Guest Post: descubra o que é e quais as vantagens de utilizá-lo

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Por Murilo
11/04/2019

Se você trabalha com estratégias de marketing digital ou blogs provavelmente já ouvir falar em guest post.

Esse modelo de publicação em blogs parceiros traz diversos benefícios para sua marca, empresa ou produto, mas precisa ser muito bem utilizado de forma estratégica e eficiente.

Afinal, fazer um bom guest post não é só sair publicando em qualquer página pela internet. O sucesso de sua jogada dependerá do conteúdo certo e dos parceiros ideais.

Para ajudar a esclarecer esse assunto e desvendar o sucesso por trás dessa estratégia, preparamos nesse artigo algumas dicas e informações essenciais sobre o guest post.

Quer saber mais? Então é só continuar a leitura e conferir!

Pessoa escrendo no cardo na frente do computador

Afinal, o que é um Guest Post?

Em tradução, a palavra guest post significa um “post convidado”, ou seja, uma publicação de outro autor ou empresa em blogs de terceiros.

Essa prática tem sido cada vez mais utilizada em busca dos benefícios que esse modelo de publicação pode trazer tanto para o convidado, quanto para quem está hospedando o conteúdo.

Para quem realiza a publicação, há chances de alcançar um público muito maior, fortalecendo a imagem e autoridade da marca diante do mercado que lhe interessa.

Já para quem oferece o espaço no blog, é possível enriquecer o conteúdo, oferecer diversidade nas informações para os leitores e ajudar na frequência de publicação, que é algo mais difícil de manter.

Quais as vantagens de utilizar esse modelo?

Como já vimos, o uso do guest post pode trazer vantagens para ambas as partes, tanto dono do blog quanto para autor visitante.

Dentre os benefícios, podemos citar os principais, que são:

Alcançar um novo público

A grande sacada de publicar um guest post está em alcançar um novo público, maior e mais engajado, projetando assim sua marca, empresa ou produto ao crescimento e reconhecimento.

Por isso, é extremamente importante fazer boas parcerias, escolhendo bem os sites alvos e planejando as propostas e estratégias para conseguir publicar o seu texto.

Essa estratégia funciona muito bem para qualquer tipo de objetivo, principalmente para quem está no começo e quer ganhar mais visibilidade no mercado.

Aproveitar a audiência já conquistada por outros sites bem posicionados é dar muitos passos à frente dos concorrentes, de forma eficiente e positiva.

O outro lado disso é que para conquistar um espaço relevante, você precisará produzir e garantir um bom conteúdo, com qualidade e seriedade, para agregar e trazer vantagens também para o dono do blog.

Produzir com qualidade abrirá muitas outras portas para outros grandes sites e parcerias de sucesso. Por isso, aproveite bem as oportunidades.

Ganhar autoridade

Juntamente com o aumento da audiência e maior visibilidade, o guest post também traz autoridade para sua empresa, marca ou produto.

Afinal, se um site reconhecido, com bom engajamento e público grande permitiu a sua publicação, é porque confia no que você tem a dizer.

Essa estratégia gera uma transferência de credibilidade, fazendo com que você ganhe autoridade no mercado e no segmento em que está inserido.

Através disso, você passará a ser referência, fechando parcerias de sucesso e ficando sempre à frente dos concorrentes.

O guest post encurtará o caminho que você precisaria traçar sozinho, com um blog próprio e com estratégias diretas em sua marca.

O que não quer dizer que esse modelo de publicação seja suficiente, pois ter um blog para direcionar o público e fazer links estratégicos potencializará as vantagens dessa ação.

Trabalhar com links

E é aí que entra uma outra grande sacada dos guest posts, a criação e trabalho com links!

Essa parte também precisa ser bem planejada e pensada, para que os links sejam harmoniosos com o conteúdo e não forcem demais a barra com o leitor.

Afinal, a audiência precisa sentir que você está agregando valor ao blog que elas já estão acostumadas a ler, não somente querendo vender algo a elas.

Através dos links é possível combinar produtos, outros artigos do mesmo site ou até mesmo conteúdos que levem os leitores para o seu blog autoral.

O mais importante nesse cenário é utilizar corretamente a linkagem, sem poluir demais o texto e de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo dono na página.

Essa ação pode gerar tráfego no seu site ou blog, vendas dos seus produtos ou serviços ou ajudar a movimentar o site que você está usando para publicar o guest post.

Tudo isso precisa ser definido e bem conversado com o dono do blog, para que você mantenha uma parceria transparente e duradoura.

Outra dica interessante é realizar trocas de guest posts ou links, publicando links de artigos ou produtos do dono da página também no seu blog, de maneira natural e positiva.

Melhorar o SEO

Essa troca de links ajuda muito a melhorar o SEO do seu site ou blog, pois toda vez que ele é mencionado em páginas engajadas os mecanismos de pesquisa valorizarão mais seu conteúdo.

O SEO representa as técnicas utilizadas nos grandes sites, para que as páginas fiquem bem posicionadas nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Se você possuir uma boa quantidade de guest posts em blogs relevantes, as chances de seu site aparecer nos primeiros lugares das pesquisas aumentam muito!

Ou seja, investir em guest post também é investir em sua página oficial, mesmo que de forma indireta.

Como conquistar espaço em blogs relevantes?

Mas agora que já vimos algumas vantagens e benefícios de investir em guest post, está na hora de conferir algumas dicas de como conseguir essas oportunidades de ouro.

Mulher nervosa com lapis na boca

Separamos em dois modos a forma como conseguir espaços em sites relevantes, por meio de ferramentas ou de forma manual.

Guest posts por meio de ferramentas

Como vimos, assim como muitos querem divulgar sua marca, muitos querem atualizar seus sites com bom artigos. E hoje há ferramentas que facilitam isso. Como por exemplo a Plataforma Guest Posts.

A plataforma permite que você divulgue um guest posts para milhares de donos de sites do nicho que você escolheu. Estes donos de sites são notificados e caso se interessem pelo tema, se candidatam para publicar o seu guest post.

Depois você pode escolher entre os candidatos, olhando seus sites, métricas e match de conteúdo, qual você acha mais interessante escolher para publicar. A plataforma facilita muito a vida de quem quer publicar como de quem quer bom conteúdo para seu site.

Guest posts de forma manual

A forma manual também é muito efetiva, mas como você pode imaginar, da um pouco mais de trabalho, dessa forma sugerimos seguir os seguintes passos:

Pesquisa de mercado

O primeiro passo a ser dado na hora de mirar no alvo certo é fazer uma pesquisa de mercado de acordo com o tema que você deseja trabalhar.

Nesse momento, é essencial que você escolha com prioridade no conteúdo abordado pela página e no potencial do público que ela tem.

Escolher um site apenas pela popularidade e tráfego sem levar em consideração o assunto de interesse dos leitores diminui muito a eficiência de sua estratégia.

Por isso, combine sempre o nicho semelhante ao seu com a boa audiência do blog ou site em questão.

Após definir os temas, pesquise pelas páginas da web que já são bem posicionadas e engajadas e que possam alavancar a sua imagem.

Outro ponto que vale a pena conferir são os blogs que já aceitam esse tipo de parceria com guest post, pois isso torna mais fácil a negociação e a conquista do espaço.

No entanto, caso o seu hóspede perfeito não trabalhe com isso ainda, você pode desenvolver um relacionamento e propor uma parceria nesse sentido.

Para dar um tiro ainda mais certeiro, pesquise a fundo o comportamento do seu público alvo ou persona na internet, quais páginas e blogs do seu nicho eles acompanham e quais problemas você precisa solucionar.

Desse modo, você conseguirá estabelecer temas que gerem ainda mais engajamento e atividades dos leitores no blog, conquistando-os mais facilmente.

Criar relacionamento ou aproveitar sua rede de contatos

Após definir seus blogs ou sites alvos ideais para propagar seus guestposts, o ideal é criar um ambiente de relacionamento antes de fazer a proposta.

Caso o site já tenha um espaço para colaboradores, essa tarefa fica ainda mais fácil e natural, sem exigir muito nesse primeiro contato.

Já se você precisará conquistar o seu espaço de maneira mais complexa, interagir com o site, páginas, blog ou redes sociais já é um bom começo.

Comentar, compartilhar e interagir em qualquer sentido já te apresentará de certa forma ao dono da página, facilitando o caminho de sua parceria.

Outra dica valiosa é fazer uma pesquisa em sua rede de contatos. Será que não existe alguém do seu meio, amigo de profissão ou até mesmo cliente que possa te apresentar para seu alvo?

Ter uma boa rede de contatos nesse meio é muito importante para fechar acordos de sucesso e projetar sua imagem para o crescimento e avanço.

Pode ser que algumas páginas populares e bem posicionadas cobrem para que você possa publicar seu conteúdo nelas. Nesse caso, cabe a você analisar se o investimento trará bons resultados e decidir pelo melhor.

Ter um conteúdo de qualidade para apresentar

Um dos pontos principais na hora de ser aprovado em uma parceria de guest posts é o que você poderá agregar para o site em questão.

Por isso, ter um bom portfólio ou um conteúdo específico para essa oportunidade previamente preparado te trará vantagens na hora da negociação.

O bom conteúdo é a chave que abrirá a porta das parcerias vantajosas para o seu objetivo, trazendo autoridade, engajamento, avanço e audiência para sua empresa, site ou produto.

Por isso, defina o que você deseja promover através dos guest posts e faça um conteúdo demonstrativo atraente para o seu alvo.

E aqui vale lembrar, não pense apenas no conteúdo que atrairá pessoas para o seu negócio de forma direta, mas que também agrade os leitores assíduos do site em que você publicará o guest post!

Desse modo, você enriquece o blog com qualidade e cultiva bons relacionamentos para o futuro com o dono dele.

Dicas para fazer um guest post de sucesso

E para finalizar o nosso pequeno guia sobre guestposts, deixaremos algumas dicas importantes de como fazer um guest post de sucesso. Confira a seguir!

Mulher nervosa com lapis na boca

Tema

Seja para um artigo demonstrativo ou para o conteúdo que vai ser publicado, se atente para que o tema sempre tenha mais a ver com o site em questão.

Isso vale muito na hora de pesquisar por temas, pautas ou palavras chaves. Nesse momento, é importante lembrar que mais do que atrair o público para seu produto ou empresa, você está buscando posicionamento e conquista de autoridade.

Por isso, mantenha os temas sempre alinhados com o blog que está te dando a oportunidade de visibilidade.

Conteúdo

O conteúdo deve sempre caminhar junto com o tema. Não adianta escolher um tema que atraia e agrade os leitores, mas com um conteúdo totalmente agressivo para o que você realmente quer falar.

Ao lidar com clientes e leitores, você precisa priorizar os problemas que eles precisam resolver e informações que desejam ler.

O seu papel na publicação do guest post será enriquecer esse relacionamento entre site e leitor, conquistando a confiança e a atenção do público para o seu tema e posteriormente, para sua página, blog, site, serviço ou produto.

Formato e linguagem

Outra dica valiosa para fazer guestposts de sucesso e estabelecer parcerias duradouras é respeitar o formato e a linguagem da página.

Por mais que os nichos sejam os mesmos, cada público possui características diferentes que demandam um formato de texto ou uma linguagem específica. Por isso, verifique sempre o estilo dos artigos publicados no blog.

Observe se os textos são mais curtos ou longos, com linguagem mais formal ou informal e se a abordagem é mais técnica ou comum.

Com isso, você manterá o padrão e deixará a leitura o mais agradável possível para os leitores que já estão familiarizados com esse formato.

Cuidado com a propaganda

Como citamos ao longo do texto, é muito importante ter cuidado para que seu guest post não fique com cara de propaganda no meio da página.

Existe uma diferença entre publicar um conteúdo informativo, rico e de qualidade, e de fazer uma publicidade em sites de terceiros.

Se a sua intenção é investir na publicidade, o ideal é procurar sites que aceitem esse tipo de parceria, onde você normalmente precisará pagar para isso.

Já se o objetivo é desfrutar dos benefícios do guest post, foque sempre em ser o mais informativo e útil possível com seu conteúdo.

O público se sentirá mais confiante e confortável se perceber que você está lá para contribuir e não somente para aproveitar em benefício próprio.

Cuidado com os links

E o ponto anterior nos leva também a esse, seja sempre cauteloso com os links inseridos em sua publicação de convidado.

Primeiramente, converse com o dono da página para estabelecer os limites ou deixar claro sua intenção com a linkagem e com o conteúdo.

Além disso, escolher o que você deseja promover no guest post, se é o seu site, blog, produto, serviço ou redes sociais.

Desse modo, você poderá fazer as linkagens de forma natural ao longo do texto sem poluir visualmente com vários links para várias páginas diferentes.

Sabendo aproveitar a oportunidade com um conteúdo de qualidade, você sempre terá novas chances para divulgar outros meios. Por isso, não se preocupe em lotar o texto de links.

Com essas pequenas dicas já será possível produzir algo valioso e com grandes chances de ser aprovado por seu blog alvo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o que é guest post e suas vantagens? Então continue nos acompanhando para mais dicas e informações importantes para o sucesso de suas estratégias digitais!  

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