog, nas redes sociais e em posts de opinião, onde o público se identificará com o que você diz, já que tornar-se uma autoridade no assunto faz parte de todo esse plano de marketing de conteúdo.

Lista de contatos mais ampla

Quando seu blog conquista o leitor fiel, a tendência é que ele compartilhe o seu conteúdo com outras pessoas e outros sites começam a citá-lo como referência no seu nicho de atuação.

Dessa forma,  o tráfego orgânico aumentará e o seu site será mais disseminado pelo mundo digital.

Além de isso ser mais uma forma de construir a já mencionada autoridade, você ganhará novos leitores e consumidores em potencial.

Portanto, na hora de criar um conteúdo, a prioridade é ter em mente o que as pessoas do seu público querem ler, o que precisam saber, sempre de uma forma objetiva e clara.

Popularidade em seu site

Como você já percebeu, criar conteúdo é um trabalho de médio e longo prazo, mas ao invés de tornar esse fato em um motivo para abatimento, é bom lembrar que essa tática de “tijolo em tijolo” leva a grandes resultados que vão durar.

A maior consequência de um blog comprometido em informar, entreter e engajar é a popularidade do site, que será medida de diversas formas, as quais você já conferiu aqui no artigo, e que vale a pena recapitular.

  • Aumento do tráfego orgânico, o que significa economia na divulgação.
  • Autoridade no assunto.
  • Melhor ranqueamento no Google.
  • Aumento de leads qualificados.
  • Reconhecimento da marca.
  • Amplitude de contatos/clientes.

A popularidade gera acesso, quanto maior o número de acessos maiores as chances de venda.

Novas oportunidades no mercado

Um dado importante, 57% das empresas passaram a adquirir clientes por meio de seus blogs corporativos. Sabe o que isso quer dizer?

Através de um blog, você poderá mover a agulha da bússola do seu público-alvo para o seu site de vendas.

Existem clientes que ainda estão indecisos e cheios de objeções, mas o marketing de conteúdo através do blog é o remédio contra essa hesitação. 

Por meio de um blog, você educa o potencial consumidor sobre o quanto determinado produto ou serviço fará diferença em sua vida. A consequência esperada dessa ação é a compra. 

Blog para empresas: Plataformas e Ferramentas que podem te auxiliar

Agora que você viu o quanto um blog pode mudar seus negócios, aqui está uma lista de ferramentas de SEO, para que os textos dos artigos não tenham erros e saiam otimizados.

  • Rank Math: Para ajustar o SEO do seu site ou blog;
  • Lighthouse: Desenvolvido por Google Developers, para analisar sua performance, acessibilidade, práticas de SEO,dentre outros;
  • Majestic SEO: Para analisar o SEO e Backlinks do seu site ou blog;
  • WooRank: Analisar o SEO do seu site/blog.

Cumprir essas exigências irá ranquear melhor a sua página no buscador do Google.

Confira abaixo como funciona o Monitoramento de SEO do Lighthouse – uma das ferramentas que utilizamos aqui em nosso blog:

lighthouse-analise-de-seo-exemplo-1
lighthouse-analise-de-seo-exemplo-2
lighthouse-analise-de-seo-exemplo-3
Este Monitoramento de SEO no Lighthouse é referente ao artigo: O que é Guest Post?

Conclusão

No meio digital, a concorrência é extrema porque a oferta é muito grande. É preciso descobrir novos caminhos e observar o comportamento do público consumidor.

O que se nota é que a maioria deles consome material de blogs, com artigos, informações e opiniões, antes de realizar uma compra. 

Se você investir em toda essa experiência do cliente antes mesmo da venda, estabelecer relacionamento, edificar autoridade, disseminar seu conteúdo, o tráfego orgânico aumentará, e tenha certeza de que você traçou o caminho para o sucesso da sua empresa!

Espero que este conteúdo tenha sido enriquecedor para seu aprendizado e, caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo. Será um prazer receber seu feedback

Grande abraço e bons negócios!

guest-posts-google-web-stories
Compartilhe:

Deixe um comentário